Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprender a ler e a escrever: descobrindo caminhos - TV Escola - S?rie: Um mundo de letras

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ler o mundo;
  • Conhecer a escrita no uso social do dia a dia;
  •  Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;
  • Ampliar o vocabul?rio;
  • Identificar o trajeto que faz de casa at? a escola;
  • Descobrir os diferentes meios de transportes utilizados pelos alunos para chegar at? a escola;
  • Realizar entrevista;
  • Organizar dados na tabela;
  • Elaborar gr?fico a partir de dados coletados;
  • Resolver situa??es problemas utilizando diferentes opera??es;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, a presente aula est? integrada ? proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa e tem como foco desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: Um mundo de letras, o qual poder? ser acessado pelo s?tio: ?TV Escola?. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4304>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Ler o mundo!

?

Professor, vivemos em um mundo letrado, em que ler e escrever fazem parte do cotidiano das pessoas das mais variadas formas. Por isso, a escola necessita ser um local de encontro com a pr?pria vida dos alunos, favorecendo a sua participa??o ativa e consciente na sociedade. Para isso, propomos a presente aula com o intuito e aproximar cada vez mais a escola das situa??es de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos. Embarque nesta aventura!

?

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Voc? sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma fun??o e um significado em suas vidas.

?

Para saber mais consulte o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Aula4.1_ago_2013

Fonte da imagem: Dispon?vel em: <http://freevetor.blogspot.com.br/2012/09/ola-galera-meu-nome-e-vanessa-e.html>. Acesso em: 04 de ago. 2013.

?

Roda de conversa: iniciando a aula

?

Professor, inicie a aula com a turma organizada em um roda de conversa. Cada vez mais compreendemos que o di?logo ? a base para a consolida??o de um processo de ensino e de aprendizagem significativa, com possibilidades de uso do que se aprende em situa??es reais do cotidiano dos alunos. Na roda de conversa, alguns princ?pios s?o fundamentais:

  • Favorecer a participa??o de todos os alunos;
  • Valorizar as falas de todos;
  • Construir um momento que estimule a espontaneidade de todos os envolvidos;
  • Organizar algumas regras, tais como: levantar o dedo para falar e respeitar e ouvir as falas dos colegas.

?

Contextualizando a escrita

?

Mediante os princ?pios acima, proponha um di?logo com a turma sobre os objetos que fazem parte do cotidiano deles. Para isso, entregue uma folha de papel em branco para os alunos e pe?a que desenhem cinco objetos que usam todos os dias, mas eles n?o podem contar para os colegas o que est?o desenhando. Quando todos terminarem solicite que cada um mostre os seus desenhos e estimule a turma a descobrir os objetos desenhados pelo colega. Ap?s todos terem apresentado seus desenhos, solicite que escrevam o nome de cada objeto desenhado, utilizando a mesma folha de papel.

Professor, fa?a a leitura das palavras com o alunos e pe?a para que os colegas auxiliem uns aos outros na poss?vel corre??o das mesmas. Este momento ? fundamental para a reflex?o sobre o sistema alfab?tico de escrita e principalmente para que o aluno perceba a fun??o de representa??o dos objetos da escrita. Ao final, pergunte aos alunos:

  • O que foi mais f?cil compreender? O desenho ou a escrita?

Agora, construa com a turma um painel com as atividades dos alunos. Se achar interessante, poder? colocar o t?tulo do mesmo de: ?Nossos objetos?.

?

Explorando a escola e descobrindo a fun??o social da escrita

?

Chegou o momento de conversar com a turma para que sejam exploradores da escola. Fa?a um passeio com os alunos pela escola para que observem o que h? de escrita na escola e qual a fun??o desta escrita. Para isso, disponibilize para cada aluno uma folha de papel em branco, prancheta e l?pis. Oriente os alunos a observarem os murais da escola, os locais que s?o marcados pela escrita e outros pontos que encontrar escrita.

Ap?s o trabalho de explora??o, fa?a um momento de socializa??o dos registros. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Fa?a um momento de reflex?o com o grupo sobre as seguintes quest?es:

  • O que voc?s acham que poderia estar escrito em algum local da escola? Para que serviria esta escrita? A quem ela seria destinada?

