Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o |
Reconhecer caracter?sticas demogr?ficas da popula??o brasileira;
Reconhecer particularidades demogr?ficas e sociol?gicas da popula??o rural feminina;
Identificar o papel da mulher e suas lutas como trabalhadora brasileira.
Censo demogr?fico e recenseamento: defini??o, ?rg?o realizador e crit?rios de realiza??o
Popula??o brasileira: composi??o et?ria, ?tnica, e distribui??o espacial
Igualdade de g?nero: defini??o
No??es de estat?stica
Aula proposta para a segunda s?rie do ensino m?dio.
Atividade 1
Esta aula poder? ser desenvolvida com a participa??o dos professores de Sociologia, Matem?tica e L?ngua portuguesa, tornando-a mais rica e abrangente. Ela tem como base o documento denominado Estat?stica do meio rural 2010-2011, que pode ser acessado em http://www.nead.gov.br/portal/nead/nead-especial/. Entre as muitas informa??es estat?sticas apresentadas, fez-se um recorte na tem?tica da mulher rural.
O quadro apresentado na sequ?ncia traz uma s?ntese dos principais dados estat?sticos referentes ? mulher rural. As quest?es elaboradas a partir deles t?m como proposta: a) a interpreta??o dos dados estat?sticos; b) a contextualiza??o das condi??es de vida da mulher rural brasileira frente ?s condi??es de vida da mulher urbana; c) abordagem de aspectos referentes ? desigualdade de g?nero. A resolu??o das quest?es, portanto, constitui-se na constru??o de subs?dios para que os alunos possam conhecer melhor uma das faces das desigualdades sociais do pa?s e construir argumenta??o sobre essa tem?tica, bem como propor solu??es para a supera??o dessas desigualdades.
O professor dever? dividir a sala em grupos de quatro alunos. Os exerc?cios do quadro 1 dever?o ser impressos e as respostas ser?o efetuadas na pr?pria c?pia distribu?da. A socializa??o dos resultados ser? feita por meio de um di?logo envolvendo toda a turma, que dever? ser disposta num grande c?rculo na sala de aula.
O IBGE ? o principal ?rg?o respons?vel pela coleta e divulga??o de dados da sociedade brasileira, nos aspectos demogr?ficos, econ?micos e sociais. Os dados coletados por meio dos censos servem como subs?dios para a elabora??o de pol?ticas p?blicas municipais, estaduais e federais voltadas ? minimiza??o ou erradica??o de problemas de v?rias naturezas, al?m de facilitar o planejamento estrat?gico de empresas, ONG, sindicatos e outras formas de organiza??o social. O quadro apresenta uma s?ntese da estat?stica rural brasileira. Com base nas informa??es apresentadas nesse documento e nos seus conhecimentos como brasileiro/a, responda o que se pede. A mulher rural em n?meros Quantas s?o: 13.704.144 mulheres, representando 47,9% do total da popula??o rural brasileira. Idade:54,3% t?m mais de 25 anos. Cor da pele: 55,8% s?o pardas; 38,4% s?o brancas; 5,3% s?o negras; 0,2% s?o amarelas e 0,3% s?o ind?genas. Escolaridade: o analfabetismo ? superior a 18% entre aquelas com mais de 39 anos, indo para mais de 50% entre aquelas com mais de 60 anos. Esses ?ndices s?o menores entre os homens, e muito menor entre as mulheres urbanas. Cerca de 20% das mulheres rurais n?o t?m instru??o, contra 7,7% das mulheres urbanas. Entre as mulheres urbanas com mais de 15 anos, os anos de escolaridade, em m?dia, somam 8,5 contra 1,4 das mulheres rurais. Em m?dia, no Brasil, as mulheres somam 4,9 anos de escolaridade contra 4,3 anos dos homens. As mulheres pretas, pardas e ind?genas t?m menos anos de escolaridade que as demais. N? de filhos: cerca de 30,4% das mulheres urbanas t?m 2 filhos, contra 22,4% das mulheres rurais; cerca de 11,7% das urbanas t?m 6 filhos, contra 24,5% das mulheres rurais. Equipamentos b?sicos e bens dur?veis. Embora seja significativo o percentual de mulheres com acesso ? energia el?trica, fog?o a g?s, r?dio, televis?o e outros, ainda s?o