Portal do Professor

Início do Conteúdo

Uma palavra e um espa?o: aprendendo sobre os espa?os entre as palavras

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?      Descobrir a import?ncia do espa?o entre as palavras;

?      Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;

?      Ampliar o vocabul?rio;

?      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?      Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Uma palavra e um espa?o!

?

Professor, o espa?o entre as palavras consiste em um importante elemento a ser considerado no processo de alfabetiza??o, uma vez que pode gerar d?vidas e mesmo dificuldades nos momentos de registro escrito dos alunos. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condi??es e recursos ele ter? para analisar sua pr?pria produ??o e seu percurso de aprendizagem. Vamos l?!

?

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Voc? sabia? A utiliza??o de atividades que possibilitam a crian?a a pensar sobre as caracter?sticas do sistema alfab?tico de escrita favorece a sua reflex?o e autonomia frente ? sua pr?pria escrita. (BRASIL, 2012.).

?

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concep??es de alfabetiza??o: o que ensinar no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Leve para a turma uma frase escrita de duas formas diferentes, como no exemplo a seguir:

O gato est? com fome.

?

Ogatoest?comfome.

?

Apresente as frases para a turma e solicite que fa?am a leitura das mesmas. Instigue-os a pensarem sobre o que h? de diferente nas frases. Professor, ? importante que todos participem e exponham suas ideias. Pergunte aos alunos qual frase ficou mais f?cil de ler e entender o que estava escrito.

Organize os alunos em duplas e proponha que cada dupla elabore uma frase, relacionada a algum animal e registrem por meio da escrita em uma folha de papel. Quando todos terminarem, solicite que cada dupla registre a frase na lousa. A cada frase registrada, fa?a um momento de di?logo coletivo sobre os seguintes aspectos da frase:

  • A escrita das palavras;
  • O espa?amento entre as palavras;
  • O sentido da frase.

? importante que os alunos analisem a estrutura da frase e fa?am uma reflex?o sobre a import?ncia do espa?o entre as palavras.

Para ampliar os conhecimentos da turma, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.

Proponha que joguem online o jogo ?Ca?a Palavras?.

Aula1.1_ago_2013

Fonte: S?tio: ?Jogos ? Iguinho?. Dispon?vel em: <http://iguinho.ig.com.br/jogo-caca-palavras.html>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Com a atividade de ?Ca?a Palavras? os alunos poder?o compreender, dentre outras coisas:

?

  • O in?cio e o t?rmino de uma palavra;
  • As letras que fazem parte de determinadas palavras;
  • A dificuldade de encontrar palavras quando as letras est?o todas juntas.

?

Ao final do jogo, os alunos poder?o escolher algumas palavras e elaborar frases no caderno de L?ngua Portuguesa.

Professor, a reflex?o sobre a forma??o das palavras ? fundamental para a consolida??o do conhecimento do espa?amento entre as palavras. Para isso, entregue para cada aluno uma c?pia da parlenda abaixo:

?

REI, CAPIT?O.

SOLDADO, LADR?O.

MO?A BONITA.

DO MEU CORA??O.

Fonte: "S?tio: Q Divertido" . Dispon?vel em: <http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21>. Acesso em: 02 de ago. de 2013.

Ap?s ler a parlenda com a turma, solicite que os alunos circulem cada palavra. Depois, pe?a para fazerem uma tabela contendo quatro colunas e uma linha para cada palavra da parlenda. Como ilustra a tabela a seguir:

?

Palavra

Quantidade letras

Letra inicial

?ltima letra

REI

3

R

I

CAPIT?O

7

C

O

SOLDADO

?

?

?

LADR?O

?

?

?

MO?A

?

?

?

BONITA

?

?

?

DO

?

?

?

MEU

?

?

?

CORA??O

?

?

?

?

Quando os alunos terminarem o registro na tabela, solicite que descubram:

?

Quantos espa?os entre as palavras foram necess?rios para formar a parlenda?

?

__________________________________

?

Fa?a um momento de di?logo e socializa??o das atividades.

?

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Professor, organize os alunos em duplas e proponha que brinquem de ?L? em cima do piano?. Valorize a forma singular de cada aluno em interagir com o outro e tamb?m a compreens?o dos momentos de ganhar e perder em uma brincadeira. 

L? em cima do piano

L? em cima do piano

Tinha um copo de veneno

Quem bebeu, morreu

O culpado n?o fui eu. 

Fonte: S?tio: ?Letras?. Dispon?vel em: <http://letras.mus.br/temas-diversos/la-em-cima-do-piano/>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Ap?s todos terem brincado, entregue uma c?pia da atividade a seguir para cada aluno.

Ol?, amiguinhos! Leia a m?sica abaixo e descubra o que precisa ser arrumado para que possamos entender melhor o que est? escrito. Depois que voc? descobrir, reescreva a frase na linha que est? abaixo de cada trecho da m?sica:

L?emcimadopiano

________________________________________________________

Temumcopodeveneno

________________________________________________________

Quembebeumorreu

________________________________________________________

Quemsaiufuieu

________________________________________________________

Professor, escolha uma das frases acima e solicite que os alunos fa?am um colorido nos espa?os em branco entre as palavras. Veja a frase que escolhemos:

Tem um copo de veneno

Agora, explore com a turma alguns aspectos da frase:

?

- Quantas letras tem a frase?

____________________________________________________________________

?

- Quantas palavras?

_____________________________________________________________________

?

- Quantos espa?os existem entre as palavras?

_____________________________________________________________________

?

Ap?s todos terminarem, fa?a um momento de socializa??o das respostas e um momento de corre??o coletiva da atividade.

?

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Professor, agora explore as atividades abaixo com os alunos. Para isso, fa?a uma c?pia da atividade para cada aluno.

?

Ocachorroescondeuoosso.

?

Solicite que os alunos circulem cada palavra da frase abaixo e em seguida recortem as palavras. Depois, os alunos dever?o colar cada palavra em uma folha de papel, formando novamente a frase, mas agora com o espa?amento entre as palavras.

?

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Explore com a turma o livro "Um caldeir?o de poemas" de Tatiana Belinky. Em seguida, distribua uma c?pia da poesia abaixo e proponha como desafio que cada grupo circule palavra por palavra do texto.

SemMedodoMedo

?

Demonstros,fantasmas,

Gosmentosmiasmas,

Ecoisasque-Bumba!

Estouremassim;

?

Vampirosdentu?os,

Viscososeru?os,

Querendoassustar

Avoc?eamim;

?

Nanoiteescura

N?otenhopa?ra ?

Acoisa?bem

Diferente,issosim!

?

Porquemeusegredo

?nuncatermedo ?

S?oelesquetremem

Commedodemim!

?

Aula1.2_ago_2013

Fonte: S?tio: ?Companhia das letras?. Dispon?vel em:

<http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40274>.  Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Ao final, solicite que contem as palavras circuladas. Fa?a um momento de socializa??o das respostas dos alunos.

Em seguida, fa?a a corre??o coletiva com a turma. Para isso, registre em uma cartolina ou mesmo na lousa, o texto da forma como foi entregue para os alunos e v? circulando cada palavra, de acordo com o que os alunos forem falando. Ao final, conte quantas palavras tem o texto e pe?a para que cada grupo fa?a a corre??o do seu pr?prio material.

Professor, elabore algumas frases e depois recorte cada palavra da mesma. Em seguida, organize os alunos em duplas e entregue as palavras das frases para que possam formar a frase utilizando as palavras que receberam. Solicite que formem a frase utilizando os pap?is e em seguida registre-a no caderno de L?ngua Portuguesa. Ap?s cada dupla terminar, troque os pap?is com as outras duplas, at? que todas formem as frases que voc? elaborou. Ao final, fa?a um momento de socializa??o das atividades, de forma que todos possam verificar o que acertaram e o que erraram, bem como o sentido de cada frase formada.

?

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Professor, organize os alunos em duplas e solicite que utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.

Como atividade, proponha que cada dupla elabore uma frase, a partir de uma palavra geradora, podendo ser:

?RVORE

Cada dupla dever? digitar a frase elaborada e observar as marcas de corre??o do programa, em que os erros de digita??o s?o grafados em vermelho. O desafio ? que ap?s a escrita da frase, os alunos observem o que ficou grafado e abaixo, digitem novamente a frase, at? que nada fique assinalado. Veja o exemplo abaixo:

A?rvore tem frta.

A ?rvore tem frta.

A ?rvore tem fruta.

Depois que todos terminarem a digita??o da frase, disponibilize um momento em que cada dupla possa observar a frase dos outros colegas.

Agora, registre na lousa a frase de cada dupla. No momento de escrever as palavras, junte-as para que coletivamente, a turma possa fazer a corre??o. Para isso, solicite que os alunos se dirijam at? a lousa e circulem palavra por palavra. Em seguida, pe?a para que escrevam no caderno de L?ngua Portuguesa as frases dos colegas.

Professor, solicite que cada aluno elabore uma frase que tenha como palavra geradora ?SEMENTE?. Auxilie de forma individual na corre??o das frases. Em seguida, entregue um peda?o de papel em branco para cada aluno e solicite que escrevam a frase criada sem espa?amento entre as palavras e pe?a para que dobrem o papel. Recolha todos os pap?is e coloque em um pote. Depois, distribua uma frase para cada aluno, observando para que n?o peguem a pr?pria frase. Quando receberem a frase, cada aluno ter? o desafio de identificar cada palavra e formar a frase com os espa?os necess?rios.

Quando todos terminarem, fa?a um momento de leitura das frases. O importante ? que cada frase lida, seja identificada pelo seu autor e tamb?m seja verificado o espa?amento entre as palavras. 

Socializando

Ao final do trabalho, fa?a uma roda de conversa e questione os alunos sobre o que aprenderam. Ou?a a opini?o de cada um e instigue aqueles que t?m mais dificuldade em expressarem suas ideias. Outra possibilidade ? fazer um mural com as frases que eles escreveram e afixar na sala de aula. Assim, voc? estar? estimulando-os a produzirem mais. Lembre-se de colocar o t?tulo do trabalho, os nomes dos autores e o objetivo da atividade.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio: ?Smartkids?. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/animais-caca-palavras.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Sugest?es de links para professores:

BAJARD, ?lie. Nova embalagem, mercadoria antiga. Educa??o e Pesquisa, S?o Paulo, v. 32. n. 3, p. 493-507, set./dez. 2006. Dispon?vel em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n3/a05v32n3.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o constitui a ess?ncia do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, ? fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avalia??o da aprendizagem do aluno. Pela observa??o de cada aluno em sua singularidade, durante a realiza??o de toda e qualquer atividade, voc? poder? ter elementos fundamentais para repensar a pr?tica pedag?gica. Para isso, sugerimos que voc? registre as considera??es sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma pr?tica reflexiva de seu pr?prio trabalho em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Al?m da observa??o, tamb?m ? fundamental no processo de avalia??o os di?logos com os alunos e a an?lise de suas produ??es. Verifique se os alunos descobriram a import?ncia do espa?o entre as palavras por meio da reflex?o proporcionada pelas atividades sobre o sistema alfab?tico de escrita e se ampliaram o vocabul?rio; bem como utilizaram de forma correta os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.