Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Pontua??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos tenham habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Tamb?m ? importante que eles j? tenham entrado em contato, mesmo que oralmente, com o g?nero contos. Al?m disto, ? preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Informa??es ao professor
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: <http://pacto.mec.gov.br >. Acesso em: 26 de jul. 2013.
Essa aula tem como par?metro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 06: LEITURA TAMB?M ? COISA DE CRIAN?A, dispon?vel no S?tio: ?Letra viva- leitura tamb?m ? coisa de crian?a? <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275>. Acesso em: 26 de jul. 2013.
O v?deo ?Leitura tamb?m ? coisa de crian?a? trata da alfabetiza??o e do letramento. Tem como foco a contribui??o da leitura como forma de ampliar o uso da linguagem em diversas situa??es sociais. Sugerimos que antes de realizar as atividades que propomos voc? assista ao v?deo, o mesmo tem dura??o de 29 minutos. Por meio dele voc? ter? oportunidade de verificar a import?ncia de se trabalhar com a literatura liter?ria. Al?m de poder pensar sobre a valoriza??o da leitura e da escrita enquanto atividades fundamentais na forma??o intelectual do indiv?duo. Acreditamos que cabe a n?s educadores, a responsabilidade do importante papel de impulsionar o processo de gostar de ler. ? preciso perguntar sobre nossos objetivos e estrat?gias, buscando, dessa forma, nosso melhor desempenho e tamb?m de nossos alunos, em rela??o ? leitura.
Desenvolvemos as atividades lan?ando m?o do conto de animais ?A galinha ruiva?.
As atividades sugeridas neste planejamento ter?o como finalidade criar situa??es para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre a sequ?ncia narrativa, possibilitando a leitura e a escrita desse g?nero.
? poss?vel subdividir os contos populares em contos de: animais, encantamento, exemplos, religiosos, dentre outros. Conhe?a mais um pouco sobre o assunto acessando o s?tio: ?Recanto das Letras?. Dispon?vel em:<http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1634137>. Acesso em: 26 de jul. 2013.
Os alunos ouvem contos de animais desde muito pequenos e repetidas vezes, pois elas lhes causam fasc?nio. ? comum terem sobre elas um bom n?vel de apropria??o, seja no aspecto do conte?do da hist?ria (sequ?ncia de fatos, personagens, cen?rios, dentre outros), seja em rela??o ? linguagem, a qual ? capaz de reproduzir, ?s vezes, de mem?ria, ou ainda no que diz respeito ? sua estrutura simples, o que talvez contribua para seu sucesso entre os alunos. Os contos de animais t?m quase sempre uma estrutura simples e fixa. Essa estrutura pode ser explicada da seguinte maneira:
A leitura, a reprodu??o e a produ??o de contos de animais favorecem a alfabetiza??o, uma vez que se criam oportunidades, por exemplo, de registro de trechos, t?tulos e nomes dos personagens, de modo que os alunos especificam seus conhecimentos sobre o sistema alfab?tico, em um contexto significativo. Eles possibilitam tamb?m a leitura de mem?ria e a identifica??o dos nomes dos personagens, despertando o interesse pela apropria??o da leitura. Ao mesmo tempo torna poss?vel uma aproxima??o do aluno com cen?rio, personagem, situa??o problema e desfecho. Assim, ? importante que voc? chame a aten??o para os aspectos discursivos desse g?nero: tema, intencionalidade do texto, a quem se destina, em que contexto foi produzido e n?o apenas aspectos referentes ao cen?rio, personagens e situa??o problema.
Nos s?tios a seguir voc? encontrar? informa??es importantes sobre a Literatura Infantil enquanto elemento articulador entre a linguagem oral, escrita e imag?tica e, sobretudo, a viv?ncia com a conta??o de hist?rias como instrumento da aquisi??o da leitura e da escrita.
S?tio: ?Youtube: Literatura infantil: despertando o gosto pela leitura?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=CKQecFFHqQ8>.
S?tio: ?Youtube: O conto popular? Dispon?vel em: <http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=3936>. Acessados em: 25 de jul. 2013.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos...
