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Pesquisando e brincando com os animais marinhos.

Autor e Co-autor(es)

Liliany Nascimento Cust?dio imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar a beleza e import?ncia dos oceanos, mares e dos animais marinhos para a humanidade.
  • Pesquisar sobre os animais marinhos.
  • Realizar brincadeiras e jogos relacionados com a tem?tica.
  • Interpretar texto.
  • Organizar palavras em ordem alfab?tica.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que o aluno tenha dom?nio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 2?. ano  do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Professor, embora os oceanos cubram aproximadamente 70% de toda a superf?cie terrestre, a humanidade ainda n?o despertou sobre a import?ncia dos ambientes marinhos e porque eles devem ser preservados.

A sobreviv?ncia da humanidade na Terra est? diretamente ligada ?s condi??es de nossos oceanos e suas correntes de ?gua, pois al?m de produzirem a metade do oxig?nio dispon?vel, eles ainda regulam as condi??es clim?ticas, absorvem grande quantidade de g?s carb?nico e fornecem alimentos a milh?es de pessoas.

Os ecossistemas marinhos s?o frutos de milh?es de anos de evolu??o e n?o podem ser destru?dos por motivo de ambi??o ou de desconhecimento.

Dessa forma, acreditamos que quanto mais conhecermos a natureza e suas rela??es, mais poderemos respeit?-la, defend?-la e am?-la, e ? com esse intuito de conscientizar nossos alunos que a conserva??o dos oceanos e de seus habitantes ? vital para a sustentabilidade na Terra. Por isso ? importante estudar este ambiente na escola.

Para saber um pouco mais sobre a import?ncia dos ambientes marinhos acesse o site abaixo: Import?ncia dos ambientes marinhos. Dispon?vel em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/importancia-dos-ambientes-marinhos.htm. Acesso em 16 de agosto de 2013.

Aula 1. O que eu sei sobre o mar?

1. Em uma roda de conversa na sala de aula, apresente aos alunos a brincadeira ?O que eu sei sobre o mar??. Pegue uma caixa de sapato encape com papel azul e escreva na caixa: ?O que eu sei sobre o mar??. Dentro dessa caixa ter? imagens relacionadas ao mar.

Oceano

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Fonte: http://universomarino.com/2009/02/27/el-oceano-pacifico-el-mas-grande-y-profundo/. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceano e os peixes

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Fonte: http://www.fotosefotos.com/page_img/17936/peixes_colorido_no_oceano. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceano e as algas

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Fonte: http://blog.ecobrindes.com.br/?p=1452. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceano e o transporte

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Fonte: http://diariodebordomsc.com.br/travessias-atlanticas-europa-a-brasil-de-navio/. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceano e o petr?leo

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Fonte: http://www.movimentocyan.com.br/home/revista-cyan/temas/tecnologia/2011/06/13/brasil-quer-laboratorio-maritimo-em-alto-mar. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Sugest?es de textos para complementar a discuss?o.

A import?ncia da conserva??o dos oceanos. Dispon?vel em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-importancia-conservacao-dos-oceanos.htm. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Oceanos e mares. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/geografia/oceanos-mares.htm. Acesso em 17 de agosto de 2013.

FREITAS, Eduardo de. Polui??o das ?guas oce?nicas. Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/poluicao-das-aguas-oceanicas.htm. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Professor escolha um aluno para come?ar a brincadeira. Este dever? pegar uma imagem aleat?ria da caixa e explicar o que ele conhece sobre a imagem. Depois de o primeiro aluno pegar a imagem e explicar, o pr?ximo aluno sentado na sequencia da roda continua a brincadeira pegando nova imagem na caixa. A brincadeira termina quando todos pegarem uma imagem e falar sobre ela.

Observa??o: O n?mero de imagens na caixa deve ser de acordo com o n?mero de alunos na turma, pois cada aluno pega uma imagem e retira-a da caixa.

Sugest?es de perguntas para auxiliar os alunos:

1) Que imagem ? esta? O que representa essa imagem?

2) J? viu pessoalmente esse animal?

3) Como n?s seres humanos podemos agir para cuidar dos oceanos?

4) O que aconteceria se n?o tivesse mais peixes e algas marinhas nos oceanos?

5) Para voc? qual a import?ncia do oceano e mares para os seres humanos?

6) Como os oceanos podem nos auxiliar no dia a dia?

2. Professor apresente aos alunos a hist?ria ?A escolinha do mar? da autora Ruth Rocha. Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/emeicantinhodoceu/a-escolinha-do-mar-ruth-rocha. Acesso em 04 de agosto de 2013.

Antes de iniciar a hist?ria, convide os alunos para conhecer uma escola bem divertida do fundo do mar com animais bem engra?ados. 

Utilize o Data Show ou outro recurso dispon?vel na escola.

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Fonte: http://www.slideshare.net/emeicantinhodoceu/a-escolinha-do-mar-ruth-rocha. Acesso em 04 de agosto de 2013.

3. Ainda na roda de conversa, proponha algumas perguntas para os alunos sobre a hist?ria:

1) O que voc?s acharam da hist?ria? Qual parte gostaram mais?

2) Como era a escola da Dona Ostra? Al?m das aulas de ballet o que mais tinha?

3) Na escolinha do mar tem o personagem Peixinho Vermelho. O que ele fazia para atrapalhar a aula?

4) Como foi a viagem dos alunos da escola no fundo do mar?

5) O que voc?s acharam da atitude do Tubaronete com a Dona Ostra?

6) O que Tubaronete e o Peixoto planejaram no final da hist?ria?

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Aula 2. Interpretando a hist?ria

1. Leia a hist?ria novamente para os alunos. Proponha uma atividade no caderno, pe?a para os alunos que durante a leitura da hist?ria listem no caderno o nome do livro, do autor e dos animais (personagens) que aparecem na hist?ria. Caso seja necess?rio repita a apresenta??o da hist?ria.  Ap?s a leitura, fa?a a interpreta??o oral do texto com os alunos e as corre??es coletivamente, se necess?rio. Logo a seguir pe?a que alunos apresentem suas opini?es a respeito da hist?ria. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade e a socializa??o entre os alunos.

2. Depois de anotados todos os animais que aparecem na hist?ria, solicite aos alunos que formem duplas e coloquem os animais em ordem alfab?tica.

Baleia; camar?o; cavalo marinho; enguia; estrela do mar; golfinho; lula; ostra; peixe-el?trico; siri e tubar?o.

Professor aproveite o momento para dialogar com os alunos sobre a import?ncia dos Recursos vivos que o mar oferece ?s pessoas:

Ex.: ?Anualmente, cerca de 100 milh?es de toneladas de pescado, s?oa principal fonte de prote?na para 2.000 milh?es de pessoas.
Muitas algas e animais marinhos s?o utilizados para os mais variados fins. As algas s?o utilizadas na ind?stria do papel, fotogr?fica, alimentar, farmac?utica e vin?cola. Da carapa?a dos crust?ceos retira-se quitina, que ? utilizada no tratamento de queimaduras e reconstru??o de vasos sangu?neos.
Do peixe retiram-se diversos compostos, com m?ltiplas aplica??es desde a pintura, lubrificantes e ind?stria da borracha.
Das esponjas retiram-se subst?ncias que s?o empregues na fabrica??o de f?rmacos para combater doen?as, como o cancro e a SIDA.?

REFOR?AR A INFORMA??O DE QUE O OCEANO E OS ANIMAIS MARINHOS S?O T?O IMPORTANTES PARA A HUMANIDADE COMO AS FLORESTAS!

Para saber mais sobre este assunto acesse: A import?ncia dos oceanos. Dispon?vel em: http://www.oceanario.pt/cms/1255/. Acesso em 11 de agosto de 2013.

3. Entregue para os alunos um instrumento que dever?o escrever o nome do personagem da hist?ria que mais gostaram e o motivo pelo qual escolheram o personagem e fazer um desenho.

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Fonte: Imagem da pr?pria autora.

4. Professor finalize a aula com um jogo cooperativo: ?Salva-vidas e tubar?o?.

1) Divida a turma em quatro alunos como ?salva-vidas?, um aluno como ?tubar?o? e o restante dos alunos como ?banhistas?.

2) Os ?banhistas? estar?o dispostos na quadra aleatoriamente correndo; o ?tubar?o? tentar? pegar os ?banhistas?. Os banhistas se dividir?o em duplas vestidos de coletes (cada dupla de uma cor) e cada dupla ficar? sentada em uma extremidade da quadra (esta??o).

3) Ao sinal do professor o jogo come?a: O objetivo do tubar?o ? pegar o m?ximo de banhistas, os banhistas ter?o que fugir do tubar?o e os salva-vidas salvar?o os banhistas que forem mordidos pelo tubar?o.

4) O banhista que for mordido pelo tubar?o dever? deitar no ch?o e esperar que os salva-vidas o socorram. Os salva-vidas dever?o carregar o banhista ferido e levar para sua esta??o e dar um colete para ele. A partir de agora, o banhista que se feriu se tornar? um salva-vidas e tentar? salvar os pr?ximos feridos.

