Portal do Professor

Início do Conteúdo

As moradias t?m hist?rias

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espa?o e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Recursos tecnol?gicos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer algumas caracter?sticas das formas de morar em outro tempo;
  • Conhecer algumas moradias brasileiras em diferentes tempos;
  • Interpretar textos e imagens;
  • Comparar semelhan?as e diferen?as das moradias em outros tempos;
  • Entender as condi??es de moradia de diferentes grupos sociais;
  • Ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda;
  • Observar imagem e relacionar com o texto;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Valorizar as suas casas da maneira como s?o, bem como, avaliar a import?ncia de se ter uma casa para morar.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios, trata-se de uma aula que ir? ampliar os conhecimentos dos alunos acerca das moradias em localidades brasileiras ao longo do tempo. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.Bras?lia: MEC, SEB,  2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos dever?o ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (PROUCA). Neste ?ltimo caso, cada aluno ter? acesso a um notebook com sistema Linux.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

MoradiasIntroduzindo o tema

Fonte da imagem: S?tio: ?Desenhos de carinhas de menino e menina?. Dispon?vel em: <http://migre.me/fHJH0>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo a respeito da tem?tica de nosso planejamento. Questione a turma:

  • Hoje, o tema de nossa aula ser? ?As moradias t?m hist?ria?, o que voc?s acham que vamos estudar?
  • O que voc?s sabem sobre as moradias em outros tempos?
  • Que tipo de moradias voc?s observam no caminho de casa at? a escola?
  • Voc?s conhecem a hist?ria da casa onde voc?s moram?

Ou?a as hip?teses dos alunos e em seguida, apresente as imagens abaixo. Voc? poder? utilizar data show, ou slides (usando PowerPoint). As imagens abaixo favorecer?o o di?logo da turma sobre a tem?tica estudada. Explore-as coletivamente, identificando com os alunos os seus elementos: tipos de moradias, materiais, personagens, legendas.

Moradias   

Fonte: S?tio: ?Correio not?cias?. Dispon?vel em: <http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/casa-onde-viveu-o-escritor-monteiro-lobato-vira-no-interior-de-sao-paulo/>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Moradias

Fonte: S?tio: ?Arteduca?. Dispon?vel em: <http://www.arteduca.unb.br/galeria/mostra-pro-licenciatura-ceilandia-2o-semestre/depois-de-santo-amaro>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Moradias

Fonte: S?tio: ?Terceir?o Pensando Alto?. Dispon?vel em: <http://terceiraopensandoalto.blogspot.com.br/2013/06/a-colonizacao-no-brasil-xvxvii.html>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Leitura e discuss?o de cena:

Questione a turma:

  • Que tipos de imagens s?o estas?
  • Voc?s j? viram algumas imagens parecidas com estas? Em que local?

Ap?s o di?logo informe aos alunos, que as casas documentam a hist?ria de seu tempo, da cultura do povo que as construiu. Observando-as, podemos, por exemplo, conhecer a arquitetura da ?poca (e a ?poca em que foram constru?das pelo estilo da arquitetura), os materiais que usavam, a maneira como eram divididas internamente, o tamanho e a import?ncia dos c?modos.  Tudo isso conta muito dos costumes e da maneira de ser e de viver das pessoas que viveram no tempo em que a casa foi constru?da. 

Observa??o: Professor, voc? tamb?m poder? utilizar outros s?tios para que os alunos possam conhecer moradias do povo brasileiro, para isto, sugerimos o s?tio ?Uol Not?cias: conhe?a as moradias do Brasil?. Dispon?vel em: <http://noticias.uol.com.br/album/110429moradias_album.htm#fotoNav=4>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Com o objetivo de conhecer casas de outras ?pocas e que contam hist?ria, convide a turma para fazer uma visita virtual ? Funda??o Casa do pol?tico, diplomata e jurista brasileiro Rui Barbosa, uma institui??o p?blica federal, vinculada ao Minist?rio da Cultura. Por meio do s?tio: ?Funda??o Casa de Rui Barbosa?, dispon?vel em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/> (acesso em: 24 de jul. 2013.), ? poss?vel ler dados sobre sua bibliografia, acervos, pesquisas, dentre outros. Ao acessar, por exemplo, o link casa, os alunos poder?o ler a hist?ria de seus moradores, dados sobre a casa e sua constru??o, a casa e sua arquitetura. Poder?o ainda, visitar o jardim da Funda??o e entrar na se??o ?Para Crian?as?, onde h? jogos e passatempos.