Fonte da imagem: S?tio: ?Desenhos de carinhas de menino e menina?. Dispon?vel em: <http://migre.me/fHJH0>. Acesso em: 26 de jul. 2013.
Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre contos populares. Voc? poder? se basear no di?logo abaixo.
Leitura e discuss?o de cena: dialogando sobre contos de animais
Professor, para apresentar as imagens, voc? poder? utilizar recurso multim?dia, para isso, fa?a slides e por meio de data show ou DVD apresente ? turma.
S?tio: ?Dreamstime? Dispon?vel em: < http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-animais-dos-desenhos-animados-na-selva-image15646444>. Acesso em: 25 de jul. 2013.
Estabele?a um di?logo, indagando:
a- O que voc?s est?o vendo nessas cenas?
b- Voc?s conhecem esses animais? Qual ? o nome deles?
c- Voc?s j? ouviram ou leram alguma hist?ria em que as personagens s?o animais? Conte-nos alguma dessas hist?rias.
d- Leiam abaixo os t?tulos de contos e respondam:
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
Observa??o: Durante o di?logo, ou?a as opini?es dos alunos. Fa?a questionamentos sempre que necess?rio para que seja feita uma explora??o coerente ? tem?tica de nossa aula. Ao responder seus questionamentos, chame a aten??o dos alunos para o fato de os animais serem personagens nos contos, assumindo comportamentos pr?prios dos seres humanos.
Selecione uma das hist?rias e conte para a turma. Voc? poder? utilizar o S?tio: ?Ler... ? prazer?. Dispon?vel em: <http://escolovar.org/lp3.htm>. (Acesso 27 de jul. 2013). Ao entrar na p?gina ? s? clicar em: Hist?rias com animais e selecionar a hist?ria desejada. Se poss?vel leia mais de uma vers?o da hist?ria. Explore os elementos presentes nas diferentes vers?es: cen?rio, cores e caracter?sticas de cada um.
Salientamos que na pr?tica da sala de aula, competir? a voc? professor adequar cada passo ao n?vel do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda n?o ? poss?vel executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma. |
?
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Leitura de um conto de animais
Ap?s a escolha do conto, levante as hip?teses dos alunos com base na leitura do t?tulo e, depois na observa??o das ilustra??es da capa do livro, despertando o interesse deles para o texto. Pergunte-lhes se conhecem o conto e sabem por que ela recebeu esse nome; quais s?o os personagens, dentre outras quest?es. Em seguida, conte ou leia, por exemplo, o conto popular ?A galinha Ruiva?.
A Galinha Ruiva
Um dia uma galinha ruiva encontrou um gr?o de trigo.
? Quem me ajuda a plantar este trigo? ? perguntou aos seus amigos.
- Eu n?o ? disse o c?o.
- Eu n?o ? disse o gato.
- Eu n?o ? disse o porquinho.
- Eu n?o ? disse o peru.
- Ent?o eu planto sozinha ? disse a galinha. ? Cocoric?!
E foi isso mesmo que ela fez. Logo o trigo come?ou a brotar e as folhinhas, bem verdinhas, a despontar. O sol brilhou, a chuva caiu e o trigo cresceu e cresceu, at? ficar bem alto e maduro.
- Quem me ajuda a colher o trigo? ? perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu n?o ? disse o c?o.
- Eu n?o ? disse o gato.
- Eu n?o ? disse o porquinho.
- Eu n?o ? disse o peru.
- Ent?o eu colho sozinha ? disse a galinha. ? Cocoric?!
E foi isso mesmo que ela fez.
- Quem me ajuda a debulhar o trigo? ? perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu n?o ? disse o c?o.
- Eu n?o ? disse o gato.
- Eu n?o ? disse o porquinho.
- Eu n?o ? disse o peru.
- Ent?o eu debulho sozinha ? disse a galinha. ? Cocoric?!
E foi isso mesmo que ela fez.
- Quem me ajuda a levar o trigo ao moinho? ? perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu n?o ? disse o c?o.
- Eu n?o ? disse o gato.
- Eu n?o ? disse o porquinho.
- Eu n?o ? disse o peru.