5) Os salva-vidas somente poder?o salvar algum banhista ferido se sua equipe estiver completa. O tubar?o n?o poder? pegar os banhistas. Termina o jogo quando n?o houver mais banhistas no mar.

Variar o jogo trocando os alunos que ser?o salva-vidas e o tubar?o.

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Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Professor ? importante neste momento dialogar com os alunos sobre a injusti?a cometida contra o tubar?o:ele ? visto por muitos com um monstro assassino, mas ele ? de grande import?ncia para o ser humano e o nosso ecossistema.

Tubar?es: caracter?sticas e import?ncia ecol?gica dos tubar?es. Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/tubaroes-caracteristicas-e-importancia-ecologica-dos-tubaroes.htm. Acesso em 11 de agosto de 2013.

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Aula 3. Pesquisando sobre os animais marinhos.

1. Proponha aos alunos uma pesquisa sobre alguns dos animais apresentados na hist?ria. Para isto escreva no quadro o nome de todos os animais que s?o citados na hist?ria e solicite que cada aluno escolha um animal para a pesquisa. Explique para os alunos que os cinco animais mais votados far?o parte da pesquisa.

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Fonte: Imagem da pr?pria autora.

2. Cada grupo far? a pesquisa sobre um animal, para isto, sorteie entre os grupos o animal a ser pesquisado. Encaminhe os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica da escola ou entregue o notebook do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA [metasys> favoritos>navegador de internet]. Apresente o roteiro para pesquisa.

Sugest?o de roteiro:

1) Nome do animal:

2) Onde vive:

3) De que se alimenta:

4) Caracter?sticas:

5) Import?ncia do animal para o homem:

6) Curiosidades.

3. Depois de realizada a pesquisa, entregue para cada grupo um cartaz, l?pis de cor e canetas coloridas, para que os alunos escrevam o resultado de sua pesquisa e fa?am desenhos sobre o animal pesquisado. Finalize a aula com a apresenta??o dos grupos e a fixa??o dos cartazes na parede da sala de aula, nos murais e site da escola.

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Fonte: http://academiapecompe.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html. Acesso em 04 de agosto de 2013.

Aula 4. Brincando com os animais marinhos

1. Proponha nas pr?ximas aulas a realiza??o de brincadeiras relacionadas a tem?tica: animais marinhos.

BRINCADEIRA: Peixe e pescadores.

Professor esta ? a chance de aprofundar os conhecimentos de seus alunos e tamb?m de conscientiz?-los sobre a import?ncia da exist?ncia e respeito ?s leis que regulamentam o per?odo da pesca para preservar as esp?cies existente no mar e rios brasileiros.

Sugest?es de textos sobre a pesca.

Leis de prote??o ao meio ambiente ? artigos que tratam da pesca. Dispon?vel em: http://www.vaprapesca.com.br/Brasil/Links/legisla%C3%A7ao_ambiental.htm. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Explique aos alunos que a pesca predat?ria ? aquela que tira do meio ambiente mais do que ele consegue repor, diminuindo a popula??o de peixes e mesmo de plantas do ecossistema. A pesca predat?ria tem consequ?ncias desastrosas, podendo limitar a produtividade pesqueira, quer seja do ponto de vista biol?gico, quer econ?mico.

Pesca predat?ria. Dispon?vel em: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_pesca_predatoria.htm. Acesso em 18 de agosto de 2013.

1) Escolha os alunos que ser?o os marinheiros. Eles deveram ficar no centro do circulo. Entregue brinquedos (estes ser?o os peixes) aos marinheiros, para que eles os distribuam como quiser no interior do c?rculo.

2) Os outros jogadores, os pescadores, ficam em volta do c?rculo. O marinheiro d? o sinal, e a brincadeira come?a. Todos os pescadores devem tentar entrar no c?rculo e pegar um peixe sem que o marinheiro os toque.

3) Se o marinheiro conseguir tocar em algum pescador, ele deve ficar abaixado dentro do c?rculo e s? pode sair de for tocado por outro pescador. O jogo termina quando os pescadores conseguirem pescar todos os peixes ou quando o marinheiro pegar todos os jogadores.

Sugest?es de brinquedos: bonecas, carrinhos, arcos, pe?es etc.

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Fonte: http://eredconquista2013.blogspot.com.br/. Acesso em 04 de agosto de 2013.

BRINCADEIRA: Peixe e anzol.

1) Escola o aluno que ser? o peixe. Os outros alunos forma uma roda bem grande que dever? ficar a uma dist?ncia de 30 metros do pique escolhido (?rvore, trave do gol etc.). O peixe fica em p? no centro da roda.

