Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Rela??es sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
- Interagir com os seus pares;
- Identificar o papel da sociedade na educa??o do tr?nsito;
- Conscientizar-se da import?ncia do desenvolvimento de atitudes para a melhoria e educa??o do tr?nsito.
A proposta ? indicada para crian?as a partir de 04 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 professores por grupo. A proposta prev? que os professores habitualmente mostrem fotografias e imagens ao grupo e possibilitem que as crian?as percebam, atrav?s de reflex?es e discuss?es, que os seres humanos interferem no tr?nsito por meio de suas a??es.
PRIMEIRA ETAPA: "Vamos pensar nos meios de transporte e no seu tr?nsito?"
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: 01 M?quina fotogr?fica digital; um equipamento para reprodu??o de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similares); caixas de papel?o, fita crepe .
Local: Sala de aula, p?tio da Institui??o ou local amplo onde se possa reproduzir som e imagem.
Proposta:
O professor dever? organizar o material e pesquisar os locais onde realizar? esta proposta. A atividade ser? iniciada com o professor solicitando ?s crian?as que fa?am uma roda e o imitem enquanto ele executa alguns alongamentos.
Na sequ?ncia, o professor convidar? as crian?as a constru?rem um barco, a partir do material disponibilizado (papel?o, fita crepe e tesouras infantis).
O barco constru?do dever? comportar todas as crian?as sentadas, para juntas fazerem um passeio. Este convite dever? ser feito de forma empolgante no sentido de a crian?ada abra?ar a proposta da brincadeira. O professor dever? estar atento ao movimento de constru??o e, se for o caso, interferir para efetiva??o do solicitado. A ideia ser? estruturar o contorno do barco no ch?o, onde as crian?as sentar?o dentro deste ?contorno? para fazerem um passeio. O professor poder? limitar o tempo para constru??o para que as crian?as se sintam desafiadas.
A intera??o entre as crian?as, as sugest?o de ideias entre elas, a lideran?a de algumas e submiss?o de outras, dever?o ser observadas com olhar atento do professor. Uma vez o barco pronto, o professor solicitar? que as crian?as construam cada uma o seu remo, como ?ltimo desafio para o passeio.
Barco e remos prontos, o professor solicitar? que as crian?as entrem no barco para darem um passeio, e iniciem remando enquanto o professor disponibilizar? um som mais tranquilo no inicio e depois um som de tempestade podendo acessar site sugerido:
http://www.youtube.com/watch?v=_PqOi1C6a6Y
http://www.vagalume.com.br/bia-bedran/pedalinho.html
No momento da tempestade o professor poder? solicitar que as crian?as remem mais forte para conseguirem ultrapassar este ?perigo !?, por exemplo. O docente poder? brincar com estas velocidades de remadas. O professor poder? explorar este momento levando em considera??o o interesse das crian?as. Ao final, o barco ser? desmontado pelas crian?as e o professor reunir? o grupo em uma roda para explorar o que as crian?as experienciaram, dando indicativos na sua fala para os meios de transporte. Quais as crian?as conhecem, quais os meios de transportes mais utilizados atualmente e as suas problem?ticas podendo se apoiar em um desenho que traz uma destas tem?ticas dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0.
?
SEGUNDA ETAPA: ?Vamos fazer uma maratona fotogr?fica para analisarmos o tr?nsito??.
Dura??o: Uma hora aproximadamente.
Material: As m?quinas fotogr?ficas digitais.
Local: ?rea escolhida para a maratona.
Proposta:
O professor dever? escolher previamente a ?rea que conduzir? as crian?as para o passeio fotogr?fico. O local escolhido dever? ser de grande circula??o de ve?culos e com uma vis?vel sinaliza??o com placas de tr?nsito no sentido de possibilitar que as crian?as possam fazer seus registros fotogr?ficos.
O professor dever? convidar outros adultos, pais ou respons?veis, para neste dia, participarem da atividade, combinando com eles estrat?gias de seguran?a e interven??o, se for necess?rio.
O grupo dever? ser organizado em uma roda e o professor dever? retomar as quest?es e os objetivos deste pr?ximo momento. Dever? encaminhar antes da sa?da dos grupos para o local, uma primeira familiariza??o com o equipamento, de forma mais efetiva. Caso n?o tenha uma m?quina fotogr?fica para cada crian?a, o professor dever? organizar e combinar um procedimento para que todos tenham a possibilidade de uso do equipamento atrav?s de empr?stimos de m?quinas. Os adultos envolvidos dever?o estar atentos a este processo. O professor, ao chegar ao local, far? uma roda com as crian?as e as instigar? para a miss?o de resgatar imagens das atitudes negativas do seres humanos em rela??o ao tr?nsito ou a tudo que se relacionar com o assunto, desde placas de sinaliza??o, sem?foros, faixas de pedestres, etc. O ?fot?grafo? dever? estar atento para registrar, no seu momento de posse da m?quina, fotografias que julgar interessantes, que dizem respeito ao tema. De modo que ser?o, no m?ximo, 05 fotos para cada crian?a.