- Ent?o eu levo sozinha ? disse a galinha. ? Cocoric?!
E foi isso mesmo que ela fez. Quando, mais tarde, voltou com a farinha, perguntou:
- Quem me ajuda a assar essa farinha?
- Eu n?o ? disse o c?o.
- Eu n?o ? disse o gato.
- Eu n?o ? disse o porquinho.
- Eu n?o ? disse o peru.
- Ent?o eu asso sozinha ? disse a galinha. ? Cocoric?!
E foi isso mesmo que ela fez. A galinha ruiva assou a farinha e com ela fez um lindo p?o.
- Quem quer comer esse p?o? ? perguntou a galinha.
- Eu quero! ? disse o c?o.
- Eu quero! ? disse o gato.
- Eu quero! ? disse o porquinho
- Eu quero! ? disse o peru.
- Isso ? que n?o! Sou eu quem vai comer esse p?o! ? disse a galinha. ? Cocoric?!
E foi isso mesmo que ela fez.
Fonte: S?tio ?Atividade de professor?. Dispon?vel em: <http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/02/contos-que-eu-recomendo/>. Acesso em: 27 de jul. 2013.
Pergunte aos alunos se h? alguma diferen?a entre a vers?o que conheciam e a vers?o que voc? leu. Pe?a que justifiquem sua/s resposta/s. Solicite-lhes que tragam, caso tenham, os livros ou informa??es sobre o conto para serem compartilhados com a turma.
Providencie a c?pia impressa do texto, ou copie-o na lousa e pe?a que os alunos copiem.
Oriente-os que fa?am uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos ?s suas caracter?sticas individuais de: ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta ou pe?a que alguns alunos leiam. Finalizada a sua leitura, organize um jogral. Os alunos poder?o decidir quem ler? as falas: do narrador, da galinha, do gato, do c?o, do porco e do peru. D? um tempo para que a turma se organize, auxilie quando necess?rio. Depois, ? s? realizar a apresenta??o. (Professor, se voc? achar conveniente, fa?a o jogral com a turma toda. Voc? poder?, por exemplo, ter um narrador, e dois ou mais alunos representando a galinha, o gato... Ou ent?o, fazer o jogral mais de uma vez, at? que todos os alunos tenham participado.).
Para finalizar, pe?a que os alunos avaliem este momento: o que acharam, como se sentiram no momento em que estavam apresentando, como foi a participa??o de cada um. ? importante que justifiquem suas respostas.
Professor, ressaltamos que de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, quanto maior for a experi?ncia de ouvir e ler textos, mais organizada ser? a produ??o de sentidos por parte do leitor. Conforme Brainer, Teles, Leal e Cavalcante (2012, p. 17.) ?Em rela??o ? leitura de textos, no primeiro ano do Ensino Fundamental, ? muito importante a realiza??o de leitura em voz alta pelo professor. Nestes casos, o professor assume o papel de ledor e, ao mesmo tempo, de mediador da discuss?o. Se forem realizadas escolhas de textos interessantes ao p?blico infantil, a situa??o ser? l?dica. O professor, ao fazer uma leitura expressiva, empolgada do texto, motiva as crian?as a participar da conversa e a desejar que outros textos sejam lidos. Assim, ressaltamos a import?ncia dos textos liter?rios, que ao longo da hist?ria da humanidade v?m encantando gera??es. (BRAINER, Margareth, TELES, Rosinalda, LEAL, Tema Ferraz; CAVALCANTE, T?cia Cassiany Ferro. Que brincadeira ? essa? E a alfabetiza??o? In: Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Ludicidade na sala de aula. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 14-21, 2012.). Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 27 de jul. 2013. |
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fazendo leituras...
Professor, verifique se os alunos trouxeram algum livro ou outras informa??es sobre o conto ?A galinha ruiva?. Em caso afirmativo, socialize os materiais. Procure fazer compara??es com o texto lido na aula anterior, observe as semelhan?as e as diferen?as entre os mesmos. Mas, voc? tamb?m poder? ir ? biblioteca e verificar se h? alguma vers?o para a hist?ria e levar para sala de aula.
