Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;
? Analisar a escrita de palavras;
? Ampliar o vocabul?rio;
? Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.
Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Inventar palavras!
?
Professor, a an?lise do sistema alfab?tico de escrita envolve compreender a escrita das palavras em um processo de reflex?o e an?lise. Para isso, ? necess?rio buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno e o uso da escrita e da leitura no seu pr?prio dia a dia. Vamos l?!
?
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Voc? sabia? A utiliza??o de atividades que possibilitam a crian?a a pensar sobre as caracter?sticas do sistema alfab?tico de escrita favorece a sua reflex?o e autonomia frente ? sua pr?pria escrita. (BRASIL, 2012.).
Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concep??es de alfabetiza??o: o que ensinar no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Professor, para a presente aula, disponibilize um alfabeto m?vel para cada aluno, de forma que o mesmo possa pertencer a cada um e ser utilizado ao longo das atividades propostas.
Para entregar o alfabeto m?vel aos alunos, organize uma roda de conversa e o entregue para cada um. Solicite que espalhem as letras no ch?o e pe?a que criem uma palavra com a letra ?S?.
Depois que todos os alunos formarem uma palavra com a letra inicial ?S?, fa?a um momento de socializa??o, em que cada aluno dever? ler a palavra formada. Juntamente com os alunos, fa?a as poss?veis corre??es.
Agora, que tal lan?ar para a turma o desafio de descobrirem como as palavras s?o inventadas? Veja as hip?teses dos alunos e em seguida solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet. No s?tio sugerido, fa?a a leitura da hist?ria com a turma.
Fonte: S?tio: ?Revista Escola?. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/possivel-calcular-quantas-palavras-surgem-dia-lingua-portuguesa-473887.shtml>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Ap?s a leitura do texto online, fa?a um momento de di?logo sobre duas quest?es:
Como atividade de casa, proponha que os alunos conversem com seus av?s ou tios e descubram palavras que se usavam mais antigamente e que atualmente n?o s?o muito utilizadas.
Agora, proponha como desafio que cada aluno invente uma palavra com as letras do alfabeto. Os alunos poder?o criar uma palavra e pensar em um significado para a mesma. Em seguida, cada aluno poder? falar a sua palavra para que os colegas possam tentar descobrir o poss?vel significado inventado pelo colega. Depois, cada aluno poder? explicar para a turma como ? a escrita desta palavra e o seu significado. Em uma cartolina, registre as palavras dos alunos e em seguida o significado de cada uma. O cartaz pode ser intitulado de: ?Nossas inven??es!?.
?
Professor, proponha que os alunos acessem o s?tio abaixo e descubram como a escrita foi inventada e tamb?m a sua fun??o na sociedade. Solicite que os alunos acessem o s?tio sugerido a partir do laptop Classmate e do programa Mozilla Firefox, pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.
Fonte: S?tio: ?Ci?ncia Hoje: Hist?ria das letras?. Dispon?vel em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-das-letras/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Ap?s a leitura do texto online, fa?a um momento de troca de ideias sobre o que aprenderam sobre como a escrita foi criada e sua fun??o. Em seguida, proponha a atividade abaixo para ser realizada individualmente.
Ol?, coleguinha!
Vamos imaginar dois mundos? Fa?a um desenho representando:
Um mundo sem escrita |
Um mundo com escrita |
? ? ? ? ? ? |
? |
Fonte: Acervo da autora.
Quando todos terminarem, fa?a um momento de socializa??o das produ??es. ? importante que cada aluno relate como imaginou o mundo sem a escrita e o mundo com a escrita, ressaltando a import?ncia da escrita e sua fun??o para a vida na sociedade.
Professor, uma op??o interessante ? trabalhar com a forma??o de palavras, a partir de outras ou mesmo mudar apenas uma letra de uma palavra e formar outra. Para isso, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Escreva na lousa algumas palavras como:
Agora, pe?a para que cada grupo tente formar outra palavra, mudando apenas uma letra da palavra. Para isso, os alunos poder?o utilizar as letras do alfabeto m?vel. Quando terminarem, registre na lousa as palavras descobertas pelos grupos.
?
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, retome a atividade de casa dos alunos e descubra as palavras que foram identificadas pelos alunos junto aos familiares.
Professor, proponha aos alunos um passeio pela escola para descobrirem e registrarem palavras que acham interessante. Para isso, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e uma prancheta para que possam registrar as palavras.
?
Em sala de aula, fa?a um momento de socializa??o das palavras registradas instigando os alunos a falarem sobre os motivos da escolha das palavras. Em seguida, construa um cartaz com as palavras registradas pela turma, colocando como t?tulo: ?As palavras encontradas na escola?.
?
Professor, auxilie os alunos no jogo abaixo, para que se divirtam e aprendam com a ?F?brica de Palavras?. Para isso, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.