apenas 16,1% das mulheres rurais que possuem m?quina de lavar roupa contra 49,3% das mulheres urbanas. Esgotamento sanit?rio: apenas 6,9% dos domic?lios rurais t?m rede coletora, contra 61,4% dos domic?lios urbanos; apenas 24,7% dos domic?lios rurais t?m fossa s?ptica contra 19,9% dos urbanos. Pessoas economicamente ativas no meio rural: 62,1% dos homens s?o considerados ativos contra 37,9% das mulheres. Renda mensal:entre os trabalhadores rurais, 25,5 % dos homens declararam-se sem rendimentos contra 77,9% das mulheres; entre 1 e 2 sal?rios m?nimos est?o cerca de 19% dos homens contra 4% das mulheres; entre 2 e 5 sal?rios m?nimos h? cerca de 7,8% dos homens contra 1,1% das mulheres. Fonte: Anu?rio Rural 2010-2011. Nead, Dieese, IBGE. 1- Hip?teses (H) s?o suposi??es diante de determinados assuntos. Ao serem pesquisadas elas podem se negar ou se confirmar. Objetivos (O) correspondem ?s a??es que se deseja realizar para alcan?ar determinados fins. Problematiza??es (P) s?o questionamentos ou d?vidas iniciais, que estimulam as investiga??es. Teses (T) s?o certezas que se constroem a partir da investiga??o e confirma??o das hip?teses. Leia as afirma??es e as classifique como H, O, P, ou T. ( ) A mulher rural contribui mais que a mulher urbana para a composi??o da popula??o brasileira. ( ) Quais fatores contribuem para que as mulheres tenham rendimento m?dio inferior aos homens? ( ) Investigar a influ?ncia do r?dio como equipamento difusor de informa??o e de conhecimento. ( ) A velhice da mulher urbana brasileira est? garantida, pois todas contribuem com a Previd?ncia Social durante a fase produtiva. ( ) A maior parte das resid?ncias brasileiras utiliza fog?o a g?s para o cozimento de alimentos. Essa forma de energia produz grande impacto ambiental, pois emite gases poluentes ? atmosfera. ( ) A insufici?ncia de creches no meio rural ? um elemento dificultador da emancipa??o feminina? ( ) A m?dia de idade da popula??o feminina rural ? superior a 50 anos de idade, indicando que o campo ? mais saud?vel do que a cidade para se viver. ( ) A ?gua consumida no meio rural ? livre de contamina??o. ( ) Comparar os ?ndices de analfabetismo da mulher rural e urbana, com vistas ? elabora??o de pol?ticas p?blicas para a erradica??o do analfabetismo no Brasil. ( ) Como se explica a r?pida mudan?a do habitat rural para o urbano, no Brasil, nas d?cadas medianas do s?culo XX? ( ) Entre as pessoas mais pobres do Brasil, na atualidade, est?o as mulheres negras e pardas, que vivem no campo. 2- Leia com aten??o e assinale e assinale a alternativa errada quanto ? caracteriza??o demogr?fica brasileira atual. a) O aumento da escolaridade feminina n?o interfere na organiza??o familiar, uma vez que o marido e os filhos tamb?m est?o mais escolarizados. b) Cerca de 15% da popula??o brasileira atual vive no campo. Esse percentual contrasta com a realidade demogr?fica anterior aos anos de 1950. c) O expressivo n?mero de popula??o vivendo no campo n?o ? garantia de produ??o de alimentos para atender as demandas da cidade. d) T?cnicas agr?colas e de gest?o contribuem para o aumento da produ??o e da produtividade agropecu?ria. 4- Interprete a tabela Estrutura fundi?ria ? Brasil 2003 (p.31) para responder a quest?o proposta. I- Estrutura fundi?ria corresponde ? organiza??o das propriedades rurais de acordo com o seu tamanho. II- No Brasil, as pequenas propriedades rurais s?o mais numerosas tanto em ?rea quanto em quantidade de estabelecimentos, III- ?H? muita terra nas m?os de pouca gente e muita gente com pouca terra.? IV- A abreviatura de hectare ? ha. Um hectare mede 10.000 m2. Outra forma de medida da terra ? o alqueire. V- H? poucos latif?ndios no Brasil, comparando-se ao n?mero de pequenas propriedades, por?m, eles ocupam ?reas maiores que a soma das pequenas propriedades. VI- Os latif?ndios s?o muito habitados. A interpreta??o do gr?fico permitem afirmar que: a) Apenas I, III, IV, e V s?o corretas. b) Apenas I, II, III e IV s?o corretas. c) Apenas II, III e VI s?o corretas. d) Todas s?o corretas. 