Logo ap?s, proponha atividades de leitura de alguns textos ou de assistir v?deos do conto estudado. Leve a turma ao Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo.
Para ler um texto:
S?tio: ?Escolovar.or? Dispon?vel em: <http://www.escolovar.org/outono_milho_galiruiva.htm>. Acesso em 27 de jul. 2013.
Para ouvir o conto:
S?tio: ?Uol Mais? Dispon?vel em: <http://mais.uol.com.br/view/jd9j06acbdc2/regina-duarte-audio-01-a-galinha-ruiva-0402396EE4B90346?types=A&>. Acesso em: 27 de jul. 2013.
Para assistir um v?deo:
S?tio: ?Youtube: A Galinha Ruiva? Dispon?vel em: < www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s>. Acesso em: 27 de jul. 2013.
Ao final desta atividade fa?a uma avalia??o oral: o que voc?s acharam desta atividade? H? alguma semelhan?a e/ou diferen?as entre as vers?es do conto? Quais? O que voc?s pensam sobre o fato dos outros animais n?o ajudarem a galinha nas atividades de planta??o, colheita e fabrica??o do produto? Qual a opini?o de voc?s sobre a galinha n?o dividir o produto fabricado por ela entre os outros animais?
Enfim, dialogue com a turma sobre as impress?es causadas pelo conto, o que cada aluno compreendeu e trabalhe outras quest?es que possam aparecer no decorrer da discuss?o. Explore alguns valores que est?o impl?citos no conto: a falta de solidariedade entre os animais e o ego?smo. O importante ? valorizar a ideia de cada aluno, mas buscando favorecer a reflex?o e ir al?m do que est? no texto, por meio de infer?ncias.
Trabalho interdisciplinar
Professor, este momento possibilita um trabalho interdisciplinar, sugerimos os conte?dos a seguir para que o trabalho concilie com sua proposta curricular.
Geografia: paisagens naturais e constru?das pelo homem; paisagens rurais e urbanas; problemas ambientais; biodiversidade: paisagem, relevo, ?gua; meio ambiente: preserva??o e degrada??o; formas de explora??o dos trabalhadores do campo e da cidade; transforma??es dos espa?os causadas por a??es humanas; rela??es homem x natureza; problemas ambientais / solu??es; o papel das tecnologias na sociedade.
Hist?ria: debate sobre a import?ncia das pessoas que trabalham no campo e nas cidades; profiss?es do campo e da cidade; atividades profissionais (campo ? predomina agricultura, a pecu?ria, a silvicultura e outras atividades ligadas ? explora??o de alguns recursos naturais; cidades - atividades predominantes s?o: o com?rcio, os servi?os, e a ind?stria); atividades (produ??o, com?rcio, presta??o de servi?os); grupos sociais; os tempos em diferentes espa?os; ocupa??o e organiza??o espacial atrav?s do tempo.
L?ngua Portuguesa: reescrita e reprodu??o de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentua??o gr?fica, uso de letras mai?sculas e min?sculas, pontua??o, par?grafo, acentua??o, concord?ncia verbal e concord?ncia nominal, pontua??o etc.) e aspectos sem?nticos (coer?ncia e coes?o); comunica??o oral (falar/ ouvir/ compreender/ interpretar/ escuta organizada e apresenta??o de argumentos: opini?o e coment?rio).
Matem?tica: interpreta??o de dados e informa??o; gr?ficos e tabelas (confec??o e interpreta??o); estat?stica; probabilidade; formula??o, interpreta??o e resolu??o de situa??es problema, envolvendo as no??es de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; c?lculo mental aproximado e exato em situa??es de atividade matem?tica oral e escrito; unidades de medidas (massa, capacidade, temperatura, tempo).
Ci?ncias: alimenta??o; vegetais; origem dos alimentos; atitudes de preserva??o do meio ambiente; avan?os tecnol?gicos; a??es do homem no ambiente; tipos de solos; animais dom?sticos; produ??o industrial (objetos e alimentos); mat?ria prima e transforma??o.
Inform?tica: linguagem digital, cria??o de Blog, Quiz, PowerPoint, Wiki, navega??o na Internet.
