Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? Descobrir diferentes vers?es de uma mesma hist?ria;
? Conhecer e analisar a especificidade de cada vers?o de uma mesma hist?ria;
? Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;
? Ampliar o vocabul?rio;
? Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.
Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Cada vers?o, uma hist?ria!
?
Professor, o espa?o entre as palavras consiste em um importante elemento a ser considerado no processo de alfabetiza??o, uma vez que pode gerar d?vidas e mesmo dificuldades nos momentos de registro escrito dos alunos. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condi??es e recursos ele ter? para analisar sua pr?pria produ??o e seu percurso de aprendizagem. Vamos l?!
?
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Voc? sabia? A conta??o de hist?ria constitui um trabalho com a linguagem oral que favorece o conhecimento dos usos da oralidade na sociedade, tendo em vista o pr?prio linguajar utilizado cotidianamente pela crian?a. Por isso, o trabalho com a conta??o de hist?ria pode, do nosso ponto de vista, despertar emo??es diversas na crian?a que balizam a sua aprendizagem da leitura e da escrita, tornando este aprender algo pr?ximo da crian?a (BRASIL, 2012.).
?
Fonte: MAGALH?ES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetiza??o e ensino/aprendizagem do componente curricular - L?ngua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Professor, inicie o trabalho com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a falarem sobre o que sabem sobre a hist?ria ?Chapeuzinho Vermelho?. Depois que cada aluno participar, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno. Pe?a para que cada um fa?a um desenho do final da hist?ria, tendo como base a refer?ncia da vers?o que conhece.
Em seguida, afixe no mural da sala de aula para que todos possam observar o registro dos colegas.
Agora, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet. No s?tio sugerido, fa?a a leitura da hist?ria com a turma.
Fonte: ?S?tio: Smart Kids? . Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas-chapeuzinho-vermelho.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Ap?s ler a hist?ria com a turma, proponha seu registro da seguinte forma: Divida a turma em tr?s grupos, sendo que cada um ficar? respons?vel por representar uma parte da hist?ria:
Os alunos poder?o recorrer a desenho, pintura, recorte e colagem, escrita ou outra forma de registrar a sess?o da hist?ria que ficaram respons?veis.
Quando todos terminarem, solicite que recontem a hist?ria, cada um a sua parte. Sugerimos que voc? filme este momento acessando a c?mera no laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam) ou (?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.
Depois, assista ao v?deo com a turma e aproveite para propor um di?logo sobre a diferen?a de ouvir, ler e recontar uma hist?ria.
Agora, construa com a turma as caracter?sticas de cada personagem da hist?ria. Para isso, organize uma roda de conversa e solicite que expressem o que sabem sobre cada personagem da hist?ria. Voc? poder? registrar as falas dos alunos em uma cartolina e afix?-la no mural da sala de aula. Veja os personagens abaixo que n?o podem faltar nesta atividade:
|
Professor, explore com a turma as m?sicas da hist?ria Chapeuzinho Vermelho. Para isso, sugerimos o s?tio abaixo para que voc? possa imprimir uma c?pia do texto online e disponibilizar para cada aluno.
?
(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho ? deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas ? tardinha, ao sol poente
Junto ? mam?ezinha dormirei contente
...
(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festan?a
Tenho um bom petisco para encher a minha pan?a
...
(Ca?adores)
N?s somos os ca?adores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Ca?amos on?a pintada, pacas, tatus e cotias
...
(Chapeuzinho)
O lobo mau j? morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crian?as
E passear na floresta
Fonte: "S?tio: Letras" . Dispon?vel em: <http://letras.mus.br/joao-de-barro/575446/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Ap?s cantarem e tamb?m lerem a letra de cada m?sica, fa?a um momento de di?logo com a turma sobre o significado que transmitem. Em seguida, pe?a para que cada aluno fa?a um desenho representando cada m?sica. Depois, fa?a um momento de socializa??o das produ??es.
Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e disponibilize revistas para recorte e uma cartolina. Solicite que representem o caminho que a personagem Chapeuzinho Vermelho percorre at? chegar ? casa da vovozinha. Quando todos conclu?rem a atividade, fa?a um momento de socializa??o das atividades.
?
Trabalhando com texto instrucional
?
Professor, fa?a uma lista com a turma do que pode ter na cesta da Chapeuzinho Vermelho. Para isso, os alunos poder?o desenhar uma cesta de piquenique e registrar por escrito os nomes dos poss?veis doces. Para este momento, sugerimos que voc? escolha uma receita de um bolo ou mesmo de um doce para ser feita com a turma. Em seguida, guarde os doces em uma cesta e fa?a um piquenique com os alunos em um local da escola que, de prefer?ncia, tenha ?rvores e grama. Veja abaixo a nossa sugest?o de receita:
?
Doce de leite em p?
?
Ingredientes
1 lata de leite em p?
1 garrafinha de leite de coco
E a mesma medida da lata de a??car
Cravos da ?ndia
?
