Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
?
Professor, introduza o tema da aula, projetando a informa??o seguinte. Incentive a participa??o e o envolvimento de todos, pedindo aos alunos que leiam o texto projetado e revesando o turno das falas.
O QUE S?O G?NEROS TEXTUAIS?
Professor, no laborat?rio de inform?tica ou com a ajuda de um data show, projete o slide contido no site: http://www.slideshare.net/anapaulabrito04/levantamento-de-caractersticas-de-gneros-textuais (Acesso em: 10.08.2013). Esse ? um slide que cont?m as caracter?sticas de alguns g?neros textuais, como, por exemplo, contos, cr?nicas, relatos pessoais, f?bulas, artigos de opini?o, instru??es, receitas, bilhetes, cartas, not?cias, reportagens, propagandas, panfletos, cartazes, hist?rias em quadrinhos e tirinhas. Por sua vez, as caracter?sticas elencadas no slide referem-se ao objetivo, enunciador, objeto, destinat?rio, suporte, estrutura interna, tipo de linguagem, imagem, tamanho de texto, pontua??o, dentre outras. Descarte os tr?s primeiros slides e v? direto ao slide de n?mero 4, onde se localiza as caracter?sticas de cada g?nero textual.
Se poss?vel, disponibilize alguns desses g?neros apresentados no slide para o grupo de alunos. Cada um, individualmente ou em grupos, deve ficar respons?vel por um g?nero, reconhecendo as caracter?sticas elencadas no slide. Essa atividade pode ser avaliativa e, se necess?rio, pode ser realizada como tarefa de casa, a ser corrigida e socializada na aula seguinte.
IDENTIFICANDO OS DIFERENTES G?NEROS TEXTUAIS
TEXTO 3:
TEXTO 04:
TEXTO 05:
Professor, reforce com os alunos que cada texto apresenta um prop?sito. Em seguida, proponha a seguinte atividade:
DELL INSPIRON Desktop Computer NEW! ? 20? Flat Panel Monitor ? INTEL CORE processor-6 GB MEMORY ? 750GB HARD DRIVE mouse and keyboard included $600 305-305-9022 / |
About Mira Vista Apartments Located0 in Atascadero on the Central Coast. Short distance to parks and shopping Large, quiet, clean unfurnished apartments in very quiet, nonsmoking, completely renovated community. Cable ready units with energy ef?cient windows, gas stove, frost free refrigerator, A/C,
large closets. All units with single car garage and reserved onsite parking. Pool, spa and onsite laundry. Certi?ed Crime Free Multi-Housing Provider since 2006. Certi?ed NonSmoking Community. Award winning landscaping. Concierge quality onsite management and maintenance. Rent: $975 to $1100
?
Questions? Call: (805) 461-1143 | Contact the Property
|
TEXTO 8:
INDEX
Calendar 9A
Movies 5B
Comics 6B
Obituaries 5A
Crossword 5B
Sports 6A
Editorials 2A
TV 5B
Lotteries 9A
Weather 9A
|
Fonte dos textos: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Aula_2_Ingles.pdf (Acesso em: 10.08.2013).
# Pe?a para que, silenciosamente, os alunos observem os textos e, em seguida, fa?am as seguintes atividades:
e) Volte aos textos e fazendo uma leitura do tipo scanning forne?a as seguintes informa??es:
?
OBS: Professor, durante todas as atividades sugeridas, nesta aula, o vocabul?rio presente pode levantar d?vidas, portanto o l?xico deve ser esclarecido, dando-se prefer?ncia pela dedu??o dos estudantes, no lugar de prontamente traduzir os termos supostamente mais complicados.
Atividades adaptadas do site: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Aula_2_Ingles.pdf (Acesso em: 10.08.2013).
Para um suporte te?rico sobre o tema, acesse:
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem06pdf/sm06ss01_01.pdf (Acesso em: 09.08.2013);
http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9371 (Acesso em: 09.08.2013);
http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/lingua_literatura_estrangeira/co/507-1357-1-SM.pdf (Acesso em: 09.08.2013);
Sugest?o de livro que trata sobre o tema:
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produ??o textual, an?lise de g?neros e compreens?o. S?o Paulo: Par?bola Editorial, 2008.
Para exibi??o de v?deos e slides que tratam do tema:
http://www.youtube.com/watch?v=3nIHOFZYQp0 (Acesso em: 09.08.2013);
http://www.slideshare.net/PauloAndrCorreia/19016033-generotextualexercicios. (Acesso em: 09.08.2013).
A avalia??o pode se dar atrav?s da pr?tica da escrita. Os estudantes devem estar aptos a escolher e construir um texto que corresponde a um dos g?neros textuais apresentados na aula. O docente deve avaliar a produ??o final, ap?s os alunos terem entregado os textos anteriores, considerando as observa??es do docente.
A Atividade 2, sugerida, nesta aula, tamb?m poder? ser avaliada. Para isso, o professor deve considerar se o aluno levantou as caracter?sticas presentes no g?nero textual por ele escolhido, elencadas no slide apresentado durante a aula.