2) Ao sinal do professor, a roda come?a a girar bem r?pido e o peixe tentar? romper  a roda para conseguir escapar. Assim que conseguir romper a roda, o peixe corre em dire??o ao pique enquanto que os demais participantes correm atr?s dele, tentando alcan?a-lo.

3) Se o peixe for agarrado (ficar preso no anzol) antes de chegar ao pique, ser? substitu?do por aquele que o pegou. Se conseguir chegar ao pique, continuar? a ser o peixe na pr?xima vez.

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Fonte: http://tudoemfoco.net/wp-content/uploads/2010/09/Brincadeiras-de-crian%C3%A7a-peixe-no-anzol.jpg. Acesso em 04 de agosto.

BRINCADEIRA: Tiro ao alvo

Professor escolha uma parede da quadra que possa ser desenhada. Desenhe na parede uma baleia de aproximadamente 1 metro e divida o desenho em v?rias partes pontuando-as.

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Fonte: Imagem da pr?pria autora.

1) Divida os alunos em dois times. Um aluno de cada time por vez, com uma bolinha pequena e aproximadamente a 5metros do alvo, arremessar? a bolinha no desenho e de acordo com o local do desenho marcar? 1, 2 ou 3 pontos. Professor tenha em m?os uma folha para anotar a quantidade de pontos de cada time. Vencer? o time que marcar mais pontos.

Aula 5. O segredo da concha.

1. Retome a hist?ria ?A escolinha do mar? relembrando com os alunos o animal que representava a dona da escola: a Dona Ostra. Apresente para os alunos o cartaz do grupo de alunos que pesquisaram sobre a ostra e explique as caracter?sticas e import?ncia desse animal.

2. Explique que as ostras t?m corpos moles, protegido dentro de uma concha bem durinha. Ela tem uma forma curiosa de se defender. Quando um parasita invade seu corpo, ela libera uma subst?ncia chamada madrep?rola, que se cristaliza sobre o invasor impedindo-o de se reproduzir. Depois de cerca de tr?s anos esse material vira uma p?rola.

3. Proponha que os alunos confeccione uma concha de papel para uma din?mica em sala de aula. Ser? necess?rio: 1 tesoura sem ponta, 1 fita adesiva e 1 caixa de giz de cera. Modelo de concha:

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Fonte: Imagem retirada da obra de Ruth Rocha, Escolinha do Fundo do Mar (p?g. 9). Dispon?vel em:  http://www.salamandra.com.br/data/files/8A7A83CB30D6852A01318FE30E8A0B0B/9788516062996.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2013.

1) Pe?a para os alunos abrirem a concha do mar e escreverem uma coisa legal que tenham aprendido nas aulas sobre os animais marinhos. Depois eles assinem o nome. Em seguida cada um l? o que escreveu.

2) Cole as conchinhas do mar dos alunos em uma cartolina azul e fixe na parede da sala. A concha deve estar pregada de modo que quem quiser pode abri-la e ler o texto.

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Fonte: Imagem retirada da obra de Ruth Rocha, Escolinha do Fundo do Mar (p?g. 10). Dispon?vel em: http://www.salamandra.com.br/data/files/8A7A83CB30D6852A01318FE30E8A0B0B/9788516062996.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2013.

4. Apresente o v?deo: ?A vida marinha 2013 ? imagens in?ditas do fundo do mar ? Full HD?. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=vtz4Z6E06TA. Dura??o: 03min27seg. Acesso em 04 de agosto. Esse v?deo retrata o fundo do mar suas caracter?sticas e animais que nele habitam. Depois de assistido o v?deo proponha que os alunos um por vez desenhem no quadro alguma imagem ou caracter?stica que mais acharam interessante no v?deo.

Recursos Complementares

Animais marinhos. Dispon?vel em: http://www.ninha.bio.br/biologia/animais_marinhos.html. Acesso em 04 de agosto de 2013.

A vida marinha 2013 - imagens in?ditas do fundo do mar - Full HD Dura??o: 3min27seg. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=vtz4Z6E06TA. Acesso em 04 de agosto de 2013.

A import?ncia dos oceanos.Dispon?vel em: http://www.oceanario.pt/cms/1255/. Acesso em 16 de agosto de 2013.

A import?ncia dos oceanos e mares. Dispon?vel em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/importancia-dos-oceanos-e-mares.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Avaliação

Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e analisar se eles conseguiram: interpretar a hist?ria; organizar palavras em ordem alfab?tica; identificar os animais marinhos citados; contribuir com o grupo nas atividades coletivas propostas; desenvolver a habilidade de desenho e escrita; conscientizar sobre a import?ncia dos oceanos, mares e dos animais marinhos para a humanidade; verbalizar sobre suas impress?es e percep??es a cerca do tema. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.