Portal do Professor

Início do Conteúdo

Produzindo textos coletivos em sala de aula ? TV Escola ? S?rie: Letra Viva ? Saberes que produzem saberes

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizte Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir pequenos textos;
  • Ler e interpretar diferentes g?neros textuais;
  • Perceber e comparar finalidade de um texto;
  • Elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos;
  • Construir jogo de mem?ria a partir de uma hist?ria lida;
  • Elaborar em equipe um livro com produ??es coletivas;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos. 

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que ele seja capaz de ler; de interpretar: ilustra??es, pequenos textos e hist?rias. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet, laptop, m?quina fotogr?fica e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola ? S?rie: Letra Viva ? Saberes que produzem saberes. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271. Acesso em: 08 de ago.2013. 

Cabe a voc? professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Produzindo  texto coletivamente

Professor, antes mesmo dos alunos conhecerem as letras e dominar a escrita, eles s?o capazes de contar um fato, uma hist?ria real ou imagin?ria. Cada um de acordo com a sua rotina produz um texto oral. Produzir textos ? inerente ? crian?a desde muito cedo. Portanto, a produ??o de texto na escola ? essencial ao longo de todo o processo de alfabetiza??o, seja individual ou coletiva.

Para a presente aula, sugerimos que voc? providencie algumas figuras (revistas, jornais, internet) para compor uma paisagem coletiva: ?rvores, animais, pessoas, casas, meios de transporte, personagens de hist?rias infantis e outros temas de acordo com o conte?do do trimestre.

Prepare um cartaz em cartolina ou papel Kraft, fixado na sala de aula de maneira que todos os alunos visualizem e colem as figuras criando uma paisagem. Em seguida, fa?a uma interpreta??o oral da figura constru?da.

Posteriormente, questione os alunos: 

  • Que lugar ? esse?
  • Quem mora nesse lugar?
  • Qual o nome dos personagens?
  • O que est? acontecendo na cena?
  • Que nome a paisagem poderia ter? 

Professor, proponha aos alunos a cria??o de uma hist?ria coletiva a partir da paisagem elaborada por eles. Nesse momento, voc? ser? o escriba e anotar? em papel Kraft ou na lousa a hist?ria criada pelos alunos, escreva como os alunos ditarem.
Em seguida, disponibilize uma imagem da paisagem criada para cada aluno, contendo a hist?ria coletiva. Solicite que fa?am uma leitura do texto e aponte o que precisa ser revisto. Verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:

  • Releia a hist?ria v?rias vezes;
  • Veja se ? preciso acrescentar mais informa??es;
  • Observe se escreveu o t?tulo;
  • Verifique se usou letra mai?scula no come?o das frases;
  • Verifique se a hist?ria possui sequ?ncia de acontecimentos (in?cio, meio e fim);

Ap?s, a corre??o do texto os alunos dever?o copiar a hist?ria no caderno de L?ngua Portuguesa e ilustr?-la.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare v?rias vers?es da hist?ria: ? Os Tr?s Porquinhos?. Voc? poder?: dramatizar, utilizar fantoches, montar fichas com gravuras da hist?ria para apresentar as vers?es da hist?ria aos alunos de maneira l?dica e criativa.

Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? apresentar as v?rias vers?es da hist?ria dos Tr?s Porquinhos. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios abaixo:

  • Os Tr?s Porquinhos: A vers?o do Lobo Mau

Todos sabem que, na hist?ria dos Tr?s Porquinhos, eles eram perseguidos pelo Lobo Mau. Mas o Lobo se achou no direito de se defender.

S?tio: ?O Mundo da Alfabetiza??o: Hist?ria: Os Tr?s Porquinhos a vers?o do Lobo Mau?. Dispon?vel em:  <http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/03/os-3-porquinhos-verso-do-lobo.html>. (Neste s?tio voc? encontrar? a hist?ria contada pelo Lobo Mau, sua vers?o.). Acesso em: 09 de ago. 2013.

  • Os Tr?s Porquinhos

S?tio: ?Contando Hist?ria: Os Tr?s Porquinhos?. Dispon?vel em: <http://www.contandohistoria.com/ostresporquinhos.htm>. (Neste s?tio voc? conhecer? a vers?o um pouco modificada da hist?ria onde os Porquinhos enganam o Lobo.). Acesso em: 09 de ago. 2013.

