Portal do Professor

Início do Conteúdo

Matem?tica por meio de textos

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar vocabul?rio matem?tico;
  • Interpretar textos, tabelas e imagens;
  • Desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico e a concentra??o;
  • Ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda;
  • Produzir textos de forma aut?noma;
  • Reconhecer e contar n?meros;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Formular problemas a partir de situa??es matem?ticas ou n?o;
  • Resolver situa??es problema que envolvam opera??es matem?ticas;
  • Calcular fatos fundamentais utilizando o c?lculo mental;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos ? 6 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Dever? tamb?m ser capaz de reconhecer os n?meros e de expor seu pensamento. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e/ou do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse o Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB,  2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em 22 de jul. 2013.

Ressaltamos que os Par?metros Curriculares Nacionais registram que ?[...] as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma intelig?ncia essencialmente pr?tica, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informa??es, tomar decis?es e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade de matem?tica. Quando essa capacidade ? potencializada pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado?. (BRASIL, Secretaria de Educa??o Fundamental. Par?metros Curriculares Nacionais: Matem?tica. Bras?lia MEC/SEF, v. 3, p.37, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca da leitura de textos em matem?tica.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTIN????O Introduzindo o tema

Fonte da imagem: S?tio: ?Desenhos de carinhas de menino e menina?. Dispon?vel em: <http://migre.me/fHJH0>. Acesso em: 22 de jul. 2013.  

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles veem nas imagens que ser?o apresentadas. Apresente imagens relacionadas a situa??es matem?ticas. Voc? poder? utilizar data show ou fazer cartazes. Ressaltamos que,como outras ?reas de estudo, a matem?tica emprega palavras, s?mbolos e sinais com significados pr?prios.

Veja algumas sugest?es nos s?tios a seguir:

Matem??tica em texto S?tio: ?Olimp?adas Portuguesas de Matem?tica?. Dispon?vel em: <http://mopm.mat.uc.pt/MOPM/Problemas/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Matematica em texto  S?tio: ?Ideias em EVA: A galinha do vizinho?. Dispon?vel em: <http://dekorandu.blogspot.com.br/2013/06/a-galinha-do-vizinho.html>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Matematica em texto  S?tio: ?Androidpit?. Dispon?vel em: <http://www.androidpit.com.br/pt/android/market/apps/app/br.com.warpzone.zeroum.galinha.indiozinhos/Indiozinhos>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Em cada apresenta??o questione o que os alunos est?o vendo, se necess?rio, ajude-os a descobrirem o que representa. Voc? poder? indagar:

  • O que voc?s observam nas imagens?
  • Voc?s j? viram cenas como estas?
  • Tem algo que lhes chamam aten??o?
  • Quantas pessoas h? no barco?
  • Quantos ovos aparecem na imagem?
  • O que comunicam os s?mbolos?
  • Voc?s conhecem algum deles?
  • O que cada imagem nos mostra? Descreva-as.

Professor, observe a argumenta??o dos alunos, a maneira como cada um exp?e suas ideias e as discutem com os colegas. Esclare?a poss?veis d?vidas sobre a presen?a da matem?tica em diferentes espa?os e atividades do cotidiano.

Logo ap?s, fa?a um levantamento de conhecimentos pr?vios dos alunos, pedindo que falem sobre a presen?a da matem?tica em nossas vidas, pois a usamos em v?rias situa??es do nosso cotidiano. Instigue a turma para saber alguns exemplos de utiliza??o de n?meros. Eles, por exemplo, est?o presentes na numera??o das casas, nas placas dos carros e em diversas outras situa??es, em que servem para orientar as pessoas e ordenar os n?meros.

Ao t?rmino do di?logo, fa?a uma avalia??o dessa atividade. Desafie, por meio da conversa, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re) descobriram.

Observa??o: Para sistematizar a tem?tica de nosso planejamento ?Matem?tica em textos?, sugerimos as atividades a seguir.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTIN????O Trabalhando com m?sica

Professor, a m?sica com maior ou menor intensidade est? presente na vida do ser humano. Ela n?o ? apenas uma associa??o de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferen?a na sala de aula. Por meio deste g?nero textual podemos trabalhar: rimas, produ??o de texto, leitura, sensibiliza??o para a escuta e a capacidade de an?lise da representa??o art?stica de uma realidade ambiental e social.

Com a finalidade de ampliar os debates sobre a tem?tica da aula, sugerimos que utilize a m?sica: ?A galinha magricela?. Aproveite para apresent?-lo por meio do v?deo dispon?vel no S?tio: ?A galinha magricela?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JGcUthLeD44#at=15 >. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Voc? tamb?m poder? ter acesso ao v?deo desta m?sica no s?tio: ?Games Kids?. Dispon?vel em: <http://www.topgameskids.com.br/video-view/246-a+galinha+magricela+clipe+oficial+eliana+.html>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Matematica em texto

?

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, voc? poder? solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multim?dia para projetar o v?deo.