5- Com base na interpreta??o de algumas tabelas do Cap. 3 do documento Estat?stica do meio rural 2010-2011, coloque V ou F nas afirma??es abaixo. ( ) Ao responder o question?rio do Censo 2010, 5,3% dos brasileiros declararam-se pretos e 38,4% declararam-se brancos. ( ) Atualmente, os pardos (ou mulatos) constituem o segmento demogr?fico mais numeroso. ( ) O n?mero expressivo de pardos ? consequ?ncia da intensa miscigena??o (mistura) da popula??o brasileira. ( ) Considerando a quantidade de pessoas, a maior quantidade de vagas garantidas por meio de cotas para negros est? nas universidades p?blicas da regi?o Centro-Oeste, onde se concentra a maior quantidade de negros. 6- O texto apresentado serve como refer?ncia para o julgamento das afirma??es (V ou F) colocadas na sequ?ncia. Desigualdade de g?nero. Trabalhadoras rurais e das florestas (...) Para suprir essas necessidades e as desigualdades da mulher, particularmente da mulher trabalhadora rural, o governo federal passou a atuar em parceria com movimentos sociais femininos e diversos ?rg?os, em a??es articuladas para promover a autonomia econ?mica e a igualdade das trabalhadoras rurais. Essa parceria produziu diversas pol?ticas p?blicas espec?ficas para as mulheres rurais, do campo e da floresta. Conhe?a abaixo os objetivos e como funcionam. Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural (Ater)? O programa conta com t?cnicos que d?o o suporte necess?rio para o atendimento adequado ?s agricultoras familiares e camponesas, al?m da ajuda necess?ria para preservar a biodiversidade. O programa j? atendeu mais de 51 mil mulheres, entre agricultoras familiares, extrativistas, quilombolas, pescadoras artesanais e ind?genas. Programa de Organiza??o Produtiva? Garante o acesso das mulheres ?s pol?ticas p?blicas de apoio ? produ??o e comercializa??o de seus produtos para promover sua autonomia econ?mica. At? 2012, mais de 140 projetos foram financiados, beneficiando mais de 79 mil mulheres. Documenta??o da Trabalhadora Rural ? O Programa Nacional de Documenta??o das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) possibilita, desde 2004, a emiss?o gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenci?rios atrav?s dos Mutir?es Itinerantes de Documenta??o, que atuam em todos os estados. O programa j? emitiu cerca de 1,6 milh?o de documentos em todo o Brasil. Expresso Cidad?? Ligado ao Programa Nacional de Documenta??o das Trabalhadoras Rurais, o p?blico priorit?rio do Expresso Cidad? s?o mulheres da agricultura familiar, assentadas da reforma agr?ria, acampadas, pescadoras artesanais, quilombolas, ribeirinhas, extrativistas e ind?genas. Nos mutir?es s?o emitidos documentos como Certid?o de Nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa F?sica (CPF), Carteira de Trabalho e Previd?ncia Social (CTPS), Registro Geral da Pesca (RGP) e registro junto ao INSS. Nos mutir?es tamb?m s?o ofertadas ainda a??es educativas sobre o enfrentamento ? viol?ncia contra a mulher. Programa de Aquisi??o de Alimentos (PAA) ? As mulheres t?m prioridade no programa que, desde 2011, reserva 5% das compras governamentais para produtos de cooperativas femininas. Hoje as mulheres representam 23% do total de fornecedores do PAA. Pronaf Mulher ?O Programa Nacional de Agricultura Familiar oferece baixas taxas de juros de financiamentos rurais ? que variam de 0,5% a 4,5% ao ano ? para garantir o acesso e a inclus?o das mulheres na gest?o do cr?dito familiar. J? beneficiou mais de 38 mil mulheres, com R$ 272 milh?es em cr?ditos especiais para a produ??o feminina no campo. Consulte a cartilha do Sebrae