  • Os Tr?s Porquinhos

V?deo: ?Youtube: Os Tr?s Porquinhos?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k>. (Neste v?deo voc? conhecer? a hist?ria dos Porquinhos e alguns disfarces do Lobo.). Acesso em: 09 de ago. 2013.

  • Os Tr?s Porquinhos

V?deo: ?Youtube: Os Tr?s Porquinhos?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Eo4MSBm113g>. (Neste v?deo voc? conhecer? a vers?o modificada no in?cio da hist?ria que come?a na escola.). Acesso em: 09 de ago. 2013. 

Logo ap?s, os alunos assistirem aos v?deos e fazerem a leitura das hist?rias, questione-os  sobre as diversas vers?es: 

  • Quais s?o os personagens da hist?ria? Eles s?o os mesmos nas diferentes vers?es?
  • Em que as vers?es s?o diferentes?
  • O que mais lhe chamou aten??o?
  • Qual das vers?es ouvidas voc? mais gostou?
  • Voc? j? conhecia alguma das vers?es da hist?ria? Qual? 

Como forma de registro, organize os alunos em duplas e providencie as atividades abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa. 

Proponha a reda??o coletiva, em pequenos grupos, d? novas vers?es para a hist?ria, crie a sua mantendo os principais elementos dos textos lidos: personagens, estrutura narrativa. 

Recorte as gravuras da hist?ria dos Tr?s Porquinhos e cole na ordem dos acontecimentos. Depois, discuta com o seu colega e escreva a sua vers?o para a hist?ria.

 hist??ria  

Fonte: S?tio: Ler e Escrever Certo: Os Tr?s Porquinhos. Dispon?vel em: <http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2009/02/os-tres-porquinhos.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.     

Professor, no momento das produ??es em grupos voc? dever? orientar os alunos quando a escrita. Fa?a revis?es dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior aten??o.

Converse com os alunos, sobre o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. ? importante que voc? prepare o ambiente da sala de aula para que possam compartilhar suas ideias e contar a sua vers?o da hist?ria.

3? Atividade:  aproximadamente 60 minutos. 

Professor, utilize as imagens da hist?ria acima e confeccione com os alunos um Jogo da Mem?ria da hist?ria. Para isso, providencie alguns materiais: cartolina, cola, tesoura, canetinha, l?pis de cor. Construa o jogo com os alunos na sala de aula.

JOGO DA MEM?RIA

a) Construa 6 pares de cartas em uma ficha cole a imagem na outra. Cole a palavra escrita referente a gravura. Veja a sugest?o: 

 jogo

?

 Fonte das gravuras: S?tio: "Ler e Escrever Certo: Os Tr?s Porquinhos". Dispon?vel em: <http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2009/02/os-tres-porquinhos.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.                

b) Organize grupos. Solicite que os alunos coloquem as fichas viradas para baixo sobre a mesa e embaralhe. Pe?a que decidam a ordem de jogar, tirando par e ?mpar.

c) Cada um na sua vez dever? desvirar duas cartas. Se as cartas forem iguais, forma-se um par. O aluno joga novamente. Mas, se as cartas forem diferentes e n?o formar o par. O aluno deixa as cartas viradas para baixo no mesmo lugar e passa a vez para o pr?ximo.

d) Ganha quem formar o maior n?mero de pares.

Professor, proponha uma constru??o coletiva da tirinha. Para isso, organize os alunos em pequenos grupos e disponibilize a tirinha com as cenas abaixo:

 Tirinha

 Fonte: S?tio: "Ensinando com carinho. Tirinhas para Reda??o". Dispon?vel em: <http://www.atividadeeduca.com/search/label/Tirinhas%20para%20Produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20Texto>. Acesso em: 09 de ago. 2013.

Converse com os alunos sobre a imagem acima:

  • O que est? acontecendo?
  • Quem s?o os personagens?
  • Onde eles est?o?

