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Venenos: import?ncia na biologia e na evolu??o das esp?cies.

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Biotecnologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Citopatologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos
Ensino M?dio Biologia Origem e evolu??o da vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar padr?es em fen?menos e processos vitais dos organismos, como manuten??o do equil?brio interno, defesa e rela??es com o ambiente.
  • Compreender a import?ncia dos venenos na biologia e na evolu??o das esp?cies animais.
  • Associar cada tipo principal de veneno ao animal que o produz e aos seus efeitos no organismo humano.
  • Compreender o papel da evolu??o na produ??o de padr?es e processos biol?gicos dos seres vivos.
  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas, como texto discursivo, gr?ficos, tabelas, rela??es matem?ticas ou linguagem simb?lica.
  • Associar caracter?sticas adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribui??o em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Evolu??o dos seres vivos.
  • Teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin.
  • Classifica??o dos seres vivos e nomenclatura de Lineu.
  • Biologia celular.
  • Gen?tica

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS

Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; montagem e apresenta??o de trabalhos em forma de semin?rios; an?lise de v?deos e estudo de textos; produ??o de textos.

RECURSOS

Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; v?deos e textos digitais.

veneno

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-xZmKqoWmTJM/TcnmqAmD74I/AAAAAAAADYo/104hV7DCnsk/s400/veneno.jpg. Acesso: em 08/08/2013

M?dulo 1- Introdu??o ao tema

Atividade 1 - Animais venenosos da Amaz?nia: abordagem do tema por meio de v?deo

Sugerimos que a introdu??o ao estudo deste tema ocorra por meio do v?deo Animais venenosos da Amaz?nia com 'Steve Brackshall', dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=yFe4yhgh6Qk (acesso em: 08/08/2013). Este document?rio possibilita uma discuss?o, por meio da qual o professor poder? resgatar conhecimentos pr?vios dos alunos e apontar novos termos e conceitos necess?rios ? compreens?o do conte?do a ser trabalhado nesta proposta.

Ao explorar o conte?do deste document?rio, o professor estar? apontando a abordagem do estudo do tema desta proposta.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o v?deo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar o v?deos em seu computador e projet?-lo, utilizando o aparelho data show.

O v?deo dever? ser visualizado pelos alunos uma primeira vez, sem interrup??es. Depois dessa visualiza??o, o professor dever? entregar uma c?pia das quest?es para discuss?o que direcionar?o a segunda visualiza??o, com pausas para registros das informa??es solicitadas. Como s?o muitas informa??es em 10 minutos de v?deo, ? necess?rio disponibilizar um tempo adequado para esta tarefa.

Sugest?es de quest?es para discuss?o

  • O que ? um veneno? Quais s?o seus poderes?

  • Por que os venenos s?o considerados uma das mais assustadoras, misteriosas e incompreendidas for?as da natureza?

  • Qual ? o animal entre os invertebrados que possui a picada mais dolorida?

  • O veneno da jararaca ? uma hemotoxina. O que isso significa? Como ele atua?

  • O que faz da jararaca o animal que possui o mais avan?ado sistema inoculador de veneno?

  • Por que devemos respeitar as cobras?

  • Qual ? o mais temido efeito colateral do veneno das aranhas armadeiras?

  • Como a neurotoxina do veneno age no organismo do animal picado pela aranha armadeira?

  • Por que as aranhas armadeiras representam um perigo para as pessoas?

  • Os venenos produzidos pelos animais atuais s?o os mesmos que produziam seus ancestrais? Por qu??

  • Que uso tem sido feito dos venenos, em fun??o de serem considerados as subst?ncias mais complexas conhecidas pela Ci?ncia?

  • Qual ? a import?ncia do veneno na biologia do animal que o produz?

  • Quais s?o os efeitos no organismo que recebe as toxinas seguintes e quais animais produzem venenos com cada uma delas? a) hemotoxinas; b) citotoxinas; c) neurotoxinas.

  • Quais animais foram mencionados como produtores de veneno, no v?deo? A quais grupos animais pertencem, de acordo com a nomenclatura de Lineu?

Atividade 2- Discuss?o do v?deo

A discuss?o do v?deo dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras, em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3 - Novas quest?es e reda??o de texto inicial

A partir desta discuss?o inicial, novas quest?es poder?o ser pontuadas pelo professor. Um questionamento final dever? ser feito pelo professor: qual a distin??o entre animais venenosos e pe?onhentos?

