Portal do Professor

Início do Conteúdo

Investimento no futuro: cuide do planeta de seu filho

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Terra como espa?o para a vida
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Seres humanos e o meio ambiente
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Avaliar propostas de interven??o no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, medidas de conserva??o, recupera??o e uso sustent?vel de recursos naturais.

  • Analisar perturba??es ambientais, prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econ?micas, considerando interesses contradit?rios.

  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias f?sicas, qu?micas ou biol?gicas, como texto discursivo, gr?ficos, tabelas, rela??es matem?ticas ou linguagem simb?lica.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e a implementa??o da sa?de individual, coletiva ou do ambiente.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o requer conhecimentos pr?vios espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS

Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; an?lise de v?deos; estudo de textos; produ??o de textos; montagem de painel, cartazes, faixas e blog.

RECURSOS

Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; textos digitais e v?deos; papel pardo ou similar para montagem do painel; pinc?is; tintas.

planeta filho

Fonte da imagem: http://exame1.abrilm.com.br/assets/images/2013/8/263074/size_590_145073602.jpg?1375366385. Acesso em: 01/08/13.

M?dulo 1- Introdu??o ao tema

Sugerimos que a introdu??o a este tema seja feita por meio dos quatro v?deos de curta dura??o, especificados abaixo. ? medida em que forem sendo vistos, na ordem proposta a seguir, os v?deos ir?o promovendo sentimentos diversos nos alunos os quais, ao final, dever?o estabelecer rela??es entre eles.

Atividade 1- Reflex?es por meio de v?deos

1- WWF - Planeta Terra Pede Socorro (3:09min). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ZChnc6CckWo. Acesso em: 01/08/2013.

2- V?deo Greenpeace: ?Pela bola oito?. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=6FFLtmcL76I. Acesso em: 01/08/2013.

3- Campanha Aquecimento Global WWF- 1? Parte (2:23min) Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hggHPAOrFQU. Acesso em: 01/08/2013.

4- Campanha Aquecimento Global WWF 2? parte (2:29MIN) Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=NiGCNnEkMvo. Acesso em: 01/08/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os v?deos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar os v?deos em seu computador e projet?-los, utilizando o aparelho data show.

O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir.

Quest?es para discuss?o dos v?deos

  • Quais s?o os sentimentos que os v?deos despertaram em voc??
  • Que rela??es podem ser estabelecidas entre os v?deos?
  • Como voc? imagina o seu futuro, o de seus filhos e dos filhos de seus filhos no Planeta Terra?
  • Como voc? imagina o futuro do Planeta Terra?
  • Quais s?o os fatores determinantes do futuro da Terra ou da vida neste planeta?

Atividade 2 - Discuss?o dos v?deos

A discuss?o dos v?deos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3 - Fechamento da discuss?o com v?deo

Para fechar a discuss?o da Atividade 2, sugerimos que o professor utilize o v?deo: D? um futuro para seus filhos (31s). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=LMnMC9V88Hw&feature=channel%C3%ADdeo. Acesso em: 01/08/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o v?deo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar o v?deo em seu computador e projet?-lo utilizando o aparelho data show.

cuide planeta

Fonte da imagem: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/cuide_planeta_filhos_abre325x167.jpg. Acesso em: 01/08/2013.

M?dulo 2 - O presente apontando para um futuro previs?vel e temer?rio

Atividade 1- Assistindo e analisando v?deos  

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que acessem os v?deos sugeridos a seguir que abordam as quest?es ambientais em n?vel planet?rio, apontando responsabilidades e compet?ncias individuais e coletivas, apelando para a tomada de decis?es, tendo em vista a sustentabilidade enquanto garantia das condi??es de vida para as gera??es futuras.

V?deo 1Carta Escrita no Ano 2070 (5:52min.). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2MvE8hsZPco&feature=related. Acesso em: 01/08/2013.

Sinopse: Um relato que esbo?a o panorama mundial com a falta de recursos naturais essenciais ? vida, como a ?gua, abundantes na atualidade e que poder?o inexistir ou se tornar extremamente raros num futuro pr?ximo, se continuarmos a utilizar abusivamente sem pensar na sustentabilidade.

V?deo 2- A menina que calou o mundo por 5 minutos. (6:42 min.). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=kJzTZvAJf3c&feature=related. Acesso em: 01/08/2013.

