Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos brincar de Anivers?rio?

Autor e Co-autor(es)

Carolina Shimomura Spinelli imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela M. Beretta L?pez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Trabalhar elementos do conhecimento historicamente produzido por interm?dio dos rituais sociais;
  • Desenvolver a musicalidade, ritmo e capacidade de express?o;
  • Diversificar os materiais utilizados para a mesma brincadeira, ampliando as possibilidades imaginativas;
  • Ampliar o repert?rio de brincadeira das crian?as;
  • Ampliar o repert?rio de sabores das crian?as;
  • Aprender a esperar sua vez e partilhar com os amigos;
  • Perceber a transforma??o dos alimentos por meio do cozimento.

Duração das atividades

Cada momento pode durar de 15 ? 30 minutos. ? interessante que cada momento ocorra em um dia diferente, mas tamb?m ? poss?vel condens?-los.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O assunto n?o exige conhecimentos pr?vios, visto que a professora poder? utilizar esta proposta para desenvolver, inclusive, a linguagem oral das crian?as pequenas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras observa??es:

Celebrar o anivers?rio ? importante para que as crian?as sintam-se reconhecidas em seu grupo social e para que desenvolvam uma auto-estima positiva. ? um dos primeiros rituais significativos ?s crian?as, por isso, ?brincar de anivers?rio? se torna uma atividade significativa para as crian?as da educa??o infantil.  Esta aula foi pensada para crian?as de 1,5 a 2,5 anos, no entanto pode ser adaptada para faixa et?ria de crian?as maiores, complexificando os momentos propostos. Nesta aula as crian?as ir?o significar o momento de cantar o parab?ns.

1? Momento

Ensinar a m?sica ao grupo.

?

A maioria das crian?as j? conhece a m?sica, no entanto, a professora poder? cant?-la com o grupo e aproveitar o momento para fazer brincadeiras ritmadas:

  • Bater palmas no ritmo da m?sica, bater os p?s, bater com as m?os no joelho, na barriga, etc.;
  • Usar instrumentos da bandinha da institui??o para acompanhar a m?sica (se houver) ou usar objetos pl?sticos reaproveitados (como copo de requeij?o) para bater na mesa ao ritmo da m?sica, produzindo sons;
  • Cantar para cada crian?a do grupo, cantar com a boca fechada (produzindo apenas o ritmo da m?sica), imitando uma formiguinha (voz fina), imitando um elefante (voz grossa), etc.

?

2? Momento

Bolo para brincar

?

Ap?s avaliar que as crian?as j? conhecem bem a m?sica, a professora poder? propor que fa?am bolos com a areia do parque e reproduzam a m?sica. Nessa brincadeira ser? introduzida a ?vela? para ser apagada como novo elemento, ent?o a professora poder? colocar um palito sobre o bolo e reproduzir o movimento de assoprar a vela, para que as crian?as compreendam como a brincadeira funciona. Essa brincadeira poder? ser enriquecida com v?rios artif?cios sugeridos pela professora ou pelas pr?prias crian?as: sugerir o sabor do bolo (buscando ampliar o repert?rio de sabores conhecido pelo grupo); cortar o bolo e dividir em pratinhos para todas as crian?as; acrescentar ?gua para fazer o bolo; pegar pedrinhas e folhas do parque para enfeitar; etc.  

?

Anivers??rioAnivers??rio

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009

?

A mesma brincadeira poder? acontecer utilizando a massinha de modelar como material. As crian?as poder?o fazer pequenas bolinhas para enfeitar o bolo e utilizar diversos materiais reciclados para ampliar as possibilidades est?ticas da brincadeira (tampinhas de garrafa, palitos de picol?, formas, etc).

?

Anivers??rioAnivers??rio

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009
?
?
3? Momento
Apagar a vela

?

