Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo os g?neros textuais em l?ngua inglesa e seus diferentes elementos constitutivos

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer, ler e compreender diferentes g?neros textuais em l?ngua inglesa.
  • Identificar os elementos que comp?em diferentes g?neros textuais.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??es b?sicas da l?ngua inglesa, como, por exemplo, verbo to be, verbos no presente simples e pronomes.

Estratégias e recursos da aula

  • Material xerocopiado;
  • Equipamento multim?dia.

?

Atividade 1: 

Professor, introduza o tema da aula, projetando a informa??o seguinte. Incentive a participa??o e o envolvimento de todos, pedindo aos alunos que leiam o texto projetado e revesando o turno das falas

                                                                      O QUE S?O G?NEROS TEXTUAIS? 

Leitura: uma atividade constante: 
Voc? j? parou para pensar no que l? todos os dias? Todos os dias lemos os mais diferentes textos. Por exemplo, lemos o n?mero e o itiner?rio do ?nibus que nos leva ao trabalho, passamos os olhos pelas manchetes dos jornais da banca, lemos os r?tulos e os pre?os dos produtos no supermercado, o card?pio do restaurante, as placas das ruas etc. Tamb?m lemos revistas, jornais, manuais de instru??o, a bula do rem?dio, receitas culin?rias... En?m, temos as mais variadas necessidades e objetivos de leitura. Todos esses textos est?o relacionados ?s mais diversas atividades humanas e circulam na sociedade. Saber distinguir a fun??o de cada g?nero textual, o seu prop?sito e as suas caracter?sticas ? necess?rio para a nossa participa??o no mundo em que vivemos. Bem, estamos falando do que lemos na nossa l?ngua, o portugu?s. Em outras l?nguas voc? ver? que n?o ? muito diferente. As necessidades e objetivos de leitura s?o bem parecidos. A?nal, vivemos num mundo globalizado.
?

 Atividade 2: 

Professor, no laborat?rio de inform?tica ou com a ajuda de um data show, projete o slide contido no site: http://www.slideshare.net/anapaulabrito04/levantamento-de-caractersticas-de-gneros-textuais (Acesso em: 10.08.2013). Esse ? um slide que cont?m as caracter?sticas de alguns g?neros textuais, como, por exemplo, contos, cr?nicas, relatos pessoais, f?bulas, artigos de opini?o, instru??es, receitas, bilhetes, cartas, not?cias, reportagens, propagandas, panfletos, cartazes, hist?rias em quadrinhos e tirinhas. Por sua vez, as caracter?sticas elencadas no slide referem-se ao objetivo, enunciador, objeto, destinat?rio, suporte, estrutura interna, tipo de linguagem, imagem, tamanho de texto, pontua??o, dentre outras. Descarte os tr?s primeiros slides e v? direto ao slide de n?mero 4, onde se localiza as caracter?sticas de cada g?nero textual.

Se poss?vel, disponibilize alguns desses g?neros apresentados no slide para o grupo de alunos. Cada um, individualmente ou em grupos, deve ficar respons?vel por um g?nero, reconhecendo as caracter?sticas elencadas no slide. Essa atividade pode ser avaliativa e, se necess?rio, pode ser realizada como tarefa de casa, a ser corrigida e socializada na aula seguinte. 

Atividade 3:  

IDENTIFICANDO OS DIFERENTES G?NEROS TEXTUAIS 

Professor, ? o momento de os alunos identificarem a que g?nero textual cada um dos textos apresentados a seguir corresponde. Projete os textos a seguir e pe?a para que os alunos realizem cada atividade proposta. 

?
Vejamos a seguir alguns g?neros textuais usados no dia a dia. Apesar de estarem em ingl?s, tenho certeza de que voc? n?o ter? di?culdades para identi?c?-los, pois s?o bem semelhantes aos mesmos g?neros em portugu?s. Vamos conferir?
?
?
TEXTO 1:
at
?
?
TEXTO 2:

at

FONTE: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=recipe&oq=recipe&gs_l=img.3..0l10.3343.4062.0.5218.6.6.0.0.0.0.174.553.4j2.6.0....0...1ac.1.24.img..2.4.206.yeC_XTfrPKI#facrc=_&imgdii=_&imgrc=KDwPywiAyCDmVM%3A%3B5pL52yPiy9H2eM%3Bhttp%253A%252F%252Fupload.wikimedia.org%252Fwikipedia%252Fcommons%252Fthumb%252F0%252F0b%252FWikibooks_hamburger_recipe.png%252F250px-Wikibooks_hamburger_recipe.png%3Bhttp%253A%252F%252Fen.wikipedia.org%252Fwiki%252FRecipe%3B250%3B324 (Acesso em: 10.08.2013).

