Portal do Professor

Início do Conteúdo

Saci pula numa perna s?: a lenda brasileira na escola

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura, por meio de hist?rias;
  • Conhecer alguns dos personagens do nosso folclore;
  • Produzir pequenos textos;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Utilizar o dicion?rio;
  • Compreender que palavras possuem significados;
  • Confeccionar dobraduras;
  • Elaborar e dramatizar um jornal falado;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em equipes.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno alguns personagens do nosso folclore brasileiro, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de identificar o Saci como um personagem do folclore. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

"S?tio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ (Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de ago. 2013.). 

S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de ago. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que cada um sabe sobre os personagens das lendas brasileiras e do nosso folclore. Promova um momento de descontra??o, segue duas sugest?es de atividade para iniciar o tema dessa aula.

Apresente a hist?ria de anima??o: ?A lenda do Saci?, por meio de data show, acessando o s?tio abaixo:

Mostre o livro e conte a hist?ria do Saci aos alunos.

Livro

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Sinopse

Nesta obra encontramos as travessuras do Saci e a maldi??o da Mula sem cabe?a, a autora reuniu as principais lendas do folclore brasileiro. E as ilustra??es s?o compostas de diversos materiais como: peda?os de barbante, bot?es, mi?angas e outros bem acess?veis, que viram brinquedo na hora do leitor recriar as criaturas em casa.

Posteriormente, promova uma discuss?o com os alunos sobre a hist?ria ouvida.

  • Qual ? o assunto da hist?ria?
  • Qual o personagem do folclore brasileiro que aparece na hist?ria?
  • O que voc? sabe sobre o Saci Perer??
  • Voc? conhece outros personagens do nosso folclore? Quais? Como eles s?o?

Professor, explique aos alunos que o folclore ? uma manifesta??o cultural popular transmitida de gera??o em gera??o pelas hist?rias e lendas contadas, geralmente pelos mais velhos. Al?m de ser a express?o do modo de vida da popula??o de uma determinada regi?o, incluindo festas e comemora??es.

Comente que o Saci ? um personagem famoso do nosso folclore. ? um negrinho que tem uma perna s?, fuma cachimbo e usa uma carapu?a vermelha, que concentra seus poderes m?gicos, como aparecer e desaparecer no meio de um redemoinho. Em algumas regi?es, ? visto como um ser brincalh?o e, em outras, como um menino mau.

Agora, que tal desenhar o Saci Perer??

Professor, disponibilize materiais necess?rios para os alunos desenharem o Saci. Voc? poder? providenciar: papel color set vermelho e preto, cola, tesoura, bot?es, l?pis de cor, canetinha, papel Kraft e outros.

Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que os alunos fa?am um desenho utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?O Saci Perer??.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O que ? o folclore?

Professor, prepare uma roda de conversa com os alunos sobre o significado de folclore. Folclore ? tudo que simboliza os h?bitos do povo, que foram conservados atrav?s do tempo, como conhecimento passado de gera??o em gera??o, por meio de lendas, m?sicas, mitos, h?bitos, brincadeiras, cultura de determinada regi?o. Al?m disso, as dan?as t?picas das regi?es e as festas t?picas como: Festa do Boi (Boi-bumb? ou Bumba-meu-boi que recebe outros nomes dependendo do estado) as Festas Junina, Carnaval, o Maracatu entre outras, s?o manifesta??es do nosso folclore. O dia oficial para comemorarmos as nossas tradi??es folcl?ricas ? o dia 22 de agosto. 

APRENDENDO COM O V?DEO

Se sua escola possuir Laborat?rio de Inform?tica organize os alunos para assistirem o v?deo do Folclore da TV Cultura, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Sugest?es:

folclore  

S?tio: ?V?deo Quintal da Cultura ? O que ? Folclore??. Dispon?vel em:<http://www.youtube.com/watch?v=fslWQYxwyyE>. (Neste v?deo aprendemos sobre o folclore e alguns de seus personagens mais conhecidos.). Acesso em: 05 de ago.2013. 

