O aluno de Educa??o Infantil ter? acesso com essa proposta de atividade a um cl?ssico da literatura infanto-juvenil, ampliando o repert?rio das crian?as. A proposta de livro a ser trabalhado ? o primeiro da cole??o infantil do Monteiro Lobato "Reina??es de Narizinho". A partir de trechos da hist?ria as crian?as ter?o contato com o universo m?gico do "S?tio do Pica-Pau Amarelo", cujo repert?rio ser? apropriado nas brincadeiras e na imagina??o dos nossos pequenos alunos.
?
Objetivos da atividade:
?
* Ampliar o repert?rio cultural das crian?as a partir da hist?ria "Reina??es de Narizinho";
?
* Desenvolver o gosto por ouvir hist?rias;
?
* Estimular a imagina??o das crian?as;
?
* Ampliar o repert?rio de brincadeiras das crian?as;
?
* Conhecer os personagens principais do cl?ssico infantil com ?nfase na Tia Nast?cia;
?
* Preparar uma receita.
Cap?tulo 1 e 2 de Reina??es de Narizinho (30 minutos); V?deo Reina??es de Narizinho (30 minutos); M?sica da Tia Nast?cia (30 minutos);Receita da cuca da Tia Nast?cia e preparo da cuca de banana (1 hora); Degusta??o do bolo no lanche (30 minutos).
Materiais:
?
* Livro Reina??es de Narizinho;
* DVD S?tio do Pica-pau Amarelo
* DVD S?tio do Pica-pau Amarelo;
* Tigela para bolo;
* Forma;
* X?caras;
* Colheres;
* Facas descart?veis para cortar as bananas com as crian?as;
* Fog?o;
* Ingredientes.
?
1?. Momento: Cap?tulo 1 e 2 do livro Reina??es de Narizinho (30 minutos)
?
O livro do Monteiro Lobato "Reina??es de Narizinho" ? um livro bem grande e com poucas figuras, portanto, sugere-se que o professor conte a hist?ria em dias diferentes, de forma fracionada. Um ou dois cap?tulos ao dia. Para iniciar a atividade ? importante que o professor organize uma roda e converse com as crian?as explicando que a hist?ria n?o vai acabar naquele dia e que em cada dia as crian?as saber?o um segredo do s?tio. No primeiro dia o S?tio e alguns personagens (Narizinho, Dona Benta e Tia Nast?cia) devem ser apresentados para as crian?as por interm?dio da leitura do primeiro e segundo cap?tulos. Assim, o professor deve organizar as crian?as em uma roda e come?ar a hist?ria. Quando terminar a leitura, o professor deve tentar resgatar com as crian?as quem foram os personagens que apareceram e o que eles fazem no s?tio dando destaque para a Tia Nast?cia.
?
?
2?. Momento: V?deo do S?tio do Pica-pau Amarelo (30 minutos)
?
No segundo momento o professor deve passar o v?deo do S?tio do Pica-pau Amarelo para as crian?as. Esse v?deo poder? ampliar o repert?rio de imagina??o das crian?as e as deixar? ainda mais pr?ximas dos personagens.
?
?
?
3?. Momento: M?sica do Zeca pagodinho Tia Nast?cia (30 minutos)
?
Nesse terceiro momento o professor deve disponibilizar a m?sica Tia Nast?cia do Zeca Pagodinho para as crian?as. Pedindo para que eles prestem aten??o na letra. A m?sica servir? para contextualizar a receita que ser? preparada. ? importante que os papeis sociais presentes na hist?ria e na letra da m?sica sejam problematizados e ressignificados. Posto que a hist?ria foi escrita em um momento hist?rico que a escravid?o era naturalizada.
?
Tia Nast?cia
(Zeca Pagodinho)
?
"L? l? laia laia laia...
?
Na hora que o sol se esconde
E o sono chega
O sinhozinho vai procurar
Hum...hum...hum...
A velha de colo quente
Que conta quadras
que conta hist?ria para ninar
Hum...hum...hum...
?
Sinh? Nast?cia que conta hist?ria
Sinh? Nast?cia sabe agradar
Sinh? Nast?cia que quando nina
Acaba por cochilar
Sinh? Nast?cia vai murmurando
est?ria para ninar
?
L? l? l? l? l? (Firma ai...)
Na hora que o sol se esconde
E o sono chega
O sinhozinho vai procurar
Hum...hum...hum...
A velha de colo quente
que conta quadras
que conta hist?ria para ninar
Hum...hum...hum...
?
Sinh? Nast?cia que conta hist?ria
Sinh? Nast?cia sabe agradar...
Ha...Ha."
?
?
4?. Momento - Receita e preparo da cuca de banana da Tia Nast?cia (1 hora)
?
O professor deve organizar as crian?as para a atividade apresentando na roda de conversas uma receita de cuca de banana supostamente enviada pela Tia Nast?cia, que est? feliz com o envolvimento das crian?as com a hist?ria do S?tio do Pica-pau amarelo. O professor pode "encontrar" na sala e ler uma carta vinda com o vento que diz assim: Bom dia crian?as, estou gostando muito de ver voc?s conhecendo o nosso S?tio. Para ajud?-los a conhec?-lo melhor, envio a receita preferida da Narizinho para voc?s! Cuca de banana! Depois dessa contextualiza??o as crian?as devem ser incentivadas a lavarem as m?os e a prenderem os cabelos. Depois os pequenos devem ser levados at? o local em que a receita ser? preparada. A receita (ilustrada) deve estar em um local vis?vel e cada um deles deve ter oportunidade de experimentar os ingredientes e colocar alguns deles no bolo. As crian?as, no preparo dessa receita dever?o ter a oportunidade de cortar as bananas com as facas descart?veis. ? importante que as crian?as acompanhem o passo a passo at? que a cuca v? ao forno. Destaca-se a necessidade do professor atentar as crian?as ?s mudan?as qu?micas e f?sicas que v?o ocorrendo durante a mistura dos ingredientes. Destacando que o fermento faz o bolo crescer, que o calor faz o bolo assar. Essa conversa far? com que as crian?as assimilem alguns aspectos do processo de letramento, al?m de conhecer elementos culturais da nossa sociedade, assim como ter?o oportunidade de vivenciar experi?ncias cient?ficas com a matem?tica, a f?sica e a qu?mica.
OBS: A receita sugerida pode ser substitu?da pelo professor, levando em conta as condi??es objetivas da Institui??o de Educa??o Infantil.
?
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
Fonte: Acervo NDI 2013.
?
5?. Momento - Degusta??o da receita (30 minutos)
Quando a cuca estiver pronta, as crian?as dever?o degustar e aproveitar o resultado. O professor nesse momento deve resgatar que a receita veio do s?tio e que uma resposta deve ser escrita ? carta que chegou. Mas essa resposta fica para uma pr?xima aula....
A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Ainda ? necess?rio que cada professora converse com seu grupo de crian?as para saber dele as impress?es sobre a receita. As fotos e registros por escrito da atividade enriquecem a avalia??o.
?
Durante o desenvolvimento das atividades propostas os professores poder?o avaliar v?rios aspectos, dentre eles se as crian?as se apropriaram da hist?ria e dos personagens, se compreenderam, de acordo com o que se espera para a faixa et?ria, os processos qu?micos que ocorreram durante a prepara??o da massa do bolo, se usaram os materiais disponibilizados com autonomia, se as atividades suscitaram o interesse do grupo, e, ainda, se as crian?as demonstraram compreens?o de quantidade e da receita registrada (escrita e desenhada).