Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pensando os espa?os coletivos por meio de atividades art?sticas

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

?Confeccionar um brinquedo com e para as crian?as;

? Desenvolver aten??o, concentra??o, coordena??o e criatividade;

? Desfrutar de momentos l?dicos e imaginativos;

? Compreender a arte como saber cultural e est?tico, gerador de significa??o e integrador da organiza??o do mundo e da pr?pria identidade.

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas em 4 momentos, n?o necessariamente consecutivos, com dura??es variadas, entre 40 minutos e 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considera??es:
 
As a??es simult?neas e plurais constitutivas das crian?as pequenas (suas intera??es sociais, seus movimentos de explora??o, descoberta e significa??o) indicam a necessidade de constru??o de uma pr?tica pedag?gica na Educa??o Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de express?o. A organiza??o intencional e sistem?tica dos espa?os, tempos e materiais, contribui para proporcionar essa simultaneidade de propostas e experi?ncias. Estruturamos os ambientes para torn?-los agrad?veis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e conv?vio. Atrav?s desses ambientes as crian?as t?m a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimens?es, interagir com crian?as de diferentes idades e ampliar seu repert?rio de experi?ncias, o que ? fundamental para a forma??o de sua mem?ria e potencializa??o da sua imagina??o-cria??o. Um destaque deve ser dado para a import?ncia de, al?m da disponibiliza??o dos materiais pedag?gicos em locais de acesso ?s crian?as, tamb?m estejam contemplados, no ambiente, cria??es e registros de momentos significativos: pinturas e esculturas feitas pelas crian?as, fotografias dos grupos,  bem como a confec??o de jogos e brinquedos. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de construir com as crian?as esse brinquedo, que vamos chamar de esconde-esconde.  Mas, para al?m da confec??o deste, tamb?m daremos ?nfase a  viv?ncias e experi?ncias art?sticas, proporcionadas para crian?as desde bem pequenas, entre 1 e 3 anos.
 
Primeiro Momento: Preparando os materiais e o ambiente

Materiais: 2 metros de tecido voal ou outro tecido liso e claro, tinta guache de dois tons claros, pinceis, aventais ou camisetas para pintura, papel pardo, fita crepe.

Como essa atividade ser? proposta para crian?as bem pequenas ? fundamental que o professor organize previamente o espa?o e os materiais que ser?o utilizados, a fim de que n?o haja um tempo muito longo de espera entre o proposto pelo professor e a viv?ncia efetiva da atividade pelas crian?as.
O espa?o deve ser organizado da seguinte forma: Em uma sala ampla ou mesmo num espa?o externo, forre o ch?o com papel pardo, numa ?rea aproximada de 3 metros quadrados. Em seguida estique o tecido a ser pintado pelas crian?as em cima do papel pardo e disponibilize as tintas e pinc?is tamb?m no ch?o, pr?ximos ao tecido, de maneira que as crian?as possam ter acesso ao material, mediadas pelo professor, mas ao mesmo tempo de forma mais aut?noma.  

OBS: O grude colorido ? uma ?tima op??o, tamb?m, para ser usado como tinta ou cola colorida com as crian?as bem pequenas,  pois n?o cont?m subst?ncias t?xicas, n?o irrita a pele e ? comest?vel. Para que o grude fique colorido ? s? colocar algumas gotas de anilina comest?vel, depois de pronto. ? interessante colocar na hora que as crian?as forem usar, para que possam observar as cores se formando.

Veja a receita de grude, passo a passo, para voc? fazer em casa:
?    1 copo americano de ?gua em temperatura ambiente
?    1 colher de sopa de farinha de trigo
?    1 colher de sopa de vinagre
       
Modo de fazer:

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo at? engrossar.
O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodre?a e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado ? geladeira.

artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar

 

voal  voal  voal

Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI-2012
?

Segundo Momento: Pintando o tecido

Materiais: Tapete, almofadas e materiais organizados previamente para a pintura.

Dura??o: aproximadamente 1 hora.

Re?na as crian?as em roda e explique que v?o preparar-se para uma atividade de pintura. Como as crian?as s?o pequenas, e a ideia ? deix?-las bem ? vontade vivenciando essa experi?ncia do contato com as tintas (o que para algumas crian?as possivelmente ser? uma experi?ncia nova), ? mais indicado, em vez de utilizar aventais pl?sticos, vesti-las com camisetas que cubram todo o corpo e que n?o limitem os seus movimentos.
No espa?o previamente organizado pelo professor, as crian?as ent?o sob sua media??o, poder?o experienciar livremente o contato com a tinta, usando pincel ou as m?os, marcando o tecido com diferentes cores.

Terceiro Momento: Construindo o esconde-esconde

?

Materiais: Tecido pintado pelas crian?as, bambol?, tesoura, cord?o, algumas chaves em desuso.

Dura??o: aproximadamente 1 hora.

Fa?a uma bainha de 10 cm em uma das extremidade do tecido (pode ser feito a m?quina ou a m?o). Desencaixe o bambol? e passe uma das pontas por essa bainha, e depois encaixe novamente, conforme ilustra??o. Pendure o bambol? com um cord?o,  num espa?o que permita ?s crian?a a possibilidade de movimentos amplos na brincadeira com esse material. Na parte inferior do tecido fa?a pequenos furos, amarre uma fitinha ou cord?o e pendure em cada um 2 ou 3 chaves em desuso. A ideia ? que o tecido fa?a barulho ao ser balan?ado. 

voal   voal  voal  voal

Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI-2013


Quarto Momento: Brincando com o esconde-esconde

Materiais: Material confeccionado pelo grupo

Dura??o: aproximadamente 40 minutos.

Agora que o cen?rio est? pronto ? s? brincar! Re?na as crian?as e as convide para brincar com o novo material. Deixe que o toquem, balancem, percebam de onde est? vindo o barulho, explorem o seu interior e brinquem de enconde-esconde. Esse material pode ficar dispon?vel durante algumas semanas, de prefer?ncia num espa?o coletivo, onde outras crian?as tamb?m possam explor?-lo.

?

voal  voal  voal




?

Recursos Complementares

http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41181  Organiza??o de espa?o da sala de aula: como/o que fazer. Esta aula trata da import?ncia da organiza??o dos espa?os.

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros que auxiliar?o o professor a avaliar se, e o quanto a crian?a se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avan?os em rela??o a aten??o, concentra??o, coordena??o e criatividade. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas ? partir do novo elemento dispon?vel no espa?o escolar (o esconde-esconde),  se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crian?as.  Estes registros servir?o ainda de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, tamb?m, sua pr?tica pedag?gica.