EZIQUIEL MENTA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa com uso da mídia som;
- utilização do laboratório de informática;
-atividades em pequenos grupos em sala de aula.
ATIVIDADE 1
Ler para os alunos um trecho do livro O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra.
Páginas 117 a 120
Do bom sucesso que o valoroso D. Quixote teve na espantosa e jamais imaginada aventura dos moinhos de vento, mais outros sucessos dignos de feliz lembrança
Nisto, avistaram trinta ou quarenta moinhos de vento dos que há naqueles campos, e assim que D. Quixote os viu, disse ao seu escudeiro:
- A ventura vai guiando as nossas coisas melhor do que pudéramos desejar; pois vê lá, amigo Sancho Pança, aqueles trinta ou pouco mais desaforados gigantes, com os quais penso travar batalha e tirar de todos a vida, com cujos despojos começaremos a enriquecer, pois esta é boa guerra, e é grande serviço de Deus varrer tão má semente da face da terra.
- Que gigantes? - disse Sancho Pança.
- Aqueles que ali vês - respondeu seu amo -, de longos braços, que alguns chegam a tê-los de quase duas léguas.
- Veja vossa mercê - respondeu Sancho - que aqueles que ali aparecem não são gigantes, e sim moinhos de vento, e o que neles parecem braços são as asas, que, empurradas pelo vento, fazem rodar a pedra do moinho.
- Logo se vê - respondeu D. Quixote - que não és versado em coisas de aventuras: são gigantes, sim; e se tens medo aparta-te daqui, e põe-te a rezar no espaço em que vou com eles me bater em fera e desigual batalha.
E, isto dizendo, deu de esporas em seu cavalo Rocinante, sem atentar às vozes que o seu escudeiro Sancho lhe dava, advertindo-lhe que sem dúvida alguma eram moinhos de vento, e não gigantes, aqueles que ia acometer. Mas ele ia tão certo de que eram gigantes, que nem ouvia as vozes do seu escudeiro Sancho, nem via o que eram, embora já estivesse bem perto, antes ia dizendo em altas vozes:
- Non fuxades, cobardes e vis criaturas, que um só cavaleiro é este que
vos acomete.
Nisto se levantou um pouce de vento, e as grandes asas começaram a girar, em vista do qual, disse D. Quixote:
- Ainda que movais mais braços que os do gigante Briaréu, haveis de pagar-me.
E, isto dizendo, e encomendando-se de todo coração à sua senhora Dulcinéia, pedindo-lhe que em tal transe o socorresse, bem coberto da sua rodela, com a lança enristada, arremeteu a todo o trote de Rocinante e investiu contra o primeiro moinho que tinha à frente; e ao lhe acertar uma lançada na asa, empurrou-a o vento com tanta fúria que fez a lança em pedaços, levando consigo cavalo e cavaleiro, que foi rodando pelo campo muito estropiado. Acudiu Sancho Pança ao seu socorro, a todo o correr do seu asno, e ao chegar viu que não se podia mexer: tamanho fora o tombo que dera com ele Rocinante.
- Valha-me Deus! - disse Sancho. - Eu não disse a vossa mercê que visse bem o que fazia, que não eram senão moinhos de vento, e só o podia ignorar quem tivesse outros na cabeça?
- Cala, amigo Sancho - respondeu D. Quixote -, que as coisas da guerra mais que as outras estão sujeitas a contínua mudança: quanto mais que eu penso, e assim é verdade, que aquele sábio Frestão que me roubou o aposento e os livros tornou esses gigantes em moinhos, para me roubar a glória do seu vencimento, tal e tanta é a inimizade que me tem; mas, ao cabo do cabo, de pouco valerão as suas más artes contra a bondade da minha espada.
- Que Deus faça o que puder - respondeu Sancho Pança.
Fonte: revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT457118-1655,00.html
Ao término da leitura de DOM QUIXOTE, o professor deve verificar a compreensão dos alunos sobre a experiência da leitura e a forma particular de expressão de Dom Quixote, uso de uma linguagem oral não usual nos dias atuais:
- como imaginam o cavaleiro Dom Quixote?