Depois de ouvir os alunos, distribua cartazes, revistas para recorte, tinta, l?pis de cor, canetinhas e outros que possam auxiliar na constru??o do cartaz. Oriente os alunos a criarem algo escrito que necessita estar no mural ou mesmo indicando algo na escola.

Depois que os grupos conclu?rem o trabalho, pe?a para que apresentem ? turma e em seguida, afixe os cartazes nos locais que cada grupo achar interessante. Fa?a uma avalia??o com a turma sobre o que acharam do local dos cartazes e o que os mesmos poder?o ajudar a comunidade escolar.

Como registro, solicite que os alunos representem, em forma de desenho e escrita, a escola com os cartazes afixados pela turma. Depois que todos terminarem, voc? poder? convidar a equipe da dire??o da escola e fazer um momento de socializa??o das produ??es dos alunos, em que os mesmos poder?o enfatizar a import?ncia dos cartazes que foram afixados e ouvir a opini?o da equipe da dire??o.

?

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Descobrindo os caminhos que nos levam at? a escola

?

Professor, fa?a outra roda de conversa e coloque como tema para ser discutido: como cada um vem para a escola e o que observam neste trajeto. Lembre-se dos princ?pios elencados anteriormente, para a realiza??o de uma roda de conversa.

Este trabalho dialoga com diferentes ?reas do conhecimento: dentre elas L?ngua Portuguesa, Geografia e Matem?tica, mas n?o ? necess?rio parar uma aula para iniciar a outra, pois elas est?o interligadas, tornando nossa aula interdisciplinar.

Ap?s a participa??o de todos, providencie o livro ?A caminho da escola? de Fabia Terni e realize a leitura do mesmo para a turma.

?

Sinopse: Em um passeio pela paisagem brasileira, o livro revela os diferentes meios de transportes que as crian?as utilizam para chegarem ?s escolas nas mais diversas regi?es do nosso pa?s. Embarque nesta aventura e descubra caminhos e formas inusitadas de ir para a escola.

Aula4.2_ago_2013

Fonte: S?tio: ?Editora Travessa?. Dispon?vel em: <http://www.travessa.com.br/A_CAMINHO_DA_ESCOLA/artigo/8f9b83bb-a17c-465d-9f78-48a8d23fcb61>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Ap?s a leitura, proponha um momento de di?logo sobre as diferentes formas que as crian?as utilizam para chegar at? a escola. Explore as d?vidas dos alunos sobre palavras diferentes que n?o fazem parte do cotidiano delas.

Agora, organize os alunos em duplas e solicite que fa?am uma busca no s?tio: www.google.com.br e descubram o significado e tamb?m imagens sobre os diferentes meios de transportes que aparecem na hist?ria. Para acessar o s?tio sugerido, os alunos poder?o utilizar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.

Solicite que cada dupla busque uma imagem para cada meio de transporte da hist?ria. Os alunos poder?o copiar a imagem e colocar no programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Tamb?m poder? ser utilizado computadores do Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.

Ap?s, colorirem as imagens solicite que digitem o nome de cada meio de transporte, como no exemplo a seguir:

Aula4.3_ago_2013

Fonte: S?tio: ?Legenda Libras?. Dispon?vel em: <http://www.legendalibras.com.br/sinais/meios-de-transporte.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Depois que todos terminarem, imprima as produ??es dos alunos e afixe as atividades no mural da escola para que todos possam ter acesso ?s diferentes formas de ir para a escola.

?

Entrevista: Como voc? vem para a escola?

?

Professor, organize os alunos em duplas e lhes entregue uma folha de papel em branco. Escolha algumas turmas da escola para que os alunos possam fazer a seguinte pergunta aos mesmos:

De que voc? vem para a escola?

Cada dupla dever? formular a pergunta aos alunos das outras turmas, cuidando para n?o repetir as pessoas que j? foram entrevistadas. Para isso, as duplas podem ser orientadas para quais alunos dever?o perguntar. O importante ? registrarem a resposta do colega entrevistado e n?o precisa registrar o nome da pessoa.

