Portal do Professor

Início do Conteúdo

Di?rio de Basquete

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tha?s Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Interpretar, analisar, comparar e construir opini?es e respostas.
  • Aprimorar a escrita e a leitura.
  • Conhecer o jogo de basquetebol.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
  • Construir um Di?rio de Basquete.

Duração das atividades

6 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula ? indicada para alunos de 8 a 10 anos de idade. ? fundamental que os alunos tenham dom?nio da leitura e da escrita, conhe?a programa para criar textos nos notebooks do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA entendam opini?es dos colegas e consigam expor seus pensamentos.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 ? Conhecendo as regras do jogo

?

Material: Notebooks do Projeto UCA, data show e pen drive.

Local: Sala de aula ou laborat?rio de inform?tica.

O basquete contribui para o desenvolvimento emocional, psicol?gico, f?sico, social e cultural da crian?a nesta faixa et?ria. Esta modalidade esportiva proporciona aos alunos o aprendizado de movimentos amplos e mais complexos norteados pelo l?dico, contribui com o movimento humano, colabora com aquisi??o de intelig?ncias m?ltiplas, influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Al?m de desenvolver exerc?cios naturais, agilidade, destreza, dentre outros durante sua pr?tica.

?

1? Atividade

Professor inicie a aula discutindo com os alunos ?O que ? basquete??, proporcione aos alunos que relatem o que sabem de forma tranquila e prazerosa. A partir das respostas acrescente outras quest?es:

1)      Como se joga o basquete?

2)      Quais materiais s?o necess?rios para se jogar?

3)      Quais as principais regras?

?

2?. Atividade

Solicite aos alunos que estas quest?es sejam respondidas individualmente no caderno.

?

3?. Atividade

Ap?s todos responderem as quest?es, solicite que os alunos se re?nam em grupos (de 3 a 4 alunos).

Cada grupo far? um texto no editor do notebook do Projeto UCA, a partir do que foi discutido e respondido por eles.

Ap?s a constru??o do texto, cada grupo far? a apresenta??o para a turma. Nesta atividade o professor far? a proje??o para que todos possam fazer a leitura coletiva e as corre??es ortogr?ficas, caso seja necess?rio.

Ao final das apresenta??es dos grupos, a turma construir? um ?nico texto, de modo que todos contribuam. ? medida que os colegas forem falando as frases, um aluno digita o texto com a proje??o para toda a turma, ao final salvar no pen drive de cada aluno.

?

Aulas 3 e 4 ? Conhecendo a hist?ria do Basquete

Material: bola de basquete, cesto de lixo ou balde, computador e data show, pen drive.

Local: P?tio da escola ou quadra.

?

1? Atividade

Professor para subsidiar sua aula, acesse:

?Basquetebol: hist?ria e regras?. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/basquetebol.htm. Acesso em 2 de agosto em 2013.

A Hist?ria Oficial do Basquete. Dispon?vel em: http://www.cbb.com.br/PortalCBB/OBasquete/HistoriaOficial. Acesso em 2  de agosto de 2013.

Professor inicie a aula retomando as discuss?es da aula anterior e o texto constru?do pela turma. Explique como o Basquete foi criado, de forma que os alunos possam interagir com a hist?ria. Improvise a ?conta??o de hist?ria? com materiais dispon?veis na escola (exemplo: bola de basquete, cesto de lixo ou balde) para dinamizar a aula.

cesta

Dispon?vel em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete.php. Acesso em 2  de agosto em 2013.

?

james

Dispon?vel em:  http://2.bp.blogspot.com/_2_nTCDKrcVE/R7WRrsY4ZNI/AAAAAAAAAAc/a_NhmGXDSI8/s320/JAMES+NAISMITH.bmp. Acesso em 2  de agosto em 2013.

?

?

2? Atividade

Solicite que os alunos se re?nam em 4 grupos, cada grupo dever? criar 4 perguntas sobre a ?Hist?ria do Basquete?, digit?-las no editor de textos do notebook do Projeto UCA e salv?-las num pen drive.

Exemplo: Perguntas

1.      Quem inventou o Basquete?

2.      O que utilizou para jogar?

3.      Onde e quando foi criado o Basquete?

4.      Para que inventou o Basquete?

?

3? Atividade

Ap?s a constru??o dessas quest?es, o professor far? um jogo chamado 4 por 4. Este jogo se dar? da seguinte forma: construa 12 fichas, tr?s com o n?mero 1, tr?s com o n?mero 2, tr?s com o n?mero 3, tr?s com o n?mero 4. Um grupo de fichas do n?mero 1 ao n?mero 4 ser? para sortear o grupo que dever? fazer a pergunta, o outro grupo de fichas ser? para sortear o grupo que ir? responder a pergunta e, outro grupo de fichas ser? para sortear a pergunta. Cada grupo dever? ter um n?mero de 1 a 4.

?

jogo 4 x4

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

Ap?s cada grupo ter seu n?mero, iniciar o sorteio com o grupo que quiser. Este grupo (exemplo: Grupo 3) pegar? uma ficha num saquinho ou pote, que corresponde o n?mero do grupo para qual far?o a pergunta. (exemplo: Grupo 2).

Neste caso, o grupo 2 sorteia a pergunta que ir? responder.

O n?mero sorteado pelo grupo 2 ser? a pergunta que o grupo 3 construiu. Sempre que uma ficha for sorteada volte para o pote para que n?o falte ficha para os pr?ximos sorteios. Caso a pergunta, ou os grupos j? tenham sido sorteados sorteie outra ficha.