O professor poder? deixar a discuss?o sobre estes termos, neste momento, no senso comum, uma vez que haver? uma diferencia??o nos textos a serem lidos e discutidos na Atividade 1 do M?dulo 3. No momento oportuno, no entanto, essa distin??o dever? ser enfatizada.

Ap?s a discuss?o do v?deo, cada grupo de quatro alunos dever? redigir um texto, a partir das informa??es registradas. O texto dever? ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para corre??es e avalia??o.

baiacu

Baiacu. Imagem dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b0/Canthigaster_valentini_1.jpg/620px-Canthigaster_valentini_1.jpg. Acesso em:08/08/2013.

M?dulo 2- Evolu??o do veneno

Atividade 1 - Document?rio

O document?rio HC - Evolu??o - Veneno http://www.youtube.com/watch?v=loIgh1GUB48 (acesso em; 08/08/2013) aborda algumas pesquisas sobre a diversidade dos venenos, sua complexidade e evolu??o. A evolu??o seria a resposta para a complexidade, a diversidade e a capacidade mortal dos venenos?

O v?deo possibilita a discuss?o sobre como se deu a evolu??o do veneno em diversos animais, ao longo do tempo, e busca esclarecer alguns fatores que podem ter levado alguns indiv?duos a desenvolverem essa arma letal em detrimento de outros que n?o a apresentam.

O veneno, a arma natural mais letal empregada no reino animal, desenvolveu-se em criaturas t?o diversas quanto medusas, insetos, cobras e inclusive mam?feros. Cientistas ao redor do mundo mostram como o veneno evoluiu para se adaptar ?s necessidades de cada animal que o possui. Conhe?a o caracol do cone, a criatura mais mort?fera da atualidade, com um veneno capaz de se atualizar constantemente para estar sempre a um passo adiante de sua presa (texto da p?gina: http://www.youtube.com/watch?v=loIgh1GUB48 . Acesso em: 09/08/2013).

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o v?deo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar o v?deos em seu computador e projet?-lo utilizando o aparelho data show.

O v?deo deve ser visualizado pelos alunos uma primeira vez, sem interrup??es. Depois dessa visualiza??o, o professor dever? entregar uma c?pia das quest?es para discuss?o que direcionar?o a segunda visualiza??o, com pausas para registros das informa??es solicitadas. Como s?o muitas informa??es em 44 minutos de v?deo, ? necess?rio disponibilizar um tempo adequado para esta tarefa.

Sugest?es de quest?es para discuss?o

  • Em que consiste o veneno?
  • De qual componente biol?gico evolu?ram os venenos?
  • Como foi a evolu??o do veneno da Taipan? Como ele age no organismo da v?tima?
  • Por que o veneno da Taipan permite a esta serpente ca?ar animais perigosos?
  • Por que as serpentes marinhas t?m veneno mais forte do que as terrestres das quais evolu?ram?
  • O que determina a diversifica??o e a continuidade evolutiva dos venenos?
  • Os venenos das serpentes  adaptam-se ao ambiente em que elas vivem. Explique essa afirmativa de acordo com as teorias evolutivas: a) de Lamarck; b) de Darwin.
  • Qual ? o parentesco evolutivo entre cobras e lagartos em rela??o ao veneno?
  • Na natureza o que ? ?til evolui mais de uma vez. Explique isso em rela??o ao veneno.
  • Quais s?o as desvantagens de se ter veneno que explicam sua preval?ncia em relativamente poucos grupos animais, em detrimento de sua complexidade e efici?ncia?
  • Como atua o veneno das vespas parasitoides em suas presas utilizadas como zumbis para a sua reprodu??o? Qual ? o significado evolutivo deste comportamento?
  • Quando uma presa como o esquilo pode enfrentar uma cascavel? O que isso significa em termos evolutivos? Explique este caso de acordo com as teorias evolutivas: a) de Lamarck; b) de Darwin
  • Qual ? a consequ?ncia da evolu??o da resist?ncia dos esquilos ao veneno da cascavel, na evolu??o deste veneno?
  • A que grupo taxon?mico pertence o animal mais venenoso do mundo? Por que ele precisa de tanto veneno em sua biologia?
  • Por que o estudo do veneno das con?deas ? monitorado?
  • O que na evolu??o dos venenos os torna mais facilmente modific?veis em medicamentos?
  • Por que o veneno muda a hist?ria natural da evolu??o?

Atividade 2- Discuss?o do v?deo

A discuss?o do v?deo dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.er?