Temas transversais: ?tica, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.
Artes: leitura, compreens?o, an?lise e interpreta??o de imagens; produ??o de desenhos, pinturas e maquetes.
Ratificamos Ferreira, Rosa e Teles (2012, p. 17.) ao registrar que ?a literatura tamb?m ? repleta de informa??es acerca do mundo que nos cerca e tamb?m sobre as rela??es humanas. Neste sentido, propor que a literatura se integre ao ensino dos diferentes componentes curriculares n?o significa reduzir a leitura liter?ria a um mero desencadeador tem?tico de algum conte?do escolar e sim aproveitar a densidade e riqueza do acervo liter?rio para agregar conhecimentos e novos olhares sobre o que est? sendo estudado?. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Callland de Sousa; TELES, Rosinalda. A literatura, o brincar e o aprender a l?ngua e outros conte?dos curriculares. In: Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar hist?rias. Bras?lia: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 16- 27, 2012). Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 26 de jul. 2013. |
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Ap?s a realiza??o da atividade anterior, converse com os alunos sobre os principais fatos da narrativa, por meio de perguntas como:
Ap?s verificar se os alunos compreenderam o conto, discuta tamb?m com eles os elementos da fantasia presentes na hist?ria.
Fazendo dobradura
Professor, a partir do conto ?A galinha ruiva? disponibilize um momento para os alunos conhecerem sobre a arte de dobrar pap?is. Pergunte se j? fizeram alguma dobradura e se conhecem ou j? ouviram falar sobre origami, dentre outros questionamentos.
Explique que:
Origami significa: Ori (dobrar) Kami (papel).
Origami ? a arte japonesa de dobrar o papel. (Para obter mais informa??es sobre origami, acesse o s?tio: ?Hist?rias para brincar?. Dispon?vel em: <http://www.historiasparabrincar.com.br/brincar.htm>. Acesso em: 27 de jul. 2013.
Em seguida solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) utilizando o laptop Classmate e proponha que fa?am dobraduras de animais que aparecem no conto.
Solicite que os alunos sigam corretamente as instru??es para construir a dobradura. Oriente sempre que necess?rio. (Aproveite para trabalhar texto instrucional, veja algumas sugest?es apresentadas nas cole??es de aulas do Portal do Professor, acesse o S?tio: "Portal do Professor" Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=562>. Acesso em: 28 de jul. 2013.
Para fazer a dobradura da galinha e do porco, acesse o S?tio: ?Gera??o Mato Seco?. Dispon?vel em:<http://geracaomatoseco.blogspot.com.br/2012/11/semana-da-alimentacao.html>. Acesso em: 27 de jul. 2013.
Dobradura da galinha
Dobradura do porco
Para fazer a dobradura da cabe?a de um cachorro e de um gato, acesse o S?tio: ?Tia Honey?. Dispon?vel em: <http://tiahoney.blogspot.com.br/2013/05/dobraduras-e-arte-de-construir-formas.html>. Acesso em: 27 de jul. 2013.
Dobradura da cabe?a de cachorro
Dobradura de gato
No S?tio: ?Brincando com dobraduras? Dispon?vel em: <http://sugestaodeatividades.blogspot.com.br/2012/04/brincando-com-dobraduras-fazenda.html>, voc? encontrar? outras dobraduras de animais. Acesso em: 27 de jul. 2013.
Professor, verifique se em sua escola tem o livro de dobraduras circulares (MARTINS, Roberto. A galinha ruiva: dobraduras circulares. S?o Paulo: Paulus, 1999). Por meio dele ? poss?vel confeccionar dobraduras dos personagens do conto.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalho de campo
Para os alunos vivenciarem um pouco sobre os personagens do conto, seria interessante agendar um hor?rio no zool?gico da cidade, para realizarem um trabalho de campo e conhecerem os h?bitos alimentares, o habitat, as cores dos animais, dentre outras caracter?sticas.
