Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Perceber as diferentes texturas trabalhadas em sala.
Desenvolver a criatividade e a imagina??o nos momentos de cria??o art?stica.
Denominar as sensa??es que experiencia no contato com a argila.
Compreender o processo de transforma??o da argila.
Este plano ? idealizado para um grupo de crian?as de 2 a 3 anos de idade. Para a efetiva??o deste plano ? necess?ria a articula??o entre dois profissionais, professor e auxiliar de classe.
Espa?o: Os espa?os devem ser organizados com anteced?ncia, buscando garantir as crian?as seguran?a e aconchego; todos os momentos podem ser realizados na sala de refer?ncia do grupo, mas n?o impedem que os professores explorem os demais espa?os da institui??o, como o parque, sol?rio ou hall amplo que possibilite a organiza??o de diferentes espa?os (cantos) em que far?o as media??es necess?rias a efetiva??o do plano.
1? Momento: Manuseando a argila pela primeira vez.
Materiais Necess?rios: Argila, pl?stico grande ou papel pardo, mesas e cadeiras adequadas ao n?mero de crian?as do grupo.
Para este momento, o professor dever? organizar um espa?o na sala em que as crian?as ter?o acesso a esse material. ? indicado, para facilitar o trabalho da equipe de limpeza, que a mesa esteja com uma prote??o para a sujeira, podendo ser um papel pardo ou outro suporte
Em seguida, o professor, dispondo das argilas sobre a mesa, convidar? as crian?as para participarem deste momento, auxiliando-as no processo de acomoda??o ? mesa, e depois, desafiando-as a experimentar esse material, tocando, amassando, fazendo diversas formas, instigando a imagina??o das crian?as pequenas. Durante o manuseio deste material, o professor e auxiliar devem questionar as crian?as sobre o que sentem na intera??o com a argila, bem como, nomear suas a??es, descrevendo as caracter?sticas observadas como a temperatura da argila e sua consist?ncia. Este ? momento de instigar a imagina??o dos pequenos questionando-lhes sobre o que est?o criando e o que podem criar com esse material.
Observando a aten??o que o grupo dedica a essa proposta, o professor dever? perceber como as crian?as reagiram e combinar com elas a repeti??o desta atividade nos pr?ximos dias.
.
Experi?ncia com argila.
Acervo Institucional ? NDI/2013
Fot?grafa: R?bia Dem?trio
2? Momento: Vamos desenhar na argila.
Materiais Necess?rios: placas de madeira, argila, ?gua, cadeiras e mesas.
No segundo dia de proposi??o, o professor dever? organizar uma placa de madeira com argila, na medida em que encontra um suporte adequado e organiza a argila de forma plana, em forma de barra, para que as crian?as possam utilizar esse suporte para desenhar.
Neste sentido, o professor, ao receber as crian?as, dever? organizar um espa?o na sala de refer?ncia em que esse material estar? disponibilizado durante o dia, e as convidar? para experiment?-lo, instigando-as a experimentar a textura com os dedos, desenhar e sentir esse material e as sensa??es que ele provoca em nosso corpo. Em seguida, deve ser disponibilizados alguns materiais, tais como palitos de churrasco e de picol?, tampas de diversos tamanhos, para que o grupo possa utiliz?-los na intera??o com a argila. O di?logo no desenrolar desta proposta ? fundamental, tendo em vista que, na a??o de conversar com a turma, os professores auxiliam na atribui??o de sentido ?s produ??es das crian?as.
Desenho na placa de argila
Imagem dispon?vel em: http://artenomurondi.blogspot.com.br/
Acesso em: 07/08/2013
Momento de cria??o com Argila.
Acervo Institucional ? NDI/2013
Fot?grafa: Ana Laura Bedin
3? Momento: A pe?a de argila depois de queimada.
Materiais Necess?rios: Obras de argilas queimadas ou imagens de esculturas de argila.
O ver, sentir e compreender o processo de transforma??o da argila, passando pela modelagem, bem como, o processo de queima da obra, ? fundamental para a compreens?o e amplia??o dos conhecimentos das crian?as sobre esta express?o art?stica e, neste sentido, o professor dever? organizar um momento de intera??o com as obras feitas com argila.
Obras em argila
Acervo Institucional ? NDI/2013
Fot?grafa: R?bia Dem?trio
Em roda, o professor dever? apresentar as obras (ou imagens) que levou, dizendo o nome delas e do artista que as criaram. Caso o professor encontre dificuldade em levar algumas esculturas para as crian?as, uma op??o que auxiliar? na compreens?o ? o manuseio de panelas de barro. Ao manusear e ao ouvir a explica??o acerca do modo de produ??o desses objetos, as crian?as visualizar?o o processo de transforma??o da argila. As crian?as ter?o a possibilidade de tocar as obras, sentindo a diferen?a entre a argila em massa e a obra finalizada. ? importante que o professor explique para as crian?as como acontece essa transforma??o, ou seja, que depois de finalizar a modelagem, as obras s?o colocadas no fogo, com uma temperatura muito alta, adquirindo, desse modo, uma forma mais solidificada. Para facilitar esse momento de explica??o, o professor pode utilizar um recurso multim?dia e reproduzir o v?deo indicado nos recursos complementares, que auxiliar? na conclus?o deste plano.
Blog sobre a tem?tica abordada:
http://artenomurondi.blogspot.com.br/
V?deo sobre o processo de queima da argila:
http://www.youtube.com/watch?v=yW7DwldaLGU
V?deo sobre uma escultura arte com base em argila:
http://www.youtube.com/watch?v=UtTH4gYkTHY
Reportagens e artigos sobre a tem?tica:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/104/artigo240162-1.asp
Aulas do portal com tem?tica semelhante:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37307
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50548
As observa??es e o registro tem papel fundamental para avalia??o deste plano, j? que ? por meio destas ferramentas que o professor dever? perceber como as crian?as se apropriam dos conhecimentos trabalhados em sala, neste caso, ? importante observar como as crian?as interagem com o material proposto, que sentidos atribuem no momento de cria??o e se e de forma compreendem o processo de confec??o das "obras" em argila.