Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Pontua??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e/ou do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Informa??es ao professor
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse o Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de jul. 2013.
Ressaltamos que os Par?metros Curriculares Nacionais registram que ?[...] cabe ? escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpret?-los?. (BRASIL, Secretaria de Educa??o Fundamental. Par?metros Curriculares Nacionais: L?ngua Portuguesa. Bras?lia MEC/SEF, v. 2, p. 30, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca da escrita de an?ncios, uma vez que este g?nero textual est? presente por meio de v?rios portadores, seja na m?dia impressa (jornais, revistas, cartazes, folhetos), seja na eletr?nica (cinema, televis?o, internet).
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Fonte da imagem: S?tio: ?Desenhos de carinhas de menino e menina?. Dispon?vel em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-1.jpg>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo a respeito do que eles sabem sobre an?ncios e propagandas. Para isto, voc? poder? apresentar alguns recortes de jornais e/ou encartes de propagandas. Por exemplo: (Os recortes poder?o ser apresentados por meio de cartazes ou data show. Os endere?os e telefones dos an?ncios s?o fict?cios.).
Fonte: Imagens da pr?pria autora.
Questione a turma:
Ou?a as ideias da turma e em seguida, reforce ou informe que:
Questione novamente:
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a atividade anterior relembrando a fun??o social dos an?ncios.
Logo ap?s, convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre os meios de se anunciar um produto. Se eles possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios sugeridos a seguir. Esses s?tios tamb?m poder?o ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laborat?rio de Inform?tica. (Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento do conte?do dos v?deos para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados. Al?m de que, poder? selecionar aqueles que v?o ao encontro do n?vel de seus alunos.).
S?tio ?An?ncios dos anos 40 e 50?. Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=pE0tyDZuDwo>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
S?tio ?Museu visual: mem?ria da propaganda?. Dispon?vel em: <http://www.memoriadapropaganda.org.br/>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
S?tio ?50 anos de propaganda no Brasil?. Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=YF-5QlPbKpw>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Explorando os v?deos
Professor, o trabalho a ser realizado ap?s cada v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma, ap?s assistirem ao v?deo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:
Observa??o: Se poss?vel leve para sala de aula alguns encartes que anunciam os produtos que foram apresentados nos v?deos, assim, a turma poder? compar?-los, identificando algumas mudan?as e perman?ncias. No s?tio ?Unilever?. Dispon?vel em: <http://www.unilever.com.br/aboutus/historia_das_marcas/index.aspx> acesso em: 23 de jul. 2013, voc? poder? ter contato com alguns produtos citados em um dos v?deos. Neste endere?o est? registrada a hist?ria de marcas de produtos ?teis: na cozinha, na limpeza, nos cuidados com o corpo e na manuten??o da beleza. Para acessar os produtos ? s? voc? clicar no link desejado. Veja um dos produtos anunciados durante seu lan?amento:
An?ncio do lan?amento do produto: OMO, em 1957. S?tio ?Unilever?. Dispon?vel em: <http://www.unilever.com.br/aboutus/historia_das_marcas/Omo/omo_anuncioimpresso_1957.aspx>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, registre as atividades abaixo na lousa e pe?a que os alunos as copiem e resolvam no caderno de L?ngua Portuguesa. Para isso, voc? poder? reproduzir o an?ncio a seguir para os alunos colarem no caderno e resolver as quest?es pedidas:
Trabalhando com an?ncios
Vamos ler alguns an?ncios para aprender mais sobre eles. Veja este abaixo:
S?tio: ?Minist?rio da Sa?de?. Dispon?vel em: <http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/an_geral_poliosarampo29_7x26_040811.jpg>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
1- Observe o an?ncio acima e responda as quest?es:
a- Onde este an?ncio poderia ser publicado? _______________________________________________(Em jornais, revistas ou folhetos.).
b- Para que serve este an?ncio? ___________________________________________________________
c- Que dia ser? a vacina??o? ______________________________________________________________
d- Qual doen?a ser? combatida por esta vacina? _______________________________________________
e- Em que local os pais dever?o levar as crian?as para serem vacinadas? ___________________________
?
2- Escreva o que seria importante informar em um an?ncio, se quis?ssemos:
Fonte: Imagens da pr?pria autora.
Observa??o: Professor, informe para a turma que ao terminar de produzir os an?ncios um colega ir? ler e emitir opini?o sobre o mesmo. Durante a realiza??o da atividade, observe se os alunos registraram informa??es essenciais, por exemplo:
Apresenta??o e avalia??o dos an?ncios
a- Leia os an?ncios escritos por um de seus colegas.
b- Responda:
c- Com base na avalia??o de seu colega, fa?a nos seus textos as altera??es que julgar necess?rias.
An?ncio avaliado por: _______________________________________________
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, antes de realizar a atividade abaixo, solicite que os alunos pesquisem e tragam para a sala de aula, dois tipos de an?ncios. Eles poder?o utilizar an?ncios de jornais, revistas e folhetos.
Leve para sala de aula materiais para que a turma possa confeccionar cartazes, por exemplo: cartolina, canetinhas, papel A3, cola, tesoura, revistas, dentre outros. Caso sua escola possua laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que os alunos fa?am seus an?ncios, utilizando o programa TuxPaint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).
