Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Matem?tica nas compras do dia a dia. TV Escola ? S?rie: A Matem?tica em toda parte

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Construir o significado do conceito de n?meros e identificar suas fun??es;
  • Identificar os n?meros em diferentes contextos;
  • Explorar as no??es de adi??o e de subtra??o;
  • Identificar a fun??o do dinheiro nas compras di?rias;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenha sido trabalhado com o aluno no??es de n?meros e quantidade, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que o aluno seja capaz de reconhecer n?mero no cotidiano e efetuar contagem simples. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet, laptop, m?quina fotogr?fica e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola ? S?rie: A Matem?tica em toda parte. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2352>. Acesso em: 09 de ago. 2013.

Cabe a voc? professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula. 

?

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? apresente um cartaz (em papel Kraft ou cartolina) para a turma, com o relato de uma crian?a de 6 anos, no qual consta a seguinte informa??o:

  cartaz

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Em seguida, prepare algumas quest?es para serem discutidas ap?s a leitura do texto.

Posteriormente, questione os alunos: 

  • Qual o nome da menina?
  • A idade de Ana ? semelhante ou igual a sua?
  • O que podemos descobrir sobre Ana?
  • Ana deu v?rias informa??es sobre ela, para isso, precisou usar os n?meros. Quais foram as informa??es?
  • Voc? sabe ler os n?meros que apareceram na fala de Ana?
  • Qual o n?mero do telefone dela?
  • Voc? j? parou para pensar como os n?meros fazem parte da nossa vida?

Professor, ? fundamental valorizar e aproveitar os conhecimentos pr?vios dos alunos como ponto de partida para a constru??o de novos conceitos. Converse com os alunos sobre as no??es que eles possuem do uso dos n?meros ? nossa volta, como: sua idade; o n?mero: do sapato, do seu telefone, da sua resid?ncia e outros.

Agora, ? a sua vez! 

Com a ajuda do professor procure saber e escreva onde est?o os n?meros em sua vida. 

Como registro, proponha aos alunos para preencherem a ficha abaixo no caderno de Matem?tica, de acordo com as informa??es que se pede: 

  • O seu nome;
  • A sua idade;
  • O dia do seu anivers?rio;
  • O n?mero do seu sapato;
  • O n?mero do seu telefone;
  • O n?mero da sua casa ou de seu apartamento;
  • O seu peso;
  • A sua altura.  

 ficha

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Professor, caso sua escola possua os laptops, voc? poder? sugerir que os alunos fa?am suas fichas utilizando o programa KWord seguindo os passos:  KWord (?rea de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da sala de aula para aprecia??o de todos.

Professor, prepare um momento para socializa??o das produ??es dos alunos. Pe?a que formem um c?rculo e apresentem suas fichas.

Ap?s as apresenta??es das produ??es pe?a para os alunos compararem as informa??es, se houve semelhan?as nos textos e o que foi diferente. Levante compara??es:

  • Que tal comparar o n?mero do seu sapato com o n?mero dos sapatos dos seus colegas e descobrir quem usa o mesmo n?mero?
  • Quantos alunos da sua turma usam o mesmo n?mero de sapato que voc?? Quantos usam um n?mero diferente?
  • Compare o n?mero do seu telefone com os n?meros de telefone dos colegas da turma. Algu?m na turma tem o mesmo n?mero de telefone que voc??
  • Por que os n?meros de telefone precisam ser diferentes uns dos outros?

Atividade de casa

Proponha aos alunos uma pesquisa de outros n?meros que fazem parte do seu dia a dia.

Fa?a uma pesquisa em revistas, jornais, encartes de supermercado com seus familiares sobre os n?meros no nosso cotidiano. Depois, elabore cartazes que explicam em que situa??es os n?meros s?o utilizados por voc? e sua fam?lia.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus cartazes, utilizando o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys < Aplicativos < Edusyst < Arte e M?sica < Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?De olho nos n?meros?.

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha um momento para a socializa??o das pesquisas realizadas em casa, com a participa??o dos familiares. Pe?a que os alunos formem um c?rculo e apresentem seus cartazes e comentem em que situa??es os n?meros s?o utilizados em sua casa.

