Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
?
Para iniciar a aula e despertar o interesse dos alunos pelo tema a ser desenvolvido, exiba um pequeno trecho do filme O Baile de Ettore Scola, lan?ado em 1983. "Sem di?logos, o filme conta parte da hist?ria da Fran?a, da d?cada de 1930 ? d?cada de 1980, a partir dos personagens reunidos em um sal?o de dan?a. Atrav?s das recorda??es das pessoas, da m?sica e da dan?a, o filme tra?a um panorama da evolu??o do pa?s, da ocupa??o nazista ao surgimento do rock'n'roll." (Informa??o dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Baile. Acesso em: 12 ago 2012).
Imagem e v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=E_ELyZhocQo. Acesso em: 12 ago 2013.
Depois de exibir o filme, duas ou tr?s vezes, comece uma discuss?o com os alunos sobre as imagens vistas. Pergunte aos alunos se ? poss?vel observar e caracterizar os personagens apresentados. Qual deles seria, por exemplo, t?mido, convencido. inseguro, seguro, arrogante, galanteador, falso, sincero etc. Enfatize que essa caracteriza??o ser? feita a partir da observa??o do olhar, da express?o facial, dos gestos, da roupa, dos acess?rios, do modo de andar e da maneira como cada personagem masculino e feminino reage diante do espelho colocado na entrada do sal?o. Termine a discuss?o mostrando que esse tipo de linguagem ? chamada de linguagem n?o verbal.
Dando continuidade ? explora??o do tema da aula, exiba o v?deo explicativo sobre linguagem verbal e n?o verbal sugerido abaixo. Antes da exibi??o do v?deo, entregue aos alunos uma folha com as seguintes quest?es para serem respondidas de acordo como o conte?do do v?deo.
1. Qual a forma mais importante e eficiente de comunica??o?
2. O que podemos exprimir por meio das palavras?
3. Para que serve o sentido das palavras?
4. ? poss?vel explicar com uma s? palavra o que levar?amos muito tempo para explicar com gestos?
5. O que ? a linguagem verbal?
6. Quais s?o os exemplos de formas de comunica??o que n?o utilizam palavras apresentados no v?deo?
7. ? poss?vel expressar ideias, sentimentos e emo??es por meio da linguagem n?o verbal?
8. Quais s?o os exemplos de formas de express?o art?stica que se baseiam na linguagem n?o verbal?
9. Qual o exemplo de forma de express?o art?stica que se baseia na linguagem verbal?
10. Qual ? o exemplo de forma de express?o art?stica que se baseia nas duas linguagens?
Imagem e v?deo dispon?veis em : https://www.youtube.com/watch?v=1R8oj5UkaSk. Acesso em: 14 ago 2013.
Exiba o v?deo sugerido abaixo e depois da exibi??o proponha uma discuss?o para checar a compreens?o do conte?do veiculado pelo v?deo. Fa?a perguntas tais como:
1. O que ? comunica??o?
2. Para que haja comunica??o, o que se deve observar sobre o c?digo a ser utilizado na transmiss?o da informa??o?
3. Qual tipo de mensagem ? transmitida pelo sem?foro?
4. No tr?nsito, quais s?o as informa??es transmitidas pelo sem?foro?
5. De acordo com estudos, a comunica??o gestual, a voz e a palavra escrita s?o respons?veis pelas transmiss?es de informa??o. Qual ? a porcentagem de cada uma delas no processo de comunica??o?
Imagem e v?deo dispon?veis em: https://www.youtube.com/watch?v=7SXjlRVpLws. Acesso em: 14 ago 2013.
Distribua os alunos em cinco grupos e entregue para cada grupo uma das cinco imagens abaixo. Pe?a a cada grupo que discuta sobre sua imagem para depois apresent?-la aos colegas. Pe?a aos alunos para responderem questionamentos, tais como:
Imagem 1
Imagem dispon?vel em: .http://3.bp.blogspot.com/-mxu08YAp8fo/T2eV3idcXXI/AAAAAAAAA6I/RChHf93os1Y/s1600/brasil.gif Acesso em: 14 ago 2013.
Imagem 2
Imagem dispon?vel em: http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/cartum.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.
Imagem 3
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_eHM6WudQqH4/TOnhMG-qJRI/AAAAAAAAHBU/2F9S08idc4M/s400/politico_veja_thumb%255B2%255D.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.
Imagem 4
Imagem dispon?vel em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/imagens/dica_red_enem_leitura.gif. Acesso em: 14 ago 2013.
Imagem 5
Imagem dispon?vel em: http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/389395_4082970426766_295395893_n.jpg. Acesso em: 14 ago 2013.
No laborat?rio de inform?tica, pe?a aos alunos que pesquisem em sites de busca outras imagens. Cada aluno dever? buscar duas imagens, uma que utiliza apenas a linguagem n?o verbal e outra que utiliza a linguagem verbal. Depois de selecionadas as imagens, com a ajuda de um data show, cada aluno dever? projetar suas imagens e coment?-las. Os colegas tamb?m poder?o contribuir com a discuss?o sobre as imagens dos colegas.
Imagem dispon?vel em: http://www.estadodaarte.com.br/imagens/locacao/locacao-telas-projecao.jpg. Acesso em: 16 ago 2013.
Para finalizar essa atividade de discuss?es sobre imagens, apresente aos alunos a imagem publicit?ria selecionada abaixo e desafie os alunos a comentarem a imagem. Observe se eles s?o capazes de fazer infer?ncias sobre a mensagem veiculada. Observe tamb?m se eles s?o capazes de identificar a linguagem verbal e a n?o verbal da publicidade. Pergunte-lhes o significado da repeti??o da letra O do t?tulo da ?gua. Deixe os alunos livres para fazerem coment?rios e observa??es.
Imagem da Revista Veja Edi??o 2134, p. 6-7. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16 ago 2013.
Essa atividade dever? ser feita em grupos de 2 a 4 alunos, no m?ximo. Cada grupo dever? preparar um jogo de palavras cruzadas. Para preparar as dicas que levar?o ? descoberta das palavras, os alunos dever?o usar imagens recortadas de revistas e palavras, combinando linguagem n?o verbal e verbal. Quando tiverem terminado de preparar o jogo de palavras cruzadas, os grupos trocar?o entre si os jogos e dever?o resolver o jogo proposto por outro grupo. Veja o exemplo ilustrativo abaixo:
Imagem dispon?vel em: http://www.ebiuniversal.com.br/portal/downloads/cruzada002.jpg. Acesso em: 16 ago 2013.
http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 16 ago 2013.
http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/recursos-nao-verbais-na-comunicacao. Acesso em: 16 ago 2013.
A avalia??o dever? ser processual, ou seja, o professor dever? observar a participa??o dos alunos durante as atividades realizadas, verificando principalmente se eles conseguiram alcan?ar os objetivos propostos para essa aula, sobretudo se conseguem compreender a diferen?a entre a linguagem verbal e a n?o verbal. Os jogos de palavras cruzadas dever?o ser corrigidos e, se poss?vel, comentados com os alunos.