Portal do Professor

Início do Conteúdo

Atividades com o dicion?rio

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Elencar produtos de supermercado a partir das letras do alfabeto;
  • (Re)conhecer a ordem alfab?tica e a sua fun??o como elemento organizador;
  • (Re)conhecer a estrutura do dicion?rio, relembrando a organiza??o em ordem alfab?tica;
  • Produzir um dicion?rio ilustrado;
  • Buscar no dicion?rio a grafia correta de palavras desconhecidas ou que suscitem d?vidas.

Duração das atividades

03 aulas de 60 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimento pr?vio do alfabeto e da ordem alfab?tica das palavras no dicion?rio;
  • Conhecimento pr?vio de dicion?rios;
  • Conhecimento pr?vio de produtos de supermercado;
  • Conhecimentos b?sicos de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  • Rodinha;
  • Trabalho em grupo.

Recursos:

  • Internet;
  • V?deo veiculado na internet;
  • Projetor Data Show;
  • Fichas com as letras do alfabeto;
  • Quadro e giz;
  • Folhas de papel sulfite ou cartolinas;

M?dulo 1

ATIVIDADE 1

Comece a aula com uma rodinha e fa?a uma r?pida revis?o do alfabeto. Depois cante com os alunos a melodia do ABC. Se poss?vel, exiba o v?deo dessa can??o para que os alunos cantem acompanhando o v?deo. Veja o site do v?deo abaixo:

abc

Imagem e v?deo dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=dH24pGWZfEA. Acesso em: 19 ago 2013.

ATIVIDADE 2

Depois de feita a revis?o sobre o alfabeto, explique um jogo aos alunos. Ainda na rodinha, voc? dever? entregar uma ficha com uma letra do alfabeto para cada aluno. Caso o n?mero de letras e de alunos n?o seja o mesmo, voc? poder? suprimir ou repetir as letras necess?rias. O jogo se desenvolver? da seguinte maneira: o aluno que estiver com a letra A dever? come?ar dizendo: "Eu vou ao supermercado para comprar ...." Ele dever? dizer um produto que comece com a letra A, ARROZ, por exemplo. O aluno que estiver com a letra B deve continuar o jogo, repetindo a mesma frase e dizendo um produto com a letra B: "Eu vou ao supermercado comprar BATATAS". O jogo continua at? que cheguem ? ultima letra do alfabeto. Enquanto os alunos v?o falando suas frases, anote no quadro as palavras ditas por eles iniciadas com as letras do alfabeto, em ordem alfab?tica. Terminada a lista, pergunte aos alunos por que ? importante conhecer a ordem alfab?tica. Leve-os a concluir que conhecer a ordem ? alfab?tica ? muito importante, pois ela facilita a busca de palavras em listas. Por exemplo, na chamada da escola, podemos encontrar facilmente o nome de um aluno porque a lista de chamada ? feita por ordem alfab?tica. Da mesma maneira, na lista telef?nica, em agendas telef?nicas, em listas de resultados de concursos como o vestibular etc. Diga a eles tamb?m que conhecer a ordem alfab?tica ajuda quando precisamos procurar uma palavra no dicion?rio.

http://4.bp.blogspot.com/-Uc6wZSsqSdg/T_x3gdT5JQI/AAAAAAAAFHk/KABQYp5uiEA/s400/Alfabeto+(1).jpg

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-Uc6wZSsqSdg/T_x3gdT5JQI/AAAAAAAAFHk/KABQYp5uiEA/s400/Alfabeto+%281%29.jpg. Acesso em: 19 ago 2013.

ATIVIDADE 3

Comece essa atividade com uma conversa sobre o dicion?rio. Fa?a perguntas aos alunos para checar seus conhecimentos sobre os dicion?rios:

1. Voc?s eles conhecem um dicion?rio?

2. Como o dicion?rio ? organizado?


3. Para que o dicion?rio ? usado? Para que ele serve?

 

4. Voc?s ou seus pais costumam usar o dicion?rio? Em quais momentos voc?s usam o dicion?rio?

?

5. Voc?s sabem que existem v?rios tipos de dicion?rios?

?

6. Voc?s j? viram um dicion?rio ilustrado?

?

Mostre aos alunos imagens de um ou mais dicion?rios, ou, se for poss?vel, traga dicion?rios para serem manuseados pelos alunos.

 

dicionarios

?

Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/search?q=dicionario+ilustrado&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=jWgSUuKGNvTB4AO8xYCgCA&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730. Acesso em: 19 ago 2013.

?

