Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, a presente aula est? integrada ? proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa e tem como foco desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: Um mundo de letras, o qual poder? ser acessado pelo s?tio: ?TV Escola?. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4304>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Ler o mundo!
?
Professor, vivemos em um mundo letrado, em que ler e escrever fazem parte do cotidiano das pessoas das mais variadas formas. Por isso, a escola necessita ser um local de encontro com a pr?pria vida dos alunos, favorecendo a sua participa??o ativa e consciente na sociedade. Para isso, propomos a presente aula com o intuito e aproximar cada vez mais a escola das situa??es de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos. Embarque nesta aventura!
?
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Voc? sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma fun??o e um significado em suas vidas.
?
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Fonte da imagem: Dispon?vel em: <http://freevetor.blogspot.com.br/2012/09/ola-galera-meu-nome-e-vanessa-e.html>. Acesso em: 04 de ago. 2013.
?
Roda de conversa: iniciando a aula
?
Professor, inicie a aula com a turma organizada em um roda de conversa. Cada vez mais compreendemos que o di?logo ? a base para a consolida??o de um processo de ensino e de aprendizagem significativa, com possibilidades de uso do que se aprende em situa??es reais do cotidiano dos alunos. Na roda de conversa, alguns princ?pios s?o fundamentais:
?
Contextualizando a escrita
?
Mediante os princ?pios acima, proponha um di?logo com a turma sobre os objetos que fazem parte do cotidiano deles. Para isso, entregue uma folha de papel em branco para os alunos e pe?a que desenhem cinco objetos que usam todos os dias, mas eles n?o podem contar para os colegas o que est?o desenhando. Quando todos terminarem solicite que cada um mostre os seus desenhos e estimule a turma a descobrir os objetos desenhados pelo colega. Ap?s todos terem apresentado seus desenhos, solicite que escrevam o nome de cada objeto desenhado, utilizando a mesma folha de papel.
Professor, fa?a a leitura das palavras com o alunos e pe?a para que os colegas auxiliem uns aos outros na poss?vel corre??o das mesmas. Este momento ? fundamental para a reflex?o sobre o sistema alfab?tico de escrita e principalmente para que o aluno perceba a fun??o de representa??o dos objetos da escrita. Ao final, pergunte aos alunos:
Agora, construa com a turma um painel com as atividades dos alunos. Se achar interessante, poder? colocar o t?tulo do mesmo de: ?Nossos objetos?.
?
Explorando a escola e descobrindo a fun??o social da escrita
?
Chegou o momento de conversar com a turma para que sejam exploradores da escola. Fa?a um passeio com os alunos pela escola para que observem o que h? de escrita na escola e qual a fun??o desta escrita. Para isso, disponibilize para cada aluno uma folha de papel em branco, prancheta e l?pis. Oriente os alunos a observarem os murais da escola, os locais que s?o marcados pela escrita e outros pontos que encontrar escrita.
Ap?s o trabalho de explora??o, fa?a um momento de socializa??o dos registros. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Fa?a um momento de reflex?o com o grupo sobre as seguintes quest?es:
Depois de ouvir os alunos, distribua cartazes, revistas para recorte, tinta, l?pis de cor, canetinhas e outros que possam auxiliar na constru??o do cartaz. Oriente os alunos a criarem algo escrito que necessita estar no mural ou mesmo indicando algo na escola.
Depois que os grupos conclu?rem o trabalho, pe?a para que apresentem ? turma e em seguida, afixe os cartazes nos locais que cada grupo achar interessante. Fa?a uma avalia??o com a turma sobre o que acharam do local dos cartazes e o que os mesmos poder?o ajudar a comunidade escolar.
Como registro, solicite que os alunos representem, em forma de desenho e escrita, a escola com os cartazes afixados pela turma. Depois que todos terminarem, voc? poder? convidar a equipe da dire??o da escola e fazer um momento de socializa??o das produ??es dos alunos, em que os mesmos poder?o enfatizar a import?ncia dos cartazes que foram afixados e ouvir a opini?o da equipe da dire??o.
?
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Descobrindo os caminhos que nos levam at? a escola
?
Professor, fa?a outra roda de conversa e coloque como tema para ser discutido: como cada um vem para a escola e o que observam neste trajeto. Lembre-se dos princ?pios elencados anteriormente, para a realiza??o de uma roda de conversa.
Este trabalho dialoga com diferentes ?reas do conhecimento: dentre elas L?ngua Portuguesa, Geografia e Matem?tica, mas n?o ? necess?rio parar uma aula para iniciar a outra, pois elas est?o interligadas, tornando nossa aula interdisciplinar.
Ap?s a participa??o de todos, providencie o livro ?A caminho da escola? de Fabia Terni e realize a leitura do mesmo para a turma.
?