Se n?o for poss?vel visitar um zool?gico, sugerimos que leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. Acesse os s?tios abaixo para visitar alguns zool?gicos virtuais. Esses s?tios s?o de zool?gicos de algumas cidades do Brasil e cont?m v?rias informa??es sobre animais, bem como imagens. Caso n?o seja poss?vel utilizar nenhum destes recursos, produza cartazes com animais e descreva algumas de suas caracter?sticas, isto poder? ser feito por voc? ou por seus alunos.
P?gina inicial do museu virtual de S?o Paulo. Basta clicar no link: ?Nossos animais? e escolher a esp?cie desejada.
Fonte: S?tio ?S?o Paulo: zool?gico". Dispon?vel em: < http://www.zoologico.com.br/>. Acesso em: 29 de jul. 2013.
?
P?gina inicial do museu virtual de Sorocaba. Basta clicar no link: ?fa?a um tour virtual no zoo atrav?s de fotos atualizadas? e escolher a esp?cie desejada.
Fonte: S?tio ?Zoo Sorocaba?. Dispon?vel em: <http://zoo.sorocaba.sp.gov.br/mapa-zoo/mapa.html>. Acesso em: 29 de jul. 2013.
?
P?gina inicial do museu virtual do Rio de Janeiro. Basta clicar no link ?Animais? e escolher a esp?cie desejada.
Fonte: <http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo#>. Acesso em: 29 de jul. 2013.
?
P?gina inicial do museu virtual de Salvador. Basta clicar no link: ?O zz?- galeria- animais? e escolher a esp?cie desejada.
Fonte: <http://www.zoo.ba.gov.br/>. Acesso em: 29 de jul. 2013.
Observa??o: Sobre como planejar um trabalho de campo acesse a aula ?Desenvolvendo compet?ncias a partir de um trabalho de campo? no S?tio: ?Portal do Professor? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 28 de jul. 2013. Ressaltamos a import?ncia de: solicitar autoriza??o dos pais ou outro respons?vel para que os alunos possam participar do trabalho de campo; estabelecer objetivos, roteiro e regras de conviv?ncia para o trabalho; registrar a atividade realizada por meio de um relat?rio, texto coletivo ou individual. Nestes registros ? relevante que a turma registre o que foi poss?vel aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opini?o sobre atividade realizada.
Se poss?vel filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atua??es durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Para fotografar: utilize Wxcam( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ).
Outras possibilidades
Momento l?dico
Convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre os animais. Se eles possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios sugeridos a seguir, por meio deles ser? poss?vel acessar v?rios atividades l?dicas. Esses s?tios tamb?m poder?o ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laborat?rio de Inform?tica. (Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento das atividades para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.).
Para finalizar esse momento pergunte o que os alunos acharam das atividades e o que foi poss?vel aprender. ? importante que eles justifiquem suas respostas.
Jogos monte seu zool?gico - S?tio: ?Discovery Kids?. Dispon?vel em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/monte-seu-zoologico/>. Acesso em: 29 de jul. 2013.
Jogo virtual: Animal de estima??o - S?tio: ?Mania de jogos?. Dispon?vel em: <http://www.maniadejogos.com/jogos/Virtual+Pet+Game>. Acesso em: 29 de jul. 2013.
Jogo virtual: Cen?rio fazenda - S?tio: ?Smartkids?. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-cenario-fazenda.html>. Acesso em: 29 de jul. 2013.
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produ??o de texto
Professor, proponha para a turma uma produ??o textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Pe?a que pensem como cada uma delas foi desenvolvida, passo a passo.
Se voc? preferir poder? produzir um texto coletivo. Os alunos v?o expondo suas ideias e voc? vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou par?grafo retome para que possam discutir sobre a sequ?ncia e a coer?ncia dos fatos.
Quando terminar de escrever o texto, refa?a a leitura, reorganize, se for o caso, e pe?a que os alunos fa?am a c?pia no caderno de L?ngua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, por meio do tablet.
Os alunos poder?o fazer um desenho inicial do que j? conhecem sobre a flora brasileira, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint.
Ao finalizar o texto, providencie a impress?o do texto para os alunos.
