Eziquiel Menta, Rosangela Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | História | Cidadania |
Os alunos precisarão conhecer a comunidade onde a escola está inserida, os diversos grupos que habitam essa comunidade, as diferenças sociais e culturais, entre outras características. De posse dessas informações verificar como esses grupos se relacionam.
Sugerimos que essa atividade seja realizada em conjunto com as disciplinas:
PROBLEMATIZAÇÃO:
O professor deverá questionar os alunos se eles conhecem a comunidade onde a escola está inserida.É grande, é pequena, próxima do centro da cidade, periferia, indústrias, comércios, residencial, etc.
Quais as tribos que compões essa comunidade?
Qual a classe social da comunidade?
Classe alta, classe média, zona de risco, etc.
Existem mais homens ou mulheres, crianças, jovens, adultos, idosos, trabalhadores, aposentados, desempregados, etc.
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula 01: Contextualizando
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre a formação e as características da comunidade em que a escola está inserida: Qual o contexto social, cultural e econômico; Quantas pessoas moram com ele (quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos);Quantos trabalham formalmente; Quantos trabalham informalmente; Qual a renda da família; Qual a religião; Estilo musical; Costumam freqüentar teatro, cinema e shows quantas vezes no mês; Quantos livros lêem por mês, etc.
O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e após concluir as questões atribuir porcentagens aos resultados. Nesse momento o professor deverá questionar a turma sobre: O perfil da comunidade descrito por eles condiz com a realidade da comunidade? Após esse levantamento sugerimos um debate com base em dois vídeos:
![]() |
O vídeo demonstra a indiferença do ser humano no que se refere a desigualdade social, através da ótica do adulto. Abre espaço para discussão sobre o papel social de cada cidadão e sobre a formação humana, valores sociais de adultos preconceituosos/alienados incutidos nas crianças. |
![]() |
A animação aborda os temas como a desigualdade e os contrastes sociais, por meio de uma história em que o personagem principal vai à cidade grande e depara com a falta de moradia e a fome, ent re outros problemas |
A turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá analisar e registrar em seu caderno e o relator do grupo em folha separada, um vídeo e discutir as seguintes questões:
O professor deverá recolher os textos e analisar as respostas dos alun os e verificar quais medidas sugeridas poderão ser implementadas na propo sta da aula.
Aula 02: O que é cartografia social?
Atenção Professor! Para realizar essa atividade reserve o laboratório de informática com conexão com a Internet.
0 professor deverá questionar os alunos sobre o que é Cartografia Social. O que significa? Para quê serve? Como aplicar a nossa comunidade? Que benefícios pode trazer a nossa comunidade?
A turma será dividida em pequenos grupos e deverão realizar a pesquisa no laboratório de informática e apresentar o resultado da pesquisa para turma. Para realizar essa atividade sugerimos a ferramenta Google Docs que possibilita criar textos e apresentações de forma colaborativa.
Tutoriais:
O professor deverá complementar as apresentações caso seja necessário.
Dicas de Sites:
Em Canais / Cidades@ e Estados@ pesquise o perfil da sua comunidade.
Projeto aplica a cartografia como forma de identificação social
Cartografia Social, Terra e Cidadania
Sociedade civil no espaço de atuação com juventude: uma cartografia social
Aula 03: Conhecendo a comunidade
Agora que os alunos já sabem o que é a Cartografia Social e co mo funciona, é hora de aplic ar os conhecimentos adquiridos e conhecer a comunidade local.
O professor deverá apresentar para turma um mapa com a localização da comunidade escolar. Para isso poderá utilizar o site: maps.goo gle.com.br
![]() |
No mapa profe ssor e alunos deverão delimitar a área da pesquisa, isto é, qual a região será analisada, quantas quadras “antes e depois” da escola, quais os pontos mais importantes, etc. Após determinar a região a ser pesquisada a turma deverá ser dividida em pequenos grupos que deverão visitar os moradores da região escolhida. Sugerimos a criação de 4 Grupos: * Grupo Norte: Responsável pela região Norte * Grupo Sul: Responsável pela região Sul * Grupo Leste: Responsável pela região Leste * Grupo Oeste: Responsável pela região Oeste |
Após definir os grupos, o professor deverá auxiliar os alunos a elaborar o que stionário para aplicar na comunidade. Esse questionário deverá ser o mais completo possível, contemplando características econômicas, sociais, culturais, históricas, etc. Os alunos podem utilizar como exemplo as perguntas elaboradas pelo professor no início da primeira aula.
É importante que os alunos ao entrevistar a comunidade, solicitem que os moradores descrevam a região onde mora e suas principais características. Essa é a base da cartografia social.
Aula 04: Análise dos dados
Agora os grupos deverão compilar os dados, elaborar relatórios e gerar estatísticas.
Os resultados deverão ser apresentados para turma. Cada aluno deverá escrever um artigo de opinião elencando suas percepções sobre a região pesquisada: o que mais lhe chamou atenção, quais as dificuldades encontradas, pontos positivos e negativos da atividade, etc.
Aula 05: Construindo os mapas
Com base nos dados pesquisados e apresentados os alunos deverão iniciar a construção do mapa.
Os alunos deverão desenhar a região pesquisada, apontando a localização das casas, comércios, indústrias, igrejas, bibliotecas, etc. Cada aluno deverá fazer um desenho levando em consideração o depoimento dos moradores. Para realizar essa atividade os alunos deverão utilizar Papel A3 e lápis de cor.
![]() |
Dica:
|
Os alunos deverão apresentar para o grupo o desenho. O grupo deverá analisar os desenhos e escolher os desenhos que irão compor o mapa principal da região.
Atenção professor! Participe das escolhas e discussões dos grupos, apontando as relações entre os desenhos, questionando as escolhas, verificando se os desenhos escolhidos condizem com a realidade apontada nas pesquisas.
Aula 06: Finalização dos trabalhos.
Atenção professor! Verifique se a escola dispõem de um painel amplo que comporte o mapa produzido pelos alunos.
Os alunos deverão finalizar os mapas e juntar as regiões (norte, sul, leste e oeste). Após o acabamento final o trabalho deverá ser exposto na escola, na área reservada pelo professor. Os alunos também deverão criar legendas, textos críticos sobre cada região, imagens, vídeos e áudio s sobre as pesquisas e relatos dos moradores.
CATARSE:
Após a atividade, os alunos deverão fazer um relatório individual ou um texto dissertativo indicando o que aprendeu com a atividade, quais as percepções e lições, o que mais chamou atenção, pontos positivos e negativos, quais as dificuldades e ncontradas, etc.
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Nova postura prática ante a realidade estudada e observada. Diante das discussões dos dados coletados (vídeos, entrevistas, imagens, pesquisas na internet, troca de idéias com os colegas) o s estudantes são convidados a exporem suas intenções, predisposições, atitudes diante do novo olhar para a sociedade, que pode ser registrado em um painel ou cartaz. Vamos convidar o estudante para colocar em execução o que p ropôs listando quais atitudes podem tomar diante da:
REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:
Nome | Tipo |
---|---|
Na cidade | Animação/simulação |
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios: