Portal do Professor

Início do Conteúdo

Crian?as de 0 a 3 anos: estimulando o olfato

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

?Conhecer e familiarizar-se com novos odores, apurando o olfato;

?Confeccionar sach?s perfumados em parceria com o professor e os colegas.

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas em 3 momentos, n?o necessariamente consecutivos, com dura??es variadas, entre 40 minutos e 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considera??es:

Essa proposta foi pensada para crian?as entre 1 e 3 anos, com o intuito da trabalhar os sentidos; principalmente o olfato. Essa aula tamb?m ? interessante para propor a grupos que tenham como integrantes crian?as com necessidades especiais (defici?ncia visual, paralisia cerebral), por proporcionar momentos de intera??o por meio de um dos sentidos: o olfato, que no caso das especificidades dessas crian?as, ? um importante canal de comunica??o e de desenvolvimento.  

Primeiro Momento: Preparando os materiais e o ambiente

Materiais: 5 potinhos com tampas contendo os seguintes materiais: cravo da ?ndia, canela em pau, caf?, alecrim e um algod?o embebido em ess?ncia de baunilha.

Dura??o: aproximadamente 1 hora.

Como essa atividade ser? proposta para crian?as bem pequenas ? fundamental que o professor organize previamente o espa?o e os materiais que ser?o utilizados, a fim de que n?o haja um tempo muito longo de espera entre o proposto pelo professor e a viv?ncia efetiva da atividade pelas crian?as.
Organize um espa?o aconchegante, com tapete e almofadas, pode ser na sala, ou mesmo num espa?o externo. Re?na as crian?as e traga uma caixa contendo os 5 potinhos. Como os materiais que ser?o explorados pelas crian?as, (algumas ainda beb?s) s?o muito pequenos, ? indispens?vel a presen?a de  2 ou mais adultos e a media??o do professor para que as crian?as possam explorar o material de forma segura.
Depois de perguntas como: O que ser? que tem na caixa? Vamos descobrir? Abra a caixa e v? mostrando os potinhos para as crian?as. Explique que s?o temperos para deixar a comida mais gostosa e cheirosa. Depois v? abrindo os potinhos e convidando as crian?as a cheirarem o seu conte?do. 

?

maria feij??o  olfato

Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013

?

Segundo Momento: Fazendo sach?s perfumados

Materiais: os potinhos contendo os temperos, 10 peda?os de tecido de 15cm de largura e de comprimento, cord?o.

Dura??o: aproximadamente 1 hora.

Re?na as crian?as em uma mesa e as convide para mais uma vez sentir o cheiro delicioso dos temperos. Explique que agora os temperos v?o ficar na sala, a disposi??o das crian?as, para serem sentidos todas as vezes que tiverem vontade. Mas para isso ? preciso embrulh?-los. Forne?a ent?o os pedacinhos de tecidos para que possam explorar, e depois v? fazendo os sach?s e mostrando para as crian?as que os perfumes ainda podem ser sentidos por meio do tecido.

olfato  olfato  olfato    

Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013

Terceiro Momento: Pendurando os sach?s perfumados

Materiais: sach?s e cord?o.

Dura??o: aproximadamente 1 hora.

Mas uma vez, re?na as crian?as e as convide para pendurar os sach?s. Escolha locais que achar interessante e conveniente e comece a pendur?-los, alguns na sala e outros em espa?os coletivos. Estes devem ser pendurados numa dist?ncia em que um  n?o enrole no outro, e tamb?m numa altura onde as crian?as possam alcan?ar. Deixe que mais uma vez as crian?as sintam os perfumes, agora de forma mais aut?noma, j? que n?o oferecem riscos a sua seguran?a (engolir, enfiar no nariz). Provavelmente elas tamb?m v?o gostar de balan??-los. Os sach?s podem ficar pendurados durante alguns dias ou semanas, de acordo com o interesse das crian?as. 

olfato  olfato

Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013

?

?




?

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777 ?rg?os dos sentidos: Olfato

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38800 Voc? sabe o que s?o olfato e paladar?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21207  O olfato: Odores, sensa??es e descobertas

Essas s?o aulas relacionadas aos cinco sentidos.

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros que auxiliar?o o professor,  a avaliar se, e o quanto a crian?a  se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas. As crian?as que ainda n?o sabiam cheirar, aprenderam a faz?-lo? Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas ? partir do novo elemento dispon?vel no espa?o escolar (os sach?s),  se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crian?as.  Estes registros servir?o ainda de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, tamb?m, sua pr?tica pedag?gica.
?