- notaram algo de diferente na fala de Dom Quixote? O que?
- quais os valores defendidos pelo cavaleiro andante?
ATIVIDADE 2
Levar os alunos ao laboratório de Informática. Orientá-los a pesquisar imagens que retratem os personagens da estória de Dom Quixote e os locais por onde passou.
Algumas indicações de sites:
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/
É importante que o professor solicite aos alunos que salvem as imagens, auxiliando-os a indicarem em cada imagem a sua fonte. Depois de realizada a busca por figuras que possam ilustrar a estória de Dom Quixote, cada aluno deve escolher uma imagem e apresentá-la aos colegas, justificando oralmente a relação da imagem com a estória.
ATIVIDADE 3
Em sala de aula o professor apresentará pequenos recortes do livro Dom Quixote das Crian&cc edil;as para os alunos identificarem as particularidades da comunicação de Dom Quixote.
— Sancho — disse ela — retirou-se da estalagem moidíssimo e embezerradíssimo. Para acalmá-lo, Dom Quixote tentou provar que tudo não passava de picuinhas e malvadezas dos tais mágicos encantad ores” p. 69.
“ — Maldito encantador Freston! Mais uma vez me trocou tudo. “Transformou dois poderosos exércitos num vil rebanho de ovelhas. Infame estratagema. Ai, amigo Sancho! Aproxima-te e cura-me estas feridas. Estou em cacos.” p. 71
“— Amigo Sancho, o céu quis que eu nascesse para ressuscitar a Idade de Ouro neste século degenerado, e o destino reservou-me os maiores feitos. Por mais árdua que seja a aventura que se apresenta, não a evitarei. Arrocha a cilha de Rocinante e fica neste ponto à minha
espera. Se eu não voltar desta aventura, retornarás à aldeia e dirás a todos que teu amo pereceu como os verdadeiros heróis perecem — na luta!
Ouvindo tais palavras, Sancho rompeu em choro de criança.
— Ai, meu querido amo! Para que há de V. Sa. meter-se em tais embrulhos? Já não está de sobejo famoso com tantas proezas realizadas? Se meu amo perece, adeus minha ilha! Lembre-se, meu senhor, que tenho mulher e filhos e que sem a ilha ficarão todos desamparados. Ah, senhor, espere pelo menos que amanheça. De dia os perigos são menores”. p 79
A situação problema desta atividade é que os alunos devem compreender os trechos e apresentar o significado das palavras negritadas, em um primeiro momento, sem o uso de dicionário e posteriormente comparar o significado indicado preliminarmente para cada palavra ao significado encontrado após consulta em dicionário. Para promover uma melhor visualização do significado das palavras sem e com uso de dicionário, indica-se que os estudantes produzam um quadro para cada palavra, para visualizarem com clareza a contribuição ao vocabulário possibilitada pela consulta ao dicionário.
ATIVIDADE 4
Retornando ao laboratório de informática, agora é a vez de verificar a compreensão da estória de Dom Quixote, por meio da produção escrita dos alunos. Cada estudante deverá produzir, fazendo uso das figuras pesquisadas anteriormente, com suas palavras a estória de Dom Quixote.
ATIVIDADE 5
Dom Quixote defende alguns valores morais como regras em sua conduta de cavaleiro. Em sua loucura, trava lutas com inimigos imaginários, porém sempre em defesa da justiça. Além da justiça heróica de Dom Quixote, que luta em favor dos desamparados, há a justiça baseada na vingança, no “olho por o lho”, “dente por dente”. Para ilustrar essa realidade o vídeo Ética – Justiça x Vingança episódio III da Futuratec é uma sugestão :
http://www.futuratec.org.br/details.php?id=ac58956c42216fba54b591b8d4c478a23d81a297
Após o vídeo, o professor orienta os alunos para compararem as batalhas do mundo da fantasia de Dom Quixote com as batalhas da vida real. Os alunos depois da discussão inicial devem ser divididos em pequenos grupos para construírem o significado para as palavras justiça, paz e vingança e posteriormente comparar com o significado indicado em dicionário.