?
Fonte: S?tio: ?Escola Games?. Dispon?vel em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Promovendo a intera??o e aprendizagem
?
Ap?s o jogo, que tal propor uma atividade em que outras turmas possam participar? Para isso, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e explique que ter?o como desafio auxiliar os alunos de outras turmas a formar cinco palavras utilizando o alfabeto m?vel. As palavras a serem formadas ser?o ditadas por voc? no momento que os alunos de outra turma j? estiverem na sala de aula. Cada palavra que estiver correta, o grupo ganhar? um ponto. Vencer? o grupo que acumular mais pontos.
?
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, pergunte aos alunos se eles j? ouviram algu?m dizer a express?o: ?Est? escrito nas estrelas?. Depois que os alunos participarem, pe?a para acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet. No s?tio sugerido, os alunos poder?o brincar com a escrita de nomes e de outras palavras, de forma que fique como se estivesse escrito nas estrelas. Para outras informa??es, sugerimos que acesse o s?tio da ?Ci?ncia Hoje? para saber mais sobre como usar este programa.
Fonte: S?tio: ?Ci?ncia Hoje: Escrito nas Estrelas?. Dispon?vel em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/escrito-nas-estrelas/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Fonte: S?tio: ?Galaxies?. Dispon?vel em: <http://mygalaxies.co.uk/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Ao final da atividade, os alunos poder?o observar como ficou a escrita das palavras escolhidas pelos colegas. Em seguida, solicite que fa?am um registro recorrendo ao desenho para representar as palavras em forma de gal?xias. Voc? poder? buscar informa??es sobre gal?xias no s?tio abaixo para que os alunos possam compreender melhor a atividade:
Fonte: S?tio: ?Mist?rios do mundo?. Dispon?vel em: <http://misteriosdomundo.com/quais-sao-os-tipos-de-galaxias>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Professor, disponibilize material para recorte, podendo ser revistas e jornais. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e proponha como desafio que encontrem uma palavra para cada letra do alfabeto. Em uma folha de papel em branco, os alunos poder?o colar as palavras encontradas em ordem alfab?tica. Quando todos terminarem, solicite que cada grupo apresente as palavras encontradas. Ao terminarem, solicite que afixem as atividades no mural da sala de aula.
?
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Mensagens secretas
?
Professor, crie com os alunos um c?digo para cada letra do alfabeto. ? importante que todos participem deste momento e que estabele?am uma rela??o entre a letra do alfabeto e o desenho. Veja o exemplo a seguir:
?
Em seguida, forme duplas e crie um nome para cada uma. Escreva estes nomes em uma folha de papel e fa?a um sorteio entre as duplas. O desafio de cada dupla ser? criar um bilhete para a dupla que saiu no sorteio, recorrendo apenas ao c?digo criado.
Quando todos terminarem, fa?a um momento de troca dos bilhetes e proponha como desafio a leitura e compreens?o do bilhete. No momento em que compreenderem o bilhete, fa?a uma roda de conversa e pe?a para que cada dupla leia o bilhete que recebeu. Em seguida, a dupla que enviou o bilhete poder? dizer se est? certo ou n?o.
?
Socializando
?
Professor, para finalizar o trabalho, crie com a turma um livro que poder? ser denominado ?Nossa leitura de mundo?. Neste livro ser?o registradas as palavras que os alunos j? leram ou mesmo ouviram. Para isso, proponha que os alunos fa?am a coleta das palavras durante uma ou duas semanas. Em sala de aula, fa?a uma lista com as palavras coletadas, podendo organizar em ordem alfab?tica ou mesmo na ordem que os alunos acharem interessante. O livro poder? ser levado para casa, com o intuito de mostrar para os familiares.
Sugest?es de links para alunos:
S?tio: ?Uol/Hist?rias?. Dispon?vel em: <http://criancas.uol.com.br/historias/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Sugest?es de links para professores:
Reportagem: ?Alfabetiza??o: como trabalhar linguagem e reflex?o sobre o sistema juntos?. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/alfabetizacao-como-trabalhar-linguagem-reflexao-sistema-juntos-683013.shtml>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
V?deo: ?Adriana Calcanhoto - Umas Palavras? (Parte1). Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=EUKZ2okmoyM>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
A avalia??o dever? permear todo o trabalho pedag?gico e pode ser realizada pela observa??o e registro que envolve aspectos como a participa??o dos alunos no decorrer do trabalho, das poss?veis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos refletiram e compreenderam o sistema alfab?tico da escrita por meio da an?lise da escrita de palavras, se ampliaram o vocabul?rio e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedag?gico poder? ser reconfigurado mediante a avalia??o do processo, cumprindo sua fun??o de favorecer a aprendizagem.