Portal do Professor

Início do Conteúdo

Recursos verbais e n?o verbais na comunica??o

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a imagem como um texto n?o verbal portador de significados;
  • Compreender que os sentidos produzidos pelas imagens podem variar de acordo com o ponto de vista de quem as interpreta;
  • Definir recursos verbais e n?o verbais;
  • Compreender a diferen?a entre a linguagem verbal e a n?o verbal;
  • Pesquisar imagens que utilizem a linguagem verbal e/ou n?o verbal.

?

Duração das atividades

02 horas de 50 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidades b?sicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  • Projetor data show;
  • V?deos veiculados na internet;
  • Imagens da internet;
  • Revistas;
  • Trabalho em grupo;
  • Folhas de papel sulfite;
  • Tesouras;
  • Cola.

M?dulo 1

ATIVIDADE 1

Para iniciar a aula e despertar o interesse dos alunos pelo tema a ser desenvolvido, exiba um pequeno trecho do filme O Baile de Ettore Scola, lan?ado em 1983. "Sem di?logos, o filme conta parte da hist?ria da Fran?a, da d?cada de 1930 ? d?cada de 1980, a partir dos personagens reunidos em um sal?o de dan?a. Atrav?s das recorda??es das pessoas, da m?sica e da dan?a, o filme tra?a um panorama da evolu??o do pa?s, da ocupa??o nazista ao surgimento do rock'n'roll." (Informa??o dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Baile. Acesso em: 12 ago 2012).

o baile

Imagem e v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=E_ELyZhocQo. Acesso em: 12 ago 2013.

Depois de exibir o filme, duas ou tr?s vezes, comece uma discuss?o com os alunos sobre as imagens vistas. Pergunte aos alunos se ? poss?vel observar e caracterizar os personagens apresentados. Qual deles seria, por exemplo,  t?mido, convencido. inseguro, seguro, arrogante, galanteador, falso, sincero etc. Enfatize que essa caracteriza??o ser? feita a partir da observa??o do olhar, da express?o facial, dos gestos, da roupa, dos acess?rios, do modo de andar e da maneira como cada personagem masculino e feminino reage diante do espelho colocado na entrada do sal?o. Termine a discuss?o mostrando que esse tipo de linguagem ? chamada de linguagem n?o verbal.

Caso os alunos se interessem em ver o filme na ?ntegra, combine com eles um outro momento para assistirem o filme, que ? muito interessante. Converse com o professor de hist?ria e planejem uma atividade sobre o filme.

ATIVIDADE 2

Dando continuidade ? explora??o do tema da aula, exiba o v?deo explicativo sobre linguagem verbal e n?o verbal sugerido abaixo. Antes da exibi??o do v?deo, entregue aos alunos uma folha com as seguintes quest?es para serem respondidas de acordo como o conte?do do v?deo.

1. Qual a forma mais importante e eficiente de comunica??o?

2. O que podemos exprimir por meio das palavras?

3. Para que serve o sentido das palavras?

4. ? poss?vel explicar com uma s? palavra o que levar?amos muito tempo para explicar com gestos?

5. O que ? a linguagem verbal?

6. Quais s?o os exemplos de formas de comunica??o que n?o utilizam palavras apresentados no v?deo?

7. ? poss?vel expressar ideias, sentimentos e emo??es por meio da linguagem n?o verbal?

8. Quais s?o os exemplos de formas de express?o art?stica que se baseiam na linguagem n?o verbal?

9. Qual o exemplo de forma de express?o art?stica que se baseia na linguagem verbal?

10. Qual ? o exemplo de forma de express?o art?stica que se baseia nas duas linguagens?

Verb e n verb

Imagem e v?deo dispon?veis em : https://www.youtube.com/watch?v=1R8oj5UkaSk. Acesso em: 14 ago 2013.

ATIVIDADE 3

Exiba o v?deo sugerido abaixo e depois da exibi??o proponha uma discuss?o para checar a compreens?o do conte?do veiculado pelo v?deo. Fa?a perguntas tais como:

1. O que ? comunica??o?

2. Para que haja comunica??o, o que se deve observar sobre o c?digo a ser utilizado na transmiss?o da informa??o?

3. Qual tipo de mensagem ? transmitida pelo sem?foro?

4. No tr?nsito, quais s?o as informa??es transmitidas pelo sem?foro?

5. De acordo com estudos, a comunica??o gestual, a voz e a palavra escrita s?o respons?veis pelas transmiss?es de informa??o. Qual ? a porcentagem de cada uma delas no processo de comunica??o?

ling verbal

Imagem e v?deo dispon?veis em: https://www.youtube.com/watch?v=7SXjlRVpLws. Acesso em: 14 ago 2013.

