Portal do Professor

Início do Conteúdo

Campo e Cidade: espa?os que se complementam

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender as causas dos aumentos expressivos dos alimentos que consumimos cotidianamente;

- Analisar as rela??es Campo versus Cidade;

- Compreender o meio rural e urbano como espa?os complementares.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferen?a entre rural e urbano.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, em conson?ncia com a Matriz Curricular do ENEM - Eixo tem?tico: Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a entenderem que Cidade e Campo possuem uma "rela??o de complementaridade".  Por meio da observa??o, descri??o, explica??o, intera??o, compara??o e an?lise, espera-se que as atividades propostas promovam a constru??o de conhecimentos significativos sobre as diversas rela??es que se estabelecem entre os espa?os Rural e Urbano na atualidade.

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, ou em um laborat?rio de inform?tica, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula at? mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

?

 Atividade 01

Introdu??o: de onde vem os alimentos que consumimos?

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre a origem dos alimentos que s?o consumidos nas cidades todos os dias. Ressalte diversos produtos, desde alguns que s?o consumidos "frescos", como frutas, legumes e verduras, at? aqueles que s?o industrializados e disponibilizados nas prateleiras dos supermercados. Problematize:

  • De onde v?m os alimentos que consumimos em nosso cotidiano?
  • De onde vem o leite que tomamos?
  • Como os alimentos s?o produzidos, transportados e disponibilizados para o nosso consumo di?rio?
  • Voc? sabe o pre?o dos principais produtos que consumimos todos os dias?

?

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos pr?vios e, posteriormente, comente alguns notici?rios veiculados pelas diferentes m?dias (TV, r?dio, jornal, internet, dentre outros) sobre os pre?os de alguns produtos aliment?cios. Apresente a reportagem veiculada pelo jornal "Correio Brasiliense" em 06 de abril de 2013, sobre o pre?o de frutas e verduras no Distrito Federal, sob o t?tulo: ?Sacol?o a pre?o de ouro: frutas, legumes e verduras tiveram fortes altas? (figura 1):

?

Figura 1: Reportagem veiculada pelo jornal ?Correio Brasiliense?

?

hhh  

?

Dispon?vel em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/04/06/interna_cidadesdf,358854/sacolao-a-preco-de-ouro-frutas-legumes-e-verduras-tiveram-fortes-altas.shtml>. Publica??o: 06/04/2013 07:05. Acesso em: 12/08/2013.

?

- Fa?a a leitura com os alunos, chamando a aten??o n?o apenas para o t?tulo do texto, mas tamb?m para a manchete: "

Com aumento de 59,5%, o tomate est? entre os campe?es. Em alguns estabelecimentos, o quilo j? custa mais de R$ 10,00. Pragas e fen?menos clim?ticos s?o as causas dos preju?zos."

- Ap?s, leiam a reportagem:

"Os pre?os dos itens da feira estampados nas prateleiras dos mercados e verdur?es do Distrito Federal est?o assustando os consumidores. Frutas, legumes e verduras chegaram a subir at? 59,5% de um m?s para o outro. O tomate ? um dos campe?es da escalada de pre?os, em alguns estabelecimentos comerciais da capital da Rep?blica se encontra o fruto por R$ 10,58, o quilo. Nas Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa) o custo passou de R$ 3,73 em mar?o para R$ 5,95 por quilo. A disparada dos pre?os n?o afeta exclusivamente os brasilienses. Em S?o Paulo, uma tradicional cantina italiana retirou do card?pio os pratos que exigem molho de tomate, devido ? excessiva alta do valor do produto.
[...]" 

- Problematize:

  • Em que cidade/regi?o brasileira est? ocorrendo este aumento excessivo no pre?o das frutas, verduras e legumes?
  • Segundo a reportagem, quais s?o as causas do expressivo aumento desses produtos?

?

- Converse com os estudantes sobre os pre?os das frutas, legumes e verduras que chegam ?s feira e outros alimentos que est?o dispostos nas prateleiras dos supermercados. Destaque quais s?o os produtos que est?o mais caros na cidade onde moram e proponha uma pesquisa com vista a compreender as rela??es Campo x Cidade.

?

Atividade 02: momento de pesquisa

Quanto custa os alimentos que consumimos?

PASSO A PASSO

?

hhh

- Oriente o alunos, como "tarefa de casa", a anotarem os principais produtos consumidos em suas casas diariamente e fazerem um levantamento do custo desses alimentos. Os estudantes devem, tamb?m, pesquisar se esses produtos tiveram alta no ?ltimo m?s e, em caso positivo, levantar as causas desse aumento. Cada aluno dever? trazer suas anota??es para apresentar na aula seguinte.

- Em seguida, solicite-lhes que organizem um quadro para agrupar os alimentos mais comuns ? mesa, conforme o modelo abaixo (figura 2):

Figura 2: Modelo de quadro para agrupar os alimentos mais comuns ? mesa.

