Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o |
- Reconhecer as caracter?sticas gerais da demografia brasileira identificando suas principais transforma??es nas ?ltimas d?cadas;
- Identificar fatores respons?veis por transforma??es na demografia brasileira.
- Identificar os impactos sociais, econ?micos, pol?ticos e culturais na sociedade brasileira decorrentes da atual configura??o demogr?fica.
Censo demogr?fico e recenseamento: defini??o, ?rg?o realizador, crit?rios de realiza??o
Popula??o brasileira: composi??o et?ria, ?tnica, demogr?fica, distribui??o espacial
Aula sugerida para a segunda s?rie do ensino m?dio.
Atividade 1
Para esta atividade os alunos precisar?o do livro did?tico e do atlas geogr?fico escolar. Obs: O tema Popula??o brasileira faz parte do conte?do program?tico de qualquer atlas geogr?fico e de qualquer livro did?tico do ensino fundamental e m?dio. O professor dever? solicitar aos alunos para que observem os mapas da distribui??o espacial da popula??o brasileira, IDH por estado e ou regi?o, correntes migrat?rias, entre outros. Em dupla, os alunos dever?o responder as quest?es propostas no quadro 1. As respostas ser?o anotadas no caderno e a socializa??o dos resultados ocorrer? por meio de um di?logo realizado no final das investiga??es, quando o professor propor? a forma??o de um grande c?rculo, na sala de aula.
1- Observe a distribui??o espacial da popula??o brasileira e tire algumas conclus?es. 2- Estabele?a algumas hip?teses para explicar a irregularidade na distribui??o espacial da popula??o no territ?rio brasileiro. 3- Identifique fatores que explicam a maior concentra??o populacional nos estados litor?neos e, particularmente, nas regi?es metropolitanas dos mesmos. 4- Identifique fatores que explicam a baixa densidade demogr?fica observadas em grandes ?reas do interior do pa?s. Enumere algumas dessas ?reas. 5- Quais ?reas recebem maior n?mero de migrantes? Quais ?reas mais perdem popula??o? 6- Identifique fatores que explicam a atra??o e a expuls?o de pessoas dos lugares. |
Quadro 1: Questionamentos iniciais para sensibiliza??o dos alunos
Ap?s o di?logo proposto para a socializa??o dos resultados da pesquisa, o professor dever? estimular os alunos para que identifiquem a forma como s?o levantadas e registradas as informa??es oficiais referentes ? popula??o brasileira.
Atividade 2
Considerando o car?ter din?mico da sociedade, ser? proposta uma pesquisa mais diversificada sobre a tem?tica da popula??o brasileira. Como atividade inicial os alunos dever?o ler o texto As mudan?as na popula??o brasileira, dispon?vel em http://www.mundovestibular.com.br/articles/4383/1/AS-MUDANCAS-NA-POPULACAO-BRASILEIRA/Paacutegina1.html. A leitura dever? ser feita no laborat?rio de inform?tica ou em texto impresso e distribu?do pelo professor, intercalando os alunos leitores, de modo a garantir a participa??o de todos. Os alunos dever?o ser orientados para que anotem aspectos relevantes, estimulando um di?logo dirigido no final da leitura.
O professor dever? propor a forma??o de seis grupos, distribuindo um tema para cada um deles. A indica??o dos temas ocorrer? por sorteio.
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Grupo 1: IBGE: Quando surgiu e o que faz esse ?rg?o?
http://maranhaomaravilha.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html Por meio da leitura e interpreta??o das fontes sugeridas, identificar o contexto hist?rico em que foi criado o IBGE; a qual Minist?rio Federal est? vinculado; sua fun??o; e como ? realizado o censo no Brasil. ? Fontes de pesquisa IBGE: principais fun??es http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/instituicao.shtm Coleta http://censo2010.ibge.gov.br/coleta Evolu??o da popula??o brasileira http://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/evolucao-da-populacao-brasileira ? ? ? ? ? |
Grupo 4: Aumento de mulheres chefes de domic?lio
http://oglobo.globo.com/rio/a-forca-das-mulheres-da-cidade-8708999 Por meio da leitura e interpreta??o das fontes sugeridas, identificar fatores que t?m contribu?do para a emancipa??o feminina brasileira, destacando aspectos hist?ricos, pol?ticos, econ?micos, culturais e sociais decorrentes desse fato. Reconhecer as principais transforma??es na organiza??o familiar em decorr?ncia da urbano-industrializa??o e da emancipa??o feminina. ? Fontes de pesquisa Mulheres chefes de domic?lios em camadas pobres: trajet?ria familiar, trabalho e rela??es de g?nero http://www.abep.nepo.unicamp.br/site_eventos_abep/PDF/ABEP2004_787.pdf Mulheres chefes de fam?lia n?o s?o mais pobres e nem sozinhas, diz pesquisadora Participa??o da mulher no mercado de trabalho cresce, mas sal?rio ainda ? menor que o do homem |
Grupo 2: Envelhecimento da popula??o brasileira
? Por meio da leitura e interpreta??o das fontes sugeridas, identificar o percentual de idosos do pa?s e sua evolu??o censit?ria; os fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida; e os desafios do pa?s diante desse fato. ? Fontes de pesquisa N?mero de idosos dobrou nos ?ltimos 20 anos Expectativa de vida dos brasileiros http://www.brasilescola.com/brasil/expectativa-vida-dos-brasileiros.htm O r?pido envelhecimento da popula??o brasileira http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v23n1/v23n1a02 ? ? |
Grupo 5: Analfabetismo no Brasil