M?dulo 2

ATIVIDADE 1

Distribua os alunos em cinco grupos e entregue para cada grupo uma das cinco imagens abaixo. Pe?a a cada grupo que discuta sobre sua imagem para depois apresent?-la aos colegas. Pe?a aos alunos para responderem questionamentos, tais como:

  • O que predomina na imagem, a mensagem verbal ou a n?o verbal?
  • Qual a informa??o veiculada pela imagem?
  • As cores tamb?m transmitem uma informa??o? Qual?
  • H? alguma conota??o humor?stica na imagem?

Imagem 1

data/img-4

Imagem dispon?vel em: .http://3.bp.blogspot.com/-mxu08YAp8fo/T2eV3idcXXI/AAAAAAAAA6I/RChHf93os1Y/s1600/brasil.gif Acesso em: 14 ago 2013.

Imagem 2

data/img-5

Imagem dispon?vel em: http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/cartum.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.

Imagem 3

data/img-6

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_eHM6WudQqH4/TOnhMG-qJRI/AAAAAAAAHBU/2F9S08idc4M/s400/politico_veja_thumb%255B2%255D.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.

Imagem 4

data/img-7

Imagem dispon?vel em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/imagens/dica_red_enem_leitura.gif. Acesso em: 14 ago 2013.

Imagem 5

data/img-8

Imagem dispon?vel em: http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/389395_4082970426766_295395893_n.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.

ATIVIDADE 2

No laborat?rio de inform?tica, pe?a aos alunos que pesquisem em sites de busca outras imagens. Cada aluno dever? buscar duas imagens, uma que utiliza apenas a linguagem n?o verbal e outra que utiliza a linguagem verbal. Depois de selecionadas as imagens, com a ajuda de um data show, cada aluno dever? projetar suas imagens e coment?-las. Os colegas tamb?m poder?o contribuir com a discuss?o sobre as imagens dos colegas.

data/img-9

Imagem dispon?vel em: http://www.estadodaarte.com.br/imagens/locacao/locacao-telas-projecao.jpg. Acesso em: 16 ago 2013.

ATIVIDADE 3

Para finalizar essa atividade de discuss?es sobre imagens, apresente aos alunos a imagem publicit?ria selecionada abaixo e desafie os alunos a comentarem a imagem. Observe se eles s?o capazes de fazer infer?ncias sobre a mensagem veiculada. Observe tamb?m se eles s?o capazes de identificar a linguagem verbal e a n?o verbal da publicidade. Pergunte-lhes o significado da repeti??o da letra O do t?tulo da ?gua. Deixe os alunos livres para fazerem coment?rios e observa??es.

h2o

Imagem da Revista Veja Edi??o 2134, p. 6-7. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16 ago 2013.

ATIVIDADE 4

Essa atividade dever? ser feita em grupos de 2 a 4 alunos, no m?ximo. Cada grupo dever? preparar um jogo de palavras cruzadas. Para preparar as dicas que levar?o ? descoberta das palavras, os alunos dever?o usar imagens recortadas de revistas e palavras, combinando linguagem n?o verbal e verbal. Quando tiverem terminado de preparar o jogo de palavras cruzadas, os grupos trocar?o entre si os jogos e dever?o resolver o jogo proposto por outro grupo. Veja o exemplo ilustrativo abaixo:

data/img-11

Imagem dispon?vel em: http://www.ebiuniversal.com.br/portal/downloads/cruzada002.jpg. Acesso em: 16 ago 2013.

Recursos Complementares

Sobre conceitua??o da linguagem verbal e n?o verbal, acesse::

http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 16 ago 2013.

Sobre a linguagem do corpo no processo de comunica??o, acesse:

http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/recursos-nao-verbais-na-comunicacao. Acesso em: 16 ago 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual, ou seja, o professor dever? observar a participa??o dos alunos durante as atividades realizadas, verificando principalmente se eles conseguiram alcan?ar os objetivos propostos para essa aula, sobretudo se conseguem compreender a diferen?a entre a linguagem verbal e a n?o verbal. Os jogos de palavras cruzadas dever?o ser corrigidos e, se poss?vel, comentados com os alunos.