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A sociedade invisível

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio História Cidadania

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a comunidade do em torno da escola, tendo em vista um olhar mais sistematizado.
  • Identificar as diferenças sociais e culturais da comunidade em que vive e em nosso país.
  • Construir um mapa a partir dos relatos da comunidade e apontar a localização geográfica da comunidade e dos grupos (se houver).

Duração das atividades

6 aulas de 50 min. cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão conhecer a comunidade onde a escola está inserida, os diversos grupos que habitam essa comunidade, as diferenças sociais e culturais, entre outras características. De posse dessas informações verificar como esses grupos se relacionam.

Sugerimos que essa atividade seja realizada em conjunto com as disciplinas:

  • Matemática: análise de dados e estatística
  • Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos, elaboração de pesquisas qualitativas e quantitativas.
  • Sociologia: estrutura da sociedade e a desigualdade social
  • Geografia: características da formação da cidade, questões sociais e econômicas, geopolítica

Estratégias e recursos da aula

PROBLEMATIZAÇÃO:

O professor deverá questionar os alunos se eles conhecem a comunidade onde a escola está inserida.
  • Como é essa comunidade?

É grande, é pequena, próxima do centro da cidade, periferia, indústrias, comércios, residencial, etc.

  • Quais as tribos que compões essa comunidade?

Hip Hop, Samba e pagode, Funck, pop rock, metal, gospel, patricinhas e playboys, manos e minas, emos, punks, etc.
  • Qual a classe social da comunidade?

Classe alta, classe média, zona de risco, etc.

  • Qual o perfil dessa comunidade?

Existem mais homens ou mulheres, crianças, jovens, adultos, idosos, trabalhadores, aposentados, desempregados, etc.

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

Aula 01: Contextualizando

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre a formação e as características da comunidade em que a escola está inserida: Qual o contexto social, cultural e econômico; Quantas pessoas moram com ele (quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos);Quantos trabalham formalmente; Quantos trabalham informalmente; Qual a renda da família; Qual a religião; Estilo musical; Costumam freqüentar teatro, cinema e shows quantas vezes no mês; Quantos livros lêem por mês, etc.

O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e após concluir as questões atribuir porcentagens aos resultados. Nesse momento o professor deverá questionar a turma sobre: O perfil da comunidade descrito por eles condiz com a realidade da comunidade? Após esse levantamento sugerimos um debate com base em dois vídeos:

O vídeo demonstra a indiferença do ser humano no que se refere a desigualdade social, através da ótica do adulto. Abre espaço para discussão sobre o papel social de cada cidadão e sobre a formação humana, valores sociais de adultos preconceituosos/alienados incutidos nas crianças.

Na cidade

A animação aborda os temas como a desigualdade e os contrastes sociais, por meio de uma história em que o personagem principal vai à cidade grande e depara com a falta de moradia e a fome, ent re outros problemas

A turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá analisar e registrar em seu caderno e o relator do grupo em folha separada, um vídeo e discutir as seguintes questões:

  • Do que trata o vídeo?
  • Quais são os personagens?
  • Qual a moral da história apresentada?
  • Sob ótica de quem foi produzido o vídeo? Dos excluídos? Da classe social abastada? Do Governo?
  • A temática abordada no vídeo está mais próxima da com unidade, da cidade, do Estado ou d o País?
  • A realidade apresentada no vídeo tem relação com o contexto social dos alunos? Em caso negativo, questionar se essa realidade apontada no vídeo está muito distan te da escola?
  • O que pode ser feito para melhorar?

 O professor deverá recolher os textos e analisar as respostas dos alun os e verificar quais medidas sugeridas poderão ser implementadas na propo sta da aula.


Aula 02: O que é cartografia social?

Atenção Professor! Para realizar essa atividade reserve o laboratório de informática com conexão com a Internet.

0 professor deverá questionar os alunos sobre o que é Cartografia Social. O que significa? Para quê serve? Como aplicar a nossa comunidade? Que benefícios pode trazer a nossa comunidade?
A turma será dividida em pequenos grupos e deverão realizar a pesquisa no laboratório de informática e apresentar o resultado da pesquisa para turma. Para realizar essa atividade sugerimos a ferramenta Google Docs que possibilita criar textos e apresentações de forma colaborativa.

Tutoriais:

O professor deverá complementar as apresentações caso seja necessário.

Dicas de Sites:

Em Canais / Cidades@ e Estados@ pesquise o perfil da sua comunidade.

