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Desenvolvendo a imagina??o com Maria Feij?o e Jo?o Macarr?o

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

?Confeccionar brinquedos utilizando material reciclado;

? Desfrutar de momentos l?dicos, criativos e imaginativos;

? Promover o envolvimento das fam?lias na proposta pedag?gica.

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas em 5 momentos, com dura??es variadas, entre 40 minutos e 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considera??es:

Essa proposta foi pensada para crian?as entre 2 e 4 anos, no intuito de contribuir para o desenvolvimento dos processos imaginativos e criativos destas, bem como promover maior envolvimento das fam?lias nesse processo. A ideia central ? a confec??o de dois personagens que ser?o levados para casa, nos finais de semana, por cada uma das fam?lias. Durante esse tempo deve ser feito um registro, junto com a crian?a, sobre a estadia dos ilustres convidados.   

Primeiro Momento: Confeccionando os personagens

Materiais: 26 tampinhas de garrafa, 2 garrafas pl?sticas de suco, el?stico, l?, cola quente, tecido, um par de meias, enchimento, feij?o, macarr?o.

Dura??o: aproximadamente 2 horas.

Com um prego ou algum objeto pontiagudo fa?a 4 furos na garrafa, 2 em cima e 2 embaixo. Depois pelo lado de fora de cada um dos furos enfie um el?stico do tipo arredondado. Vire a abertura da garrafa para baixo e v? enfiando o el?stico, at? que a ponta saia pela abertura. D? um n? na ponta do el?stico e puxe para que este fique preso por dentro da garrafa, conforme ilustra??o.

maria feij??o . maria feij??o  maria feij??o  maria feij??o

Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012

Agora encha a garrafa com feij?o, macarr?o, ou outro material que achar interessante e que tenha a ver com o enredo que ser? criado para os personagens. Para fazer a cabe?a, corte a ponta de uma meia, conforme ilustra??o, depois encha a cabe?a do personagem e amarre no gargalo da garrafa, com as pr?prias tiras que deixou ao cortar a meia. Com cola quente, cole l? para fazer os cabelos. Para fazer os olhos e boca podem ser utilizados bot?es e tecido, ou simplesmente desenh?-los com caneta para tecido. Outra op??o para confeccionar a cabe?a do personagem ? usar uma bola de isopor, que pode ser colada com cola quente na boca da garrafa.

maria feij??o  maria feij??o

Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012
     

Segundo Momento: Montando o cen?rio e criando o enredo

Materiais: caixa de papel?o, personagens confeccionados, hist?ria dos personagens.

Dura??o: aproximadamente 40 minutos.

Re?na as crian?as em roda e explique que v?o preparar-se para um passeio pelos arredores da escola. Pode ser pelo parque ou em alguma ?rea externa,  pr?xima a escola. Nossa experi?ncia foi vivenciada em um bosque que fica ao lado da escola. No local escolhido pelo professor as crian?as encontrar?o a caixa com os personagens, que foi deixada anteriormente por ele. Assim que alguma crian?a encontrar a caixa, convide todo o grupo a sentar em roda para descobrirem o que h? dentro dela. Ent?o, com certo suspense v? mostrando os personagens e deixando que as crian?as os toquem, explorem, enquanto s?o instigadas pelo professor a descobrirem como os personagens foram parar ali. Quem s?o. De onde vieram. Depois revele ter achado tamb?m uma carta dentro da caixa. Abra-a e leia para o grupo.
Nessa carta vai estar escrito o enredo que o professor criar. Em nossa experi?ncia foi crido o seguinte enredo:

A Hist?ria de Maria Feij?o e Jo?o Macarr?o

Havia uma ?poca em que algumas pessoas n?o respeitavam a natureza,

e jogavam muito lixo no ch?o, principalmente no bosque.

Um dia uma fada, cansada de ver tanto lixo em meio as ?rvores,

resolveu ajudar, e come?ou a transformar todo o lixo que encontrava em brinquedos

Foi assim que nasceu  Maria Feij?o e Jo?o Macarr?o.

Mas at? hoje  eles vivem sozinhos,

esperando que algu?m os encontrem e cuide deles.

maria feij??o   roda

Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012


Terceiro Momento: Quem vai cuidar de nossos amigos nos finais de semana?

Materiais: caixa com os personagens.

Ao voltarem do passeio trazendo a caixa com os bonecos, fa?a uma roda de conversa com as crian?as para propor a seguinte situa??o: Maria Feij?o e Jo?o Macarr?o ficar?o na escola durante a semana e todos n?s vamos cuidar deles, mas e nos fins de semana, quem vai cuidar? Que tal cada crian?a lev?-los para casa uma vez?
Antes das crian?as come?arem a levar os bonecos para casa, converse com as fam?lias explicando  os objetivos da proposta. A ideia ? que cada crian?a leve os personagens e fa?a um registro com a fam?lia sobre essa viv?ncia. Esse registro pode ser fotogr?fico, escrito, desenhado, enfim, fica a crit?rio da imagina??o e criatividade de cada fam?lia. Esse registro vai ser lido e apreciado pelo grupo, todas as vezes que Maria Feij?o e Jo?o Macarr?o  voltarem da casa de alguma crian?a. 
     
Quarto Momento: Confeccionando um livro com os registros das fam?lias

Materiais: 5 cartolinas cortadas do tamanho de folhas A4 ou 20 folhas de papel canson (s?o como folhas de papel of?cio s? que mais grossas), furador de papel.

Dura??o: aproximadamente 40 minutos

Junte todas as folhas, fure com o furador de papel e una-as com uma fita. Depois escolha como vai ser a capa. Optamos por decor?-la com tecido e escrever um t?tulo: As aventuras de Maria feij?o, Jo?o Macarr?o e uma turminha muito legal. Fizemos as primeiras p?ginas apresentando os personagens que comporiam essa hist?ria. Em seguida, relatamos a hist?ria de Maria Feij?o e Jo?o Macarr?o, e depois a professora, que foi a primeira a levar os personagens para casa, fez o seu registro no livro. Assim, as fam?lias puderam visualizar melhor como seria essa ideia do registro. 

maria feij??o  maria feij??o  maria feij??o    

Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012

Quinto Momento: Conhecendo as aventuras de Maria feij?o, Jo?o Macarr?o

Materiais: caixa com os personagens e o livro de registros

Dura??o: aproximadamente 40 minutos.

Cada vez que os personagens  voltarem para a escola re?na o grupo em uma roda, para compartilharem o registro feito. Sugerimos que convide tamb?m a fam?lia que fez o registro para partilhar desse momento. Caso a fam?lia tenha disponibilidade, ser? mais interessante que ela exponha, junto com seu filho, o registro ao grupo. No decorrer da semana, ? interessante deixar o livro acess?vel ?s crian?as, para que possam ver com mais calma os registros j? feitos.  

maria feij??o  maria feij??o  maria feij??o

Fonte: fotos, arquivo institucional -NDI- 2012
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Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros que auxiliar?o o professor  a avaliar se, e o quanto a crian?a  se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas e familiares. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas ? partir do novo elemento dispon?vel no espa?o escolar (os bonecos),  se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crian?as. E as fam?lias? Se mostraram participativas? envolveram-se na atividade proposta? Estes registros servir?o ainda de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, tamb?m, sua pr?tica pedag?gica.