Sinopse: A canadense Severn Suzuki, ent?o com 12 anos, fez um discurso de seis minutos em que exortou os 108 chefes de estado presentes a mudar sua maneira de agir: 'Estou aqui para salvar meu futuro'. Uma menina participa de um encontro com autoridades pol?ticas mundiais e explicita as preocupa??es de uma associa??o de crian?as com as condi??es de vida no planeta Terra  em um futuro pr?ximo, com ?nfase nas condi??es atuais de uso de recursos naturais como a ?gua, o ar e o solo e nas desigualdades sociais atuais e futuras.

V?deo 3- Rio+20 - Severn Suzuki, 20 anos ap?s a ECO 92 [Legendado] (2:05). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=C-GMG3fXx4c .  Acesso em: 02/08/2013.

Video 4- ?Imagens de sat?lite mostram tr?s d?cadas de mudan?as no Planeta?. Not?cia divulgada pelo Jornal Nacional da Rede Globo em 10 de maio de 2013 ?s 21h 15min. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/imagens-de-satelite-mostram-tres-decadas-de-mudancas-no-planeta.html. Acesso em: 01/08/2013.

Quest?es para discuss?o dos v?deos

  • Em quais aspectos o futuro das futuras gera??es no planeta o/a preocupa?
  • Como essa quest?o tem sido vista e tratada pelos governantes? E pela popula??o, em n?vel individual e/ou coletivo?
  • Quais s?o as suas a??es em prol da vida na Terra daqui a algumas d?cadas?

Atividade 2 - Discuss?o dos v?deos

A discuss?o dos v?deos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3 - Fechamento da discuss?o com v?deo

Para fechar este m?dulo e a discuss?o da Atividade 2, sugerimos que o professor utilize o v?deo: V?deo - Greenpeace - Filme TV 30s Mudan?as Clim?ticas. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wCmO3OCZX6Q. Acesso em: 01/08/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o v?deo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar o v?deo em seu computador e projet?-lo utilizando o aparelho data show.

mudan??as 2

Imagem dispon?vel em: http://blogs.jovempan.uol.com.br/meioambiente/wp-content/files/2009/11/meio.jpg. Acesso em: 02/08/2013.

M?dulo 3-  Leitura e discuss?o de textos on line

Atividade 1- Leitura individual dos textos

Propomos a leitura e discuss?o dos textos especificados abaixo para fornecer mais elementos te?ricos para reflex?o e forma??o de opini?o dos alunos a respeito do futuro da vida no planeta Terra.

Texto 1- Cuide do planeta dos seus filhos. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_249251.shtml?func=2. Acesso em: 01/08/2013. Saiba o que os sete maiores problemas naturais t?m a ver com a sua vida e como voc? pode contribuir para entregar um mundo mais saud?vel ?s pr?ximas gera??es

Texto 2- O que pensa hoje a menina que calou os poderosos na Eco-92. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-que-pensa-hoje-a-menina-que-calou-os-poderosos-na-eco-92. Acesso em: em 01/08/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente os textos em seu computador e apresent?-los aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projet?-los, usando transpar?ncias e disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor dever? disponibilizar quest?es norteadoras da discuss?o dos mesmos.

O primeiro momento dever? ser de estudo individual, quando cada aluno dever? ler, silenciosamente, todo texto. Ap?s essa primeira leitura geral, cada aluno dever? fazer seus registros, tendo como refer?ncia as quest?es para discuss?o propostas pelo professor. 

Quest?es para discuss?o dos textos

  • Quais s?o os dois principais fatores desencadeantes do esgotamento dos recursos naturais na Terra?
  • Sobre quais aspectos ambientais incidem as consequ?ncias diretas do nosso modelo de desenvolvimento industrial, baseado no uso da energia do petr?leo e na emiss?o de gases poluentes?
  • Dos sete problemas apontados no texto 1, quais voc? considera que pode fazer algo com mais efetividade para assegurar um futuro mais animador para as pr?ximas gera??es?
  • O que mais podemos fazer, al?m do que foi apontado em cada item do texto 1?
  • O que os cientistas t?m dito sobre o futuro no planeta Terra e que n?s temos ignorado?
  • Como a canadense Severn Suzuki v? o movimento ambiental hoje?
  • Qual ? a avalia??o da canadense sobre o que foi dito por ela 20 anos depois de seu discurso? Como ela v? esses ?ltimos 20 anos em termos de a??o global?