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u14455.shtml Por meio da leitura e interpreta??o das fontes sugeridas, identificar a evolu??o hist?rica do analfabetismo no Brasil e a configura??o socioespacial desse fen?meno na atualidade, bem como as pol?ticas p?blicas para a sua erradica??o. ? Fontes de pesquisa Mapa do analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil http://educador.brasilescola.com/politica-educacional/analfabetismo-no-brasil.htm Brasil tem quase 13 milh?es de analfabetos ? |
Grupo 3: Redu??o da natalidade no Brasil
http://geografianaminhavida.blogspot.com.br/2012/02/2-ano-ensino-medio.html http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/todos-caminhos-levam-urbe-428071.shtml Por meio da leitura e interpreta??o das fontes sugeridas, identificar os fatores que influenciam a queda nas taxas de natalidade e os reflexos desse fato na composi??o da pir?mide et?ria do pa?s. Comparar a pir?mide et?ria brasileira com a de pa?ses ricos e a de pa?ses pobres. ? Fontes de pesquisa Redu??o na taxa de natalidade explica queda no n?mero de matr?culas no ensino fundamental, diz Undime Taxa de fecundidade no Brasil http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/taxa-fecundidade-no-brasil.htm ? |
Grupo 6: Composi??o da popula??o brasileira
http://www.alunosonline.com.br/geografia/composicao-etnica-do-povo-brasileiro.html http://www.paraibamix.com/2011/05/com-casa-cheia-os-nonatos-e-fillipi.html Por meio da leitura e interpreta??o das fontes sugeridas, identificar a caracteriza??o da popula??o brasileira quanto ? composi??o da cor e das etnias, destacando a miscigena??o e a diversidade cultural decorrente desse fen?meno. ? Fontes de pesquisa Censo 2010: popula??o do Brasil deixa de ser predominantemente branca O Brasil mostra a sua cor http://www.paraibamix.com/2011/05/com-casa-cheia-os-nonatos-e-fillipi.html ? ? ? |
Cada grupo apresentar? o resultado de suas investiga??es por meio de um jornal falado. A elabora??o de um pequeno v?deo feito por eles, utilizando seus aparelhos de telefonia m?vel, poder? enriquecer o conte?do. Al?m de entrevistas eles poder?o fotografar o cotidiano da pr?pria fam?lia ou da popula??o local. As imagens e os v?deos dever?o refletir o tema pesquisado.
Os alunos poder?o entrevistar professores da escola, familiares, colegas, e especialistas da cidade sobre a tem?tica que est?o estudando. Para a realiza??o das entrevistas ter?o que elaborar previamente as quest?es, fazer os contatos, marcar hor?rios, entre outras a??es que demandam estudo, organiza??o, e coopera??o entre os membros do grupo. Informa??es sobre a cria??o de v?deos com aparelhos celulares podem ser encontradas em http://www.tecmundo.com.br/gravacao-de-video/21027-dicas-para-fazer-um-filme-sensacional-com-a-camera-do-seu-celular-video-.htm ou
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
Para a apresenta??o do jornal falado, os alunos dever?o indicar quem atuar? como ?ncora, rep?rteres externos e entrevistados. Dessa forma, o conhecimento adquirido durante as investiga??es poder? ser formatado como not?cia, dando uma outra conota??o ? comunica??o. Essa forma de apresenta??o exercita a capacidade de s?ntese e a transposi??o da linguagem. Informa??es sobre a apresenta??o de um jornal falado podem ser encontradas em http://comofas.com.br/como-fazer-um-jornal-falado/ e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38846
Considerando um sistema de avalia??o baseado em notas (n?o em men??o), apresenta-se uma sugest?o de pontua??o para as compet?ncias e habilidades a serem observadas durante as apresenta??es orais.
Dom?nio de conte?do |
Espontaneidade durante as apresenta??es: argumenta??o, gestos, dom?nio da linguagem oral |
Comunica??o interpessoal: intera??o com os ouvintes |
V?deos: clareza, objetividade, ilustra??o, dom?nio da norma culta da l?ngua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
Atividade 3
O encerramento da aula ocorrer? com duas atividades a serem realizadas pelos alunos: a) reda??o de um texto narrativo-dissertativo sintetizando o aprendizado adquirido; b) resolu??o de quest?es de vestibulares, ENEM, e concursos p?blicos referentes ? tem?tica pesquisada, selecionadas e apresentadas pelo professor.
O texto dissertativo constitui-se num valioso indicador da apreens?o dos alunos sobre a tem?tica em estudo. A partir de equ?vocos ou defasagens conceituais apresentadas o professor dever? retomar alguns aspectos, aproximando a turma dos objetivos propostos no in?cio da aula.
As quest?es selecionadas constituem-se em oportunidade para revis?o e fixa??o de conceitos, al?m do treino para os processos seletivos vindouros. A aplica??o dessas quest?es pode atender a dois prop?sitos: 1) exercitar a coopera??o entre os colegas. Nesse caso, a resolu??o dever? ocorrer em dupla ou em grupo; 2) possibilitar a aferi??o da aprendizagem. Nesse caso, a aplica??o assemelha-se a uma avalia??o simulada e a resolu??o deve ocorrer individualmente.
Matriz de refer?ncias do ENEM:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1
O di?logo coloca-se como recurso mediador fundamental nas rela??es de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a participa??o dos alunos e o seu envolvimento na tem?tica em estudo devem ser considerados pelo professor.
Em rela??o ?s apresenta??es dos alunos, o professor dever? considerar o conte?do apresentado e as express?es de comunica??o: fala, gestos, espontaneidade, intera??o, entre outras.