Portal do Professor

Início do Conteúdo

O uso das tirinhas no processo de aquisi??o da leitura e da escrita

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler e interpretar tirinhas;
  • Identificar os personagens nas tirinhas;
  • Produzir frases e textos a partir de uma tirinha;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar informa??es e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, m?quina fotogr?fica e filmadora. ? importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??O AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

S?tio: ?E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:  <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. (Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de ago. 2013.). 

S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de ago. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? escolha uma tirinha para ser lida na sala de aula. Confeccione fichas em folhas de papel  A3 (pode ser reproduzida) ou projetada no data show, com os desenhos das tirinhas para interpretar a hist?ria. 

  tirinha 2

S?tio: ?Espa?o de Educar: Tirinhas Turma da M?nica?. Dispon?vel em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste s?tio voc? encontrar? v?rias sugest?es de tirinhas da Turma da M?nica. Acesso em 05 de ago. de 2013.).

Professor, converse com a turma sobre o assunto da tirinha. Levantando os questionamentos:

  • Por que a M?nica est? correndo atr?s do Cebolinha?
  • Como ele queria resolver a situa??o?
  • Como podemos entender a hist?ria sem a escrita em todos os quadrinhos?
  • A M?nica compreendeu a escolha do Cebolinha para resolverem o problema?
  • A express?o ?tabuleilo de xadlez? ganhou duplo significado no texto. O que significou a express?o para M?nica e o que significou para Cebolinha?
  • O problema de Cebolinha foi resolvido?
  • Voc? j? vivenciou situa??o semelhante?

Como registro proponha que os alunos respondam as atividades abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa: 

Escola de Educa??o B?sica da UFU

Professora: Priscila Gerv?sio Teixeira

Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____

1. Escreva um t?tulo para a tirinha da Turma da M?nica.

______________________________________________________________

2. Leia o segundo quadrinho da tirinha.

Tirinha 3

?

Agora, responda:

 A) Existe algum erro na escrita das palavras usadas pelo Cebolinha.

________________________________________________________________

B) Escreva as letras que o Cebolinha sempre troca nas palavras.

________________________________________________________________

C) De acordo com a escrita ortogr?fica, fa?a a corre??o das palavras usadas pelo Cebolinha.

Tirinha 4

FONTE DAS TIRINHAS: S?tio: ?Espa?o de Educar: Tirinhas Turma da M?nica?. Dispon?vel em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste s?tio voc? encontrar? v?rias sugest?es de tirinhas da Turma da M?nica. Acesso em 05 de ago. de 2013.).

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Professor, ? importante ressaltar que o incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o. A tirinha ? uma forma divertida para se trabalhar g?nero textual, interpreta??o e ortografia.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, fa?a com a turma uma visita ? biblioteca da escola e descubra o universo dos gibis com a turma. Instigue-os a explorarem os gibis, selecione alguns gibis para a leitura em sala de aula durante a semana.

Voc? sabia? ?Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola ? a distribui??o dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nica, mem??rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.? (BRASIL, 2012, p. 40.).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de ago. 2013.

Como registro, proponha aos alunos, que na medida em que forem lendo os gibis durante a semana, anotem: o t?tulo do gibi; nome dos personagens, suas descobertas com a hist?ria. Veja a sugest?o: 

?

SEGUNDA -FEIRA

TER?A- FEIRA

QUARTA-FEIRA         

QUINTA-FEIRA          

SEXTA-FEIRA  

NOME DO

GIBI

? ? ? ? ?

NOME DOS

PERSONAGENS

? ? ? ? ?

O QUE LHE

CHAMOU ATEN??O

? ? ? ? ?

DESCOBERTAS COM A HIST?RIA

? ? ? ? ?

  Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Oriente os alunos para observarem as imagens e a sequ?ncia de acontecimentos. Depois, na sala de aula pe?a para eles recontarem uma hist?ria lida ou a que mais gostaram.

Professor, proponha um momento para socializa??o das obras liter?rias lidas durante a semana. Pe?a aos alunos que formem um c?rculo. Depois, solicite que cada aluno fa?a uma m?mica de algum personagem do gibi, sendo que o desafio ? que a turma descubra qual ? o personagem ou a hist?ria. Se achar oportuno, filme as apresenta??es e depois assista com os alunos.

 DE OLHO NOS GIBIS

Professor, organize os alunos em pequenos grupos, cada grupo dever? escolher um trecho da hist?ria do gibi lida durante a semana.

Em seguida, os grupos dever?o escrever uma frase para cada quadrinho. Oriente os alunos para observarem as imagens e a sequ?ncia de acontecimentos. Depois, na sala de aula pe?a para eles apresentarem suas produ??es aos colegas.

Converse com os alunos que mesmo sem usar palavras a tirinha passa uma mensagem. Para descobrir esta mensagem os leitores t?m que interpretar as imagens.