Ao final da atividade, induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. N?o se esque?a de pedir que justifiquem sua resposta.

Observa??o: Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento dos conte?dos apresentados no s?tio para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes ao n?vel de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos. Dependendo do n?vel de seus alunos, voc? poder? utilizar apenas o s?tio: ?Funda??o Casa de Rui Barbosa - S? para Crian?as?.

Moradias

S?tio: ?Funda??o Casa de Rui Barbosa - S? para Crian?as?. Dispon?vel em:  <http://www.casaruibarbosa.gov.br/paracriancas/>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Retome o di?logo da aula anterior. Converse com a turma sobre o fato de que a casa onde moramos revela muito da individualidade de cada um, do modo de ser de cada pessoa. O lugar em que ela fica, o modo como foi constru?da, as reformas que sofreu, tudo isso est? relacionado ? vida das pessoas que fizeram dela seu lar. (Professor, o tema de nosso planejamento, poder? ser trabalhado de forma interdisciplinar com Geografia, tratando, por exemplo, da estrutura f?sica da casa, como tipos e n?meros de c?modos.).

Registre na lousa e pe?a aos alunos que copiem a seguinte ?Atividade de casa?.

    COMUNICACAO

A hist?ria de uma casa faz parte da hist?ria da fam?lia que nela mora. Muitas pessoas, ao contarem a hist?ria da sua vida, falam da casa onde moram ou de outras casas em que moraram e viveram momentos de alegria ou de tristeza com a fam?lia, os vizinhos, os amigos...

Converse com seus familiares e descubra dados sobre a casa onde moram:

1)      Resolva as quest?es abaixo:

a- Em que tipo de moradia voc? vive? Assinale com X a resposta correta.

(   ) Casa         (   ) Apartamento        (   ) Outro. Qual? ____________

a- Voc? vive nela desde que nasceu ou j? morou em outras casas?

b- Em que lugar da sua casa voc? mais gosta de ficar? Por qu??

c- Quais s?o as lembran?as boas que voc? tem da casa onde mora atualmente ou de outras casas em que morou?

d- Quais s?o as lembran?as tristes?

2)  Agora, fa?a um desenho da frente da sua casa.

?

?

Observa??o: Esta pesquisa poder? ser substitu?da por uma entrevista. Ou seja, ao inv?s dos alunos responderem, voc? poder? sugerir que eles fa?am uma entrevista com seus av?s ou com outras pessoas idosas. O roteiro da entrevista poder? ser o registrado anteriormente. Se desejar, poder? acrescentar outras perguntas, por exemplo, como eram as casas antigamente, como eram os quintais, se havia muitos pr?dios, etc.

Professor, se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que copiem as quest?es e tamb?m suas respostas, por meio do programa KWord acessando: (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).

Para fazer seus desenhos, oriente-os a usarem o programa KolourPaint acessando: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).

Eles tamb?m poder?o fotografar ou filmar alguns espa?os de suas casas utilizando seus laptops. Para fotografar utilize a C?mera dos Laptops acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam) ou (?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam.

Se preferir, registre em forma de v?deo acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou (?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.

Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens acessando: (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Ap?s a digitaliza??o, providencie a impress?o do texto para os alunos. Imprima tamb?m seus desenhos para que eles possam utiliz?-los nas atividades que ser?o propostas. (Professor, d? um prazo suficiente para que os alunos possam realizar a atividade. Inclua um final de semana, desta forma os pais poder?o acompanhar mais de perto o trabalho a ser realizado.).

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Moradias Socializando a aividade de casa

Professor, retome com os alunos a atividade realizada em casa.

Converse a respeito da casa de todos e as poss?veis descobertas feitas por eles.