Organize uma lista sobre onde podemos encontrar os n?meros e em que situa??es eles est?o presentes. Depois, exponha no mural da sala de aula. Aproveite e explore as caracter?sticas deste g?nero textual. Converse com os alunos sobre a presen?a dos n?meros em nosso cotidiano. Eles est?o presentes quando voc?s: brincam, jogam, medem, comem, compram e outras a??es di?rias.

Professor, providencie v?rios encartes de an?ncio de supermercado para explorar com os alunos a utiliza??o dos n?meros e do dinheiro (c?dula e moeda). Veja sugest?es:

encarte

encarte

  • S?tio: ?M?diaj? Comunica??o: Encarte do supermercado econ?mico?. Dispon?vel em: <http://midiaja.com.br/versao3/?p=869>. (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?o de encarte de supermercado.). Acesso em: 08 de ago. 2013.

encanrte 3

Organize os alunos em pequenos grupos e disponibilize um encarte para cada um. Solicite que cada grupo analise determinada p?gina do an?ncio dos produtos e respondam ?s seguintes quest?es:

  • Qual dos produtos anunciados nessa p?gina ? o mais caro? E o mais barato?
  • Quantos voc?s gastariam se comprassem 3 produtos aliment?cios?
  • O que voc?s comprariam com 30 reais?

VISITA A LANCHONETE DA ESCOLA

Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma antes da visita. Registre na lousa algumas indaga??es para a observa??o dos alunos. Ao visitarem a lanchonete, pe?a a eles que fa?am anota??es e respondam as quest?es, al?m de registrarem outras considera??es que acharem fundamentais.

  • Quais produtos a lanchonete comercializa?
  • Qual o produto mais caro? E o mais barato?
  • O que voc? gostou de descobrir na lanchonete? 

foto 4 foto 3

foto 2 foto   

Fonte: Alunos na lanchonete. Escola de Educa??o B?sica - ESEBA. Pesquisa realizada na Lanchonete pr?ximo da Escola com os alunos do 1? Ano do Ensino Fundamental. Ano 2012. Imagem da pr?pria autora. 

?

Caso sua escola n?o possua lanchonete, localize uma, nos arredores da escola. Converse previamente com os respons?veis e fa?a um trabalho de campo para coletar as informa??es necess?rias para a discuss?o. 

Como registro, proponha aos alunos que em duplas: elaborem um card?pio para um lanche completo (suco, salgado, p?o de queijo, bolacha, fruta), descrevendo os alimentos saud?veis que devemos consumir numa tarde; calculem quanto gastariam.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que representem o card?pio e o valor de cada produto, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys < Aplicativos < Edusyst < Arte e M?sica < Pintura Digital).

Professor, ap?s a visita ? importante consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conte?do. Dessa forma, converse sobre as considera??es feitas pelos alunos.

?

3? Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

CONTANDO COM O DINHEIRO

Professor, apresente as c?dulas do sistema monet?rio por meio de data show ou providencie as c?dulas de brinquedo para os alunos visualizarem e aproveite para trabalhar no??es de quantidade, valor, troco.

cedulas

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cl?udia Miriam. Cole??o hoje ? dia de Matem?tica. 1 ? Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2007. p. 130.

Posteriormente, levante questionamentos:

  • Quais dessas moedas e c?dulas voc? conhece?
  • Qual ? a de menor valor? E a de maior valor?
  • A c?dula de 1 real tem o mesmo valor da moeda de 1 real?

Como forma de registro, proponha as atividades abaixo aos alunos no caderno de Matem?tica.  

OS N?MEROS E AS C?DULAS 

1 - Represente por meio de desenho a quantidade de moedas e c?dulas existentes no nosso sistema monet?rio e seus valores.                                                                                                                                                                         

2 - Descubra e desenhe duas maneiras diferentes de formar 5 reais usando c?dulas de:

nota 1 e 2

3 - Forme 10 reais utilizando as c?dulas de:

nota 5

?

