Portal do Professor

Início do Conteúdo

A moderniza??o da agricultura no Brasil

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender o processo de moderniza??o da agricultura brasileira a partir da d?cada de 1950;

- Conhecer o desenvolvimento das formas de produ??o agr?cola;

- Distinguir as principais caracter?sticas e consequ?ncias da moderniza??o no campo.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudante deve ter a compreens?o sobre as especificidades que diferenciam o campo e a cidade.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a entenderem melhor alguns aspectos da moderniza??o agr?cola no Brasil ap?s II Guerra Mundial, ressaltando alguns aspectos positivos e negativos. A ideia ? proposta a partir do document?rio "Frutas e Legumes" da s?rie "Terra, Suor e Trabalho: a hist?ria da agricultura no Reino Unido" dispon?vel no no link <http://www.youtube.com/watch?v=o-FsvSJak3k>, acesso em 14/08/2013.

 hhh

Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, em um laborat?rio de inform?tica. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

hh  

Atividade 01: V?deo e debate

 

Suor e Trabalho: a hist?ria da agricultura no Reino Unido

 PASSO A PASSO

Professor (a),

Inicie a aula comentando com os estudantes sobre a import?ncia dos alimentos para a nossa vida. Problematize:

  • De onde v?m os alimentos que consumimos diariamente?
  • Como esses alimentos s?o produzidos?

?

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os e, a partir da "sementeira de ideias", instigue-os a pesquisarem como s?o produzidos os alimentos que consumimos em nosso dia a dia. Para introduzir a discuss?o, apresente o v?deo "Frutas e Legumes" da s?rie "Terra, Suor e Trabalho: a hist?ria da agricultura no Reino Unido" dispon?vel no link <http://www.youtube.com/watch?v=o-FsvSJak3k> (Acesso em 15/06/2013).

Coment?rio: Antes de mostrar o v?deo, explique aos estudantes que este document?rio conta a hist?ria da rela??o do homem com a terra na Gr?-Bretanha e as transforma??es ocorridas na horticultura brit?nica durante o s?culo XX.  

- Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anota??es dos fatos descritos pelo document?rio, resumindo a revolu??o na produ??o de alimentos na Inglaterra durante o s?culo XX e os impactos desta sobre a vida dos agricultores e dos consumidores.

 - Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um c?rculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos narrados pelo document?rio que mais lhes despertaram a aten??o. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do v?deo, com destaque aos relatos de fazendeiros e produtores e a apresenta??o de filmes caseiros gravados na ?poca, que apresentam um registro original de um s?culo de revolu??o sobre a terra na Inglaterra.

?

Atividade 02: Pesquisa

A moderniza??o da agricultura no Brasil

PASSO A PASSO

?

hhh

- Apresente aos estudantes algumas figuras, como as que seguem, buscando evidenciar as transforma??es que ocorreram na agricultura em nosso pa?s p?s II Guerra Mundial. Problematize:

  • Que leituras podemos fazer destas imagens?

Campon?s preparando a terra para a planta??o

Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/geografia/agricultura-subsistencia.htm>. Acesso em 14/08/2013.

Dispon?vel em: <http://geografiainbrasil.blogspot.com.br/2012/06/espaco-rural.html>. Acesso em 14/08/2013.

Dispon?vel em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em 14/08/2013.

Dispon?vel em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em 14/08/2013.

  

- Permita que os estudantes expressem suas opini?es, depois convide-os a realizarem uma pesquisa com vistas a entenderem as grandes transforma??es que ocorreram na agricultura em nosso pa?s p?s II Guerra Mundial. Problematize:

  • Voc? j? ouviu falar sobre a "Revolu??o Verde"?
  • O que caracteriza essa proposta?

?

