Portal do Professor

Início do Conteúdo

Discutindo a rela??o professor x aluno

Autor e Co-autor(es)

Kl?nio Ant?nio Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Sa?de Negocia??o de comportamentos para o conv?vio social
Ensino Fundamental Final Sa?de Rela??es sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Sa?de Valoriza??o dos v?nculos afetivos
Ensino M?dio Sociologia Indiv?duo, identidade e socializa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar a rela??o entre professores e alunos.

- Pesquisar as rela??es na escola.

- Discutir os pap?is de professor e aluno.

- Buscar ferramentas que promovam o di?logo entre professores e alunos.

Duração das atividades

10 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Esta aula visa ? an?lise das rela??es entre professor e aluno, seus desdobramentos e ? an?lise do ambiente escolar para que estas rela??es se deem de forma mais harmoniosa. Tamb?m visa levar os alunos a uma reflex?o de seu papel como aluno e do papel do professor na busca do resgate destas fun??es. Para tal, ser?o propostas atividades que promovam a tomada de decis?es a partir de an?lises da situa??o concreta real.

A proposta da primeira atividade ? promover a reflex?o dos alunos de seu papel e do papel de professor.

Propondo um desafio:

1. Proponha para a turma o seguinte desafio:

a. Voc? seria um bom professor?

b. Voc? acha que ministrando aula para sua turma voc? seria respeitado?

c. O que faria de voc? um bom professor e ser respeitado pela turma?

d. Quais limita??es voc? teria, se fosse professor de sua turma?

Imagem dispon?vel em: http://emakprosaeverso.blogspot.com.br/2012/10/professorese-alunos-uma-relacao-de.html. Acesso em 08 de agosto de 2013.

2. Terminada esta pesquisa e os alunos respondendo individualmente por escrito, fa?a um c?rculo na turma para debater as perguntas.

? importante ouvir o que os alunos t?m a dizer sobre o que pensam ser um bom professor, qual o caminho para o professor ser respeitado na sua pr?pria turma tentando assim chegar a uma conclus?o. Certamente este di?logo trar? benef?cios e novas ideias, tamb?m  proporcionar? a alunos e professores, enxergarem pontos de vista diferentes o que nos leva a refletir sobre a tem?tica estudada.

Informe aos alunos que estas  perguntas e respostas retornar?o na pr?xima aula e no f?rum.

?

?

Aula 2 - Aprendendo com a experi?ncia

?

1. Leve a turma para a sala de v?deo ou o Laborat?rio de Inform?tica.

2. Solicite aos alunos que, de posse de suas anota??es da aula anterior, analisem o v?deo que ser? exibido e suas respostas.

3. Exiba para a turma o v?deo da s?rie "Caminhos da escola" - epis?dio 8 - Rela??o aluno professor. Dura??o: 18min57seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1345 Acesso em 05 de agosto de 2013.

Sinopse

O programa Caminhos da Escola viaja at? a capital do pa?s para uma conversa sobre relacionamento entre alunos e professores. Quais as dificuldades, quais os conflitos e como essa conviv?ncia pode ser produtiva?

?

4. Terminada a exibi??o, discuta novamente com os alunos os fatos apresentados no v?deo, suas respostas ao desafio da primeira aula.

5. Feito o debate, passe ? expans?o da tem?tica: os alunos ir?o iniciar a elabora??o de um f?rum na escola sobre as rela??es professor aluno.

?

Aulas 3 a 7: A prepara??o do F?rum

?

1. Explique aos alunos que esta atividade ser? uma prepara??o do f?rum cuja tem?tica ser? "As rela??es entre professor e aluno". Explique que o objetivo deste f?rum ? pesquisar as rela??es professor aluno na escola e, para, al?m disto, realizar o di?logo para que as rela??es possam ser trabalhadas e melhoradas.

Esta atividade precisa de 5 aulas no total - 3 para o filme e 2 para a prepara??o do f?rum.

2. Leve os alunos ? sala de v?deo, ou em sala de aula, exiba o seguinte filme:

T?tulo: Escritores da liberdade

Dire??o: Richard LaGravenese

Pa?s: EUA

Dura??o: 2h30min

Ano: 2006

Escritores da Liberdade

Imagem e Resumo dispon?veis em:  http://www.adorocinema.com/filmes/filme-60975/. Acesso em 05 de agosto de 2013.

Resumo: Uma jovem e idealista professora chega ? uma escola de um bairro pobre, que est? corrompida pela agressividade e viol?ncia. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e h? entre eles uma constante tens?o racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e tamb?m falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lan?a m?o de m?todos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos v?o retomando a confian?a em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a toler?ncia e o respeito ao pr?ximo.

3. Informe aos alunos que, organizados em duplas ou trios, assistam o filme com aten??o, buscando nele subs?dios e sugest?es que possam contribuir com o  f?rum que ir?o organizar na escola sobre as rela??es entre professor e aluno. Fa?am o registro de suas observa??es em seus notebooks.

4. Terminada a exibi??o, fa?a uma grande roda para a conversa, quando cada dupla ou trio, expor? suas ideias para serem apreciadas pela turma.

5. Na sequ?ncia, a turma apresentar? sugest?es de como realizar o f?rum. Sugest?es:

1. O f?rum pode ser realizado com os professores e alunos juntos em um ou dois hor?rios na escola, em um espa?o adequado.