Ap?s a primeira audi??o, distribua uma c?pia impressa da m?sica para que os alunos acompanhem a letra.  Para ter acesso ? letra da m?sica acesse o S?tio: ?Letras.mus.br?. Dispon?vel em:< http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/68340/>. (Acesso em: 22 de jul. 2013.). Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta ou pe?a que alguns alunos leiam. Verifique se tem alguma palavra desconhecida, se poss?vel, solicite que descubram o seu significado por meio do dicion?rio.

Ou?a a m?sica quantas vezes achar necess?rio, crie gestos para animar ainda mais este momento.

Para finalizar, pe?a que os alunos colem a folha com a letra da m?sica no caderno de matem?tica. Tamb?m, pergunte o que eles acharam da atividade. ? importante que justifiquem suas respostas.

Observa??o: professor, voc? poder? optar por trabalhar outras m?sicas que retratam sobre sequ?ncia num?rica. Por exemplo:

S?tio: ?Indiozinhos?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=R4vtOUWCMGo>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

S?tio: ?Um elefante incomoda muita gente?. Dispon?vel em:  <http://www.youtube.com/watch?v=NGmhCjEVzp0>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

S?tio: ?A galinha do vizinho?. Dispon?vel em: <http://letras.mus.br/temas-infantis/1746902/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, retome a letra da m?sica ?A galinha magricela?.

Pe?a que os alunos fa?am uma leitura coletiva do texto.

Fa?a observa??es quanto ao aspecto descritivo que a can??o faz da personagem.

A Galinha Magricela  (Turma do Bal?o M?gico)

Eu conhe?o uma galinha
A galinha da vizinha 
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha 
Avezinha depenada 
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala 
No banheiro e na cozinha 
Ela bota, bota, bota 
Sem parar 
A galinha magricela 
Bota ovos sem parar
A galinha magricela 
? magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota tr?s
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil 
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil.

Fonte: S?tio: ?Letras.mus.br?. Dispon?vel em:< http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/68340/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e pe?a aos alunos que copiem.

           COMUNICACAO

1) Responda:

a- Qual o assunto  que se refere o texto? ____________________________________________________________________________________________

b- Por que a galinha ? magricela? _________________________________________________________________________________________________

c- Em que locais a galinha bota ovos? ______________________________________________________________________________________________

2) Copie do texto as palavras que representam a quantidade de ovos que a galinha bota. ______________________________________________________  

3) Escreva os n?meros registrados acima em ordem decrescente: ________________________________________________________________________

Agora, escreva-os por extenso: ____________________________________________________________________________________________________

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Leia o texto abaixo:

?

Minas de Prata ? uma cidade que tem hot?is fazenda agrad?veis e encantadores.

L? voc? pode realizar diversas atividades, como: passear a cavalo; pescar; fazer  caminhadas: pelas montanhas, pela floresta e pelas ?reas rurais; nadar em: piscinas, rios e cachoeiras e muito mais.

A tabela abaixo mostra um c?digo usado para classificar os hot?is fazenda da cidade de Minas de Prata.

Matematica em texto

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Agora, veja a classifica??o de alguns hot?is fazenda da cidade de Minas de Prata.

Matematica em texto

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Releia o texto anterior e responda:

a- Que atividades podem ser realizadas em Minas de Prata?

______________________________________________________________________

b- De acordo com a classifica??o, quais hot?is s?o muito confort?veis? E qual hotel ? o simples?

______________________________________________________________________

c- Observando a classifica??o acima, o que ? poss?vel dizer sobre os Hot?is Fazenda Pingo D??gua e Girass?is?

______________________________________________________________________

Agora, leia as informa??es abaixo:

Geralmente os guias de viagem apresentam c?digos para indicar o que os hot?is e as pousadas oferecem.

Observe alguns desses c?digos.

Matematica em texto

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Fonte dos s?mbolos: S?tio: ?Dreamstime? Dispon?vel em: <http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-%C3%ADcones-do-hotel-branco-no-preto-image8678845>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Observe o an?ncio de um Hotel Fazenda:

Matematica em texto

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Observando as informa??es anteriores, responda:

a- O que o Hotel Fazenda Girass?is oferece?

______________________________________________________________________

b- De acordo com os c?digos do Guia de Viagem, o que n?o est? dispon?vel nesse hotel?

_____________________________________________________________________

?

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Registre na lousa e pe?a que os alunos copiem a seguinte instru??o:

FLORAEMEXTIN????OProduzindo Propaganda!

Forme duplas com seus colegas e produza uma propaganda de um hotel fazenda.

Na propaganda dever? conter c?digos que revele o que o hotel proporciona.

Observa??o: Professor, incentive os alunos a darem sugest?o/?es de como organizar as duplas. Ressalte a import?ncia de vivenciarmos experi?ncias com outros colegas que n?o aqueles que estamos sempre muito pr?ximo.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Por sua vez o desenho poder? ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura). Fa?a a impress?o dos trabalhos, se preferir colar no caderno, providencie uma c?pia para cada aluno.