para saber como participar. Programa Nacional de Cr?dito Fundi?rio? Financia a aquisi??o de im?veis rurais para as trabalhadoras do campo. Al?m da terra, a agricultora tamb?m pode usar o cr?dito para construir sua casa pr?pria, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento t?cnico e o que mais for necess?rio para se desenvolver de forma independente e aut?noma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo e pode ser usado na Ass. T?cnica e Extens?o Rural. Hoje, as fam?lias chefiadas por mulheres passaram a ter prefer?ncia na titula??o da terra. O percentual de mulheres titulares de lotes da reforma agr?ria aumentou de 24,1% em 2003 para 55,8% em 2007. Apoio econ?mico a cooperativas femininas ? O Programa de Organiza??o Produtiva de Mulheres Rurais oferece apoio financeiro ao fortalecimento de redes de grupos produtivos de mulheres. De 2008 a 2010, foram destinados cerca de R$ 17,5 milh?es, beneficiando mais de 65 mil mulheres. Territ?rios da Cidadania? O programa foi criado em 2008 para promover o desenvolvimento econ?mico e sustent?vel e universalizar programas b?sicos de cidadania no meio rural. O programa re?ne 135 a??es de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais. Fontes: Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio; Secretaria de Pol?ticas Especiais Para Mulheres; Incra; IBGE, 2012 A leitura do texto permite afirmar que: ( ) Todas as trabalhadoras rurais brasileiras se beneficiam de algum dos programas relacionados na fonte consultada. ( ) A cria??o dos programas ? fruto de estudos elaborados por equipes t?cnicas e de pesquisadores. Sua origem, portanto, surgiu nos gabinetes de prefeitos, governadores e dos ?ltimos presidentes da Rep?blica. Isso se chama democracia. ( ) As mulheres t?m prioridade sobre os homens na aquisi??o de financiamentos banc?rios para aplicar nas terras adquiridas por meio de programas de reforma agr?ria. ( ) O programa Expresso Cidad? contribuir para a aquisi??o da cidadania formal da mulher, uma vez que facilita a aquisi??o dos documentos pessoais. Sem esses documentos uma mulher n?o pode solicitar um financiamento banc?rio. ( ) Pol?ticas p?blicas para as mulheres ? uma forma de discrimina??o, pois os homens perdem seus direitos sociais. ( ) As pol?ticas p?blicas relacionadas valorizam a mulher rural ligada ao agroneg?cio, referindo-se ?quelas que se dedicam ? gera??o de emprego e renda aos menos necessitados. ( ) Os volumes de dinheiro que uma mulher pode tirar como financiamento, bem como os juros, s?o muito elevados. Isso pode levar ao endividamento da fam?lia, prejudicando ainda mais a condi??o em que muitos vivem na zona rural. ( ) Por ser oficial, o Banco do Brasil ? o agente financeiro respons?vel pelo repasse do dinheiro ?s mulheres trabalhadoras rurais solicitantes de financiamento. ( ) Para ter acesso a um financiamento rural, ? preciso que a solicitante tenha a sua terra. ( ) Todos os programas valorizam as iniciativas individuais, n?o sendo necess?ria, em nenhuma situa??o, que a solicitante esteja vinculada a uma associa??o ou cooperativa de produtores rurais. ( ) Na cidade em que moramos e nas cidades vizinhas n?o h? nenhum desses programas citados. ( ) O programa Territ?rios de cidadania visa estimular o desenvolvimento regional, n?o estando vinculado, portanto, a um ?nico munic?pio. |
Quadro 1: Interpreta??o do documento Estat?stica do meio rural 2010-2011
Atividade 2
Com a inten??o de presentificar e materializar os dados estat?sticos acessados e interpretados, o professor dever? propor a realiza??o de entrevistas com mulheres de diferentes idades, profiss?es, escolaridade e condi??es socioecon?micas. Para facilitar o trabalho, ser?o mantidos os mesmos grupos de quatro alunos, sendo que cada grupo dever? entrevistar cerca de dez mulheres com diferentes perfis.
