Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Exercitar a imagina??o e criatividade;
- Ampliar o repert?rio musical;
- Ampliar a inser??o e intera??o social;
- Perceber novas possibilidades de brincadeiras;
- Mostrar para os outros sua forma de ver certas coisas.
N?o h? necessidade de trabalhar conhecimentos pr?vios pelo professor.
A aula elaborada abaixo foi planejada para crian?as de 3 a 6 anos, possibilitando a descoberta de novos olhares diante dos espa?os e objetos ao seu redor. Al?m disso, ? importante que as crian?as saibam o quanto ? poss?vel construir e transformar brinquedos, sem que tenham um alto custo.
Primeiro momento: Conta??o de hist?ria ?A Vaca Fot?grafa?
Materiais necess?rios: livro
Dura??o: 15 minutos
A professora organizar? uma roda num espa?o convidativo para contar a hist?ria ?A Vaca Fot?grafa?. A literatura infantil conta a hist?ria de uma vaca que fotografa elementos presentes em seu cotidiano. A partir desta hist?ria, a professora far? uma proposta para o grupo: escolher um espa?o ou objeto da institui??o para fotografar. Cada crian?a poder? fotografar da forma que achar mais significativa, qualquer que seja a angula??o ou posi??o. Essa hist?ria possibilita a discuss?o dos diferentes olhares diante que um objeto e as diferen?as entre as crian?as, seja em suas prefer?ncias ou opini?es.
Fonte: http://compare.buscape.com.br/a-vaca-fotografa-adriano-messias-8538528092.html#precos
?
Segundo momento: Escolha um espa?o e flash!
Materiais necess?rios: c?mera digital
Dura??o: 15 minutos
Ap?s a conta??o da hist?ria e a conversa sobre a proposta de fotografar, o grupo sair? para escolher qual elemento cada crian?a gostaria de registrar. Para facilitar esse momento, a professora poder? dividir a turma em pequenos grupos e sair pela institui??o. Antes de come?ar a fotografar, a professora dever? alertar sobre os cuidados com a c?mera, j? que as crian?as manipular?o sozinhas esse recurso. Caso as crian?as optarem por fotografar os colegas tamb?m ser? permitido.
Theodoro fotografou seu colega Bernardo na casinha
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC/2013
Fotografia: Theodoro
?
Terceiro momento: Montar o quebra-cabe?a
Materiais necess?rios: cola, papel cart?o, giz de cera, tesoura, caneta permanente, r?gua
Dura??o: 15 minutos
Ao terminar a atividade de fotografar com as crian?as, as imagens devem ser impressas ou reveladas. Se poss?vel ampliar as imagens, j? que em seguida ser?o transformadas em quebra-cabe?as, ficando mais f?ceis para visualizar. Logo ap?s, as crian?as dever?o colar as fotos no papel cart?o e pintar o verso. A professora auxiliar? as crian?as a separar a imagem em quadradinhos com r?gua e caneta permanente, para que depois seja recortada, formando assim as pe?as do quebra-cabe?a.
Para conhecer outros quebra-cabe?as, com diferentes imagens e temas, acesse: www.horadolazer.com
?
Aula do portal que utiliza a fotografia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48921
O professor dever? avaliar se as crian?as se envolveram na atividade e conseguiram estabelecer rela??es de apoio e solidariedade com o grupo, seja no momento de tirar as fotos ou na constru??o do quebra-cabe?a. Perceber ainda se o grupo teve a oportunidade de desenvolver a criatividade e imagina??o durante a brincadeira e a constru??o da mesma.