Portal do Professor

Início do Conteúdo

QUAL A NOSSA RECEITA FAVORITA? PIZZA!

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea C. Fl?r; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. L?pez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Trabalhar pr?ticas de leitura e interpreta??o a partir de uma receita;

* Trabalhar conceitos matem?ticos relacionados ?s medidas da receita;

* Ampliar o repert?rio cultural das crian?as a partir de uma culin?ria t?pica italiana (pizza);

* Explorar os 5 sentidos (vis?o, audi??o, tato, olfato e paladar) a partir da experi?ncia;

* Estimular que as crian?as provem alimentos novos;

* Trabalhar os elementos culturais que envolvem a alimenta??o, em especial a partilha.

Duração das atividades

30 minutos para a mobiliza??o; 1 hora para fazer a massa e o molho; 30 minutos para montar a pizza; 30 minutos para assar; 45 minutos para partilhar.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar culin?ria na Educa??o Infantil ? uma das formas de garantir que as crian?as, mesmo pequenas, tenham acesso a conte?dos historicamente produzidos pela sociedade. Posto que a forma com que nos alimentamos e cozinhamos, assim como a escolha dos alimentos revela nossa hist?ria. Al?m disso, trabalhar uma receita elabora abstra??es simb?licas e matem?ticas de um jeito prazeroso. 

Dessa maneira, essa aula n?o exige conhecimentos pr?vios, mas depende de uma organiza??o da professora que dever? avaliar se a institui??o tem um espa?o adequado para o preparo da culin?ria com forno e fog?o, e ainda  providenciar os ingredientes para a pizza.

Estratégias e recursos da aula

Material utilizado:
?
* Forno para assar pizza;
?
* Fog?o para fazer o molho;
?
* Tigela para massa;
?
* Panela para o molho;
?
* Recipiente para amassar a massa;
?
* Rolo de macarr?o;
?
* Colheres e facas sem ponta;
?
* Forma;
?
* X?caras;
?
* Colheres;
?
* Recipientes para o recheio;
?
* Ingredientes;
?
* TV e DVD;
?
* DVD: A fant?stica hist?ria da pizza.
?
OBS: O professor deve providenciar os ingredientes de acordo com as possibilidades da institui??o. Uma sugest?o ? dividir entre os alunos e pedir aos seus pais com um bilhete explicando a proposta da atividade.
?
1?. Momento - Filme (1 hora e 30 minutos)
?
O professor deve organizar as crian?as para que assistam o filme que conta um pouco a hist?ria da pizza. Ele servir? para mobilizar os pequenos para a atividade. Caso o professor n?o tenha acesso ao filme sugerido pode pensar em outra atividade que mobilize. Qualquer hist?ria ou filme que trate de culin?ria pode ser interessante. Outra sugest?o de filme ? o Ratatouille. 
p1
?
2?. Momento - Massa e molho (1 hora)
?
Com a receita em lugar vis?vel o professor pode junto com as crian?as preparar a massa. O preparo da massa oferece possibilidade de manipula??o ?s crian?as. ? importante que o professor deixe as crian?as colocar os ingrediente na massa e tamb?m ajudar a amassar. J? em rela??o ao molho a participa??o das crian?as ? mais restrita, pois os ingredientes devem ser cortados pelos adultos, mas os pequenos podem observar o preparo da receita. Quando as massas estiverem no ponto, o professor deve coloc?-las nas formas para pr?-ass?-las e cozinhar o molho longe do alcance das crian?as. O ideal ? que a montagem seja feita com a massa e o molho j? frios para n?o colocar as crian?as em risco. Assim a sugest?o ? que a montagem seja feita em um dia posterior ao da massa. 
p4
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
p2
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
p3
Fonte: Acervo NDI 2013.
p5
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
3?. Momento - Montagem da pizza (30 minutos)
?
Com a pizza pr?-assada e o molho pronto, o professor deve dividir as crian?as em tr?s grupos. Cada grupo montar? uma pizza. Os ingredientes devem estar divididos e dispon?veis para que as crian?as manipulem e experimentem.  O que cada grupo dever? respeitar ? a ordem de colocar os ingredientes, sendo primeiro o molho depois os recheios e o queijo.
p6
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
4?. Momento - Assando... (30 minutos)
?
Enquanto as pizzas assam, as crian?as podem ajudar o professor a organizar o espa?o onde ela ser? servida. Podem ser colocadas toalhas e pratos nas mesas al?m de ser escolhida uma trilha sonora para a degusta??o.  
p7p8p9
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
5?. Momento - Compartilhando a receita (45 minutos)
?
Com a pizza e o espa?o pronto ? hora de degustar o resultado da experi?ncia culin?ria. ? necess?rio que durante o lanche o professor estimule o sentido das crian?as, atentando para o cheirinho e o sabor da pizza! Al?m disso o educador deve dar destaque ao qu?o foi importante a participa??o de todos e como ? saboroso compartilhar o resultado de um trabalho coletivo.
p10
Fonte: Acervo NDI 2013.

Recursos Complementares

Avaliação

Durante o processo de avalia??o o professor deve tentar identificar se as crian?as compreenderam a receita em rela??o aos seus elementos simb?licos e a abstra??o matem?tica. Al?m disso, deve conversar com as crian?as sobre o filme resgatando pontos da cultura italiana presentes no preparo da pizza.  O professor pode ainda tentar perceber nas rea??es das crian?as durante o preparo e a degusta??o se os cinco sentidos foram explorados na medida em que as crian?as experimentaram novos sabores. E, por fim o professor deve estimular e perceber se o objetivo da partilha foi atingido no momento da refei??o