As perguntas devem ser as mesmas para que haja um comparativo no final, quando os resultados forem sistematizados e interpretados.
Cara entrevistada Somos alunos do 2? ano do ensino m?dio da escola......... Sua contribui??o ? muito importante para n?s. O objetivo desta entrevista ? coletar dados para uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia, Sociologia e Matem?tica, sob orienta??o dos professores.........., ............ e .............. . Agradecemos a sua aten??o. Nome da entrevistada......................... 1- Idade ............. 2- Estado civil ....................... 3- Profiss?o ................. 4- Escolaridade ( ) analfabeta ( ) ensino fundamental incompleto ( ) ensino fundamental completo ( ) ensino m?dio incompleto ( ) ensino m?dio completo ( ) ensino superior incompleto ( ) ensino superior completo 5- Mora na/o ( ) cidade ( ) campo 5.1. Voc? trabalha fora? ( ) N?o ( ) Sim 5.2. Para as que trabalham fora: Faixa salarial ( ) sem rendimento ( ) at? 1 sal?rio m?nio ( ) entre 1 e 2 sal?rios m?nimos ( ) entre 2 e 3 s. m. ( ) entre 3 e 4 s. m. ( ) entre 4 e 5 s. m. ( ) mais de 5 s. m. 5.3. Voc? tem filhos pequenos? ( ) n?o ( ) sim 5.4. Para as que t?m filhos: Com quem eles ficam enquanto voc? trabalha? ( ) com familiares ( ) na creche ( ) na escola ( ) com a bab? ( ) outros ......... 5.5. Em rela??o ?s tarefas dom?sticas, voc?: ( ) divide as tarefas com o marido. ( ) faz quase todas as tarefas dom?sticas sozinha. ( ) tem empregada dom?stica que cuida das obriga??es da casa. ( ) mora com familiares e essa quest?o n?o ? problema. ( ) outros ...................... 5.6. Para quem ? casada, em rela??o aos rendimentos: ( ) ganha sal?rio igual ao do marido para o desempenho da mesma fun??o. ( ) ganha sal?rio inferior ao do marido para o desempenho da mesma fun??o. ( ) ganha sal?rio superior ao do marido para o desempenho da mesma fun??o. ( ) ganha sal?rio superior ao do marido para o desempenho de fun??o diferente. ( ) ganha sal?rio inferior ao do marido para o desempenho de fun??o diferente. ( ) outra situa??o ................ 5.7. Em rela??o ao conforto dom?stico (m?quina de lavar roupa, geladeira, forno micro-ondas), voc?: ( ) possui apenas alguns desses equipamentos, dificultando a rotina da casa. ( ) possui todos os equipamentos b?sicos, facilitando a rotina da casa. 5.8. Em rela??o a sua condi??o como mulher, dona de casa e como quem comp?e o or?amento dom?stico, voc?:( ) sente-se valorizada. ( ) sente-se pouco valorizada. ( ) n?o se sente valorizada. Poderia dizer por que escolheu esta resposta? ......................... Para as mulheres que n?o trabalham fora de casa. 5.9. Quais s?o as suas obriga??es em casa? ( ) lavar, passar, cozinhar, limpar a casa, cuidar dos filhos. ( ) n?o tenho nenhuma obriga??o em minha casa. 5.10. Quantas horas por dia se dedica ? fam?lia? ( ) menos de 4 horas. ( ) entre 4 e 8 horas. ( ) mais de 8 horas. ( ) outro ............... 5.11. Em rela??o a sua condi??o como mulher, dona de casa e como quem atende as necessidades da fam?lia, voc?: ( ) sente-se valorizada. ( ) sente-se pouco valorizada. ( ) n?o se sente valorizada. Poderia dizer por que escolheu esta resposta? .......................... 5.12. Outras perguntas |
Quadro 2: Sugest?o de perguntas ?s mulheres entrevistadas
Com a ajuda do professor de Matem?tica os alunos far?o a tabula??o dos dados. Os gr?ficos com os resultados de cada grupo ser?o disponibilizados em arquivo virtual, favorecendo a visualiza??o de todos. Caso a op??o seja pela impress?o, cada grupo dever? providenciar um n?mero de c?pias correspondente ao total do n?mero de grupos para que todos tenham o conjunto dos resultados em m?os.