Ap?s as crian?as brincarem algumas vezes de fazer bolo e cantar parab?ns no parque e com massinha, visto que ? importante para esta faixa et?ria a repeti??o das propostas para que as crian?as se apropriem significativamente das mesmas, a professora poder? acrescentar o elemento ?fogo? na brincadeira. Como se trata de um recurso perigoso ? importante ter mais adultos presentes no momento e explicar ao grupo que essa brincadeira s? pode ser feita junto com os adultos, machuca o dedinho se coloc?-lo no fogo, etc. Caso o grupo tenha um n?mero consider?vel de crian?as, ? interessante que se divida a turma em grupos menores, ficando um adulto respons?vel por cada pequeno grupo.

Ap?s as explica??es necess?rias, a professora ir? repetir a brincadeira de massinha, mas dessa vez todos ajudar?o a fazer o mesmo bolo. Ela deve combinar previamente quem ir? apagar a vela: s?o todos juntos? ? um de cada vez? Ent?o, a professora ir? acender a vela e cantar parab?ns com o grupo. Quando a m?sica encerrar a vela ? apagada e a brincadeira pode se repetir enquanto as crian?as estiverem interessadas.

?

Anivers??rioAnivers??rioAnivers??rio

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
?
Foto: Giseli Day - 2009
?

Posteriormente, a professora poder? deixar as velas dispon?veis para que as crian?as brinquem com as mesmas apagadas, enriquecendo seu repert?rio de brincadeiras.

?

Anivers??rio

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009
?
?
4? Momento
Preparar um bolo para comer

?

Receita:

  • 1 x?c. de oleo;
  • 3 ovos;
  • 3 x?c. de farinha de trigo;
  • 2 x?c. de a??car;
  • 2 cenouras m?dias;
  • 1 colher de fermento.

?

Preparo: 

Colocar no liquidificador a Cenoura, os ovos, ?leo e a??car. Misture esses ingredientes e numa bacia misture a farinha e o fermento. Assar no forno com temperatura de 180? por aproximadamente 40 min.

?

Esta receita ? um exemplo de receitas para usar na culin?ria, mas h? outras op??es de alimentos para preparar com as crian?as (Ver Recursos Complementares). A professora ir? apresentar cada um dos ingredientes e oferecer para que as crian?as provem, ampliando o repert?rio de sabores conhecido por elas.

Cada crian?a poder? contribuir acrescentando um ingrediente ao bolo. ? interessante que eles participem de todas as etapas, colocando os ingredientes, misturando a massa ap?s passar pelo liquidificador, despejando a massa na f?rma e levando ao forno, sempre lembrando de garantir a seguran?a do grupo com objetos quentes ou cortantes. Enquanto estiver no forno, a professora, deve alertar sobre os cuidados com a alta temperatura do forno acompanhando cada crian?a para ver se est? pronto algumas vezes. A participa??o das crian?as em cada etapa de prepara??o do bolo estimular? a percep??o quanto ao processo de transforma??o dos ingredientes usados.

?

Anivers??rioAnivers??rio

Anivers??rioAnivers??rio

Anivers??rio

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009

?

Quando o bolo estiver pronto, as crian?as poder?o brincar de parab?ns e assoprar coletivamente a vela de anivers?rio. ? importante que haja um adulto para cada mesa com velas para garantir a seguran?a das crian?as. As crian?as maiores poder?o ajudar a cortar o bolo com a esp?tula e servir aos demais amigos. Essa pode ser uma atividade coletiva entre grupos de iguais ou diferentes faixas et?rias, ampliando assim as possibilidades de intera??o entre as crian?as da institui??o.

?

Anivers??rio

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2009

Recursos Complementares

Livros:

Lucy Cousins. O anivers?rio da Ninoca - 3a ed - S?o Paulo, Editora ?tica: 2008 (Cole??o Ratinha Ninoca);

"Dona Benta para crian?as" - http://guiadobebe.uol.com.br/dona-benta-para-criancas/

Avaliação

A professora poder? avaliar no grupo o envolvimento das crian?as em cada momento sugerido; o desenvolvimento corporal e expressivo nas propostas com ritmo, manuseio de materiais e ingredientes; se as crian?as ampliaram e enriqueceram seu repert?rio de brincadeiras; se conseguiram esperar sua vez, respeitar e partilhar com os amigos; se perceberam as transforma??es dos alimentos durante a culin?ria.