Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogo dos bilhetes: identifica??o e cria??o

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tha?s Cristina de Oliveira, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprimorar a escrita.
  • Conhecer o g?nero textual bilhete.
  • Produzir bilhetes.
  • Interpretar informa??es.
  • Desenvolver a leitura.
  • Identificar qualidades e caracter?sticas dos colegas.

Duração das atividades

7 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter dom?nio da linguagem escrita e oral, interpretar informa??es.

Estratégias e recursos da aula

?

Aulas 1, 2 e 3: Criando bilhetes

?

Material: fichas de papel, l?pis, quadro, pincel, notebook do Projeto UCA ? Um Computador por Aluno, data show e pen drive.

Local: Sala de aula ou Laborat?rio de Inform?tica.

?

1? Atividade

?

Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o que ? um bilhete? O que deve ter num bilhete? Quando devemos escrever um bilhete? Qual ? a fun??o do bilhete?

Ap?s os alunos expressarem o que entendem por bilhete, explique que um bilhete deve ter linguagem clara, objetiva e simples; deve ter um destinat?rio (o leitor, a pessoa que vai ler o bilhete); deve escrever apenas o que for necess?rio para o entendimento da mensagem; colocar as informa??es b?sicas; deve ter um motivo; deve registrar a data, as sauda??es e o remetente (quem escreveu o bilhete); al?m disso, ? fundamental organizar as ideias e estruturar as informa??es.

Apresente alguns modelos de bilhetes, para aquelas crian?as que n?o se lembram.

?

Sugest?o de bilhetes:

modelo bilhete

Dispon?vel em: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/01/modelos-de-recados-e-bilhetes.html. Acesso em 6 de agosto de 2013.

?

Querida Laura,

?

Estou te esperando na biblioteca na hora do lanche pra gente procurar o livro que voc? leu sobre mist?rios!

?

Beijos,

Mariana.

01/08/2013

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

?

2?. Atividade

?

Proponha aos alunos que escrevam um bilhete para algum colega, destacando suas caracter?sticas pessoais. Explique que caracter?stica ? o que constitui o car?ter distintivo, a particularidade de uma pessoa ou de uma coisa, conforme o dicion?rio Aur?lio.

Explicar tamb?m o que s?o as qualidades de uma pessoa, que ? a maneira de ser da pessoa: gentil, educado, delicado, feliz, alegre etc.

A partir disso, solicite aos alunos que redijam um bilhete individualmente em pequenas fichas de papel, esse bilhete dever? abordar as qualidades desse colega escolhido.

Ap?s a constru??o, todos os bilhetes ser?o trocados com o colega que est? sentado ao lado (desde que este n?o seja o colega para quem o bilhete ser? destinado, caso seja, trocar com outro colega).

Os alunos far?o a leitura do bilhete do colega e poder?o fazer corre??es se considerar necess?rio. Posteriormente, o professor copia os bilhetes no quadro e todos participam das corre??es ortogr?ficas necess?rias, identificando se a mensagem est? clara e se o formato est? correto.

?

3?. Atividade

?

Apresente para os alunos alguns bilhetes para que eles reconhe?am os pontos principais.

?

Exemplo de bilhete:

Colega Augusto,

?

Por favor, me empreste seu caderno de Portugu?s, te devolvo amanh? no in?cio da aula. 

Obrigado,

?

Vin?cius

04/08/2013

?

?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

Pergunte aos alunos:

1)      Quem escreveu o bilhete?

2)      Quem ? o destinat?rio?

3)      Qual ? o assunto?

4)      Qual sauda??o foi utilizada?

5)      Qual data foi escrita?

Cada aluno dever? responder em seu notebook do Projeto UCA as perguntas e depois todos ir?o discutir sobre os principais aspectos contidos no bilhete. Professor, neste momento reforce junto aos alunos como construir um bilhete e o que ? essencial para comunicar com o outro atrav?s desse g?nero textual.

?

Aulas 4, 5, 6 e 7: Adivinhe para quem ? meu bilhete

?

1?. Atividade

?

Solicite que cada aluno escreva um bilhete para algum colega que n?o tem proximidade, mas conhece as caracter?sticas desse colega. Pe?a que enfatizem positivamente as qualidades desse colega.

Essa atividade permite que os alunos interajam com outros colegas que ?s vezes conversa ou se relaciona pouco. Esclare?a que esse bilhete dever? ser claro e objetivo de modo que todos compreendam no momento da leitura.

?

2?. Atividade

?

Ap?s a escrita do bilhete, solicite que a turma se divida em 2 grupos.

Cada grupo envia um representante para fazer o jogo Par ou ?mpar. Aquele colega que ganhar, l? o bilhete que criou, para que, o outro grupo descubra para quem ele destina este bilhete. O grupo dever? descobrir o destinat?rio do bilhete pelas qualidades e caracter?sticas apresentadas. E assim at? que todos os alunos leiam seus bilhetes.

Instigue os alunos para que observem se o bilhete est? escrito de forma clara, objetivo e se cont?m erros ortogr?ficos.

Professor converse com os alunos sobre a import?ncia da escrita e da leitura nesse momento da vida deles. Explique a import?ncia de se comunicar atrav?s da escrita e os benef?cios de domin?-la corretamente.

Recursos Complementares

Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto. Acesso em 6 de agosto de 2013.

?

Bilhetes com clareza e objetividade. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/bilhetes-clareza-objetividade-683016.shtml. Acesso em 6 de agosto de 2013.

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante todo o processo de ensino e aprendizagem, observando a e avaliando a participa??o dos alunos nas atividades, na cria??o dos bilhetes, na leitura dos mesmos, na intera??o e respeito aos colegas. Registre as dificuldades e facilidades dos alunos para posteriores planejamentos.