Projeto aplica a cartografia como forma de identificação social

Cartografia Social, Terra e Cidadania

Sociedade civil no espaço de atuação com juventude: uma cartografia social


Aula 03: Conhecendo a comunidade

Agora que os alunos já sabem o que é a Cartografia Social e co mo funciona, é hora de aplic ar os conhecimentos adquiridos e conhecer a comunidade local.
O professor deverá apresentar para turma um mapa com a localização da comunidade escolar. Para isso poderá utilizar o site: maps.goo gle.com.br

No mapa profe ssor e alunos deverão delimitar a área da pesquisa, isto é, qual a região será analisada, quantas quadras “antes e depois” da escola, quais os pontos mais importantes, etc. Após determinar a região a ser pesquisada a turma deverá ser dividida em pequenos grupos que deverão visitar os moradores da região escolhida.
Sugerimos a criação de 4 Grupos:

    * Grupo Norte: Responsável pela região Norte
    * Grupo Sul: Responsável pela região Sul
    * Grupo Leste: Responsável pela região Leste
    * Grupo Oeste: Responsável pela região Oeste


Após definir os grupos, o professor deverá auxiliar os alunos a elaborar o que stionário para aplicar na comunidade. Esse questionário deverá ser o mais completo possível, contemplando características econômicas, sociais, culturais, históricas, etc. Os alunos podem utilizar como exemplo as perguntas elaboradas pelo professor no início da primeira aula.
É importante que os alunos ao entrevistar a comunidade, solicitem que os moradores descrevam a região onde mora e suas principais características. Essa é a base da cartografia social.

Aula 04: Análise dos dados


Agora os grupos deverão compilar os dados, elaborar relatórios e gerar estatísticas.
Os resultados deverão ser apresentados para turma. Cada aluno deverá escrever um artigo de opinião elencando suas percepções sobre a região pesquisada: o que mais lhe chamou atenção, quais as dificuldades encontradas, pontos positivos e negativos da atividade, etc.

Aula 05: Construindo os mapas

Com base nos dados pesquisados e apresentados os alunos deverão iniciar a construção do mapa.
Os alunos deverão desenhar a região pesquisada, apontando a localização das casas, comércios, indústrias, igrejas, bibliotecas, etc. Cada aluno deverá fazer um desenho levando em consideração o depoimento dos moradores. Para realizar essa atividade os alunos deverão utilizar Papel A3 e lápis de cor.

Dica:
  • Visitar a Prefeitura Municipal de sua cidade e solicitar uma cópia do mapa local, nele os alunos podem fazer várias intervenções, inclusive redesenhá-lo com indicações de locais estudados, colocando imagens de cada região
  • Usar o google maps para imprimir ou servir de base na construção do mapa manual.


Os alunos deverão apresentar para o grupo o desenho. O grupo deverá analisar os desenhos e escolher os desenhos que irão compor o mapa principal da região.

Atenção professor! Participe das escolhas e discussões dos grupos, apontando as relações entre os desenhos, questionando as escolhas, verificando se os desenhos escolhidos condizem com a realidade apontada nas pesquisas.

Aula 06: Finalização dos trabalhos.

Atenção professor! Verifique se a escola dispõem de um painel amplo que comporte o mapa produzido pelos alunos.

Os alunos deverão finalizar os mapas e juntar as regiões (norte, sul, leste e oeste). Após o acabamento final o trabalho deverá ser exposto na escola, na área reservada pelo professor. Os alunos também deverão criar legendas, textos críticos sobre cada região, imagens, vídeos e áudio s sobre as pesquisas e relatos dos moradores.

CATARSE:
Após a atividade, os alunos deverão fazer um relatório individual ou um texto dissertativo indicando o que aprendeu com a atividade, quais as percepções e lições, o que mais chamou atenção, pontos positivos e negativos, quais as dificuldades e ncontradas, etc.

PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Nova postura prática ante a realidade estudada e observada. Diante das discussões dos dados coletados (vídeos, entrevistas, imagens, pesquisas na internet, troca de idéias com os colegas) o s estudantes são convidados a exporem suas intenções, predisposições, atitudes diante do novo olhar para a sociedade, que pode ser registrado em um painel ou cartaz. Vamos convidar o estudante para colocar em execução o que p ropôs listando quais atitudes podem tomar diante da:

  • comunidade do em torno da escola, como podemos contribuir para esta comunidade?
  • É possível diminuir as diferenças sociais e culturais da comunidade em que vive e em nosso país?
  • O mapa construído a partir dos relatos da comunidade e sua localização geográfica podem levar a um planejamento urbano. O que o grupo acha de encaminhar nossas reivindicações aos órgãos competentes, tais como Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal.

REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Na cidade Animação/simulação

Recursos Complementares

Mapas, papel A3, lápis de cor, pranchetas, gravador de áudio, máquina fotográfica, filmadora digital, laboratório de informática e internet.

Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:

  • Participação nas discussões
  • Participação nas atividades
  • Comprometimento com o trabalho
  • Responsabilidade com o grupo
  • Articulação das ideias, domínio da norma culta e coesão textual.
  • Pertinência dos comentários durante as discussões
  • Respeito aos colegas
  • Contribuição com o grupo no desenvolvimento das atividades
  • Postura durante as apresentações
  • Oralidade
  • Argumentação (pertinência dos argumentos)
  • Produções escritas