Portal do Professor

Início do Conteúdo

? DIA DE FEIRA... VAMOS AS COMPRAS?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela B. L?pez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa ? uma sugest?o de aula-passeio, a qual a atividade sugerida ? que o professor leve as crian?as a uma feira para que possam comprar e experimentar alimentos diferentes.

* Fazer uma aula-passeio com as crian?as;

* Conhecer uma feira de alimentos, preferencialmente org?nicos;

* Experimentar novos sabores;

* Exercitar a habilidade oral no momento das compras;

* Estimular a habilidade matem?tica no momento das compras. 

Duração das atividades

As atividades a seguir podem ser feitas todas no mesmo dia: roda de conversa (30 minutos); aula-passeio (1 hora); degusta??o dos alimentos diferentes (30 minutos).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa atividade n?o exige um conhecimento pr?vio dos alunos. No entanto, ? importante que as crian?as tenham tr?s anos ou mais para que os objetivos previstos sejam alcan?ados. 

Al?m disso, o professor precisa ter uma autoriza??o pr?via das fam?lias para levar as crian?as ? feira ou mercado. E ainda o  professor deve ter arrecadado com as fam?lias ou com a institui??o dinheiro suficiente para comprar frutas e verduras. A sugest?o ? que seja de um a dois reais por crian?a.

Estratégias e recursos da aula

? importante que as crian?as, desde a mais tenra idade, compreendam a forma com que a sociedade se organiza. Nesse sentido, a atividade aqui proposta tem como intuito mostrar como os alimentos chegam ?s mesas, em especial as frutas e as verduras. Para isso ? necess?rio que o professor dialogue com os alunos sobre os caminhos percorridos pelos alimentos que comem. A aula-passeio ? uma oportunidade das crian?as perceberem a rela??o de troca existente entre produtor e consumidor.

1?. Momento: Roda de Conversa (30 minutos)

O professor deve organizar uma roda para conversar com as crian?as sobre como os alimentos chegam as nossas mesas. Para essa conversa um roteiro pode ser usado pela professora com quest?es do tipo:

* Quem vai ao supermercado com os pais?

* Quais alimentos costumam comprar ?

* Por que gostam desses alimentos?

* Voc?s sabem como o leite (a carne, a alface) chega ao supermercado?

* Quais frutas voc?s preferem?

* Algu?m j? viu uma horta?

* Voc?s sabem do que uma ?rvore precisa para crescer?

O professor pode anotar as respostas das crian?as como registro e avalia??o da atividade. Essa mesma roda de conversas estabelecer? os combinados da  aula-passeio que dever?o consistir em: todos caminhar?o juntos; decidiremos de forma democr?tica o que comprar; comprar pelo menos dois alimentos diferentes; provar todos os alimentos comprados.

2?. Momento: Aula-passeio (1 hora)

O ideal ? que a feira seja pr?xima ? institui??o de Educa??o Infantil, para que as crian?as possam ir a p?. Durante o trajeto o professor poder? chamar a aten??o das crian?as para as placas de tr?nsito e faixas  de pedestres que forem encontrando no caminho a fim de trabalhar de forma multidisciplinar a aula-passeio. Quando chegarem na feira, o professor e as crian?as devem come?ar a observar os alimentos dispon?veis e a identificar os j? conhecidos e apreciados e as novidades presentes no local. A sugest?o ? que a professora compre alguma coisa que as crian?as j? conhecem e duas novidades que se configurar?o como uma surpresa ou desafio. Nas imagens a seguir, de uma aula-passeio ver?dica no sul do Brasil o alimento conhecido foi o morango e os desafios foram o tomate cereja e o gengibre.  

1

Fonte: Acervo NDI 2013.

2

Fonte: Acervo NDI 2013.

3

Fonte: Acervo NDI 2013.

3?. Momento: Degusta??o (30 minutos)

Na volta ? institui??o, o professor deve disponibilizar os alimentos de forma atraente e estimular a experimenta??o dos novos sabores, sempre valorizando o trabalho e o cuidado de quem plantou, assim como destacando as propriedades nutritivas e benef?cios dos alimentos escolhidos. Por exemplo o tomate cereja faz bem ao cora??o; o morango ? cicatrizante e tem vitamina C; o gengibre ? anti-inflamat?rio e combate a dor de garganta.

4

Fonte: Acervo NDI 2013.

5

Fonte: Acervo NDI 2013.

Recursos Complementares

Site Educar para crescer: C?lestin Freinet. Dispon?vel em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml
?
?
Alimenta??o e nutri??o na Educa??o Infantil. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=10

Avaliação

A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poder? avaliar v?rios aspectos, dentre eles se as crian?as compreenderam o caminho percorrido pelos alimentos que chegam ?s mesas. O professor deve tamb?m avaliar se a aula-passeio foi prazerosa para as crian?as, se proporcionou que elas exercitassem as habilidades orais e matem?ticas e se as fam?lias gostaram da proposta. Durante o  momento de degusta??o a "coragem" das crian?as experimentarem os alimentos diferentes tamb?m se configura como um term?metro da atividade. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e as express?es dos pequenos consumidores.