Modo de Preparo
Misture tudo
Fa?a bolinhas e coloque o cravo
?
Fonte: "S?tio: Tudo gostoso" . Dispon?vel em: <http://tudogostoso.uol.com.br/receita/8009-doce-de-leite-em-po.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Professor, aproveite para trabalhar receita com os alunos e explore este tipo de texto com a turma (texto instrucional), a estrutura do texto.
?
Trabalhando de forma interdisciplinar
?
Depois de fazer a receita com a turma, aproveite o momento e trabalhe com alguns conceitos matem?ticos: mais, menos, dentre outros. Voc? poder? solicitar que contem quantos docinhos foram feitos e fa?a a distribui??o de docinhos entre a turma para descobrirem quantos doces cada aluno ir? ganhar.
Crie situa??es problema a partir deste contexto, tais como:
1- Se fizemos 38 docinhos e nossa turma tem apenas 29 alunos, quantos docinhos sobraram?
2- Quem vai ganhar mais docinhos, os meninos ou as meninas, visto que em nossa turma tem 12 meninas e 17 meninos?
3- Para darmos docinhos para os alunos da turma A, quantos docinhos teremos que fazer a mais, tendo em vista que s?o 25 alunos e sobraram 11 docinhos?
?
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, providencie o livro abaixo ?Chapeuzinho Amarelo? de Chico Buarque para realizar a leitura da hist?ria com a turma.
?
Sinopse: Uma hist?ria emocionante que revela uma personagem que tem medo do medo. No entanto, ao enfrentar um grande medo, a personagem Chapeuzinho Amarelo superar? muitos medos e com isso ela se fortalecer?. Embarque com ela numa aventura inesquec?vel!
Fonte: ?S?tio: "Americanas? . Dispon?vel em:
<http://www.americanas.com.br/produto/238321/livro-chapeuzinho-amarelo >. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Ap?s contar a hist?ria, proponha um momento de di?logo a partir das seguintes quest?es:
?
Agora, pe?a para que cada aluno fa?a um desenho representando o encontro da personagem Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau. Solicite que representem as express?es faciais de cada um e tamb?m as falas de cada um.
Depois, solicite que cada aluno represente por meio de um desenho o seu pr?prio medo e como far? para superar o seu medo.
Ao final, fa?a um momento de socializa??o das atividades.
?
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, providencie o filme: "Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho" e assista-o com a turma.
?
Filme: Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho
Fonte: ?S?tio: Adoro Cinema" . Dispon?vel em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-127677/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Sinopse: Um filme que vai revelar uma nova vers?o da hist?ria da personagem Chapeuzinho Vermelho, em que o lobo n?o come a chapeuzinho e a vov?. Os personagens v?o viver uma aventura em busca de descobrir mist?rios e revelar verdades na vers?o de cada um dos personagens da hist?ria. Descubra o segredo de cada um.
?
Ap?s assistirem ao v?deo, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Entregue para cada grupo massas de modelar coloridas. Cada grupo ter? como desafio modelar uma cena ou mesmo uma parte da hist?ria. Explique para a turma que os alunos dever?o representar os detalhes da cena escolhida e depois far?o a conta??o do momento escolhido para toda a turma.
?
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, organize a turma em duplas e lance o desafio para que criem uma hist?ria da Chapeuzinho Vermelho. Para isso, solicite utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.
E a sua vers?o? Que tal inventar uma hist?ria para que envolva os personagens da hist?ria ?Chapeuzinho Vermelho??
Quando todas as duplas terminarem, fa?a um momento de apresenta??o das hist?rias e em seguida, imprima as produ??es e monte um livro das hist?rias da turma para ser disponibilizado na biblioteca da escola.
?
Socializando
?
Fa?a um evento para divulgar o lan?amento dos livros dos alunos ?Tarde de aut?grafos ou manh? de aut?grafos?, para isso, convide os pais.
Planeje antecipadamente o evento juntamente com os alunos, isto possibilitar? que trabalhe com alguns g?neros textuais: convites, cartazes, dentre outros;
Sugest?es de links para alunos:
S?tio: ?Dom?nio P?blico?. Dispon?vel em: <http://dominiopublico.mec.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=84698>. Acesso em: 01 de ago. de 2013.
?
Sugest?es de links para professores:
BETTELHEIM, Bruno. A psican?lise dos contos de fadas. Dispon?vel em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/15250498/2139827055/name/a_psicanalise_dos_contos_de_fadas.pdf>. Acesso em: 01 de ago. de 2013.
Professor, a avalia??o ? parte da aula e est? presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que voc? crie um di?rio reflexivo, em que registrar? aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfab?tico de escrita, bem como suas reflex?es sobre o que poder? propor de atividades para consolidar o conhecimento. ? importante que observe se os alunos compreenderam as diferentes vers?es que uma mesma hist?ria pode ter.