Ap?s todos responderem as perguntas de todos os grupos, fa?a uma roda de conversa para que os alunos conversem sobre essa din?mica e sobre o que conseguiram aprender a respeito da Hist?ria do Basquete com esse jogo.

?

Sugest?o de Perguntas:

1.      Quem inventou o Basquete?

2.      Onde foi inventado?

3.      Quando foi criado?

4.      Para que inventou o Basquete?

5.      Quem jogou a primeira vez?

6.      Quais eram as regras?

7.      Quais os materiais utilizados no jogo?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

Aula 5? Jogando Basquete virtual

Material: data show, notebook do Projeto UCA, pen drive.

Local: Sala de aula. 

1? Atividade

Professor relembre as atividades da aula anterior e proponha aos alunos acessarem jogos virtuais de basquete, caso n?o haja um computador para cada aluno, fa?a rod?zios entre os alunos, de modo que todos possam jogar. Indique os sites para otimizar o tempo de aula. Cada jogo tem o n?mero de chances estabelecidas 20 ou 10 chances.

Sugest?es de sites:  

Jogo de Basquete virtual. Basquete do Iguinho. Dispon?vel em: http://iguinho.ig.com.br/jogo-basquete.html. Acesso em 2 de agosto em 2013. 

?

Jogos de Basquetebol. OJogos. pt. http://www.ojogos.pt/jogos/basquetebol/basquetebol.html. Acesso em 2 de agosto em 2013.

?

Oportunize aos alunos um momento para que conversem sobre os jogos virtuais e questione: qual a frequ?ncia eles jogam? Em que tiveram dificuldade nestes jogos? O que deveria ser observado nestes jogos para fazer mais pontos?

Nesse momento, oriente seus alunos a exporem suas ideias; a ouvirem e respeitarem as ideias dos outros colegas e professor. Destaque que esse momento ser? de suma import?ncia para eles desenvolverem as habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas. Ao final, avalie com eles se esse momento favoreceu para um melhor aprendizado sobre a tem?tica abordada.

Nesta atividade o professor tem autonomia para escolher outros formatos de jogos virtuais. Ao final da aula solicite que os alunos escrevam no editor de texto do Notebook do Projeto UCA, sobre a experi?ncia de jogar basquete virtualmente e salve num pen drive.

?

?

Aula 6: Jogando Basquete real

Material: bola de basquete, coletes, data show, notebook do Projeto UCA, pen drive.

Local: quadra de esportes. 

?

1?. Atividade

Agora, ap?s todos os alunos conhecerem um pouco mais sobre a hist?ria do basquete, as principais regras, os jogos virtuais, encaminhe a turma para a quadra de esportes para que possam vivenciar o jogo de basquete. Solicite que componham os times para a realiza??o dos jogos. Caso a turma tenha grande n?mero de alunos, sorteie a ordem dos jogos e divida igualmente o tempo de jogo para cada um dos grupos.

?

2?. Atividade

Inicie os jogos, se tiver algum(s) aluno(s) que tenha disponibilidade para arbitrar o(s) jogo(s) incentive-o(s) e o(s) ajude.

?

3?. Atividade

Ap?s os jogos, todos os alunos far?o um pequeno texto no editor do notebook do Projeto UCA sobre a experi?ncia vivenciada no jogo de basquete. Cada aluno far? o seu Di?rio individualmente, colocando as principais informa??es: data, nome, principais aspectos da Hist?ria do Basquete, de suas regras b?sicas, as diferen?as entre o Basquete Virtual e o Basquete real, as emo??es e sensa??es percebidas durante os jogos.

?

4?. Atividade

Todos os alunos dever?o repassar os ?Di?rios?. Cada aluno ter? o seu di?rio publicado no site da escola ou blog da turma. Todos poder?o acessar e divulgar para a comunidade escolar e seus familiares. Caso a escola ou turma n?o tenha este espa?o virtual, o professor poder? cria-lo.

?

Sugest?o de Di?rio:

?

Di?rio de Basquete

02/08/2013

Hist?ria do Basquete

?

Regras B?sicas do Basquete

?

Basquete Virtual

?

Basquetebol

?

Minhas percep??es/ opini?es sobre o Basquete

?

Assinatura:

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

Recursos Complementares

Hist?ria do Basquete. Dispon?vel em:  http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm. Acesso em 2  de agosto em 2013. 

?

Aula do Portal: SOUZA, Camilo Ara?jo M?ximo. Conhecendo a Hist?ria do Basquete. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19144. Acesso em 2  de agosto em 2013.

Avaliação

Durante as aulas, para melhor envolvimento com o tema proposto, avalie se nas atividades realizadas os alunos conseguiram atingir os objetivos propostos: interpretar, compreender e analisar as opini?es e respostas dos colegas; melhorar sua escrita e leitura; conhecer e entender o jogo de basquetebol de modo geral; expor suas ideias; e ouvir e respeitar as falas e as ideias dos outros colegas e do professor.

Instrumentos de avalia??o:                           

  • Leitura e produ??o de textos.
  • Constru??o do Di?rio de Basquete.
  • Perguntas elaboradas para os jogos.

Professor, a avalia??o pode se dar tamb?m, a partir de outros crit?rios previamente estabelecidos pelo professor e socializados antecipadamente com os alunos.