Elaborando gr?fico: tratamento da informa??o

?

Quando terminarem a entrevista, fa?a um momento de socializa??o das respostas e em seguida, crie um gr?fico de barras com a turma para organizar as informa??es. ? importante colocar um t?tulo para o gr?fico, que poder? ser a pr?pria pergunta ou mesmo: ?Formas diferentes de vir para a escola?. Antes de iniciar o gr?fico crie uma tabela para tabular os dados: fa?a na lousa a tabela e ? medida que os alunos forem relatando o resultado de sua entrevista voc? registra na tabela. Para cada resposta, coloque um risco e ao final contem a quantidade de resposta de cada um. Veja um exemplo a seguir:

Meios de transporte utilizados pelos alunos para virem ? escola

A p?

I  I  I  I 

04

?nibus

I  I   I  I   I  I   I  I  I   I   I  I   I 

13

Van

 I    I   I   I   I  I  I

07

Bicicleta

I   I

02

Carro

I  I  I   I  I   I

06

Outros

?

0

Antes de iniciar a constru??o do gr?fico, verifique se eles j? conhecem, caso contr?rio, explique-lhes o que ? um gr?fico e mostre-lhes alguns exemplos, para isso leve para sala jornais ou revistas que trazem diferentes modelos de gr?ficos. Ou solicite que acessem o s?tio dispon?vel em: < http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx>, acesso em: 04 de ago. 2013, utilizando o laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.

?

No momento da constru??o do gr?fico voc? poder? incluir a forma como os alunos da turma tamb?m v?m para a escola. No final do gr?fico, indique as turmas que foram entrevistas.

Quando terminarem a constru??o do gr?fico, que poder? ser feita utilizando papel Kraft e tamb?m pap?is coloridos para representar as barras afixe o cartaz no mural da escola para que toda a comunidade possa ter acesso.

Professor, para aproveitar esta atividade sugerimos que elabore situa??es problema a partir dos dados obtidos nas entrevistas e tratados no gr?fico. Tais como:

1-      Se 13 alunos utilizam ?nibus e 7 utilizam van para vir at? a escola, quantos alunos utilizam o transporte coletivo?

2-      Se 6 alunos utilizam carro para vir para escola, quantos alunos a mais utilizam o ?nibus?

3-      Qual ? o meio de transporte menos utilizado pelos alunos e qual ? a diferen?a entre ele e aqueles que utilizam o ?nibus?

?

Professor, voc? poder? adequar as situa??es problema de acordo com o que estiver trabalhando: adi??o subtra??o, multiplica??o ou divis?o.

?

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Professor, providencie o livro ?O menino que aprendeu a ver? de Ruth Rocha e fa?a a leitura do mesmo para a turma. Para a leitura do livro, sugerimos que a cada p?gina, voc? fa?a a leitura e mostre as imagens para a turma.

?

Sinopse: Em uma hist?ria de descobertas, a autora nos mostra como o personagem Jo?o, que n?o entendia as palavras escritas em seu cotidiano, vai reconhecendo-as a partir da sua entrada na escola. Nesta emocionante hist?ria, o personagem descobre as maravilhas que a leitura e a escrita podem fazer na sua vida. Vamos acompanhar de perto este caminho at? a leitura e a escrita!

Aula4.4_ago_2013

Fonte: S?tio: ?Passaporte m?gico?. Dispon?vel em:  http://passaportemagico.blogspot.com.br/2011/10/o-menino-que-aprendeu-ver.html . Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Ap?s a leitura, fa?a um momento de di?logo com a turma sobre algumas quest?es:

?

  • O que acharam da hist?ria?
  • O que compreenderam?
  • Algu?m j? viveu algo parecido?

?

Agora, entregue uma cartolina para cada aluno ou mesmo uma folha de papel em branco. Solicite que cada aluno registre o que observa que tem escrito no seu pr?prio caminho para a escola. Cada aluno dever? receber uma cartolina e desenhar o caminho que faz at? a escola, o que v? pelo caminho, com quem vem para a escola e outros aspectos que achar interessante.

