Dal?nea C. Fl?r; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
* Trabalhar pr?ticas de leitura e interpreta??o a partir de uma receita;
* Trabalhar conceitos matem?ticos relacionados ?s medidas da receita;
* Ampliar o repert?rio cultural das crian?as a partir de uma culin?ria t?pica italiana (pizza);
* Explorar os 5 sentidos (vis?o, audi??o, tato, olfato e paladar) a partir da experi?ncia;
* Estimular que as crian?as provem alimentos novos;
* Trabalhar os elementos culturais que envolvem a alimenta??o, em especial a partilha.
Trabalhar culin?ria na Educa??o Infantil ? uma das formas de garantir que as crian?as, mesmo pequenas, tenham acesso a conte?dos historicamente produzidos pela sociedade. Posto que a forma com que nos alimentamos e cozinhamos, assim como a escolha dos alimentos revela nossa hist?ria. Al?m disso, trabalhar uma receita elabora abstra??es simb?licas e matem?ticas de um jeito prazeroso.
Dessa maneira, essa aula n?o exige conhecimentos pr?vios, mas depende de uma organiza??o da professora que dever? avaliar se a institui??o tem um espa?o adequado para o preparo da culin?ria com forno e fog?o, e ainda providenciar os ingredientes para a pizza.
A fant?stica hist?ria da pizza. Dispon?vel em: http://baratta-infantil.blogspot.com.br/2013/04/a-fantastica-historia-da-pizza.html
Ratatouille. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=_KMDvYQ_Al4
Receita de pizza. Dispon?vel em: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/324-massa-de-pizza.html
Durante o processo de avalia??o o professor deve tentar identificar se as crian?as compreenderam a receita em rela??o aos seus elementos simb?licos e a abstra??o matem?tica. Al?m disso, deve conversar com as crian?as sobre o filme resgatando pontos da cultura italiana presentes no preparo da pizza. O professor pode ainda tentar perceber nas rea??es das crian?as durante o preparo e a degusta??o se os cinco sentidos foram explorados na medida em que as crian?as experimentaram novos sabores. E, por fim o professor deve estimular e perceber se o objetivo da partilha foi atingido no momento da refei??o