Graziela M. Beretta L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
O assunto n?o exige conhecimentos pr?vios, visto que a professora poder? utilizar esta proposta para desenvolver, inclusive, a linguagem oral das crian?as pequenas.
Primeiras observa??es:
Celebrar o anivers?rio ? importante para que as crian?as sintam-se reconhecidas em seu grupo social e para que desenvolvam uma auto-estima positiva. ? um dos primeiros rituais significativos ?s crian?as, por isso, ?brincar de anivers?rio? se torna uma atividade significativa para as crian?as da educa??o infantil. Esta aula foi pensada para crian?as de 1,5 a 2,5 anos, no entanto pode ser adaptada para faixa et?ria de crian?as maiores, complexificando os momentos propostos. Nesta aula as crian?as ir?o significar o momento de cantar o parab?ns.
1? Momento
Ensinar a m?sica ao grupo.
?
A maioria das crian?as j? conhece a m?sica, no entanto, a professora poder? cant?-la com o grupo e aproveitar o momento para fazer brincadeiras ritmadas:
?
2? Momento
Bolo para brincar
?
Ap?s avaliar que as crian?as j? conhecem bem a m?sica, a professora poder? propor que fa?am bolos com a areia do parque e reproduzam a m?sica. Nessa brincadeira ser? introduzida a ?vela? para ser apagada como novo elemento, ent?o a professora poder? colocar um palito sobre o bolo e reproduzir o movimento de assoprar a vela, para que as crian?as compreendam como a brincadeira funciona. Essa brincadeira poder? ser enriquecida com v?rios artif?cios sugeridos pela professora ou pelas pr?prias crian?as: sugerir o sabor do bolo (buscando ampliar o repert?rio de sabores conhecido pelo grupo); cortar o bolo e dividir em pratinhos para todas as crian?as; acrescentar ?gua para fazer o bolo; pegar pedrinhas e folhas do parque para enfeitar; etc.
?
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day - 2009
?
A mesma brincadeira poder? acontecer utilizando a massinha de modelar como material. As crian?as poder?o fazer pequenas bolinhas para enfeitar o bolo e utilizar diversos materiais reciclados para ampliar as possibilidades est?ticas da brincadeira (tampinhas de garrafa, palitos de picol?, formas, etc).
?
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
?
Ap?s as crian?as brincarem algumas vezes de fazer bolo e cantar parab?ns no parque e com massinha, visto que ? importante para esta faixa et?ria a repeti??o das propostas para que as crian?as se apropriem significativamente das mesmas, a professora poder? acrescentar o elemento ?fogo? na brincadeira. Como se trata de um recurso perigoso ? importante ter mais adultos presentes no momento e explicar ao grupo que essa brincadeira s? pode ser feita junto com os adultos, machuca o dedinho se coloc?-lo no fogo, etc. Caso o grupo tenha um n?mero consider?vel de crian?as, ? interessante que se divida a turma em grupos menores, ficando um adulto respons?vel por cada pequeno grupo.
Ap?s as explica??es necess?rias, a professora ir? repetir a brincadeira de massinha, mas dessa vez todos ajudar?o a fazer o mesmo bolo. Ela deve combinar previamente quem ir? apagar a vela: s?o todos juntos? ? um de cada vez? Ent?o, a professora ir? acender a vela e cantar parab?ns com o grupo. Quando a m?sica encerrar a vela ? apagada e a brincadeira pode se repetir enquanto as crian?as estiverem interessadas.
?
Posteriormente, a professora poder? deixar as velas dispon?veis para que as crian?as brinquem com as mesmas apagadas, enriquecendo seu repert?rio de brincadeiras.
?
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
?
Receita:
?
Preparo:
Colocar no liquidificador a Cenoura, os ovos, ?leo e a??car. Misture esses ingredientes e numa bacia misture a farinha e o fermento. Assar no forno com temperatura de 180? por aproximadamente 40 min.
?
Esta receita ? um exemplo de receitas para usar na culin?ria, mas h? outras op??es de alimentos para preparar com as crian?as (Ver Recursos Complementares). A professora ir? apresentar cada um dos ingredientes e oferecer para que as crian?as provem, ampliando o repert?rio de sabores conhecido por elas.
Cada crian?a poder? contribuir acrescentando um ingrediente ao bolo. ? interessante que eles participem de todas as etapas, colocando os ingredientes, misturando a massa ap?s passar pelo liquidificador, despejando a massa na f?rma e levando ao forno, sempre lembrando de garantir a seguran?a do grupo com objetos quentes ou cortantes. Enquanto estiver no forno, a professora, deve alertar sobre os cuidados com a alta temperatura do forno acompanhando cada crian?a para ver se est? pronto algumas vezes. A participa??o das crian?as em cada etapa de prepara??o do bolo estimular? a percep??o quanto ao processo de transforma??o dos ingredientes usados.
?
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day - 2009
?
Quando o bolo estiver pronto, as crian?as poder?o brincar de parab?ns e assoprar coletivamente a vela de anivers?rio. ? importante que haja um adulto para cada mesa com velas para garantir a seguran?a das crian?as. As crian?as maiores poder?o ajudar a cortar o bolo com a esp?tula e servir aos demais amigos. Essa pode ser uma atividade coletiva entre grupos de iguais ou diferentes faixas et?rias, ampliando assim as possibilidades de intera??o entre as crian?as da institui??o.
?
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day - 2009
Livros:
Lucy Cousins. O anivers?rio da Ninoca - 3a ed - S?o Paulo, Editora ?tica: 2008 (Cole??o Ratinha Ninoca);
"Dona Benta para crian?as" - http://guiadobebe.uol.com.br/dona-benta-para-criancas/
A professora poder? avaliar no grupo o envolvimento das crian?as em cada momento sugerido; o desenvolvimento corporal e expressivo nas propostas com ritmo, manuseio de materiais e ingredientes; se as crian?as ampliaram e enriqueceram seu repert?rio de brincadeiras; se conseguiram esperar sua vez, respeitar e partilhar com os amigos; se perceberam as transforma??es dos alimentos durante a culin?ria.