Atividade 2 ? Discuss?o dos textos

A discuss?o dos textos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de tr?s alunos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Se n?o houver consenso, o aluno com resposta diferente dever? expor e defender seu ponto de vista. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Recursos educacionais

?

?

mudan??as

Imagem dispon?vel em: http://bananeirasonline.com/site/wp-content/uploads/2012/12/Mudan%C3%A7as-Clim%C3%A1ticas.jpg. Acesso em: 02/08/2013.

?

M?dulo 4- Socializando o tema

Atividade 1 - Campanha de sensibiliza??o da comunidade escolar

Ap?s as reflex?es e da constru??o deste referencial te?rico sobre o tema, os alunos estar?o aptos a promover interven??es na escola, no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito das quest?es ambientais atuais que determinar?o o futuro da vida no Planeta Terra e da revis?o das atitudes individuais di?rias em prol da vida das gera??es futuras.

O professor dever? distribuir os alunos em grupos de 5 componentes e orient?-los para a montagem de um painel com imagens (fotos, recortes de revistas e jornais, desenhos etc) e frases sobre o tema: "Cuide do planeta de seu filho: o que voc? pode fazer para assegurar um futuro promissor para as pr?ximas gera??es."

Neste painel, devem ser expl?citos os problemas e as solu??es apontados nos texto "Cuide do planeta dos seus filhos". Tamb?m dever? ser contemplado o conte?do dos v?deos: Campanha Aquecimento Global WWF- 1? Parte (2:23min) Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hggHPAOrFQU Campanha Aquecimento Global WWF 2? parte (2:29MIN) Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=NiGCNnEkMvo. Acesso em :01/08/2013

Os alunos dever?o ainda confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais r?pidas) que chamem a aten??o de todos para a o problema e as solu??es a partir de atitudes individuais e coletivas.

As esquetes dever?o acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espa?o. Se n?o houver recreio cultural, o professor de Biologia dever? apresentar essa proposta na reuni?o de professores e solicitar espa?o para apresenta??es em salas de aula. Se houver r?dio, na escola, este espa?o dever? ser usado para apresenta??o do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.

Atividade 2 ? Socializa??o na rede

Toda a produ??o dos alunos na atividade anterior dever? ser fotografada e/ou gravada em v?deos e salva em um dispositivo de armazenamento de m?dia (cd, dvd ou pendrive) e enviado ao professor para avalia??o. Este material dever? ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola n?o possua um blog ou site, professor e alunos  dever?o criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endere?o eletr?nico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 01/08/2013) e seguir as instru??es. ? r?pido, pr?tico e gratuito.

Postadas as produ??es, o professor dever? solicitar aos alunos que entrem no endere?o eletr?nico do blog e que fa?am coment?rios sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos dever?o seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, dever?o divulgar o blog na escola, solicitando ? comunidade escolar que tamb?m participe, deixando seus coment?rios e opini?es. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunica??o dispon?veis na escola dever?o ser utilizados: site da escola, r?dio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor dever? manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

salve terra

Imagem dispon?vel em: http://mercadoetico.terra.com.br/website/wp-content/uploads/2011/04/politicas.jpg .  Acesso em: 02/08/2013.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mudan?as Ambientais Globais - Cen?rios de Mudan?as Clim?ticas Futuras Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Sinopse: A Terra sofre altera??es clim?ticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milh?es de sobreviventes rumam para o sul. Por?m o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, j? que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda est? vivo. ?udio: Portugu?s.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo.

Dever?o ser consideradas para avalia??o qualitativa e quantitativa, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.

A desenvoltura dos alunos ao falar sobre o conte?do assim como o material produzido (painel, cartazes, faixas) para a interven??o no M?dulo 4 dever?o ser avaliados quantitativamente.

A composi??o do blog assim como as contribui??es para o seu desenvolvimento e crescimento dever?o ser avaliados, qualitativamente, pelo professor e alunos, em momentos espec?ficos de discuss?o sobre o mesmo, durante as aulas de Biologia.