 Folclore 2  

S?tio: ?V?deo Quintal da Cultura ? Vamos pegar o Saci?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=f1KQg4O_McE>.  (Neste v?deo aprendemos sobre o  personagem mais conhecido do nosso folclore o Saci.). Acesso em: 05 de ago.2013. 

 saci

S?tio: ?V?deo Quintal da Cultura ? Lenda do Boitat??. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=f1KQg4O_McE>.  (Neste v?deo aprendemos sobre outro personagem do nosso folclore o Boitat?.). Acesso em: 05 de ago.2013. 

Logo ap?s, fa?a um momento de discuss?o sobre o que acharam do v?deo, instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre as informa??es que o v?deo traz sobre o folclore e as curiosidades dos seus personagens.

Como registro elabore juntamente com os alunos uma lista contendo o nome dos personagens do folclore comentado no v?deo e suas caracter?sticas principais. Utilize papel Kraft e pincel at?mico. Depois, cada aluno poder? registrar no seu caderno de L?ngua Portuguesa. Veja a sugest?o:

?

NOME DO PERSONAGEM

CARACTER?STICAS

SACI

? um negrinho risonho e sapeca de uma perna s?.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, por meio de uma roda de ideias apresente o pequeno trecho do livro "Personagens Encantados" de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, aos alunos em data show ou se preferir o texto poder? ser escrito em cartolina ou papel color set. Leia juntamente com a turma.

?

texto saci  

Fonte: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011.  p. 135.

Procure estimular a participa??o de todos na discuss?o do texto, propondo as seguintes quest?es:

  • Qual o personagem do folclore citado no texto?
  • Como ele se veste?
  • O que o Saci sabe fazer?

Professor, explore juntamente com os alunos as informa??es das caracter?sticas do personagem Saci que se encontra no texto.

Solicite que os alunos fa?am uma pesquisa no dicion?rio, sobre o significado de algumas palavras presentes no texto: SAPECA; TRAVESSURA; RISONHO e REDEMOINHO. Depois, registre no caderno de L?ngua Portuguesa.

 JORNAL FOLCL?RICO

Proponha ? turma que elabore um jornal falado para apresentarem para outras turmas da escola. Para isso, ? importante a participa??o dos alunos na sua montagem. Discuta os quadros que ser?o apresentados e organize os alunos em grupos e divida as fun??es. O jornal poder? conter v?rios quadros, por exemplo:

1. Apresentar os seres encantados do nosso folclore, por meio de pequenos textos que identificam cada um.

Adivinha  sobre Folclore:

jornal

 Fonte: Imagem da pr?pria autora.

2. Apresentar as caracter?sticas do personagem ? Saci

Voc? poder? sugerir aos alunos que fa?am uma pesquisa no s?tio abaixo para buscarem outras sugest?es sobre as caracter?sticas desse personagem do folclore.

Caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam pesquisar no s?tio abaixo as caracter?sticas do Saci Perer?. Solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

S?tio: "Brasil Escola: O Saci". Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm>. Acesso em 06 de ago. 2013.

3. Dramatizar a hist?ria do Saci: ?Dez sacizinhos?, da autora Tatiana Belinky. 

livro saci

BELINKY, Tatiana. Dez Sacizi nhos. Cole??o: Sabor e amizade. S?o Paulo: Paulinas, 1997.

Sinopse: O livro conta de maneira criativa e engra?ada as travessuras de Dez Sacizinhos que foram se perdendo pelo caminho. Mas, no final todos se encontram com a ajuda da Cuca.

4. Curiosidade sobre o Saci:  

Qual ? a perna que o Saci n?o tem? A da direita ou a da esquerda?

?

Como o Saci ? um ser lend?rio, n?o existe uma resposta exata para essa quest?o. Por?m, muitos especialistas acreditam que ele n?o tenha a perna da direita e pule s? com a esquerda. Isso porque o lado esquerdo costuma ser associado a coisas erradas e todo mundo sabe que o Saci n?o ? muito certinho e adora aprontar confus?o.

Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

Fonte das informa??es: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p. 12

5. Construir uma carapu?a e o cachimbo do Saci.

Materiais para a carapu?a: 1 metro de TNT vermelho, fita dupla face e tesoura. 

dobradura Cachimbo

Fonte das informa??es: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p. 75,76

ELABORA??O DE CARTAZES PARA DIVULGAR O EVENTO

Professor, depois de conversar com os alunos sobre o Jornal Folcl?rico, proponha a constru??o de cartazes informativos para divulgar o evento para toda a escola. Voc? poder? disponibilizar materiais como: cartolina, papel cart?o, E.V.A, canetinha, l?pis de cor, revistas para recortes de imagens, tinta, papel crepom e outros que achar relevantes.

ELABORA??O DE CONVITES PARA A PARTICIPA??O

Professor, elabore com os alunos os convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este g?nero textual (objetivo e caracter?sticas). Voc? poder? solicitar que os alunos utilizem a inform?tica para escrever. Se eles possu?rem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Textos ). O tablet tamb?m poder? ser utilizado. N?o se esque?a de colocar: data, hor?rio e local da apresenta??o.

Ao terminar, salve em um pen drive os convites que os alunos digitaram e imprima-os para serem divulgados e distribu?dos para a comunidade escolar e seus usu?rios.

Organize o ambiente escolar que poder? ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esportes, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados) para que todos os grupos se sintam ? vontade para apresentarem o Jornal Falado. Se achar oportuno, filme as apresenta??es e depois assista com os alunos.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, voc? tamb?m poder? criar com os alunos os Quis (perguntas e respostas sobre o que aprendemos com o folclore.). Organize a turma em duas equipes.

O professor pergunta e l? as sugest?es de respostas e a equipe que souber dever? dar um sinal ou tocar um sino para responder. Vence a equipe que marcar mais pontos. Professor, fa?a uma pesquisa pr?via para elaborar quantas perguntas sentir necess?rio para o desafio de perguntas e respostas dos Quis.

Veja sugest?es de perguntas e respostas que poder?o ser feitas com as equipes.

Quiz  sobre o Folclore

1. Vou e volto num p? s?. Ligeiro, brasileiro e intr?pido. E nem se atreva a sentir d?. Sou faceiro, arteiro e l?pido. Meu nome ?: 

            (          ) Saci Perer?

            (           ) Bicho Pap?o

            (           ) Lobisomem 

2. Sou um perigo iminente. Tenho cabe?a de jacar? e pego crian?a desobediente. Se eu fosse voc? dava no p?. Sou a: 

(          ) Bruxa

(          ) M?e do ouro

(          ) Cuca 

3. Na ?gua sou impetuoso. Visto com terno branco e sempre uso chap?u. 

(          ) Boto

(          ) Boi?na

(          ) Mapinguari 

4. Quando ? comemorado o Dia do Folclore? 

(          ) 20 de julho

(          ) 22 de agosto

(          ) 22 de setembro 

5. Como ? o Curupira? 

(          ) Um garoto com uma perna s? e um gorro vermelho na cabe?a.

(          ) Um garoto com os p?s virados para tr?s e sempre em cima de seu cavalo.

(          ) Uma mula que tinha fogo no lugar da cabe?a. 

Professor, fa?a uma pesquisa pr?via para elaborar quantas perguntas sentir necess?rio para o desafio de perguntas e respostas dos Quiz.

Fonte dos Quiz:

Como registro, providencie c?pias dos Quiz e forne?a aos alunos para colarem no caderno de L?ngua Portuguesa.

Professor, elabore cartazes com os Quiz com as perguntas e respostas. Depois, afixe-as  no mural da sala de aula ou nos corredores/mural da escola.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

S?tio: "Terra Crian?as. Texto informativo: Folclore". Dispon?vel em: <http://www.terra.com.br/criancas/especiais/folclore/folclore.htm>. (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o nosso folclore e suas caracter?sticas em v?rias regi?es brasileiras.). Acesso em: 05 de ago. 2013. 

Sugest?es de links para os professores:

MEGALE, Nilza B. Folclore Brasileiro. Petr?polis: Vozes, 1999.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura, por meio de hist?rias; conhecer alguns dos personagens do nosso folclore; produzir pequenos textos; perceber e comparar a finalidade de um texto; utilizar o dicion?rio; compreender que palavras possuem significados; confeccionar dobraduras; elaborar e dramatizar um jornal falado; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.