Giandrea Reuss Strenzel
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
| Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Exercitar a imagina??o e criatividade;
- Ampliar o repert?rio musical;
- Ampliar a inser??o e intera??o social;
- Criar a identidade do grupo;
- Perceber a alteridade em rela??o aos outros e a diferen?a como riqueza;
- Aprimorar diferentes formas de comunica??o e assim expressar seus sentimentos;
N?o h? necessidade de trabalhar conhecimentos pr?vios.
A aula elaborada abaixo foi pensada para crian?as de 0 a 4 anos, com o objetivo de ampliar os repert?rios musicais e possibilitar a intera??o entre diferentes grupos de crian?as, seus familiares e conhecidos. A caixa m?gica ter? imagens e objetos de alguns elementos presentes nas m?sicas de dom?nio do grupo, que ir?o ser sorteadas pelas crian?as e a partir disso ir?o cantar, interagir e aprender novas m?sicas.
Primeiro momento: Roda de m?sica
Materiais necess?rios: instrumentos musicais.
Dura??o: 20 minutos
Reconhecendo a import?ncia de ampliar os repert?rios das crian?as e possibilitar a intera??o entre os grupos, realizaremos uma roda de m?sica. Nesse momento os pais que souberem tocar algum instrumento podem participar e contribuir para a atividade. Essa roda dever? ser feita em algum lugar da institui??o que seja agrad?vel e convidativo, sem que tenha um car?ter de apresenta??o. A professora poder? propor que o grupo comece cantando m?sicas de dom?nio popular e aos poucos, na medida em que as crian?as se sentirem a vontade, as mesmas poder?o cantarolar e ensinar para o grupo m?sicas de seu conv?vio familiar. Para as crian?as que apresentam alguma dificuldade na linguagem oral, a professora poder? encaminhar uma pesquisa escrita para os pais ensinarem com o objetivo de conhecer o repert?rio de cada fam?lia e sua disponibilidade para vir ensinar ao grupo, caso a professora n?o conhe?a.
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC/2013
Fotografia: Saskya Bodenm?ller
?
Segundo momento: Selecionar objetos e imagens
Materiais necess?rios: tesouras, l?pis de cor, imagens e objetos (elementos que remetem a letra das m?sicas).
Dura??o: 20 minutos
Cada m?sica e cantiga cantada pelas crian?as t?m elementos marcantes e que d?o um significado, seja por um nome ou objeto citado em v?rios momentos na letra da m?sica. Sendo assim, a partir do repert?rio escolhido pelo grupo, as crian?as poder?o procurar imagens ou objetos que remetem ? m?sica. Um exemplo pode ser em rela??o ? m?sica do Pintinho Amarelinho, que poder? ser representado com uma imagem ou um brinquedo que estar? contido na caixa e em determinado momento ser? sorteado e a m?sica ent?o ser? cantada.
?
Fonte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501542709-pintinho-amarelinho-a-corda-_JM
?
M?sica: Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha m?o (na minha m?o).
Quando quer comer bichinhos,
Com seus pezinhos ele cisca o ch?o.
Ele bate as asas, ele faz "piu-piu!",
Mas tem muito medo ? do gavi?o.
?
Terceiro momento: Constru??o da caixa de m?sica
Materiais necess?rios: caixas de sapato, fita adesiva e tinta.
Dura??o: 20 minutos.
Com as caixas de sapato trazidas pelas crian?as, a professora organizar? o grupo em uma mesa para come?ar a oficina. Na tampa da caixa, a professora ajudar? as crian?as a fazer um buraco que permita a elas colocar uma das m?os e pegar alguma imagem ou objeto por esta abertura. Ap?s fazer o buraco na tampa, todos os objetos devem ser colocados dentro da caixa e em seguida lacr?-la com fita adesiva. ? importante que a caixa n?o contenha muitos elementos, pois com apenas uma imagem ou elemento, mais de uma m?sica podem ser cantaroladas. Assim evita-se que a brincadeira fique cansativa para o grupo. Para finalizar, as crian?as dever?o pintar a caixa por fora para que fique convidativa para a brincadeira e seja levada para outros espa?os, possibilitando intera??es com as crian?as do mesmo grupo e grupos diferentes.
Para conhecer e ter acesso a letras de m?sicas: http://www.letras.com.br/#!musicas-infantis
Aula do Portal do Professor que tamb?m trabalha com este tema: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37137
O professor dever? avaliar se as crian?as se envolveram na atividade e conseguiram estabelecer rela??es de apoio e solidariedade com o grupo, seja no momento da constru??o da caixa e nas contribui??es de ideias de m?sicas. Perceber ainda se o grupo teve a oportunidade de desenvolver a criatividade e imagina??o durante a brincadeira e a constru??o da mesma.