A an?lise dos gr?ficos dever? contar com a contribui??o do professor de Sociologia, quando os alunos far?o: a) interpreta??o da condi??o feminina urbana e rural vivenciada pelas entrevistadas; b) compara??o dos resultados das entrevistas com os dados estat?sticos disponibilizados no documento Estat?stica do meio rural 2010-2011; c) estabelecimento de hip?teses explicativas para alguns aspectos que forem detectados, tais como: boas ou m?s condi??es de escolaridade, rendimento, coopera??o nas tarefas dom?sticas, valoriza??o do papel da mulher, igualdade ou diferen?a entre as mulheres urbanas e as mulheres rurais, entre outros.
Essas compara??es, an?lises e suposi??es dever?o ser feitas na sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica. Na sala de aula o di?logo acontecer? a partir da forma??o de um grande c?rculo. Para isso, os alunos dever?o estar com c?pias dos gr?ficos nas m?os. No laborat?rio de inform?tica, os gr?ficos ser?o projetados na tela.
Atividade 3
O encerramento da aula poder? ser feito por meio de uma atividade denominada escrita colaborativa. Nessa etapa a participa??o do/a professor/a de L?ngua Portuguesa ? fundamental. O professor inicia um texto, elaborado ou selecionado conjuntamente com a/o colega, preferencialmente no formato narrativo argumentativo, que deve circular entre todos os alunos da sala para que deem as suas contribui??es.
Esse texto pode ser repassado por e.mail entre os alunos at? que, finalmente, seja remetido aos dois professores envolvidos. Um/a aluno/a que se apresente como volunt?rio/a, a partir da sua disponibilidade de tempo, deve acompanhar o desenvolvimento da atividade. Na correspond?ncia dever?o ser copiados os e.mails de todos os alunos da sala e a escrita ocorrer? sequencialmente, iniciando-se com o aluno de n? 1, passando para o de n? 2, e assim sucessivamente. Cada aluno, ap?s escrever, encaminhar? o texto para os demais e todos acompanhar?o a sua sequ?ncia. O professor dever? estipular uma data para a conclus?o da atividade e o/a aluno/a volunt?rio/a verificar?, previamente, se todos deram a sua contribui??o. Caso algum colega n?o o tenha feito, sua fun??o ser? reencaminhar o email ao colega para que o texto fique completo e assim garantir a participa??o de todos. Ao final, o/a aluno/a respons?vel remeter? o arquivo completo aos dois professores.
Essa iniciativa permitir? a observa??o do dom?nio dos alunos sobre o tema, apontando aspectos que devem ser revistos ou esclarecidos.
OBS: Caso n?o disponha de um profissional de L?ngua Portuguesa para levar a termo esta proposta, existem recursos online que permitem ao professor o uso de ferramentas espec?ficas para o desenvolvimento da escrita colaborativa. Uma fonte de consulta pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32296
Professor O professor define o t?tulo e inicia o texto, apontando o tom que pretende imprimir ao conte?do. Cada aluno d? a sua contribui??o acrescentando um par?grafo ou completando o que o outro colega iniciou. Ao final, o professor tem em m?os um valioso instrumento de s?ntese, que lhe permite visualizar as d?vidas e equ?vocos apresentados pela turma, apontando aspectos que dever? retomar. |
(Sugest?o de tema e de in?cio de texto proposto para a tem?tica em desenvolvimento) A mulher rural brasileira Ser? que o local em que se mora ? a cidade ou o campo ? tem influ?ncia sobre a qualidade de vida das pessoas? Por que a mulher rural merece dados estat?sticos especiais? (...) [O aluno 1 d? continuidade, sendo seguido pelo aluno 2 e assim sucessivamente.] ? ? ? ? ? ? |
Aluno 1 (nome) |
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Aluno 2 (nome) |
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Aluno 3 (nome) e assim sucessivamente. ? |
Quadro 3: Escrita colaborativa
Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de constru??o do conhecimento em rede:
Matriz de refer?ncias do ENEM:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1
Envolvimento nas atividades propostas: investiga??es te?ricas, anota??es, debates, produ??o textual.