Formule quest?es pertinentes aos dados apresentados pela turma. Procure ressaltar:

Cada casa tem uma hist?ria, uma ? diferente da outra. Elas podem ser feitas de tijolo, cimento e telhas. Tamb?m podem ser feitas de: barro, madeira, palha, pedras, depende das condi??es de vida das pessoas. (Professor, aproveite este momento e fale sobre o fato de nem todas as pessoas possu?rem casa pr?pria ou poderem pagar o aluguel de uma casa. Principalmente nas grandes cidades de nosso pa?s, muitas pessoas moram em favelas, corti?os e at? mesmo na rua. Assim, geralmente, as casa revelam as condi??es de vida das pessoas, o ambiente em que moram, as coisas que valorizam. ? por isso que dizemos que as casas t?m hist?rias. De acordo com seus objetivos, voc? poder? ampliar as atividades, por exemplo, observar fotos de favelas e corti?os; pesquisar sobre os primeiros abrigos dos seres humanos; os diferentes tipos de casas; fazer um trabalho de campo para conhecer casas de constru??es antigas e modernas; dialogar sobre o direito ? moradia, problematizar o desrespeito ao direito ? moradia no Brasil atual, procurando relacionar a quest?o ? ocorr?ncia na localidade em que os alunos vivem, dentre outros.).

Ao final do di?logo, solicite que os alunos apresentem os desenhos de suas casas, dizendo, se sentiram desejo, algo que expresse seus sentimentos em rela??o a ela.

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

UTILIDADEDOSVEGETAIS Utilizando a Inform?tica

Professor, proponha aos alunos a leitura de um texto que tem como objetivo ampliar as informa??es deles sobre a tem?tica de nosso planejamento. Voc? poder? providenciar o texto impresso ou os alunos poder?o l?-lo utilizando  os computadores do Laborat?rio de Inform?tica da escola, o tablet e/ou o laptop do Projeto UCA conectados ? internet, para sugerir que os alunos acessem o S?tio: ?Ci?ncia Hoje?. Dispon?vel em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-que-nos-contam-as-moradias/>. Acesso em: 25 de jul. 2013. ? importante que voc? j? tenha conhecimento do texto para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes ao conte?do trabalhado.

Moradias Moradias

Texto: ?O que nos contam as moradias?. S?tio: ?Ci?ncia Hoje?. Dispon?vel em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-que-nos-contam-as-moradias/>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula ? um excelente recurso pedag?gico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia para a turma em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, ap?s a leitura da turma ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes quest?es para permear o di?logo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que as moradias nos informam?
  • A maneira que moramos pode indicar as transforma??es que ocorreram na sociedade que vivemos? Justifique a resposta.
  • De acordo com o texto, como eram as casas da cidade de Salvador no s?culo XVII?
  • O que foi poss?vel descobrir com texto que voc?s leram?

Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do di?logo e para concluir a produ??o, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpreta??o do texto.

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Moradias Casas de ontem, casas de hoje...

Professor, apresente por meio de um data show, ou slides (usando o programa PowerPoint), duas imagens que mostram uma casa constru?da h? bastante tempo e outra casa mais recente. Pe?a que os alunos as observem e em seguida proponha o debate:

  • Que diferen?as voc?s veem entre a casa antiga e a mais recente?
  • No lugar onde voc? mora existem casas antigas? Conte-nos como elas s?o?

 Voc? poder? utilizar as imagens abaixo:

 Moradias 

Casar?o Vasques & Filhos, constru?do em 1909- Corumb?/MS.

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Moradias 

Casa de constru??o recente na cidade de Uberl?ndia/MG.

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Ap?s o di?logo, apresente os dois v?deos abaixo:

Moradias 

S?tio: "Youtube" - V?deo: ?Tipos de casas?. Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=7pbqkm8QGUM>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

 Moradias 

S?tio: "Youtube" - V?deo: ?Casa de pau a pique?. Dispon?vel em:  <https://www.youtube.com/watch?v=TK74LFiBQFk>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Explorando os v?deos

Professor, o v?deo ? um recurso pedag?gico que utilizamos com um objetivo espec?fico. Neste caso, refletir com a turma sobre o fato das moradias terem hist?rias. Agora, organize um momento de di?logo sobre o que cada aluno compreendeu do v?deo e trabalhe outras quest?es que possam aparecer no decorrer da discuss?o. O importante ? valorizar a ideia de cada aluno. Voc? poder? ter como base os seguintes aspectos para permear o di?logo:

  • O que cada aluno achou dos v?deos;
  • Os sentimentos dos alunos em rela??o ?s cenas vistas;
  • O que mais chamou a aten??o dos alunos;
  • Como os alunos se sentiram ao voltar para casa depois de um dia de estudo e brincadeira.