Os n?meros na receita de bolo

Marina resolveu fazer um bolo. Por?m, quando foi olhar a receita, percebeu que faltavam alguns ingredientes. Veja a receita e os ingredientes que Marina possui:

 BOLO DE FORMIGUEIRO

INGREDIENTES                                                                COBERTURA

  • 4 ovos                                                                                     1 x?cara de leite
  • 2 x?caras de a??car                                                            9 colheres de chocolate em p?
  • 3 x?caras de farinha de trigo                                          5 colheres de a??car
  • 5 colheres de margarina                                                 1 colher de margarina
  • 2 copos de leite
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 pacote de chocolate granulado
  • 1 colher de fermento

?

INGREDIENTES QUE MARINA POSSUI:

Marina

Agora, responda:

a) Voc? viu que Marina n?o tem todos os ingredientes necess?rios. Quais est?o faltando? Escreva e desenhe-os no espa?o abaixo: 

?

?

?

b)  Marina foi ao supermercado e comprou os seguintes produtos:

produtos

?

  • Quantos ovos Marina comprou?

______________________________________________________________

  • Quantos ovos sobrar?o depois que Marina fizer o bolo?

______________________________________________________________

?

c) Na compra que Marina fez, ela gastou mais de R$ 10,00 reais ou menos? Fa?a um X no valor que representa a resposta correta.

?

                               MAIS DE R$10,00                                            MENOS DE R$10,00

                                               REAIS                                                                   REA IS

?

 d) No supermercado, Marina pagou sua compra e n?o recebeu troco. Marque as c?dulas que ela pode ter usado:

notas

Ligue os quadros tem a mesma quantia.

notas

?

 Fonte: Atividades adaptadas do livro: PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cl?udia Miriam. Cole??o hoje ? dia de Matem?tica. 1? Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2007. p. 133-137. 

?

 4? Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

VAMOS ?S COMPRAS: TRABALHO DE CAMPO

Professor, proponha um trabalho de campo na feira da sua cidade, mais pr?xima da escola. Para isso, voc? precisa planejar todas as etapas. Envolva os alunos neste trabalho, pois ele possibilita diferentes atividades interdisciplinares e ? uma excelente maneira de criar atividades de escrita contextualizadas. Veja algumas etapas:

  • Decidir o dia e a hora que iremos ? feira;
  • Qual o transporte que vamos utilizar: a p?, ?nibus, carro ou outro;
  • Quem vai nos acompanhar: os pais, outros professores;
  • Estabelecer o trajeto que vamos utilizar para chegar at? a feira;
  • Solicitar a autoriza??o dos pais e da dire??o da escola;
  • Estabelecer as regras do passeio;
  • Elaborar uma lista de produtos e o valor que cada um vai levar para a feira;
  • Solicitar que levem um bloco de notas para anotar o valor de cada produto.

Professor, cabe a voc? de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnol?gicos dispon?veis em sua escola, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Professor, ? importante que voc? prepare o ambiente da sala de aula ao retornar para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observa??es feitas durante o passeio.

Em seguida, os alunos em duplas poder?o fazer registro  do  que cada um comprou e quanto gastou, por escrito ou por meio de produ??es art?sticas ? desenho e ilustra??es. Veja o exemplo:

  Atividade

Promova uma exposi??o dos desenhos, imprima e divulgue para toda a comunidade escolar.

Professor, ? fundamental que os alunos apresentem suas produ??es aos colegas. Portanto, organize o espa?o e converse sobre a forma das apresenta??es de sua lista de compras. Ao final seria interessante comparar os registros do trabalho realizado.

?

Atividade complementar.

APROVEITANDO OS PRODUTOS

Professor, utilize os produtos comprados pelos alunos para fazer: uma salada de fruta ou outras saladas, sucos e bolos. Para isso, prepare os utens?lios dom?sticos necess?rios ou leve-os at? a cozinha da escola. Depois, ? s? degustar! 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os professores:

S?tio: ?Nova Escola: Vamos ?s compras?. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/vamos-compras-427218.shtml>. (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?o de organizar um brech? em sala de aula.). Acesso em: 07 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; construir o significado do conceito de n?meros e identificar suas fun??es; identificar os n?meros em diferentes contextos; explorar as no??es de adi??o e de subtra??o; identificar a fun??o do dinheiro nas compras di?rias; analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.