2. O f?rum pode ser realizado com toda a equipe da escola e os alunos em hor?rio do diferente da aula, num outro turno.

3. O f?rum pode ser organizado com o convite a especialistas para mediarem ?s discuss?es.

6. Aproveite a tem?tica do filme para discutir os pap?is de professor e de aluno:

a. O que cabe ao professor?

b. O que cabe ao aluno?

c. Quais as parcerias poss?veis em sala de aula entre professor e aluno?

d. Quais as responsabilidades dos alunos frente aos professores e destes frente aos alunos?

7. Importante tamb?m aproveitar a atividade para que normas e regimentos da escola sejam expostos e discutidos nesta etapa.

?

Aulas 8 a 10: A pesquisa e o F?rum

Antes do f?rum propriamente, os alunos ir?o pesquisar na escola com o intuito de recolherem subs?dios para fomentar os debates no f?rum.

1. Os alunos, em duplas ou trios, formulam uma pesquisa antes de sa?rem a campo pela escola. A finalidade ? conhecer o que pensam professores, alunos e funcion?rios da escola sobre as rela??es que se desenvolvem no ambiente escolar. Os alunos podem elaborar seus pr?prios roteiros para a pesquisa ou o professor pode sugerir um roteiro.

Estas perguntas ser?o reunidas ?s demais feitas na primeira aula para comporem o f?rum.
?

2. Sugest?o de perguntas:

Quest?es

Respostas

1. O que ? uma boa rela??o com o professor?

?

2.  Voc? tem uma boa rela??o com os professores em sua maioria?

?

3. O que ? o bom professor?

?

4. Existe um perfil de aluno que se d? bem na escola?

?

5. Quais fatores influenciam na boa rela??o entre professor e aluno?

?

6. O que ? o aluno ?legal??

?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

3. Cada dupla ou trio ir? pesquisar diferentes pessoas em diferentes turnos.

4. Terminada a pesquisa, os grupos ir?o, de posse dos registros e com aux?lio do professor, organizar os dados em sala de aula para apresentarem em seus resultados.

Oriente para que fa?am um quadro onde registrar?o todas as respostas colhidas em cada pergunta. Isso pode ser organizado em arquivo Word ou no pr?prio caderno.

5. Com os resultados compilados e organizados em arquivo ou no caderno, os grupos far?o an?lise, conclus?o dos dados pesquisados e organizar?o a apresenta??o.

Cada dupla ou trio ter? 15 minutos da aula para fazer esta apresenta??o das respostas do professor, aluno e funcion?rios da escola. Apresentados os resultados, os grupos iniciam a organiza??o do f?rum.

?

Aula 11 - Organizando o F?rum

?

O f?rum consiste numa grande reuni?o entre professores e alunos e/ou a comunidade escolar (pais e funcion?rios tamb?m), a fim de discutir as respostas dadas na primeira aula e na pesquisa feita pelos grupos.

? necess?rio que alunos e professores tenham pap?is claros do que v?o fazer no f?rum.

Divida os trabalhos em:

MODERADORES - aqueles que conduzir?o o f?rum.

APOIADORES - aqueles que ficar?o de apoio para eventualidades substituindo os moderadores caso necess?rio e que tamb?m v?o organizar o espa?o f?sico.

ORGANIZADORES - aqueles que ir?o providenciar local, data e equipamentos necess?rios (quadro, aparelho de som, data show etc).

DIVULGADORES - aqueles que ir?o divulgar o f?rum para os professores, a comunidade e as turmas na escola e fazer os convites.

Imagem dispon?vel em: http://educatransforma.blogspot.com.br/2011/10/video-aula-2-forum-escolar-de-etica-e.html. Acesso em 19 de agosto de 2013.

?

9. Ao final do f?rum, os APOIADORES se responsabilizam pela divulga??o dos resultados enviando um compilado das discuss?es para os professores e alunos via e-mail ou construindo um painel para expor no mural da escola.

?

Aula 11

Ap?s o f?rum e de posse de todas as discuss?es e registros feitos pelos alunos, agora ? hora de propor alternativas para solu??es das quest?es da conviv?ncia, bem como propor ferramentas que possam otimizar o di?logo entre professores e alunos.

1. O professor organiza uma enquete virtual com os resultados compilados enviando-os para os demais professores da escola e alunos.

2. Cada um que recebe o e-mail deve enviar como resposta uma proposta de solu??o e de ferramentas ou a??es que possam intermediar e melhorar a conviv?ncia entre os professores e alunos.

3. Um dos MODERADORES do f?rum criar? um e-mail para receber as respostas e reuni-las.

4. Em uma aula, o professor promove a discuss?o das sugest?es e a viabilidade das mesmas.

Recursos Complementares

Sugest?o de mais filmes que retratam a rela??o professor x aluno:

?

1. Sociedade dos poetas mortos. Ano: 1989. Dire??o: Peter Wier.

2. Ser e ter. Ano: 2002. Dire??o: Nicolas Philibert.

3. Desafiando gigantes. Ano: 2006. Dire??o: Alex Kendrick.

4. Vem dan?ar. Ano: 2005. Dire??o: Liz Friedlander.

5. Entre os muros da escola. Ano: 2008. Dire??o: Laurent Cantet.

Avaliação

Avalie a participa??o dos alunos na pesquisa e o quanto conseguiram evoluir ao longo do processo de coleta e organiza??o dos dados e conclus?o da pesquisa. Avalie tamb?m a efetividade do f?rum em produzir solu??es racionais e plaus?veis para a escola e se alunos e professores ampliaram o seu entendimento dos pap?is de cada um na escola.