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os e, a partir da "sementeira de ideias", organize-os em grupos de 04 a 05 estudantes e auxilie-os a realizar uma pesquisa sobre o tema "Revolu??o Verde". Para entender este conceito, proponha algumas quest?es problematizadoras, como, por exemplo:

  • Quem produzia alimentos no Brasil at? a d?cada de 1940? Onde esses eram produzidos?
  • Quais as t?cnicas agr?colas utilizadas para a produ??o desses alimentos?
  • Em que quantidade esses alimentos eram produzidos?
  • Quem produz alimentos no Brasil atualmente? Onde esses s?o produzidos?
  • Quais as t?cnicas agr?colas utilizadas atualmente para a produ??o desses alimentos?
  • Em que quantidade esses alimentos s?o produzidos?
  • Que mudan?as se destacam na produ??o de alimentos em nosso pa?s a partir da segunda metade do s?culo passado?
  • Explique o contexto hist?rico do processo conhecido como "Revolu??o Verde" e aponte seus aspectos positivos e negativos.
    ?

  - Oriente os grupos a irem ? biblioteca para pesquisar  em livros, revistas, materiais paradid?ticos ou irem ao laborat?rio de inform?tica (caso a escola disponibilize) acessar sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo, a Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online dispon?vel no endere?o web <http://escola.britannica.com.br/> (reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas escolares), com vistas a levantarem informa??es diversas sobre o tema Revolu??o Verde.

 gg

Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 14/07/2013.

?

- Oriente-os a lerem o texto "A moderniza??o da agricultura, dispon?vel no endere?o web <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>.

- Delimite um tempo para o levantamento destas informa??es e explique que cada grupo dever? ser respons?vel pela organiza??o de uma apresenta??o com os resultados da pesquisa. Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo poss?veis d?vidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a constru??o de conhecimentos por todos os estudantes.

?

Atividade 03

Socializa??o dos resultados e considera??es finais

PASSO A PASSO

 

 

- Ap?s cada grupo sistematizar as informa??es levantadas, solicite que organizem uma apresenta??o com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados atrav?s de pain?is ilustrativos ou com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).   

- Fique atendo ?s apresenta??es dos resultados pelos grupos, buscando evidenciar:

  • As principais caracter?sticas e consequ?ncias da moderniza??o no campo.

 

- Ap?s as exposi??es dos grupos, promova um debate acerca dos projetos criados pelo governo federal com vistas a promover a moderniza??o da agricultura no Brasil, esclarecendo que o crescimento da ind?stria de agrot?xico/defensivos agr?colas e o desenvolvimento das formas de produ??o ocasionou um aumento da produtividade em quase todos os cultivos.

Coment?rio: A Revolu??o Verde surgiu com o prop?sito de aumentar a produ??o agr?cola atrav?s do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertiliza??o do solo e utiliza??o de m?quinas no campo que aumentassem a produtividade.

?

- Solicite que produzam coletivamente, de forma colaborativa, pain?is mostrando as transforma??es no campo a partir da Revolu??o Verde, buscando ilustrar as formas de cultivo antes e depois dos investimentos que modernizaram a agricultura.

 

- Ressalte com os estudantes alguns dos aspectos positivos e negativos da moderniza??o agr?cola:

Principais pontos positivos:
- Grande aumento da produtividade de alimentos;
- Aumento da produtividade agr?cola em pa?ses n?o industrializados;
- Desenvolvimento agr?cola;
- Expans?o da fronteira agr?cola;
- Desenvolvimento tecnol?gico.

Principais pontos negativos:
- O aumento das despesas com o cultivo e o endividamento dos agricultores;
- O crescimento da depend?ncia entre os pa?ses;
- Esgotamento do solo;
- Ciclo vicioso de fertilizantes;
- Perda de biodiversidade;
- Eros?o do solo;
- Polui??o do solo causada pelo uso de fertilizantes;
- Redu??o da m?o de obra rural.

- Solicite aos estudantes que comparem, tamb?m, os investimentos na agricultura pelos pa?ses industrializados e n?o industrializados. Problematize:

  • O aumento expressivo da produtividade agr?cola decorrente da Revolu??o Verde eliminou o problema da fome no mundo todo? Por que?

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

?

Professor, trabalhe a tem?tica em conjunto com outras ?reas!

- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes pa?ses se apropriam do espa?o rural e modificam a paisagem a partir do uso de t?cnicas agr?colas modernas; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das pr?ticas agr?colas modernas; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, ? relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participa??o propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreens?o sobre o tema estudado.

? importante destacar, ainda, que o significado desta proposta did?tica n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poder?, por meio da an?lise das discuss?es e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.