Dal?nea C. Fl?r; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
* Contar a hist?ria "Casinhas de bichos";
* Conversar com as crian?as sobre a hist?ria destacando a diferen?a entre as moradias dos seres vivos;
* Mostrar fotos de ninhos, formigueiros, tocas, etc.;
* Procurar no entorno da creche ou pr?-escola casinhas de bichos;
* Construir com argila ou massinha casinhas de bichos.
Essa aula n?o exige um conhecimento pr?vio do aluno. Mas ? importante que as crian?as tenham pelo menos tr?s anos para que possam abstrair o significado da hist?ria, das imagens e dos formigueiros encontrados no entorno, e, depois fazer rela??o com a constru??o das tocas e ninhos de argila.
As atividades aqui sugeridas t?m como objetivos ampliar o repert?rio das crian?as e trabalhar a quest?o simb?lica que envolve o ato de planejar a constru??o da casinha de bicho feita em argila em rela??o com a hist?ria ouvida, as imagens vistas e o passeio vivenciado pelas crian?as.
Material utilizado:
1- Livro: Casinhas de bichos;
2- Imagens de tocas, formigueiros, cavernas, ninhos;
3- Papel e l?pis de cores;
4- M?quina Fotogr?fica;
5- Argila.
?
1?. Momento (30 minutos) - Hist?ria
O professor deve organizar uma roda com as crian?as para contar a hist?ria "Casinhas de Bichos" do autor Hardy Guedes Alcoforado Filho. A roda de hist?rias pode ser feita na sala de aula ou ent?o em algum espa?o externo da institui??o. O importante ? que o contador enfatize as diferen?as entre as moradias dos animais.
.
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
2?. Momento (30 minutos) - Conversa sobre a hist?ria
O professor deve conversar com as crian?as sobre o tema da hist?ria. Algumas quest?es podem ajudar a problematizar e aprofundar o assunto. Por exemplo:
* Onde voc?s moram?
* Todas as casas s?o iguais?
* Todas as pessoas tem onde morar?
* Porque voc?s acham que isso acontece?
* Como moram os animais?
* Do que as casas dos animais s?o feitas?
* Quem constr?i as casas dos animais?
OBS: As respostas das crian?as podem ser anotadas pelo professor. Isso poder? servir como registro e como base ou ponto de partida para as pr?ximas etapas ou para atividades posteriores.
?
3?. Momento (30 minutos) - Conhecendo imagens de casas
O professor dever? propor um momento em que imagens de "casinhas de bichos" ser?o mostradas para as crian?as. Essas imagens podem ser tiradas de livros, revistas cient?ficas, sites da internet, ou como for mais f?cil para os professores. Aqui ser?o apresentadas algumas sugest?es de imagens presentes em sites da internet.
?
Fonte: Acervo NDI 2013.
Depois que mostrar a imagem das "casinhas de bichos" o professor pode pedir para que as crian?as desenhem algumas delas.
?
4? Momento (1 hora) - Aula-passeio: A procura de casinhas...
O professor deve organizar um passeio com as crian?as pelo espa?o externo e se poss?vel entorno da institui??o de Educa??o Infantil. Nesse passeio o objetivo dever? ser procurar, observar e se poss?vel fotografar ou desenhar as casinhas de bichos encontradas. ? indispens?vel que, antes da sa?da com as crian?as, o professor "mapeie" o local e j? previamente observe os ninhos, formigueiros ou tocas dispon?veis ? observa??o nos arredores. Na volta do passeio uma nova conversa com os alunos poder? ser travada, no sentido de relembrar o que foi visto e vivenciado no passeio.
Fonte: Acervo NDI 2013.
5? Momento (1 hora) - Oficina de Argila: Vamos construir casinhas?
Propor um momento de constru??o de casinhas de bichos com as crian?as. A sugest?o aqui ? que sejam feitas de argila, mas, podem tamb?m ser constru?das com massa de modelar ou sucata, dependendo da disponibilidade institucional.
Fonte: Acervo NDI 2013.
Fonte: Acervo NDI 2013.
OBS: Agradecimento especial para a Arte-Educadora V?nia Br?ering que ajudou muito na constru??o desses ninhos e formigueiros.
FILHO, H. G. A, Casinhas de bichos. S?o Paulo: Scipione. 2003.
Aula do Portal do Professor: Como construir conhecimentos sobre os diferentes tipos de moradias e sua import?ncia? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36888
Imagem de ninho de Jo?o de Barro. Dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=ninhos&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=3a4HUtD7CIr28gS484HIDw&ved=0CC4QsAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=v-_TsXJUmcuGwM%3A%3BHK3m-DAHP-T0tM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.naturezabrasileira.com.br%252Ffotos%252Fwatermark%252Fwm_IMG20968.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.naturezabrasileira.com.br%252Ffoto%252F20968%252Fjoao_de_barro_furnarius_rufus_construindo_ninho.aspx%3B400%3B267
A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poder? avaliar v?rios aspectos, dentre eles se as crian?as compreenderam a hist?ria "Casinhas de bichos" e as diferen?as entre as moradias dos animais; se participaram ativamente da aula-passeio e se conseguiram construir as casinhas com argila.