Portal do Professor

Início do Conteúdo

Produ??o de textos: fatos ocorridos no recreio

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes favor?veis ? leitura;
  • Ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Desenvolver a capacidade de ler, de compreender e de localizar informa??es no texto lido.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 04 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Esta aula tem como par?metro a tem?tica produ??o de textos, a partir das experi?ncias dos alunos no espa?o escolar, mais especificamente no hor?rio do recreio.

?

1? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

O QUE ? RECREIO?

 Seja bem vindo a recreio!

S?tio: "Blog ? Recreio, minha cidade?. Imagem dispon?vel em: <http://recreiominhacidade.blogspot.com.br/>. Acesso em: 04 de ago. 2013.

Professor, certamente, o prop?sito desta aula n?o ? tratar sobre a cidade Recreio, mas do recreio escolar. Esta aula ser? uma oportunidade privilegiada para a produ??o de textos, a partir de experi?ncias vivenciadas em um dos melhores lugares da escola para os alunos: o recreio.

Etimologicamente, a palavra recreio vem do latim, verbo recreare, registro encontrado no s?culo XIV e significa divertir, brincar. Para a crian?a, o brincar ? uma das maneiras de conversar com o mundo que a rodeia, de representar o que ela vive, de compreender e transformar as experi?ncias em prol de seu amadurecimento pessoal.

Conceito extra?do do s?tio: ?Info home?. Dispon?vel em: <http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo_print.php?cod=689>. Acesso em: 04 de ago. 2013.

Certamente, cada estudante, h? muito que contar de agrad?vel ou n?o dos recreios vividos: amizades, brincadeiras, desentendimentos, brigas, troca de ideias, investiga??es e descobertas, coment?rios a respeito das aulas e de professores, dentre outros.

TRABALHANDO A ORALIDADE NA RODA DE CONVERSA

Professor, organize uma roda de conversa e oportunize a seus alunos, um momento para trazerem ? p?blico, experi?ncias marcantes vividas por eles no momento do recreio. ? importante que todos os alunos tragam suas experi?ncias que podem ser deste ano ou de anos anteriores. Seja apenas o mediador, n?o interfira nos relatos, apenas pondere em situa??es de exageros, caso seja necess?rio.

?

2? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

CONVERSANDO COM O PROFESSOR: QUAL A IMPORT?NCIA DO RECREIO?

Professor, o recreio ? de fundamental import?ncia para os alunos, principalmente no que diz respeito ? conviv?ncia social, pois, se veem obrigados a se relacionarem com outros alunos que muitas vezes s?o diferentes deles. O fil?sofo Arist?teles, dizia que o homem era um ?zoo politiken?, ou seja, ?animal pol?tico?, criado para viver em sociedade, sendo assim, ele tem a necessidade extrema de se relacionar com seus semelhantes.

Al?m disso, o aluno tem a necessidade de um descanso dos cadernos e dos conte?dos, dos componentes curriculares, possibilitando que ele aprenda no conv?vio e na troca de experi?ncias com o outro. ? sabido que muitos conhecimentos s?o constru?dos, n?o no interior das salas de aulas, mas no recreio. Na d?cada de 1990, surge a modalidade do recreio orientado que, como o pr?prio nome diz, os alunos s?o submetidos a atividades, geralmente l?dicas, por?m, orientadas por um adulto. ? conhecida a sua import?ncia, contudo, deve-se respeitar e desenvolver a autonomia dos alunos sempre que poss?vel.

Professor, sabemos da import?ncia do recreio para o aprendizado do aluno. E o aluno, sabe da import?ncia do recreio em sua vida? Para ilustrar, analise o v?deo abaixo: a percep??o que um aluno do 2? ano possui do recreio. 

A importancia do recreio escolar

S?tio: "YouTube". Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Wp-aK4ZqEe4&feature=youtu.be>. Acesso em: 04 de ago. 2013.

Professor, a hora do recreio ? quando eles se encontram livres do ambiente da sala de aula. Muitos, talvez, exagerando dessa liberdade, acabam extravasando tanto suas energias que acabam machucando uns aos outros. Geralmente o maior n?mero de acidentes ou les?es, ocorrem no hor?rio do recreio. Por essa raz?o, ? sempre bom que exer?am sua autonomia e liberdade, contudo, tendo um adulto sempre por perto.

Aluna UCA

Professor, proponha a seus alunos uma entrevista como atividade, para concluir este momento da aula. Cada aluno entrevistar? um colega da pr?pria sala de aula ou de outra sala no hor?rio do recreio para saber a opini?o do colega acerca da import?ncia do recreio para os alunos. Para tanto, se sua escola faz parte do projeto ?Um Computador por Aluno (UCA)?, solicite que utilizem seus notebooks para a filmagem, por meio de C?mera, encontrada na ?rea de trabalho. Caso sua escola n?o fa?a parte desse projeto, utilizem a c?mera fotogr?fica da escola. Ap?s a entrevista filmada, solicite que transcrevam as respostas para seus cadernos, a fim de que possam avali?-las posteriormente.

Voc? pode sugerir o seguinte roteiro de perguntas:

a) Voc? estuda em qual ano do Ensino Fundamental?

b) Quanto tempo voc? acha que deveria ser o recreio?

b.1) (   ) 10 minutos;

b.2) (   ) 20 minutos;

b.3) (   ) 30 minutos. Justifique.

c) Em sua opini?o, para que serve o recreio?

d) Qual a experi?ncia mais marcante que j? viveu no hor?rio do recreio?

?

3? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

RECREIO EM  IMAGENS: CRIANDO UM ?LBUM DE FOTOGRAFIAS DA SALA

Professor, h? momentos em que uma foto ou imagem ?fala? mais do que mil palavras. Neste momento, exiba em um cartaz ou  utilize um projetor multim?dia, algumas das fotos mais conhecidas em todo o mundo e solicite que seus alunos escrevam algo para retratar seus sentimentos diante das imagens.

