Portal do Professor

Início do Conteúdo

Experi?ncias com argila

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber as diferentes texturas trabalhadas em sala.

Desenvolver a criatividade e a imagina??o nos momentos de cria??o art?stica.

Denominar as sensa??es que experiencia no contato com a argila.

Compreender o processo de transforma??o da argila.

Duração das atividades

Cada momento ? planejado para durar aproximadamente 30 minutos, dependendo da concentra??o das crian?as no momento da realiza??o das propostas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Este plano ? idealizado para um grupo de crian?as de 2 a 3 anos de idade. Para a efetiva??o deste plano ? necess?ria a articula??o entre dois profissionais, professor e auxiliar de classe.

Espa?o: Os espa?os devem ser organizados com anteced?ncia, buscando garantir as crian?as seguran?a e aconchego; todos os momentos podem ser realizados na sala de refer?ncia do grupo, mas n?o impedem que os professores explorem os demais espa?os da institui??o, como o parque, sol?rio ou hall amplo que possibilite a organiza??o de diferentes espa?os (cantos) em que far?o as media??es necess?rias a efetiva??o do plano.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Manuseando a argila pela primeira vez.

Materiais Necess?rios: Argila, pl?stico grande ou papel pardo, mesas e cadeiras adequadas ao n?mero de crian?as do grupo.

Para este momento, o professor dever? organizar um espa?o na sala em que as crian?as ter?o acesso a esse material. ? indicado, para facilitar o trabalho da equipe de limpeza, que a mesa esteja com uma prote??o para a sujeira, podendo ser um papel pardo ou outro suporte

Em seguida, o professor, dispondo das argilas sobre a mesa, convidar? as crian?as para participarem deste momento, auxiliando-as no processo de acomoda??o ? mesa, e depois, desafiando-as a experimentar esse material, tocando, amassando, fazendo diversas formas, instigando a imagina??o das crian?as pequenas. Durante o manuseio deste material, o professor e auxiliar devem questionar as crian?as sobre o que sentem na intera??o com a argila, bem como, nomear suas a??es, descrevendo as caracter?sticas observadas como a temperatura da argila e sua consist?ncia. Este ? momento de instigar a imagina??o dos pequenos questionando-lhes sobre o que est?o criando e o que podem criar com esse material.

Observando a aten??o que o grupo dedica a essa proposta, o professor dever? perceber como as crian?as reagiram e combinar com elas a repeti??o desta atividade nos pr?ximos dias.

.

Experi?ncia com argila.

Acervo Institucional ? NDI/2013

Fot?grafa: R?bia Dem?trio

2? Momento: Vamos desenhar na argila.

Materiais Necess?rios: placas de madeira, argila, ?gua, cadeiras e mesas.

No segundo dia de proposi??o, o professor dever? organizar uma placa de madeira com argila, na medida em que encontra um suporte adequado e organiza a argila de forma plana, em forma de barra, para que as crian?as possam utilizar esse suporte para desenhar.

Neste sentido, o professor, ao receber as crian?as, dever? organizar um espa?o na sala de refer?ncia em que esse material estar? disponibilizado durante o dia, e as convidar? para experiment?-lo, instigando-as a experimentar a textura com os dedos, desenhar e sentir esse material e as sensa??es que ele provoca em nosso corpo. Em seguida, deve ser disponibilizados alguns materiais, tais como palitos de churrasco e de picol?, tampas de diversos tamanhos, para que o grupo possa utiliz?-los na intera??o com a argila. O di?logo no desenrolar desta proposta ? fundamental, tendo em vista que, na a??o de conversar com a turma, os professores auxiliam na atribui??o de sentido ?s produ??es das crian?as.

Desenho na placa de argila

Imagem dispon?vel em: http://artenomurondi.blogspot.com.br/

Acesso em: 07/08/2013

Momento de cria??o com Argila.


Acervo Institucional ? NDI/2013

Fot?grafa: Ana Laura Bedin

3? Momento: A pe?a de argila depois de queimada.

Materiais Necess?rios: Obras de argilas queimadas ou imagens de esculturas de argila.

            O ver, sentir e compreender o processo de transforma??o da argila, passando pela modelagem, bem como, o processo de queima da obra, ? fundamental para a compreens?o e amplia??o dos conhecimentos das crian?as sobre  esta express?o art?stica e, neste sentido, o professor dever? organizar um momento de intera??o com as obras feitas com argila.

Obras em argila

Acervo Institucional ? NDI/2013

Fot?grafa: R?bia Dem?trio

        Em roda, o professor dever? apresentar as obras (ou imagens) que levou, dizendo o nome delas e do artista que as criaram. Caso o professor encontre dificuldade em levar algumas esculturas para as crian?as, uma op??o que auxiliar? na compreens?o ? o manuseio de panelas de barro. Ao manusear e ao ouvir a explica??o acerca do modo de produ??o desses objetos, as crian?as visualizar?o o processo de transforma??o da argila. As crian?as ter?o a possibilidade de tocar as obras, sentindo a diferen?a entre a argila em massa e a obra finalizada. ? importante que o professor explique para as crian?as como acontece essa transforma??o, ou seja, que depois de finalizar a modelagem, as obras s?o colocadas no fogo, com uma temperatura muito alta, adquirindo, desse modo, uma forma mais solidificada. Para facilitar esse momento de explica??o, o professor pode utilizar um recurso multim?dia e reproduzir o v?deo indicado nos recursos complementares, que auxiliar? na conclus?o deste plano.

Recursos Complementares

Avaliação

As observa??es e o registro tem papel fundamental para avalia??o deste plano, j? que ? por meio destas ferramentas que o professor dever? perceber como as crian?as se apropriam dos conhecimentos trabalhados em sala, neste caso, ? importante observar como as crian?as interagem com o material proposto, que sentidos atribuem no momento de cria??o e se e de forma compreendem o processo de confec??o das "obras" em argila.