TEXTO 3: 

at

Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=restaurant+card&oq=restaurant+card&gs_l=img.1.0.0i19l3j0i5i19l6.1028.3721.0.5838.15.14.0.1.1.1.194.1299.9j5.14.0....0...1ac.1.24.img..3.12.784.IcjkKMH-pok#facrc=_&imgdii=_&imgrc=DRvc1iDcmptqiM%3A%3BbbQr44q8nd1QNM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.rootsweb.ancestry.com%252F~txfalls%252Fpic%252FpicTTC_RestaurantCard_09112005.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.rootsweb.ancestry.com%252F~txfalls%252FPhotos%252FThomasTurnerCriswellFamilyPics.htm%3B608%3B350 (Acesso em: 10.08.2013).

TEXTO 04: 

at

Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=restaurant+card&oq=restaurant+card&gs_l=img.1.0.0i19l3j0i5i19l6.1028.3721.0.5838.15.14.0.1.1.1.194.1299.9j5.14.0....0...1ac.1.24.img..3.12.784.IcjkKMH-pok#bav=on.2,or.r_qf.&fp=5d61dce92cb9c2e1&hl=pt-BR&q=job+listing&sa=1&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=bwoQi-w5I7-xBM%3A%3BuKVZnJAyfcgNwM%3Bhttp%253A%252F%252Fcdn.imore.com%252Fsites%252Fimore.com%252Ffiles%252Fimages%252Fstories%252F2008%252F07%252Fjob-listing.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.imore.com%252Fjob-listing-iphone-security-engineer-aka-iphone-hacker%3B500%3B325 (Acesso em: 10.08.2013).

TEXTO 05: 

at

Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=restaurant+card&oq=restaurant+card&gs_l=img.1.0.0i19l3j0i5i19l6.1028.3721.0.5838.15.14.0.1.1.1.194.1299.9j5.14.0....0...1ac.1.24.img..3.12.784.IcjkKMH-pok#bav=on.2,or.r_qf.&fp=69d2026c44053a40&hl=pt-BR&q=horoscope&sa=1&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=Wo9-mjL3W1RMtM%3A%3Bga5fU0aMWC_BXM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-5tgarCCA3GY%252FUFT1WiaZHoI%252FAAAAAAAAAQo%252FhsiMEIcQEsg%252Fs640%252Fhoroscope.tif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.studyrepellent.com%252F2012%252F09%252Fthis-weeks-horoscope.html%3B800%3B800 (Acesso em: 10.08.2013).

a) Identi?que a que g?nero textual cada um dos textos apresentados anteriormente corresponde, colocando o n?mero do texto nos par?nteses.
(    ) recipe
(    ) horoscope
(    ) weather forecast
(    ) restaurant address
(    ) job ad

Atividade 4:

Professor, reforce com os alunos que cada texto apresenta um prop?sito. Em seguida, proponha a seguinte atividade: 

b) Qual texto voc? precisaria ler se o seu prop?sito fosse uma das alternativas abaixo? Corresponda o prop?sito da leitura ao o g?nero textual:
?
1. Preparar uma refei??o.
2. Saber como est? o tempo em Nova York.
3. Procurar um emprego.
4. Identi?car as caracter?sticas de cada signo.
5. Localizar um restaurante.
?
(    ) job ad
(    ) restaurant address
(    ) recipe
(    ) weather forecast
(    ) horoscope

Atividade 5:

Dando continuidade ? identifica??o dos diferentes g?neros textuais, pe?a para que os alunos realizem a atividade a seguir. Continue observando a motiva??o e a participa??o de todos na realiza??o das atividades. Dispense alguns minutos para a realiza??o das atividades antes da corre??o. Discuta e esclare?a os poss?veis erros ou d?vidas.  
?
c) Agora volte aos textos e responda as perguntas a seguir:
?
1. Cite duas caracter?sticas do signo de G?meos.
2. Quais as temperaturas m?ximas e m?nimas da quarta e sexta-feiras em Nova York? 
3. A receita do texto 2 ? de qu??
4. Quais os cargos oferecidos pelo an?ncio de emprego?
5. Qual o nome e a localiza??o do restaurante do Texto 3?
?