Ap?s a discuss?o das quest?es iniciais apontadas, o professor dever? apresentar aos alunos uma avalia??o mais cr?tica deste v?deo. H? afirmativas que precisam ser melhor  esclarecidas em rela??o ?s teorias evolucionistas, uma vez que d?o margem ? diversas interpreta??es. Por exemplo, quando afirmam que houve "evolu??o da resist?ncia dos esquilos ao veneno da cascavel", isso pode ter diferentes explica??es, se analisado ? luz da teoria de Lamarck, Darwin ou do Neodarwinismo. Sendo assim, o professor ter? neste momento uma ?tima oportunidade para trabalhar essas teorias, a partir deste tipo de afirmativa que aparece v?rias vezes no v?deo, sem maiores explica??es do processo.

H? que se discutir tamb?m o conceito de adapta??o e seu papel no processo evolutivo, uma vez que o v?deo lan?a informa??es que poder?o ser questionadas e exploradas nesta discuss?o.

Reportando ? Teoria Sint?tica da Evolu??o ou Neodarwinismo, o professor dever? trazer fundamentos dessa teoria que considera a popula??o como a unidade evolutiva, e que cada popula??o apresenta determinado conjunto g?nico, que pode ser alterado de acordo com fatores evolutivos: a) fatores que tendem a aumentar a variabilidade gen?tica da popula??o ? muta??o e permuta??o; b) fatores que atuam sobre a variabilidade gen?tica j? estabelecida ? migra??o, deriva gen?tica e sele??o natural. Sendo assim, sabe-se que uma popula??o est? evoluindo, quando se verificam altera??es na frequ?ncia de seus genes. Importante ressaltar que as muta??es n?o ocorrem para adaptar o indiv?duo ao ambiente. Elas ocorrem ao acaso e, por sele??o natural, s?o mantidas, quando adaptativas (sele??o positiva) ou eliminadas, em caso contr?rio (sele??o negativa). Podem ocorrer em c?lulas som?ticas ou em c?lulas germinativas; neste ?ltimo caso, as muta??es s?o de fundamental import?ncia para a evolu??o, pois s?o transmitidas aos descendentes (A teoria sint?tica da evolu??o. dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao19.php . Acesso em: 09/08/2013).

A partir dessas considera??es, novos questionamentos podem ser feitos, tais como:

a) Segundo o v?deo, o veneno da Taipan evoluiu, ou seja,  tornou-se mais forte em milh?es de anos, a fim de imobilizar a presa mais r?pido. Analisando essa afirma??o, podemos ent?o questionar: a evolu??o do veneno das diferentes esp?cies ? resultante de um fen?meno aleat?rio de muta??o que ocorreu em algum ancestral de todos os animais venenosos ou foi uma adapta??o decorrente de uma necessidade do indiv?duo diante de sua vulnerabilidade no ambiente?

b) Acredita-se que as subst?ncias dos venenos evolu?ram de prote?nas naturais do corpo que sofreram muta??es. Mas como eles evolu?ram de forma t?o diferente, em grupos diferentes ou mesmo em uma mesma esp?cie?

c) As formas de inocula??o nas presas e os venenos evolu?ram juntos?

d) Quando no v?deo ? afirmado que o escorpi?o ?[...] tornou seu veneno mais eficiente, criando m?todos para isso? e ?Cada um deles evoluiu seu pr?prio meio de ataque?, parece que  a  evolu??o pode ocorrer por livre escolha dos organismos. Isso ? poss?vel?

sapo azul

O sapo da esp?cie Dendrobates azureus tamb?m ? conhecido como sapo-boi-azul. Ele tem cores chamativas que advertem os poss?veis predadores que ele tem um potente veneno neurot?xico na pele. Ele pode ser encontrado na regi?o de Sipaliwini, no Suriname. Texto e imagem dispon?veis em: http://info.abril.com.br/fotos/img/fotos/2-deb-wiki-20121130165401.jpg. Acesso em: 08/08/2013.

Atividade 3 - Texto complementar

Para melhor compreens?o da evolu??o dos venenos, sugerimos a leitura do texto Evolucionismo, dispon?vel em: http://www.formspring.me/Evolucionismo/q/1506650244. Acesso em: 09/08/2013. Por se tratar de um texto denso que requer conhecimentos de Gen?tica e Biologia Molecular (Prote?nas e s?ntese proteica) para sua compreens?o, sugerimos que o professor fa?a uma din?mica de leitura em que haja pausas nas quais ele possa resgatar conhecimentos e pontuar as explica??es necess?rias para a compreens?o do conte?do exposto.

Alguns destaques imprescind?veis a serem pontuados pelo professor:

  • Import?ncia de se estudar a evolu??o dos venenos.
  • O que s?o os venenos.
  • Import?ncia dos venenos na biologia do animal.
  • Diversidade de venenos e formas de us?-lo no reino animal.
  • Tr?s formas b?sicas de aquisi??o de toxinas, durante a evolu??o animal.
  • Explica??o para as diferen?as entre as toxinas presentes em esp?cies pr?ximas.
  • Por que ? dif?cil explicar, de forma sucinta, a evolu??o dos venenos e dos sistemas de inocula??o.
  • Processo de co-opta??o funcional de genes na evolu??o dos venenos amimais.
  • Influ?ncia do contexto ecol?gico e tipo de resposta co-evolutiva das presas na evolu??o das toxinas

polvo aneis az

Polvo de an?is azuis. Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/TKEt7QdLRkI/AAAAAAAAG9c/MGnwPv-jOMU/s400/BlueRingedOctopus.jpg. Acesso em: 08/08/2013.

Atividade 4 - Produ??o de texto

Cada grupo de tr?s alunos dever? produzir um texto que sintetize o que foi estudado sobre a evolu??o dos venenos nas atividades propostas no M?dulo 2, a partir das informa??es registradas e das explica??es e destaques feitos pelo professor. Da mesma forma como foi feito no final do M?dulo 1, este texto dever? ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para corre??es e avalia??o.

M?dulo 3- Estudo e discuss?o de textos

Atividade 1 - Leitura dos textos e registros

Para um aprofundamento te?rico sobre venenos e sua import?ncia na biologia dos animais, sugerimos o estudo dos textos, abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa de cada texto e de itens a serem registrados pelos alunos como os sugeridos, ap?s as refer?ncias dos textos.

Texto 1 - Eles s?o venenosos - Alguns animais que parecem inofensivos t?m uma arma poderosa para se proteger: veneno. Dispon?vel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uJJFr158ubYJ:planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/bichos/conteudo_planetinha_479757.shtml+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acesso em: 08/08/2013.

Texto 2 - A rela??o do ser humano com os outros organismos vivos: sinantropia. Dispon?vel em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/index.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Texto 3 - Subst?ncias perigosas de origem animal e vegetal. Dispon?vel em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/substancias-toxicas9.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Sugest?es de registros a serem feitos pelos alunos:

  • Diferen?as entre animais venenosos e pe?onhentos

  • Sinatropia e animais sinatr?picos

  • Tipos de toxinas presentes nos venenos e sua a??o o organismo da presa.

  • Associar cada tipo principal de veneno ao animal que o produz e aos seus efeitos no organismo humano.

  • Animais venenosos e pe?onhentos de interesse m?dico

  • Biologia de dois tipos diferentes de animais invertebrados venenosos ou pe?onhentos

  • Biologia de dois tipos diferentes de animais vertebrados venenosos ou pe?onhentos

taturana

Lagarta (taturana). Imagem dispon?vel em: http://penjing.no.comunidades.net/imagens/taturana.jpg. Acesso em: 08/08/2013.

Atividade 2 - Discuss?o dos textos

A discuss?o dos textos dever? acontecer, tendo como ponto de partida os registros feitos pelos alunos, conforme encaminhado feito pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras, em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

veneno 13

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/_hdKulTF-CMk/TVCCOmrnSAI/AAAAAAAAAA0/7W4JCqpMvow/s1600/veneno13.jpg. Acesso em: 09/08/2013.

M?dulo 4 - Produ??o de textos, pesquisas na internet, montagem e apresenta??o de trabalho

Atividade 1- Produ??o de texto

Este texto dever? ser elaborado, compilando tudo o que foi estudado nos M?dulos 1, 2 e 3. Para otimizar esta produ??o, o professor dever? devolver aos alunos os textos, anteriormente entregues, corrigidos e com observa??es a respeito de poss?veis equ?vocos conceituais ou de compreens?o do conte?do. Tamb?m dever?o ser utilizados os registros feitos pelos alunos, no decorrer das atividades, especialmente os itens das discuss?es de textos e v?deos e os destaques feitos pelo professor. O texto produzido por cada grupo de quatro alunos dever? ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para corre??es e avalia??o.

Este texto ser? a primeira parte do trabalho escrito a ser produzido neste m?dulo, o qual ser? composto tamb?m pelos registros das pesquisas realizadas na Atividade 2. Na estrutura??o deste texto dever?o estar contemplados os seguintes t?picos: T?tulo; Introdu??o; Desenvolvimento do tema; Conclus?es.

Atividade 2 - Pesquisas na internet

Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.

O professor dever? distribuir os alunos em oito grupos. Cada grupo dever? pesquisar sobre um dos temas abaixo relacionados, fazendo registros que compor?o a segunda parte do trabalho escrito a ser digitado e enviado ao professor por e-mail para avalia??o.

Sugerimos oito temas e endere?os para acesso, mas, se os alunos manifestarem curiosidades ou d?vidas, dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso em s?tios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica. 

Sugest?es de temas para pesquisa e de endere?os onde conte?dos referentes a eles est?o disponibilizados para acesso:

Tema 1 - Aranhas

Aranhas. Dispon?vel em: http://www.guiabutanta.com/butantan/aranhas.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Aranhas venenosas. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aranhas/aranhas-venenosas.php. Acesso em: 08/08/2013.

Arane?deos. Dispon?vel em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Aranhas: Import?ncia m?dica e biol?gica. Dispon?vel em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/aranha/importancia_medica.htm. Acesso em: 08/08/2013.

O que acontece se for picado por aranhas? Dispon?vel em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/aranha/sinais_sintomas.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Tema 2- Escorpi?es

Escorpion?deos. Dispon?vel em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/escorpionideos.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Escorpi?es: Import?ncia m?dica e biol?gica. Dispon?vel em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/escorpiao/interesse_medico_biologia.htm. Acesso em: 08/08/2013.

O que acontece se for picado por escorpi?o? Dispon?vel em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/escorpiao/sinais_sintomas.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Escorpi?es. Dispon?vel em: http://www.guiabutanta.com/butantan/escorpiao.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Tema 3 - Lagartas

Cinco lagartas encantadoras... mas muito perigosas! Quando se sentem amea?adas, algumas esp?cies podem ser muito perigosas para nossa sa?de

Paula Bezerra  Planeta Sustent?vel - 23/01/2013. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/cinco-lagartas-encantadoras-muito-perigosas-731761.shtml. Acesso em: 08/08/2013.

Lagartas que queimam. Dispon?vel em: http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=114&codigo=10. Acesso em: 08/08/2013.

As lagartas mais venenosas do mundo. Dispon?vel em: http://www.mundopediu.com/2013/04/as-lagartas-mais-venenosas-do-mundo.html. Acesso em: 08/08/2013.

Lagartas. Dispon?vel em: http://www.ninha.bio.br/biologia/lagartas.html. Acesso em: 08/08/2013.

Tema 4 - Polvos e ?guas vivas

Dicas para n?o deixar a ?gua-viva estragar seu ver?o. Dispon?vel em: http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=113&codigo=10. Acesso em: 08/08/2013.

Polvo-de-an?is-azuis. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polvo-de-an%C3%A9is-azuis. Acesso em: 08/08/2013.

Qual ? o bicho mais venenoso do mundo? http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-bicho-mais-venenoso-do-mundo. Acesso em: 08/08/2013.

O venenoso polvo de an?is azuis. Dispon?vel em: http://domescobar.blogspot.com.br/2010/09/o-venenoso-polvo-de-aneis-azuis.html. Acesso em: 08/08/2013.

Tema 5- Peixes

MANUAL DAS DOEN?AS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS E ?GUA - TETRODOTOXINA/TOXINA DO BAIACU. Dispon?vel em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/Tetrodoxina.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Cozinheiros precisam de licen?a para preparar peixe venenoso no Jap?o. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/01/cozinheiros-precisam-de-licenca-para-preparar-peixe-venenoso-no-japao.html. Acesso em: 08/08/2013.

Como ? a morte por veneno de baiacu? Dispon?vel em: http://www.tecmundo.com.br/biologia/18611-como-e-a-morte-por-veneno-de-baiacu-.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Tema 6 - Anf?bios

Os 8 sapos mais venenosos do mundo. Dispon?vel em: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/os-8-sapos-mais-venenosos-do-mundo.shtml. Acesso em: 08/08/2013.

Anuros coloridos e venenosos. Dispon?vel em: http://www.euquerobiologia.com.br/2012/11/sapos-coloridos-e-venenosos.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Anf?bios. Dispon?vel em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/anfibio.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Dendrobatidae. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dendrobatidae. Acesso em: 08/08/2013.