Garoto e urubu ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Albert Ainstein ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tanques de guerra  __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

S?tio: ?Fala Cultura?. Imagens dispon?veis em: <http://falacultura.com/2011/08/19/fotos-famosas/>. Acessadas em: 04 de ago. 2013.

Aluna UCA

Professor, ap?s esse momento de an?lise de fotos, sugira aos seus alunos a cria??o de um ?lbum de fotografias da turma. Cada aluno ficar? respons?vel por registrar um colega. Fa?a um sorteio para saber quem registrar? quem, assim, n?o se corre o risco de algum colega ficar sem ser registrado. Os registros dever?o ser feitos no hor?rio do recreio e n?o dever?o ser programados entre os colegas, ou seja, deve ser uma foto espont?nea (sem fazer pose). Para fazer os registros, os alunos dever?o utilizar o mesmo recurso que utilizaram no 2? momento desta aula. Ap?s todos os registros, as fotos devem ser impressas e levadas para a sala de aula, juntamente com cola, tesoura, cartolinas e l?pis de cor para que os alunos possam confeccionar os cartazes, que posteriormente ser?o fixados nas paredes da sala de aula para uma pequena mostra de arte.

 ?Imagens do nosso cotidiano escolar: recreando?. Lembre-se de registrar os nomes dos autores do trabalho: turma, data de realiza??o e o objetivo da atividade.

?

4? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

PRODUZINDO OS TEXTOS

Professor, inicie esse momento exibindo a seus alunos a imagem abaixo por meio de um projetor multim?dia ou impressa em uma cartolina.

Abra uma roda de conversa para ouvir dos alunos o que conseguem enxergar nela. Certamente conseguir?o abstrair muitas coisas rapidamente, pois, se trata de um ambiente muito familiar a ele: o recreio.

Provavelmente, perceber?o que h? uma escala no hor?rio do recreio, ou seja, enquanto algumas turmas est?o em aulas, outras est?o aproveitando o recreio como podem e de diversas maneiras: correndo, dan?ando, caminhando, conversando, comendo o lanche que trouxeram de casa ou comprando no barzinho. Perceber?o tamb?m que, enquanto aproveitam o recreio, alguns funcion?rios da escola continuam suas atividades. Questione-os se existe no recreio, algu?m que geralmente n?o se encontra ali (o homem de bota, ?culos escuros, bon?, colete, papel e caneta nas m?os ? pode ser um policial ou seguran?a) e o que est? fazendo.

Escola - recreio

S?tio: ?Blog da Thais Milly?. Imagem dispon?vel em:  <http://thaismilly3.blogspot.com.br/>. Acesso em: 04 de ago. 2013.

Professor, voc? percebeu que desde o in?cio desta aula, todas as atividades foram preparat?rias para esse momento, ou seja, ?preparamos o terreno? para esta ?ltima atividade: a produ??o de textos a partir de experi?ncias vivenciadas no recreio. Ap?s essa roda de conversa, proponha a seguinte atividade:

Aluna UCA

PRODUZINDO TEXTO

1) Produza um texto (professor, o grau de exig?ncia ser? de acordo com o desenvolvimento da turma) a partir do registro por foto que seu colega fez de voc? no 3? momento desta aula.

2) Fa?a um desenho para ilustrar o texto da atividade 1.

3) Professor, solicite que os alunos produzam um texto (esse texto exigir? mais de seus alunos, contudo, o grau de exig?ncia continua sendo de acordo com o desenvolvimento da turma) que envolva todas as situa??es presentes na figura analisada, do recreio: crian?as em aula, brincando, correndo, caminhando, comendo seu lanche e funcion?rios trabalhando.

Professor, os textos dever?o ser escritos no caderno de L?ngua Portuguesa para que voc? possa avaliar o n?vel da escrita e de criatividade de seus alunos. Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que o texto seja produzido por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, por meio do tablet.

Quando os alunos terminarem de escrever o texto, pe?a que troquem os cadernos com um colega. Um far? a revis?o do texto do outro e quando necess?rio poder? cham?-lo para que possa sanar alguma d?vida quanto aos aspectos gramaticais e ortogr?ficos e tamb?m quanto ? coer?ncia textual. Voc? poder? sugerir que utilizem o dicion?rio para conferir palavras que est?o em d?vida. Ap?s a troca de cadernos entre os alunos, sua corre??o e avalia??o, confeccione um mural dos trabalhos dos alunos e os exponha nos corredores da escola para que os colegas possam conhec?-los.

Recursos Complementares

S?tio: ?Info home?.  Dispon?vel em: <http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo_print.php?cod=689>.  Acesso  em: 04 de ago. 2013.

No s?tio do Portal do Professor voc? encontrar? cole??es de aulas sobre esta tem?tica: ?Aprendendo a comunicar: como escrever cart?es, bilhetes, cartas, convites e e-mails??. Dispon?vel em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=475>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

S?tio ?Diferentes tipos de textos?. Dispon?vel em: <http://www.escolakids.com/os-diferentes-tipos-de-texto.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Fonte: S?tio ?Atividade de professor?. Dispon?vel em: <http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/02/contos-que-eu-recomendo/>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se: conseguiram valorizar e exercitar a criatividade; concentrar na realiza??o das tarefas em grupos; fazer corretamente a leitura das imagens distribu?das ao longo da aula; redigiram os textos com desenvoltura, relacionando com fatos ocorridos com eles no hor?rio do recreio; desenvolveram atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos. Anote os resultados obtidos, para utiliz?-los em seus planejamentos futuros, visando alcan?ar os objetivos propostos.