Ao final da atividade socialize as produ??es, pe?a que cada dupla apresente a sua cria??o. Quando todos tiverem apresentado, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.

?

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTIN????OAtividades de leitura

Professor, para sistematizar ainda mais a tem?tica de nosso planejamento, utilize algumas m?sicas folcl?ricas, cantigas de roda, parlendas ou adivinhas registradas na obra: ?Turma da M?nica: folclore brasileiro? (SOUSA, Maur?cio de. Turma da M?nica: folclore brasileiro. Barueri, SP: Girassol, 2009). Esta obra faz parte dos livros enviados pelo acervo complementar do PNLD 2013. (Verifique se a sua escola recebeu este livro.). Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, os acervos deste Programa est?o inclu?dos nos materiais did?ticos distribu?dos. Para saber sobre a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013 que favorecem a reflex?o sobre conceitos matem?ticos acesse o S?tio: "Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:  <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>.   Acesso em: 22 de jul. 2013.

Matematica em texto

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Professor, a literatura ? uma das possibilidades que voc? pode utilizar para complementar a sua pr?tica pedag?gica, ampliando a abordagem sobre os assuntos a serem trabalhados, visando atingir o m?ximo dos alunos ao proporcionar que eles se aventurem pelo labirinto de letras e sinais que as divertidas hist?rias infantis trazem. N?o existem normas r?gidas para a escolha, o ideal ? que voc? perceba e descubra livros que despertem o interesse da turma e tamb?m atenda aos seus objetivos.

Ao utilizar livros infantis, os professores podem provocar pensamentos matem?ticos por interm?dio de questionamentos ao longo da leitura, ao mesmo tempo em que o aluno se envolve com a hist?ria. Assim, a literatura pode ser usada como um est?mulo para ouvir, ler, pensar e escrever sobre matem?tica. Para iniciar o trabalho, ? importante, em primeiro lugar, que o professor goste de ler e tenha em m?os os livros com os quais queira trabalhar para que possa conhecer a hist?ria, visualizar as gravuras, que, muitas vezes, sugerem a explora??o de um ou mais temas, e tamb?m para que possa elaborar atividades que sejam adequadas ? turma com a qual est? trabalhando.

A matem?tica, por exemplo, pode aparecer relacionada ao pr?prio texto, enredo do livro ou estar impl?cita a ele, e necessitar de algumas problematiza??es para ser percebida pelos alunos.

Ratificamos Ferreira, Rosa e Teles (2012, p. 17.) ao registrar que ?propor que a literatura se integre ao ensino dos diferentes componentes curriculares n?o significa reduzir a leitura liter?ria a um mero desencadeador tem?tico de algum conte?do escolar e sim aproveitar a densidade e riqueza do acervo liter?rio para agregar conhecimentos e novos olhares sobre o que est? sendo estudado?. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Callland de Sousa; TELES, Rosinalda. A literatura, o brincar e o aprender a l?ngua e outros conte?dos curriculares. In:  Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar hist?rias.  Bras?lia: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 16- 27, 2012). Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2013.

Sugerimos alguns livros que fazem parte do acervo complementar do PNLD 2013, que poder?o auxili?-lo no que diz respeito ? Matem?tica por meio de textos, s?o eles:

  • D?ANGELO, Silvana. Nunca conte com ratinhos. Porto Alegre: Edelbra, 2011.
  • BUSATTO, Cl?o. Livro dos n?meros, bichos e flores. Porto Alegre: Edelbra, 2011.
  • ALCY. Assim ou assado? S?o Paulo: Saraiva, 2011.
  • DAHI, Michael. P?s na areia: contando de dez em dez. S?o Paulo: Hedra,2001.

Para obter a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013 que favorecem a reflex?o sobre conceitos matem?ticos acesse o s?tio: ?Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Para finalizar os trabalhos estabele?a um di?logo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em rela??o ? atividade realizada.

Recursos Complementares

Sugest?o de links para o aluno:

S?tio: ?Hist?ria da Matem?tica?. Dispon?vel em: <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm11/>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Sugest?es de links para professores:

S?tio: ?Recordes preferidos?. Dispon?vel em: <http://member.guinnessworldrecords.com/br/top100.aspx>. Acesso em: 22 de jul. 2013. (Por meio deste s?tio voc? ter? acesso a recordes curiosos que possibilitar?o o trabalho com matem?tica em textos. Para isto voc? dever? adequar as informa??es, conforme o n?vel de seus alunos.).

BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: vamos brincar de construir as nossas e outras hist?rias: MEC, SEB ano 4: unidade 2, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser feita durante a realiza??o de cada atividade proposta, por?m dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de opera??es de adi??o. Utilize seus registros e suas observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: interpretar textos, tabelas e imagens; ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda; formular hip?teses sobre o tema ou assunto abordado; interpretar e resolver as situa??es problema; reconhecer e contar n?meros; desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico; formular problemas a partir de situa??es matem?ticas; interagir com os pares sabendo respeitar a opini?o dos colegas.