O professor dever? estar atento ?s fotos de cada um dos fot?grafos. Uma sugest?o para marcar o trabalho de cada crian?a, ? inici?-lo com a fotografia do pr?prio autor da sess?o. Ao final, o professor far? uma roda com as crian?as sentadas para exposi??es individuais do que experienciaram.
?
Crian?as saindo para observar o tr?nsito.
Acervo NDI /UFSC
?
TERCEIRA ETAPA: "Vamos refletir sobre o tr?nsito!"
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: As fotos das crian?as e um equipamento para reprodu??o de imagens (DVD e aparelho televisor, ou similares), cabos de vassouras; cartolina ou pap?is recicl?veis para confec??o de placas de tr?nsito; cola; giz de cera; l?pis de cor; caneta hidrocor; tinta guache, uma faca de serra (para uso exclusivo do adulto), um peda?o de mangueira de polietileno, de ? de di?metro, de cor preta, para ?gua e emendas para uni?o deste mesmo material. Acessar site: http://www.eletroflex.com.br/index.php?pg=produtos&id=2.
Local: Sala de aula ou outro ambiente que seja confort?vel para as crian?as observarem as fotos e confeccionarem as placas de tr?nsito.
Proposta:
O professor poder? iniciar esta etapa propondo um alongamento bem humorado, imitando o espregui?ar contemplando partes do corpo e o corpo como um todo, como se estivessem acordando naquele momento. Na sequ?ncia, sugerir? que as crian?as imitem os diferentes tipos de transporte, portanto, carros, navios, trens, avi?es, etc.
Prosseguindo, ele sugerir? que todos sentem em roda e propor? que os ?fot?grafos? apresentem as suas fotos e comentem como foi a atividade e o que mais os chamou aten??o. Iniciar? apresentando as fotos por meio de um equipamento de reprodu??o de imagens e convidar? cada ?fot?grafo? para se pronunciar a respeito dos seus registros fotogr?ficos, enquanto o professor far? suas anota??es a respeito do que mais chamou a aten??o das crian?as individualmente.
Ao final das apresenta??es, o professor instigar? as crian?as a confeccionarem algumas placas de tr?nsito e volantes para brincar. Este convite dever? ser feito com empolga??o e alegria, na forma de um desafio, no sentido de motivar as crian?as a se envolver com a atividade. Diante disso, o professor organizar? os materiais necess?rios. As placas ser?o de autoria das crian?as e o professor poder? viabilizar este processo. Se for necess?rio, o professor poder? se apoiar na sugest?o dispon?vel em: http://www.alienado.net/placas-de-sinalizacao-de-transito .
Com as placas, sem?foros e desenhos prontos, o professor reunir? o grupo em uma roda final para ouvir das crian?as o que elas pensam sobre a brincadeira do tr?nsito na Institui??o.
?
?
Placas confeccionadas para brincadeiras de tr?nsito.
Acervo professor Gilberto NDI/UFSC.
?
QUARTA ETAPA: ?Bi, bi, fom fom!"
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: Uma m?quina fotogr?fica digital; o material confeccionado pelas crian?as para esta etapa.
Local: No p?tio ou parque da Institui??o.
Proposta: O professor dever? identificar na Institui??o em que trabalha um local onde a atividade transcorra de forma tranquila e segura.
O professor reunir? o grupo de crian?as e combinar? que para este momento, a proposta ser? construir um local para as crian?as transitarem com seus ve?culos (volantes de mangueira confeccionados anteriormente). Para isso, ? necess?rio que elas pensem em uma estrutura para que as placas sejam distribu?das de forma que ?os ve?culos? transitem de forma segura e respeitem as leis de tr?nsito, ali representadas pelas placas, faixas de pedestres, sem?foros, guardas de tr?nsito e assim por diante. O professor poder? propor locais como oficinas de ve?culos, postos de gasolina, no sentido de incrementar a atividade.
Nesta etapa, como nas demais, dever? ser registrada com m?quina fotogr?fica e todo o material dever? ser organizado para uma exposi??o para os familiares e outros visitantes. A exposi??o deve ter uma descri??o sucinta do professor para embasamento do que foi vivido e o que mais chamou a aten??o na sua leitura da atividade e ficar exposta por aproximadamente 10 dias.
V?deo sobre alongamento:
Por fim, o professor organizar? o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir coment?rios acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a import?ncia do tema sob a ?tica das crian?as. Ele deve retomar sobre a import?ncia do assunto.
Em seus apontamentos, o professor far? uma reflex?o de como o grupo reagiu ?s propostas, como interagiram entre si e se seus objetivos tra?ados inicialmente, foram atingidos. ? importante ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo.