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Auto-retrato na pintura

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender o conceito de auto-retrato nas artes visuais através da visualização de obras de arte
  • Saber distinguir o conceito canônico do conceito moderno de auto-retrato, percebendo o apelo figurativo e mais realista  exigido pelo primeiro e a livre criação e expressão empregada no segundo.
  • Utilizar corretamente os conceitos tratados.

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conceitos: FIGURATIVO, REALISTA/REALISMO, MODERNO/MODERNISTA

Estratégias e recursos da aula

  • Iniciar a aula pela semântica: AUTO ("de si mesmo") + RETRATO.
  • Utilizando as imagens dos auto-retratos abaixo, faça um estudo comparativo entre as 04 obras de arte, e ressalte as diferenças visuais existentes tanto no tratamento, na composição, como na maior liberdade de expressão encontrada nas pinturas do século XX, enquanto as outras duas procuram ser mais fiéis à realidade. Aproveitar e comentar um pouco sobre cada artista (apresentar uma breve biografia)
  •  1. Auto-retrato de Sofonisba Anguissola, pintora do século XVI

     2. Auto-retrato de Frida kahlo, pintora do início do século XX

     3. Auto-retrato de Rubens, pintor do século XVII

     4. Auto-retrato de Pablo Picasso, pintor início do século XX

    Outros auto-retratos podem ser inseridos nesse estudo, contanto que o alunado possa ter parâmetro de comparação entre estilos, tratamentos e soluções pictóricas diferenciadas. É importante também perceber que nas pinturas chamadas modernas, o/a artista procura se auto-representar de maneira mais livre, emocional e subjetiva. Nessas últimas, o/a artista dá o seu tom, a sua interpretação pessoal, sem se preocupar com as regras da academia.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Após a explanação das obras, ou seja, das observações feitas pelo/a professor/a em conversa com o alunado sobre as cores, linhas, traços, a interferência da imaginação, o interesse na representação fiel, etc,  pedir ao grupo que redija um pequeno texto deixando claro as diferenças que percebeu entre as obras, e se percebeu semelhanças, quais são elas. Nesse momento, o que se quer saber é se o grupo além de ter percebido os detalhes visuais das obras, consegue também expressar suas idéias através da escrita, utilizando corretamente termos como "realista", "subjetividade", "livre expressão", "interpretação pessoal", "composição mais rígida", etc. (termos utilizados durante a explicação e apreciação das pinturas)