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, pe?a que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um far? a revis?o do texto do outro e quando necess?rio poder?o cham?-lo para que possa sanar alguma d?vida quanto aos aspectos gramaticais e ortogr?ficos e tamb?m quanto ? coer?ncia textual. Voc? poder? sugerir que utilizem o dicion?rio para conferir palavras que est?o em d?vida. Pe?a que verifiquem se o colega:
Ap?s a contribui??o dos colegas uns para com os outros, d? um tempo para que cada um possa reelaborar seu pr?prio texto levando em considera??o as sugest?es. Quando terminarem a reescrita dos textos voc? poder? pedir que um aluno fa?a a leitura do seu texto. Tamb?m poder? fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as v?rias ideias.
Para finalizar os trabalhos estabele?a um di?logo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em rela??o ? atividade realizada.
Professor, lembre-se de planejar momentos para a leitura prazer, deleite, isto ? ?sem obriga??o de ler?. Este tipo de leitura ? um h?bito que tamb?m deve ser conquistado, dia a dia. A inser??o do momento da leitura deleite na sala de aula permite ao aluno entender que em nossa vida lemos com v?rias finalidades (seguir instru??es, obter uma informa??o precisa, revisar escrito pr?prio, aprender, etc.) e uma delas ? a leitura s? por prazer, para nos divertimos e distrairmos. O ambiente de leitura ?, tamb?m, muito importante, seja na sala de aula, em casa, na biblioteca, ? sombra de uma ?rvore. Sugest?o: Trabalho de campo: organize uma visita ? biblioteca escolar ou em uma biblioteca p?blica (caso tenha em sua cidade). Para isso, fa?a o planejamento junto com os alunos: o objetivo do trabalho, o dia que faremos a visita, a solicita??o da autoriza??o dos pais para sairmos da escola, caso seja fora, o transporte que utilizaremos. Combine com a turma como proceder durante o trabalho de campo, e quest?es para a entrevista. Enfim, providencie o que for necess?rio e convide outra pessoa para acompanh?-la no dia agendado para a visita, poder? ser profissional da escola ou pais de seus alunos. Explique como os livros s?o organizados em uma biblioteca. Solicite que a turma encontre nas diversas prateleiras, por exemplo, contos de encantamento. Instrua-os a conhecer alguns exemplares e depois selecionar um para que possa fazer a leitura. Importante: verifique as regras da biblioteca que voc? pretende visitar com os alunos. Geralmente, s?o algumas delas: ficar em sil?ncio, n?o colocar um livro fora de ordem, n?o devolver livros nas estantes, ter uma carteirinha para poder retirar livros, dentre outras. Agende uma entrevista com um profissional do setor. Ap?s o trabalho promova um momento para dizerem o que acharam da atividade, o que aprenderam, qual foi o livro escolhido e se indica a leitura deste para os colegas. Registre este momento por meio de fotos ou filmagem. |
?
Sugest?o de links para o aluno:
S?tio: ?Hist?rias com animais?. Dispon?vel em: <http://web.educom.pt/~pr1305/fabulas1.htm>. Acesso em: 28 de jul. 2013.
Sugest?es de links para professores:
S?tio: ?Alfabetiza??o divertida?. Dispon?vel em: <http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2013/07/atividades-sobre-historia-galinha-ruiva.html>. Acesso em: 28 de jul. 2013.
Sugest?o de bibliografia para o aluno e o professor:
PHILIP, Neil. Volta ao mundo em 52 hist?rias. S?o Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
SALERNO, Silvana. Viagem pelo Brasil em 52 hist?rias. S?o Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.
A avalia??o dever? ser feita durante a realiza??o de cada atividade proposta, por?m dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que comp?em um conto de encantamento. Utilize seus registros e suas observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: ouvir, ler, escrever e recontar contos de animais; produzir texto com autonomia; ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda; formular hip?teses sobre o tema ou assunto abordado; reconhecer, valorizar e ler contos de animais, compreendendo-os como hist?rias que v?m sendo transmitidas de gera??o em gera??o h? muito tempo; desenvolver atitudes favor?veis ? leitura; interagir com os pares sabendo respeitar a opini?o dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a estrutura composicional dos contos de animais; desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de hist?rias.