?

Alimento

Valor m?s anterior

Valor atual

Causa do aumento

?

Frutas

?

1.

?

?

?

2.

?

?

?

3.

?

?

?

?

Verduras

?

1.

?

?

?

2.

?

?

?

3.

?

?

?

?

Legumes

?

1.

?

?

?

2.

?

?

?

3.

?

?

?

Carne

?

1. Frango

?

?

?

2. Bovina

?

?

?

3. Peixe

?

?

?

?

Outros

?

1. Arroz

?

?

?

2. Feij?o

?

?

?

3. ?leo

?

?

?

Leite

 Longa Vida

?

?

?

Fonte: Arquivo do autor.

?

- M edie uma roda de conversa para que possam socializar os resultados de suas pesquisas e auxilie-os a elaborarem um quadro somente dos alimentos que mais sofreram aumento no ?ltimo m?s. Problematize:

  • Onde esses produtos que mais sofreram aumento s?o produzidos?
  • Quais as causas que proporcionaram o aumento desses produtos?

- Ap?s os estudantes pesquisarem onde esses alimentos foram produzidos e quais as causas do aumento dos mesmos, solicite que se organizem em grupo com a finalidade de conversarem sobre a rela??o de complementaridade existente entre o Campo e a Cidade.

Sugest?o: Sugira uma atividade interdisciplinar com o professor de matem?tica que poder? trabalhar as opera??es (os aumentos), o percentual, constru??o de gr?ficos, etc.

?

Atividade 03

Campo versus Cidade: espa?os que se complementam

PASSO A PASSO

hhh

- Inicie a aula comentando com os estudantes as rela??es entre o Campo e a Cidade. Problematize:

  • Por que a ocorr?ncia de uma estiagem prolongada ou forte geada no meio rural pode afetar o pre?o dos produtos ofertados nas feiras livres ou supermercados nos centros urbanos?
  • Pode-se afirmar que Campo e Cidade, apesar de serem espa?os distintos, est?o interligados? Por qu??
  • Quais s?o as principais rela??es de interdepend?ncia entre o Campo e a Cidade?

?

-  Permita que os estudantes, em grupo, conversem entre seus pares, com vistas a entenderem que Campo e Cidade, embora sejam espa?os distintos, s?o interdependentes.

- Para responderem a estas quest?es, oriente-os a irem at? a biblioteca e pesquisarem em livros geogr?ficos, fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a tem?tica. Sugira a leitura do texto "Reflex?es sobre o Urbano e o Rural", dispon?vel em: <http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/reflexoes-sobre-urbano-rural.htm>. Acesso em 16/08/2013.

Coment?rio: Neste momento ? importante orientar para que pesquisem em sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo, a Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online dispon?vel no endere?o web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas escolares.

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo poss?veis d?vidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a constru??o de conhecimentos por todos os estudantes.

?

Atividade 04

Socializa??o dos resultados e considera??es finais

PASSO A PASSO

- Os grupos devem entregar um relat?rio os resultados de suas pesquisas, al?m de apresent?-los oralmente, com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

- Evidencie durante as exposi??es dos grupos, pelo menos tr?s rela??es diretas:

  • Enquanto o campo produz os alimentos que ser?o consumidos na cidade, ? nos centros urbanos que s?o produzidos os maquin?rios, os fertilizantes, os insumos que permitem a melhoria das condi??es de produ??o no campo.
  • Uma parcela significativa da popula??o que trabalha no campo mora nos centros urbanos mais pr?ximos (boa parte de boias-frias) e consomem produtos adquiridos no com?rcio.
  • As propriedades rurais que se tornam atrativos para o turismo rural.

?

- Solicite aos grupos que montem pain?is ilustrativos mostrando como as atividades do Campo e da Cidade estabelecem rela??es entre si, como a ilustra??o (Figura 3) a seguir:

Figura 3: Rela??es Campo e Cidade

Fonte: Imagem dispon?vel em: <http://geodorvina.blogspot.com.br/2013/07/7-ano.html>. Acesso em 15/08/2013.

?

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

?

Professor, trabalhe a tem?tica em conjunto com outras ?reas!

- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes pa?ses se apropriam do espa?o rural e modificam a paisagem a partir do uso de t?cnicas agr?colas modernas; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das pr?ticas agr?colas modernas; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.

Recursos Complementares

?

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.

Rela??es entre mundo rural e mundo urbano: evolu??o hist?rica, situa??o atual e pistas para o futuro. Dispon?vel em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612000007800006>. Acesso em 11/08/2013.

Avaliação

Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, ? relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participa??o propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreens?o sobre o tema estudado.

? importante destacar, ainda, que o significado desta proposta did?tica n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poder?, por meio da an?lise das discuss?es e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.