Tema 7 - Cobras

Serpentes pe?onhentas brasileiras. Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/serpentes-peconhentas-brasileiras.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Animais Venenosos - Cobras - Como atuam os venenos das cobras. Dispon?vel em: http://saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/animais/cobras/venenos.asp. Acesso em: 08/08/2013.

Quantas esp?cies de cobras venenosas existem no Brasil? Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/251/quantas-especies-de-cobras-venenosas-existem-no/. Acesso em: 08/08/2013.

Serpentes e cobras. Dispon?vel em: http://www.guiabutanta.com/butantan/serpente.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Tema 8 - Venenos e biotecnologia

Esponjas para lavar o Mal do S?culo - Liana John - 05/08/2010 ?s 08:11. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/biodiversa/esponjas-lavar-mal-seculo-255228/. Acesso em: 08/08/2013.

Cascavel na veia ou em c?psulas? Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/biodiversa/cascavel-veia-ou-capsulas-280506/. Acesso em: 08/08/2013.

Quando a ferroada vira rem?dio. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/biodiversa/quando-a-ferroada-vira-remedio/#&t=Quando%20a%20ferroada%20vira%20rem%E9dio%20%20%20-%20Biodiversa&ref=sem%20referrer%20definido. Acesso em: 08/08/2013.

Toxina que alivia. Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/02/toxina-que-alivia. Acesso em: 08/08/2013.

Evolu??o fez cobras virarem f?brica de droga. Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0603201102.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Prote?na de veneno de serpente destr?i c?lula de tumor em teste. Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0603201101.htm. Acesso em: 08/08/2013.

Evolu??o natural - Pesquisas com toxinas animais s?o destaque na produ??o cient?fica brasileira e prometem inova??es no desenvolvimento de biof?rmacos capazes de atuar em repara??o tecidual, tratamento da dor e regress?o de tumores. Dispon?vel em: http://www.revistapesquisamedica.com.br/PORTAL/imprime.asp?codigo=11733. Acesso em: 08/08/2013.

cobra venenosa

Imagem dispon?vel em: http://snakesonmyblog.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html. Acesso em: 08/08/2013. 

Atividade 3 - Montagem das apresenta??es do trabalho

 

Cada grupo de alunos dever? preparar uma apresenta??o que sintetize o estudo sobre o tema sorteado na atividade anterior para socializar a sua pesquisa com a turma. Este trabalho n?o dever? se restringir ? pesquisa na internet, mas a todo o conhecimento acumulado desde a primeira aula. A refer?ncia principal para o resgate do conte?do estudado ? o texto produzido anteriormente, na Atividade 1 deste m?dulo (primeira parte do trabalho escrito).

Os alunos dever?o montar estas apresenta??es, por meio do  programa PowerPoint, que permite a digita??o de textos e utiliza??o de imagens que poder?o ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho  data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade 4 -Semin?rios para socializa??o do conte?do pesquisado

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para que cada grupo socializem-nas. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

escorpi??o

Escorpi?o. Imagem dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escorpioes/imagens/escorpioes33.jpg. Acesso em: 09/08/2013.

Recursos Complementares

Ilha do medo. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/ilha-paulista-queimada-grande-falta-agua-potavel-cobras-aranhas-venenosas-684729.shtml?func=2. Acessado em 08/08/2013

A evolu??o do veneno. Dispon?vel em: http://animalphysiology.wordpress.com/2013/04/21/a-evolucao-do-veneno/. Acesso em: 08/08/2013.

Envenenamento fatal por baiacu (Tetrodontidae): relato de um caso em crian?a. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822010000100020. Acesso em: 08/08/2013.

Quest?es Neodarwinismo. Dispon?vel em: http://professor.tirinto.uni5.net/provas_topicos.asp?topico=Neodarwinismo&curpage=2. Acesso em: 08/08/2013.

Evolu??o natural - Pesquisas com toxinas animais s?o destaque na produ??o cient?fica brasileira e prometem inova??es no desenvolvimento de biof?rmacos capazes de atuar em repara??o tecidual, tratamento da dor e regress?o de tumores. Dispon?vel em: http://www.revistapesquisamedica.com.br/PORTAL/imprime.asp?codigo=11733. Acesso em: 08/08/2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.   Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa e os textos produzidos pelo grupo nos M?dulos 1, 2 e 4.

A produ??o e socializa??o dos trabalhos, por meio de semin?rios no M?dulo 4 tamb?m dever?o ser avaliados quantitativamente.