Sinopse: Em um passeio pela paisagem brasileira, o livro revela os diferentes meios de transportes que as crian?as utilizam para chegarem ?s escolas nas mais diversas regi?es do nosso pa?s. Embarque nesta aventura e descubra caminhos e formas inusitadas de ir para a escola.
Fonte: S?tio: ?Editora Travessa?. Dispon?vel em: <http://www.travessa.com.br/A_CAMINHO_DA_ESCOLA/artigo/8f9b83bb-a17c-465d-9f78-48a8d23fcb61>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Ap?s a leitura, proponha um momento de di?logo sobre as diferentes formas que as crian?as utilizam para chegar at? a escola. Explore as d?vidas dos alunos sobre palavras diferentes que n?o fazem parte do cotidiano delas.
Agora, organize os alunos em duplas e solicite que fa?am uma busca no s?tio: www.google.com.br e descubram o significado e tamb?m imagens sobre os diferentes meios de transportes que aparecem na hist?ria. Para acessar o s?tio sugerido, os alunos poder?o utilizar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.
Solicite que cada dupla busque uma imagem para cada meio de transporte da hist?ria. Os alunos poder?o copiar a imagem e colocar no programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Tamb?m poder? ser utilizado computadores do Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.
Ap?s, colorirem as imagens solicite que digitem o nome de cada meio de transporte, como no exemplo a seguir:
Fonte: S?tio: ?Legenda Libras?. Dispon?vel em: <http://www.legendalibras.com.br/sinais/meios-de-transporte.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Depois que todos terminarem, imprima as produ??es dos alunos e afixe as atividades no mural da escola para que todos possam ter acesso ?s diferentes formas de ir para a escola.
?
Entrevista: Como voc? vem para a escola?
?
Professor, organize os alunos em duplas e lhes entregue uma folha de papel em branco. Escolha algumas turmas da escola para que os alunos possam fazer a seguinte pergunta aos mesmos:
De que voc? vem para a escola?
Cada dupla dever? formular a pergunta aos alunos das outras turmas, cuidando para n?o repetir as pessoas que j? foram entrevistadas. Para isso, as duplas podem ser orientadas para quais alunos dever?o perguntar. O importante ? registrarem a resposta do colega entrevistado e n?o precisa registrar o nome da pessoa.
Elaborando gr?fico: tratamento da informa??o
?
Quando terminarem a entrevista, fa?a um momento de socializa??o das respostas e em seguida, crie um gr?fico de barras com a turma para organizar as informa??es. ? importante colocar um t?tulo para o gr?fico, que poder? ser a pr?pria pergunta ou mesmo: ?Formas diferentes de vir para a escola?. Antes de iniciar o gr?fico crie uma tabela para tabular os dados: fa?a na lousa a tabela e ? medida que os alunos forem relatando o resultado de sua entrevista voc? registra na tabela. Para cada resposta, coloque um risco e ao final contem a quantidade de resposta de cada um. Veja um exemplo a seguir:
Meios de transporte utilizados pelos alunos para virem ? escola |
||
A p? |
I I I I |
04 |
?nibus |
I I I I I I I I I I I I I |
13 |
Van |
I I I I I I I |
07 |
Bicicleta |
I I |
02 |
Carro |
I I I I I I |
06 |
Outros |
? |
0 |
Antes de iniciar a constru??o do gr?fico, verifique se eles j? conhecem, caso contr?rio, explique-lhes o que ? um gr?fico e mostre-lhes alguns exemplos, para isso leve para sala jornais ou revistas que trazem diferentes modelos de gr?ficos. Ou solicite que acessem o s?tio dispon?vel em: < http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx>, acesso em: 04 de ago. 2013, utilizando o laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.
?
No momento da constru??o do gr?fico voc? poder? incluir a forma como os alunos da turma tamb?m v?m para a escola. No final do gr?fico, indique as turmas que foram entrevistas.
Quando terminarem a constru??o do gr?fico, que poder? ser feita utilizando papel Kraft e tamb?m pap?is coloridos para representar as barras afixe o cartaz no mural da escola para que toda a comunidade possa ter acesso.
Professor, para aproveitar esta atividade sugerimos que elabore situa??es problema a partir dos dados obtidos nas entrevistas e tratados no gr?fico. Tais como:
1- Se 13 alunos utilizam ?nibus e 7 utilizam van para vir at? a escola, quantos alunos utilizam o transporte coletivo?
2- Se 6 alunos utilizam carro para vir para escola, quantos alunos a mais utilizam o ?nibus?
3- Qual ? o meio de transporte menos utilizado pelos alunos e qual ? a diferen?a entre ele e aqueles que utilizam o ?nibus?
?
Professor, voc? poder? adequar as situa??es problema de acordo com o que estiver trabalhando: adi??o subtra??o, multiplica??o ou divis?o.
?
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, providencie o livro ?O menino que aprendeu a ver? de Ruth Rocha e fa?a a leitura do mesmo para a turma. Para a leitura do livro, sugerimos que a cada p?gina, voc? fa?a a leitura e mostre as imagens para a turma.
