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Como organizar diferentes momentos com hist?rias infantis?

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a concentra??o por meio das hist?rias;

Ampliar os conhecimentos das crian?as sobre a literatura infantil;

Intensificar o contato das crian?as com as produ??es liter?rias para a inf?ncia;

Compreender a fun??o social da escrita em nossa sociedade;

Duração das atividades

Cada momento ? planejado para durar aproximadamente 30 minutos, dependendo da concentra??o das crian?as no momento da realiza??o das propostas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Este plano ? idealizado para um grupo de crian?as de 2 a 3 anos de idade. Para a realiza??o de todos os momentos ? necess?rio a articula??o entre dois profissionais, professor e auxiliar de classe.

Espa?o: Os espa?os devem ser organizados com anteced?ncia, buscando garantir ?s crian?as seguran?a e aconchego. Todos os momentos podem ser realizados na sala de refer?ncia do grupo, mas n?o impedem que os professores explorem os demais espa?os da institui??o, como o parque, sol?rio ou hall amplo que possibilite a organiza??o de diferentes espa?os (cantos) em que far?o as media??es necess?rias a efetiva??o do plano.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Criando a familiaridade com os livros.

Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas e livros.

Para este momento o professor deve organizar um espa?o aconchegante para a recep??o do grupo, sem muitos objetos, apenas com um tapete, almofadas e livros para que as crian?as possam manusear. Inicialmente o professor ir? propiciar um momento de manuseio do livro, mediando a rela??o que as crian?as estabelecem com este objeto, ensinando-lhes sua fun??o social. A media??o nesta situa??o inicial ? fundamental para que as crian?as possam apreciar o contato com o livro, compreendendo o cuidado necess?rio ao folhear as obras escolhidas, tendo aten??o as imagens e a percep??o da presen?a da escrita no conjunto da obra.

Ap?s esse momento o professor e auxiliar ir?o propor a grupos pequenos a conta??o de algumas obras j? manuseadas, ? importante que a hist?ria possa ser contada em pequenos grupos, para que se torne um momento aconchegante e de intimidade com a literatura j? explorada pelas crian?as. Ao contar a hist?ria, os adultos devem procurar ler pausadamente, mudando a entona??o da voz de acordo com a proposta do enredo, ao trocar a p?gina, as crian?as devem ter a possibilidade de olhar e tocar o livro. Essa intera??o com os livros ? importante para que a crian?a perceba o momento de hist?ria como um momento agrad?vel e de participa??o ativa.

                                                                                                                      

Crian?as manuseando os livros

Acervo Institucional ? NDI/2013

Fot?grafa: R?bia Dem?trio

2? Momento: Uma hist?ria emocionante.

Materiais Necess?rios: Tapetes, literatura indicada no plano.

 No segundo dia, com o espa?o organizado previamente, as crian?as ser?o convidadas a ouvir uma hist?ria. Nesta ocasi?o os adultos devem auxiliar as crian?as a se acomodarem e  conversar com elas explicando-lhes que ouvir?o uma hist?ria emocionante e, para isso, devem ficar atentas a cada detalhe. A hist?ria sugerida para este plano ? Cachinhos Dourados e os Tr?s Ursos dos escritores William Stobbs e Robert Southey (Ver recursos complementares).

Durante a narrativa o professor dever? envolver as crian?as, instigando-as sobre o que poder? surgir a seguir, criando uma atmosfera de curiosidade e de participa??o deste momento. As crian?as que j? conhecem essa narrativa podem contribuir para esse momento, adiantando alguns epis?dios ou verbalizando sua opini?o.

Momento da hist?ria coletiva

Acervo Institucional ? NDI/2013

Fot?grafa: R?bia Dem?trio

3? Momento: Quem quer contar uma hist?ria?

Materiais Necess?rios: literaturas infantis para manuseio, tapetes e almofadas.

Para esta situa??o a professora dever? organizar um espa?o com diversos livros para o manuseio das crian?as, se a institui??o possui uma biblioteca, este espa?o pode ser rico para desenvolver esta proposta.

Nesta situa??o as crian?as ter?o a possibilidade de escolher um livro para contar aos amigos, ampliando o conjunto de obras que o grupo teve acesso. Diante disto, cada crian?a orientada pelo professor, deve escolher um livro para manusear, reunidos em pequenos grupos, professor e auxiliar, devem realizar a leitura de algumas obras. ? importante que a escolha das narrativas tenham como princ?pio o conjunto de experi?ncias liter?rias que o grupo viveu at? o presente momento.

Com o t?rmino da conta??o o professor dever? possibilitar as crian?as um momento para manuseio do livro no qual ser?o desafiadas a contarem a hist?ria por meio da leitura de imagens. Este momento em que as crian?as estar?o a frente da narra??o deve ser sugerido de forma sutil, percebendo aqueles que s?o mais desinibidos e que podem contribuir para a aceita??o da proposta pelo grupo, durante o desenrolar da hist?ria o professor deve fazer perguntas auxiliando as crian?as no momento de narra??o.

Escolha do livro para contar aos colegas.

Acervo Institucional ? NDI/2013

Fot?grafa: R?bia Dem?trio

 Para o pr?ximo dia o professor dever? conversar com as crian?as e fam?lias no intuito de combinar para que cada crian?a traga um livro para compartilhar com os amigos, enfatizando que a ideia ? as crian?as manusearem o livro tanto na escola quanto levarem para casa para compartilhar tamb?m com a fam?lia. ? importante que na conversa com os familiares o professor saliente o cuidado que os adultos devem ter no momento de escolher os livros, percebendo se a linguagem e conte?do do livro s?o adequados para as experi?ncias das crian?as.

4? Momento: Compartilhando uma hist?ria com os colegas.

Materiais Necess?rios: Livros trazidos de casa, tapetes e almofadas.

Neste dia, ao acolher as crian?as o professor deve ter o primeiro contato com as obras trazidas de casa e, por meio de uma leitura din?mica, conhecer previamente seu conte?do de forma a conseguir socializ?-lo as crian?as. 

No momento da roda as crian?as dever?o apresentar de forma sucinta seus livros, mostrando para os colegas a capa e falando sobre o que se trata, os professores j? compreendendo o enredo das hist?rias auxiliar?o as crian?as questionando-os da seguinte forma:

Qual o nome do livro que voc? trouxe?

Voc? sabe quem escreveu? (Localizar com as crian?as aonde est? o nome dos escritores e ilustradores.)

Observando as imagens, voc? pode nos contar a hist?ria deste livro?

Quais suas impress?es sobre o livro?

Ap?s as crian?as que manifestarem o desejo apresentarem seus livros, o professor poder? sugerir a troca dos livros entre as crian?as para que possam levar para suas casas e compartilharem com suas fam?lias.

Recursos Complementares

Avaliação

Os professores devem observar como as crian?as se manifestaram diante dos momentos propostos, percebendo como se envolveram nas situa??es e de que modo atribu?ram sentido e significado ao que viveram junto aos seus pares. Devem observar, tamb?m, como as crian?as interagiram com as obras escolhidas, de que formar compreendem os enredos trazidos pelas hist?rias, percebendo se o grupo j? consegue realizar a leitura de imagens e em que momento solicitam o auxilio do professor, percebendo quem apresentou medo ou receio diante das propostas para que possa pensar formas de incentivo e encorajamento.