Depois que todos terminarem, fa?a um momento de troca de ideias e apresenta??o das produ??es. Os cartazes poder?o ser afixados no mural da sala de aula para que toda a turma possa observar o que os colegas encontram escrito no caminho para a escola.

?

Trabalho de campo

?

Agora, organize com os alunos um passeio pelo quarteir?o da escola. O objetivo do passeio ? observar o que tem escrito neste trajeto: placas, lojas, mercados e outros. Disponibilize uma prancheta, uma folha de papel em branco e tamb?m um l?pis para cada aluno. O importante ? instig?-los ao m?ximo a observar o que est? escrito nos mais diversos lugares por onde passarem. Ressaltamos que para a sa?da dos alunos da escola ? necess?rio uma autoriza??o dos respons?veis pelos mesmos. Por isso, sugerimos que fa?a um bilhete destacando os seguintes aspectos:

  • Objetivo da atividade;
  • Local em que ser? realizada;
  • Hor?rio de sa?da e de retorno;
  • Profissionais que ir?o acompanhar a turma;
  • Materiais que ser?o utilizados;
  • Uso obrigat?rio do uniforme.

De posse da autoriza??o dos respons?veis pelos alunos, fa?a o passeio com a turma e incentive-os a observarem o que est? escrito. Se for poss?vel, solicite a ajuda de outro profissional para te acompanhar junto com a turma. Em sala de aula, solicite que cada aluno fa?a um desenho representando o caminho realizado e o que encontrou escrito. ? importante resgatar com a turma a fun??o da escrita em cada local que observaram. O registro poder? ser realizado no caderno de L?ngua Portuguesa. Ao final, cada aluno poder? socializar sua atividade.

?

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

O mundo da escrita na internet

?

Professor, para este momento sugerimos que os alunos tenham acesso ao laptop Classmate e ao programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Tamb?m poder?o ser utilizados computadores do Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet, ambos com acesso ? internet.

Fa?a um momento de di?logo com a turma sobre o que os alunos gostam de ver na internet. Para isso, organize os alunos em duplas para que o trabalho possa ser bem dialogado e pautado na troca de ideias.

Cada dupla poder? escolher um s?tio para realizar a leitura e explora??o do mesmo. Os alunos dever?o realizar a leitura, se for jogos eles dever?o jogar e assim sucessivamente.

Ao final da atividade, fa?a uma roda de conversa com a turma e explore os diferentes lugares em que a leitura e a escrita est?o presentes. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Distribua uma cartolina para cada grupo e pe?a para que fa?am desenhos dos lugares em que a escrita est? presente. Depois, cada grupo poder? fazer uma apresenta??o da sua produ??o para a turma, mostrando os lugares com escrita.

Agora, cada aluno poder? escrever uma frase ou texto com a seguinte quest?o:

?

Para que ler e escrever?

?

Quando todos terminarem, poder?o ler a sua produ??o para a turma e tamb?m para outras turmas da escola. Fa?a um mural com as produ??es dos alunos em um local da escola que toda a comunidade tenha acesso.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio: ?Uol/Hist?rias?. Dispon?vel em: <http://criancas.uol.com.br/historias/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

?

Sugest?es de links para professores:

Texto de Angela B. Kleiman ?Preciso ?ensinar? o letramento? N?o basta ensinar a ler e a escrever??. Dispon?vel em: ?<http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o ? parte da aula e est? presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que voc? crie um di?rio reflexivo, em que registrar? aspectos essenciais de cada aluno, tais como: se eles conseguiram perceber o uso social da escrita no dia a dia; se ampliaram o vocabul?rio, se compreenderam e organizaram os dados no gr?fico, se resolveram as situa??es problemas criadas a partir do gr?fico, se identificaram o trajeto que utilizam para chegar ? escola e  os meios de transportes utilizados pelos alunos, bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfab?tico de escrita, al?m de  suas reflex?es sobre o que poder? propor de atividades para consolidar o conhecimento.