Veja a sugest?o: 

Observe a tirinha abaixo. Escreva uma frase para cada quadrinho.

 atividade 5

Fonte: S?tio: ?Ensinando com Carinho: Tirinhas para Reda??o?. Dispon?vel em: <http://www.atividadeeduca.com/2012/06/tirinhas-para-redacao.html>. (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de v?rias tirinhas para utiliz?-las em sala de aula.). Acesso em: 06 de ago. 2013.

?

Atividade de casa

 Leia com seus familiares a hist?ria em quadrinho:

 Tirinha 6

 S?tio: ?Espa?o de Educar: Tirinhas Turma da M?nica?. Dispon?vel em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>.

(Neste s?tio voc? encontrar? v?rias sugest?es de tirinhas da Turma da M?nica. Acesso em: 05 de ago. 2013.). 

INTERPRETANDO A HIST?RIA

1. Escreva um t?tulo para a hist?ria.

__________________________________________________________________

2. Quem s?o os personagens mostrados na tirinha?

__________________________________________________________________

3. O que est? acontecendo nesta hist?ria?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

4. Por que o Cebolinha n?o quer mais brincar?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

5. O que voc? faz para ajudar nos trabalhos dom?sticos?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

Fonte: Imagem acervo da pr?pria autora. 

Atividade Complementar

Professor, voc? tamb?m poder? aproveitar a tem?tica da aula para trabalhar com as quest?es da escrita ortogr?fica e a pontua??o, utilizada nas tirinhas. ? importante que o aluno perceba que a linguagem tem duas formas distintas de ser utilizada: uma culta (padr?o, formal), pois temos uma gram?tica normativa e outra coloquial (informal), que ? a linguagem que os indiv?duos geralmente utilizam na fala de acordo com o lugar de conviv?ncia e que mais se aproxima da linguagem oral.

Selecione alguma tirinha que contenha a escrita informal para os alunos, em grupos, transporem da linguagem informal para a escrita culta. 

 tirinha 7

 tirinha 8

S?tio: ?Espa?o de Educar: Tirinhas Turma da M?nica?. Dispon?vel em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste s?tio voc? encontrar? v?rias sugest?es de tirinhas da Turma da M?nica. Acesso em: 05 de ago. 2013.).

Quando todos terminarem a atividade apresente_a para a turma e juntamente com os alunos, identifiquem as palavras corrigidas.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

VISITANDO O LABORAT?RIO DE INFORM?TICA

Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? selecionar algumas tirinhas para trabalhar com essa tem?tica na sala de aula. Organize os alunos em duplas e auxilie-os para acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios abaixo: 

Professor, ? importante conversar com os alunos sobre a sequ?ncia de acontecimentos das imagens. Instigue os alunos a trocarem ideias e a refletirem sobre as leituras realizadas. Quando todas as duplas realizarem as leituras fa?a um momento de discuss?o sobre o que acharam das tirinhas, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.

Professor, reproduza a tirinha, recorte os quadrinhos e os entregue para as duplas, a fim de que organizem a hist?ria na sequ?ncia que considerarem correta.  Em seguida, explore as ilustra??es, prepare algumas quest?es para serem discutidas.

  • Qual o principal assunto da hist?ria?
  • O que podemos observar com as imagens?
  • Esse texto ? uma hist?ria em quadrinho. Onde encontramos essas hist?rias?
  • Voc? conhece outras hist?rias em quadrinhos? Cite os seus nomes.

Organize os alunos em duplas e solicite que cada uma escolha a tirinha para realizar uma produ??o de texto coletivo. N?o se esque?a de orientar os alunos na escrita dentro dos bal?es e informar sobre os diferentes tipos de bal?es existentes numa hist?ria em quadrinhos. 

PRODUZINDO A HIST?RIA

     produ????o

Fonte: S?tio: ?Espa?o de Educar: Tirinhas Turma da M?nica?. Dispon?vel em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html>. (Neste s?tio voc? encontrar? v?rias sugest?es de tirinhas da Turma da M?nica. Acesso em: 05 de ago. 2013.). 

Professor, se preferir, os alunos poder?o criar hist?ria em quadrinhos online. Os s?tios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.

S?tio: ?Folha de S?o Paulo: Saiba como criar sua hist?ria em quadrinho?. Dispon?vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Prepare o ambiente para cada dupla apresentar sua hist?ria para a turma. 

Professor, cabe a voc? de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnol?gicos dispon?veis em sua escola, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar. 

Para concluir o trabalho, monte com a turma um mural contendo as hist?rias constru?das pelas duplas, para ser exposto na sala de aula ou no corredor da escola, pois ? fundamental socializar o trabalho realizado. Al?m de motivar os alunos eles compreendem a fun??o social da escrita por meio deste tipo de comunica??o.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

Sugest?es de links para os professores:

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar tirinhas; identificar os personagens nas tirinhas; produzir frases e textos a partir de uma tirinha; perceber e comparar a finalidade de um texto; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.