Solicite que em pequenos grupos fa?am uma produ??o de texto coletiva, com seus colegas, destacando o que o Lobo queria com os Porquinhos e o Casc?o. 

ficha 2

Fonte: Imagem da pr?pria autora

Professor, caso sua escola possua os laptops, voc? poder? sugerir que os alunos fa?am suas produ??es utilizando o programa KWord seguindo os passos:  KWord (?rea de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da sala de aula para aprecia??o de todos. Prepare um momento para socializa??o das produ??es dos alunos. Pe?a que formem um c?rculo e apresentem sua hist?ria.

Ap?s as apresenta??es das produ??es pe?a para os alunos compararem as informa??es, se houve semelhan?as nos textos e o que foi diferente.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

PRODU??O COLETIVA

Professor, proponha aos alunos que, em grupos elaborem produ??es coletivas. Os temas podem ser sugeridos pelos pr?prios grupos. Fa?a uma lista de assuntos e deixe os grupos escolherem os temas ou fa?a um sorteio entre os alunos.

Sugest?es de temas para produ??o de textos

  • Nossa escola
  • Animais
  • O Parque
  • Anivers?rio
  • Brincadeiras
  • Natureza pede socorro
  • O Saco
  • Eu e as Cores

QUE TAL PRODUZIR UM LIVRO DE HIST?RIAS?

N?o esque?a de que seu objetivo ? divertir os leitores com hist?rias criativas. Para isso, leia as seguintes orienta??es: 

  • Re?na-se com os colegas e prepare as equipes de trabalho;
  • Escolha, em equipe, os temas para a produ??o;
  • Pense nos nomes dos personagens e na estrutura do texto;
  • Elabore as caracter?sticas dos personagens, onde se passa a hist?ria. 

As produ??es coletivas v?o ser lidas por colegas, professores e comunidade escolar, portanto, verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:

  • Releia a hist?ria v?rias vezes;
  • Veja se ? preciso acrescentar mais informa??es;
  • Observe se escreveu o t?tulo;
  • Verifique se usou letra mai?scula no come?o das frases;
  • Pesquise a escrita de palavras que despertaram d?vidas;
  • Verifique se a hist?ria pode ser compreendida pelo leitor.

Por fim, analise se a hist?ria que o seu grupo escreveu apresenta as informa??es de forma clara e objetiva. 

Prepare um momento para os grupos apresentarem suas hist?rias aos colegas, providencie fantoches para os grupos contarem ou dramatizar uma de suas hist?rias. 

Solicite que fa?am as ilustra??es das hist?rias, depois monte um livro com as produ??es dos alunos.

Professor, como os alunos ainda est?o no  processo de alfabetiza??o e n?o dominam a escrita ortogr?fica, fa?a uma leitura dos textos criados pelos grupos e realize a reescrita com eles. Sabemos que n?o ? f?cil fazer isto com todos os grupos em um mesmo dia, por isso, fa?a ao longo da semana para que eles possam rever a forma que escreveram antes de publicarem o livro.

Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am as ilustra??es utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Hist?rias que encantam?.

NOITE DE AUTOGR?FOS

Organize o ambiente escolar que poder? ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esportes, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados) para que todos os grupos se sintam ? vontade para apresentarem uma de suas hist?rias e autografar o seu livro.

Elabore os convites juntamente com seus alunos, pois este tamb?m ? um importante g?nero textual. Chame a aten??o para as informa??es que dever?o colocar no convite: dia, hora, local, evento, quem est? convidando.

Se achar oportuno, filme as apresenta??es e depois assista com os alunos.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Professor, crie um Blog para divulgar as produ??es dos alunos, fa?a uma pesquisa pr?via nos s?tios abaixo para auxiliar na constru??o de Blog.

Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulga??o das produ??es de textos.

Recursos Complementares

S?tio: ?Nova Escola: Produ??o de texto: como ensinar os alunos a escreverem de verdade?. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/escrever-verdade-427139.shtml>.  ( Este s?tio da nova escola apresenta sugest?es de como trabalhar com a produ??o de texto em sala de aula.). Acesso em: 10 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar diferentes g?neros textuais; perceber e comparar finalidade de um texto; elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos; construir jogo da mem?ria a partir de uma hist?ria lida; elaborar em equipe um livro com produ??es coletivas; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.