Atividade 6:

Professor, apresente aos alunos outros g?neros textuais que tamb?m encontramos com frequ?ncia, como os sugeridos a seguir:
?
TEXTO 6: 
DELL INSPIRON Desktop Computer NEW! ? 20? Flat Panel Monitor ? INTEL CORE processor-6 GB MEMORY ? 750GB HARD DRIVE mouse and keyboard included $600 305-305-9022 /
?
TEXTO 7: 
About Mira Vista Apartments Located0 in Atascadero on the Central Coast. Short distance to parks and shopping Large, quiet, clean unfurnished apartments in very quiet, nonsmoking, completely renovated community. Cable ready units with energy ef?cient windows, gas stove, frost free refrigerator, A/C, 
large closets. All units with single car garage and reserved onsite parking. Pool, spa and onsite laundry. Certi?ed Crime Free Multi-Housing Provider since 2006. Certi?ed NonSmoking Community. Award winning landscaping. Concierge quality onsite management and maintenance. Rent: $975 to $1100
?
Questions? Call: (805) 461-1143 | Contact the Property

TEXTO 8: 

                                                        INDEX
                           Calendar               9A
                           Movies                   5B
                           Comics                 6B
                           Obituaries            5A
                           Crossword           5B
                           Sports                   6A
                           Editorials              2A
                           TV                           5B
                           Lotteries               9A
                           Weather               9A

Fonte dos textos: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Aula_2_Ingles.pdf (Acesso em: 10.08.2013).

# Pe?a para que, silenciosamente, os alunos observem os textos e, em seguida, fa?am as seguintes atividades: 

d) Que texto o interessaria se o seu objetivo fosse:
?
a) comprar um computador? ______________
b) ler uma not?cia sobre esportes? _____________
c) alugar um apartamento? __________
?

e) Volte aos textos e fazendo uma leitura do tipo scanning forne?a as seguintes informa??es:

a) Em que p?gina do jornal voc? encontraria o resultado da loteria?
b) Quantas polegadas tem o monitor do computador  e quanto ele tem de mem?ria?
c) Qual o valor do aluguel do apartamento?

?

OBS: Professor, durante todas as atividades sugeridas, nesta aula, o vocabul?rio presente pode levantar d?vidas, portanto o l?xico deve ser esclarecido, dando-se prefer?ncia pela dedu??o dos estudantes, no lugar de prontamente traduzir os termos supostamente mais complicados

Atividades adaptadas do sitehttp://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Aula_2_Ingles.pdf (Acesso em: 10.08.2013).

Recursos Complementares

Para um suporte te?rico sobre o tema, acesse:  

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem06pdf/sm06ss01_01.pdf (Acesso em: 09.08.2013);

http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9371 (Acesso em: 09.08.2013);

http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/lingua_literatura_estrangeira/co/507-1357-1-SM.pdf (Acesso em: 09.08.2013);

Sugest?o de livro que trata sobre o tema: 

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produ??o textual, an?lise de g?neros e compreens?o. S?o Paulo: Par?bola Editorial, 2008.

Para exibi??o de v?deos e slides que tratam do tema: 

http://www.youtube.com/watch?v=3nIHOFZYQp0 (Acesso em: 09.08.2013);

http://www.slideshare.net/PauloAndrCorreia/19016033-generotextualexercicios. (Acesso em: 09.08.2013).

Avaliação

A avalia??o pode se dar atrav?s da pr?tica da escrita. Os estudantes devem estar aptos a escolher e construir um texto que corresponde a  um dos  g?neros textuais apresentados na aula. O docente deve avaliar a produ??o final, ap?s os alunos terem entregado os textos anteriores, considerando as observa??es do docente.

A Atividade 2, sugerida, nesta aula, tamb?m poder? ser avaliada. Para isso, o professor deve considerar se o aluno levantou as caracter?sticas presentes no g?nero textual por ele escolhido, elencadas no slide apresentado durante a aula.