?
Sinopse: Em uma hist?ria de descobertas, a autora nos mostra como o personagem Jo?o, que n?o entendia as palavras escritas em seu cotidiano, vai reconhecendo-as a partir da sua entrada na escola. Nesta emocionante hist?ria, o personagem descobre as maravilhas que a leitura e a escrita podem fazer na sua vida. Vamos acompanhar de perto este caminho at? a leitura e a escrita!
Fonte: S?tio: ?Passaporte m?gico?. Dispon?vel em: http://passaportemagico.blogspot.com.br/2011/10/o-menino-que-aprendeu-ver.html . Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Ap?s a leitura, fa?a um momento de di?logo com a turma sobre algumas quest?es:
?
?
Agora, entregue uma cartolina para cada aluno ou mesmo uma folha de papel em branco. Solicite que cada aluno registre o que observa que tem escrito no seu pr?prio caminho para a escola. Cada aluno dever? receber uma cartolina e desenhar o caminho que faz at? a escola, o que v? pelo caminho, com quem vem para a escola e outros aspectos que achar interessante.
Depois que todos terminarem, fa?a um momento de troca de ideias e apresenta??o das produ??es. Os cartazes poder?o ser afixados no mural da sala de aula para que toda a turma possa observar o que os colegas encontram escrito no caminho para a escola.
?
Trabalho de campo
?
Agora, organize com os alunos um passeio pelo quarteir?o da escola. O objetivo do passeio ? observar o que tem escrito neste trajeto: placas, lojas, mercados e outros. Disponibilize uma prancheta, uma folha de papel em branco e tamb?m um l?pis para cada aluno. O importante ? instig?-los ao m?ximo a observar o que est? escrito nos mais diversos lugares por onde passarem. Ressaltamos que para a sa?da dos alunos da escola ? necess?rio uma autoriza??o dos respons?veis pelos mesmos. Por isso, sugerimos que fa?a um bilhete destacando os seguintes aspectos:
De posse da autoriza??o dos respons?veis pelos alunos, fa?a o passeio com a turma e incentive-os a observarem o que est? escrito. Se for poss?vel, solicite a ajuda de outro profissional para te acompanhar junto com a turma. Em sala de aula, solicite que cada aluno fa?a um desenho representando o caminho realizado e o que encontrou escrito. ? importante resgatar com a turma a fun??o da escrita em cada local que observaram. O registro poder? ser realizado no caderno de L?ngua Portuguesa. Ao final, cada aluno poder? socializar sua atividade.
?
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
O mundo da escrita na internet
?
Professor, para este momento sugerimos que os alunos tenham acesso ao laptop Classmate e ao programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Tamb?m poder?o ser utilizados computadores do Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet, ambos com acesso ? internet.
Fa?a um momento de di?logo com a turma sobre o que os alunos gostam de ver na internet. Para isso, organize os alunos em duplas para que o trabalho possa ser bem dialogado e pautado na troca de ideias.
Cada dupla poder? escolher um s?tio para realizar a leitura e explora??o do mesmo. Os alunos dever?o realizar a leitura, se for jogos eles dever?o jogar e assim sucessivamente.
Ao final da atividade, fa?a uma roda de conversa com a turma e explore os diferentes lugares em que a leitura e a escrita est?o presentes. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Distribua uma cartolina para cada grupo e pe?a para que fa?am desenhos dos lugares em que a escrita est? presente. Depois, cada grupo poder? fazer uma apresenta??o da sua produ??o para a turma, mostrando os lugares com escrita.
Agora, cada aluno poder? escrever uma frase ou texto com a seguinte quest?o:
?
Para que ler e escrever?
?
Quando todos terminarem, poder?o ler a sua produ??o para a turma e tamb?m para outras turmas da escola. Fa?a um mural com as produ??es dos alunos em um local da escola que toda a comunidade tenha acesso.
Sugest?es de links para alunos:
S?tio: ?Uol/Hist?rias?. Dispon?vel em: <http://criancas.uol.com.br/historias/>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
?
Sugest?es de links para professores:
Texto de Angela B. Kleiman ?Preciso ?ensinar? o letramento? N?o basta ensinar a ler e a escrever??. Dispon?vel em: ?<http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Professor, a avalia??o ? parte da aula e est? presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que voc? crie um di?rio reflexivo, em que registrar? aspectos essenciais de cada aluno, tais como: se eles conseguiram perceber o uso social da escrita no dia a dia; se ampliaram o vocabul?rio, se compreenderam e organizaram os dados no gr?fico, se resolveram as situa??es problemas criadas a partir do gr?fico, se identificaram o trajeto que utilizam para chegar ? escola e os meios de transportes utilizados pelos alunos, bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfab?tico de escrita, al?m de suas reflex?es sobre o que poder? propor de atividades para consolidar o conhecimento.