Avaliando an?ncios
Recolha os an?ncios solicitados na aula anterior. Redistribua-os entre os alunos.
Organize os alunos em duplas ou em grupos de quatro. (Se preferir realize a atividade individualmente, solicitando que cada aluno compare dois an?ncios e registre as etapas abaixo.).
Solicite que os grupos leiam os an?ncios recebidos e em seguida procurem descobrir e registrar:
a- O produto divulgado;
b- A marca do produto;
c- O p?blico a que se destina;
d- Estrat?gias que foram utilizadas para tentar convencer as pessoas;
e- An?ncio que o grupo considera melhor e o motivo da escolha;
f- A opini?o do grupo orientada pela pergunta: Voc?s comprariam algum dos produtos apresentados? Justifique a resposta.
Professor, durante a realiza??o da atividade caminhe entre os grupos, observando aqueles que t?m mais ou menos facilidade em resolver as instru??es apresentadas, fa?a questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes.
Ao final, organize uma roda de conversa para que todos possam apresentar as observa??es. D? aten??o especial aos itens: estrat?gias utilizadas para convencer o consumidor e se comprariam algum dos produtos. Pergunte aos alunos o que acharam da atividade, o que foi f?cil, o que foi dif?cil e o que foi poss?vel aprender.
(Neste di?logo, ? importante que os alunos compreendam que o an?ncio ? um g?nero textual que tem o prop?sito de divulgar: um produto, uma ideia, uma empresa ou um servi?o. A apresenta??o e a organiza??o deste texto n?o possuem uma estrutura ?nica, definida. Normalmente, ? um texto curto com um t?tulo, ?s vezes um subt?tulo, que refor?a o argumento do t?tulo. ? bastante usual a presen?a de imagens, fotografias com elementos que refor?am ainda mais a marca e a ideia do produto. Todos estes recursos se articulam de uma forma bem criativa ao perfil do p?blico ao qual o produto anunciado se destina.).
Ao terminarem afixe os trabalhos no mural da sala de aula.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Utilizando tecnologia
Professor, para realizar a atividade abaixo h? algumas op??es: ou os alunos escrevem diretamente no computador e, se desejarem, imprimem o e-mail e colam no caderno e, depois de encontrar o endere?o dos amigos, escrevem no Laborat?rio de Inform?tica e o enviam, o que ser? interessante. Caso na sua escola n?o tenha Laborat?rio de Inform?tica e nem os alunos possuam computador do Projeto UCA, voc? poder? solicitar que escrevam uma carta. (? importante que os alunos saibam como escrever um e-mail e/ou como redigir uma carta. No s?tio do Portal do Professor voc? encontrar? cole??es de aulas sobre esta tem?tica: ?Aprendendo a comunicar: como escrever cart?es, bilhetes, cartas, convites e e-mails??. Dispon?vel em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=475>. Acesso em: 24 de jul. 2013.
Escrevendo e-mail
Que tal escrever um e-mail para um amigo, contando o que voc? tem aprendido sobre an?ncio?
Se voc? preferir poder? fazer uma primeira vers?o do texto e dialogar com a professora ou um colega. Depois, ? s? escrever e enviar para sua/eu amiga/o. (Professor, providencie uma c?pia para que os alunos possam colar em seus cadernos.).
?
?
Fonte: Imagens da pr?pria autora.
Outras possibilidades
Professor, depois que os alunos aprenderem sobre an?ncios, voc? poder? utilizar este recurso em outras ?reas do conhecimento, fazendo um trabalho interdisciplinar, por exemplo: no conte?do de Ci?ncias, os alunos poder?o fazer an?ncios e divulgarem nos murais da escola que est?o pesquisando sobre animais mam?feros e solicitar a doa??o ou empr?stimo de materiais sobre este tema.
Sugest?o de links para o aluno:
S?tio: ?An?ncio Classificado?. Dispon?vel em: <http://www.escolakids.com/anuncio-classificado.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
S?tio ?Diferentes tipos de textos?. Dispon?vel em: <http://www.escolakids.com/os-diferentes-tipos-de-texto.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Sugest?es de links para professores:
S?tio ?An?ncio classificado?. Dispon?vel em: <http://www.alunosonline.com.br/portugues/anuncio-classificado.html>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
S?tio ?Dez importantes quest?es a considerar... Vari?veis que interferem nos resultados do trabalho pedag?gico?. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/pdf/dez-importantes-questoes-rosaura-soligo.pdf>. Acesso em: 23 de jul. de 2013.
BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: vamos brincar de reinventar hist?rias: MEC, SEB ano 3: unidade 4, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2013.
A avalia??o dever? ser feita durante a realiza??o de cada atividade proposta, por?m dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de an?ncios. Utilize seus registros e suas observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: interpretar textos e imagens; ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda; conhecer algumas pr?ticas sociais de produ??o e circula??o do an?ncio; produzir an?ncios escritos; analisar com criticidade alguns an?ncios; interagir com os pares sabendo respeitar a opini?o dos colegas.