Ap?s o di?logo, visando concluir a atividade, diga aos alunos: Agora, que j? lemos e fizemos v?rias atividades sobre casas, o que voc?s pensam sobre a quest?o: ?As moradias t?m hist?rias??. Voc?s acreditam que a casa onde voc?s moram tem hist?ria? Justifiquem as respostas. 

    COMUNICACAO

Produ??o de texto

Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, solicite que produzam um texto ressaltando o que foi poss?vel aprender.

O texto poder? ser escrito individualmente ou de forma coletiva. Se a produ??o for feita coletivamente, isto ?, os alunos v?o expondo suas ideias enquanto voc? escreve o texto na lousa, voc? dever?, juntamente com os alunos, fazer a revis?o do texto e, finalmente, eles copiam a vers?o final.

Se preferir voc? poder? pedir que os alunos digitem o texto por meio do programa KWord acessando: (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord acessando: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).

Para fazer seus desenhos, oriente-os a usarem o programa KolourPaint acessando: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).

Ap?s a digitaliza??o, providencie a impress?o do texto para os alunos colarem em seus cadernos.

Durante a elabora??o do texto e o registro voc? dever? observar os alunos no sentido de avali?-los numa dimens?o formativa continuada, tendo uma fun??o diagn?stica, capaz de indicar os n?veis de escrita j? consolidados pelos alunos.

Ao final da atividade, se o trabalho foi feito individualmente, socialize as produ??es, pe?a que cada um apresente a sua cria??o. Quando todos tiverem apresentado, afixe os trabalhos no mural da sala de aula. 

UTILIDADEDOSVEGETAIS Utilizando tecnologias

Professor, voc? poder? construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, realizadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim, convide a turma para criar um Wiki.

Para explicar aos alunos o que ? e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) voc? poder? utilizar os s?tios a seguir:

S?tio: ?O que um Wiki??. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c>. Este v?deo explica o que ? Wiki e qual ? o seu objetivo. (Acesso em: 25 de jul. 2013.).

Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. O mais interessante ? que os alunos percebam a fun??o do Wiki e a sua relev?ncia para o registro e a divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que os alunos dever?o atualizar as postagens no Wiki de acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo das atividades. Tamb?m ? essencial, que voc? professor, inicie os registros no Wiki inserindo informa??es relevantes a respeito do trabalho a ser realizado e conte?dos sobre a tem?tica para que os alunos possam dar suas contribui??es.

Observa??o: Se voc? quiser poder? selecionar, para trabalhar com seus alunos, outras ferramentas da Web, como Blogs, F?runs, Podcast e Comunidades, para isso, utilize as instru??es registradas no s?tio: ?IGov Explica?. Dispon?vel em:<http://igovexplica.wiki.zoho.com/>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Recursos Complementares

Sugest?o de links para o aluno:

S?tio: ?Escola Kids?. Dispon?vel em: <http://www.escolakids.com/a-casa.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Sugest?es de links para professores:

S?tio: ?Espa?o Educar?. Dispon?vel em:<http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/05/historia-das-moradias-modelos-de-casas.html>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

S?tio: ?Portal do Professor?. Dispon?vel em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014231.pdf>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Sugest?o de bibliografia para o aluno e o professor:

CISALPINO, Murilo. O tempo ? feito de muitos tempos. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2004.

MINKOVICIUS, Ivo. O tempo. S?o Paulo: Cultura, 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser feita durante a realiza??o de cada atividade proposta, por?m dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de que as moradias t?m hist?ria. Utilize seus registros e suas observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: conhecer algumas caracter?sticas das formas de morar em outro tempo; conhecer algumas moradias brasileiras em diferentes tempos; ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda; comparar semelhan?as e diferen?as das moradias em outros tempos; entender as condi??es de moradia de diferentes grupos sociais; valorizar as suas casas da maneira como s?o, bem como, avaliar a import?ncia de se ter uma casa para morar; interagir com os pares sabendo respeitar a opini?o dos colegas.