M?dulo 2

ATIVIDADE 1

Explique aos alunos que voc?s v?o fazer um dicion?rio ilustrado. Explique que voc?s v?o utilizar as palavras que est?o na lista escrita no quadro e que eles disseram no jogo e depois v?o acrescentar outras palavras e far?o a ilustra??o de cada uma. A ilustra??o poder? ser feita com desenhos ou recortes de revistas. Voc?s podem fazer um dicion?rio em folhas sulfite ou em cartolina, como preferirem. Veja sugest?es de como fazer um dicion?rio ilustrado abaixo. Entretanto, observe que, nos exemplos abaixo, a ordem alfab?tica das palavras n?o est? correta. Seria importante fazer o dicion?rio observando a ordem alfab?tica da segunda, terceira, quarta e demais letras de cada palavra. Por exemplo: abacate, abacaxi, abelha, ?gua...etc.

http://2.bp.blogspot.com/-yUt35A5ZJ1k/TeOnKCghifI/AAAAAAAAg6c/GawYUbMlT1E/s400/dicion%25C3%25A1rio+a.png

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-yUt35A5ZJ1k/TeOnKCghifI/AAAAAAAAg6c/GawYUbMlT1E/s400/dicion%25C3%25A1rio+a.png. Acesso em: 19 ago 2013.

http://4.bp.blogspot.com/-q5uHq4aUsM0/TeOnLmBDUOI/AAAAAAAAg6g/kPWLFcKzb-E/s400/dicion%25C3%25A1rio+b.png

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-q5uHq4aUsM0/TeOnLmBDUOI/AAAAAAAAg6g/kPWLFcKzb-E/s400/dicion%25C3%25A1rio+b.png. Acesso em: 19 ago 2013.

M?dulo 3

ATIVIDADE 1

Para verificar o aprendizado da escrita das palavras escolhidas para o dicion?rio, prepare um jogo de palavras cruzadas utilizando algumas dessas palavras. Voc? dever? fazer a ilustra??o da palavra e colocar o n?mero de quadrinhos para que eles preencham. Entretanto, para tornar a atividade mais desafiadora, deixe sobrar um quadrinho em algumas palavras e explique aos alunos que eles devem prestar muita aten??o porque poder? sobrar um quadinho no come?o ou no fim de algumas palavras. Depois que eles completarem as cruzadinhas, dever?o verificar no dicion?rio se escreveram corretamente. Veja uma sugest?o abaixo.

cruzadinha

Imagem adaptada do site: http://pt.scribd.com/doc/2935689/13/ATIVIDADE-27-USO-DO-DICIONARIO-%E2%80%93-ESCRITA-DAS-PALAVRAS. Acesso em: 19 ago 2013.

ATIVIDADE 2

Providencie um dicion?rio para cada aluno. Caso n?o tenha a quantidade suficiente de dicion?rios, separe os alunos em duplas ou trios e entregue um dicion?rio para cada grupo. Explique aos alunos que voc? vai fazer um ditado diferente. Primeiramente, voc? vai ler um pequeno texto, que pode ser sobre animais, flores etc. Depois voc? far? o ditado desse pequeno texto. A diferen?a do ditado ? que os alunos poder?o interromp?-lo quando tiverem d?vidas na escrita de alguma palavra. Para resolver essas d?vidas, eles poder?o consultar o dicion?rio e verificar como se escreve a palavra. Veja um exemplo de texto que voc? poder? ler para os alunos logo abaixo. Depois de ler o texto, converse com as crian?as e pergunte-lhes o que entenderam do texto. Em seguida, fa?a o ditado do mesmo texto. Fa?a o ditado lentamente, para que os alunos tenham tempo suficiente para escrever. Oriente-os a expressar em voz alta suas d?vidas sobre a escrita correta de alguma palavra. Quando terminar, escreva o texto no quadro para que os alunos fa?am a corre??o.

Sugest?o de texto para o ditado:

VOC? SABIA QUE... 

- Ao beber ?gua do mar, a tartaruga marinha absorve muito sal. Para n?o morrer com o excesso dessa subst?ncia, ela costuma eliminar o sal por suas l?grimas.

Texto adaptado do site: http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_repteis/repteis_enciclopediatartarugamarinha.htm. Acesso em: 19 ago 2013.

Recursos Complementares

Para saber o significado de dicion?rio, acesse:

http://www.dicio.com.br/dicionario/. Acesso em: 19 ago 2013.

Para saber mais sobre a utilidade do dicion?rio, acesse:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/qual-utilidade-dicionario-alem-mostrar-significado-palavras-427781.shtml. Acesso em: 19 ago 2013.

Para conhecer diferentes tipos de dicion?rios, acesse:

http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso1/dicion.htm#tipos. Acesso em: 19 ago 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso, fa?a observa??es e registros individuais dos alunos. Avalie os avan?os deles e cheque o dom?nio da ordem alfab?tica. Observe se eles utilizam o dicion?rio para descobrir a escrita das palavras do ditado. Observe tamb?m se (re)conhecem a ordem alfab?tica e a sua fun??o como elemento organizador.