Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita.
Estrat?gias e recursos da aula
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa
Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.
A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o v?rios direitos gerais da aprendizagem do ensino da L?ngua Portuguesa, tanto gerais quanto mais espec?ficos como nas ?reas da leitura, produ??o de textos escritos, oralidade, e an?lise lingu?stica: discursividade, textualidade e normatividade, na qual alguns deles ?, segundo Brasil (2012, p. 32.) : ?apreciar e compreender textos do universo liter?rio (contos, f?bulas, cr?nicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fen?menos de frui??o est?tica, de imagina??o e de lirismo, assim como os m?ltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura? e ainda, segundo o mesmo autor, ?produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflex?o sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situa??es de combate aos preconceitos e atitudes discriminat?rias (preconceito racial, de g?nero, preconceito a grupos sexuais, preconceito lingu?stico, dentre outros)? Brasil (2012, p. 32.). Outros direitos de aprendizagem contemplado nessa aula ?, ?estabelecer rela??es l?gicas entre partes de textos de diferentes g?neros e tem?ticas, lidos com autonomia? [...], ?apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes g?neros, lidos com autonomia? [...] e ?interpretar frases e express?es em textos de diferentes g?neros e tem?ticas, lidos com autonomia?. Brasil (2012, p. 33.). Bem como ?organizar o texto, dividindo-o em t?picos e par?grafos? Brasil (2012, p. 34.),
?planejar interven??es orais em situa??es p?blicas: exposi??o oral, debate, conta??o de hist?ria? e ?participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala. Brasil (2012, p. 35.).
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Curr?culo na Alfabetiza??o: Alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Ano 1: unidade 1. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em 10 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Essa aula tem como finalidade desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: LETRA VIVA - PGM. 6: LEITURA TAMB?M ? COISA DE CRIAN?A.
?
?
Fonte: S?tio: ?TV Escola. S?rie Letra Viva. Leitura tamb?m ? coisa de crian?a?. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275>. Acesso em: 06 de jun. 2013.
?
Antes de iniciar as atividades
Professor, o projeto ?Ciranda do Livro? consiste em rod?zio de livros com diferentes t?tulos realizados com os alunos de uma turma. Todas as atividades propostas nesse projeto dever?o acontecer depois da leitura de livros que dever?o ser providenciada por meio de alguns passos para execu??o desse projeto. A cada troca de livro os alunos levam uma nova atividade, aqui denominada como ?desafio?. S?o atividades de habilidades manuais e de linguagem oral e escrita nas quais os alunos ser?o desafiados a exercerem al?m da sua oralidade, interpreta??o e reconhecimento de unidades fonol?gicas, cria??o de fantoches, conta??o de hist?rias, resolu??o de cruzadinhas, ca?a palavras, escrita espont?nea, reconhecimento de personagens, jogo de forca, auto ditado, recorte e colagem de palavras e trechos de hist?rias, entre outros. Essas atividades dever?o ser realizadas em casa, e tamb?m na sala de aula.
No decorrer do desenvolvimento do projeto as crian?as dever?o construir um livro onde ser?o anexadas as atividades realizadas. Ao final do projeto dever? ser entregue a cada aluno um certificado de participa??o e uma medalha de ?Bom Leitor? como est?mulo ? continuidade da pr?tica da leitura. Por meio do projeto deve ser dado ? literatura um car?ter l?dico e ser desenvolvida a ideia de que a leitura ? capaz de transportar as pessoas a lugares e espa?os e tempos inimagin?veis.
?
Iniciando os trabalhos
Professor, para dar in?cio ao projeto, voc? deve escolher um repert?rio de t?tulos de livros de literatura infantil adequado ? faixa et?ria, com vocabul?rio apropriado, que n?o sejam nem extensos, nem muito curtos, hist?rias que valorizam e respeitam as diferen?as e combatem os preconceitos, assuntos atuais e educativos. Voc? pode escolher quantos livros quiser, tudo vai depender do seu planejamento. A sugest?o ? que o aluno leve um livro por semana, e a cada vez que a crian?a ler um livro ela ter? uma atividade em forma de desafio para fazer em casa, com a orienta??o de um adulto. A quantidade de livros corresponde a quantidade de semanas que durar? o projeto, dessa forma, corresponde tamb?m ao n?mero de atividades que voc? dever? propor, visto que, cada semana h? uma atividade para ser feita. O n?mero m?ximo de semanas precisa ser a quantidade de alunos da turma, para que o rod?zio dos livros contemple todos os alunos e n?o possa sobrar.
Um dos objetivos do projeto ? envolver a fam?lia nas atividades escolares, mas ? preciso que seja muito bem explicado aos pais para que eles possam apoiar e participar da compra do livro e das leituras em casa. Professor, o projeto deve ser esclarecido na primeira reuni?o de pais e explicado a import?ncia do envolvimento da fam?lia no projeto, a fim de promover a leitura, a escrita e a oralidade. Os pais precisam entender a din?mica das atividades e dos desafios e o valor do apoio deles nesse trabalho. Esclare?a que dever? ser confeccionada uma sacola do projeto para cada crian?a e que os alunos levar?o para casa a cada semana, com o livro e a atividade a ser realizada, bem como as atividades acumuladas na sacola realizada por outros alunos. E que ser? necess?rio o acompanhamento dos pais nas atividades. Explique que a primeira atividade ? a constru??o de um fantoche e que as crian?as n?o conseguem fazer isso sozinhas. Mesmo esclarecendo tudo isso na reuni?o, escreva um bilhete para lembrar aos pais e informar aos ausentes.
Veja uma sugest?o a seguir:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Confeccione as sacolas ou contrate algu?m para fazer isso e pe?a aux?lio financeiro aos pais.
O s?tio: ?Alfabetiza??o Cefapro de Pontes e Lacerda? Dispon?vel em: <http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/blog-post_13.html>. Acesso em: 31 jul. 2013, apresenta muitos exemplos de sacolas e maletas para projetos de leitura.
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
A sacola ? do aluno e deve ser devolvida para ele no fim do projeto, juntamente com o livro trazido por ele, a medalha de ?Bom Leitor?, os fantoches, o livro de atividades dos desafios e tudo que foi criado sobre o livro durante o projeto, mesmo o que foi feito por outros colegas. A inten??o ? devolver a sacola para os alunos, no fim do projeto, com o maior n?mero poss?vel de atividades e brincadeiras.
Fonte: Arquivo da Professora Beloni Cacique Braga, do 2? ano do Ensino Fundamental, 2012, na Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA.
Professor, as atividades abaixo s?o apenas sugest?es, adapte ? realidade da sua escola e turma. Construa mais desafios, dependendo do n?mero de livros que voc? optar em trabalhar.
?
1? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Apresente o projeto para seus alunos. Fa?a os combinados com a turma sobre a resolu??o das atividades. Incentive os alunos a cumprirem os desafios de forma bem l?dica. Fa?a de tudo uma grande brincadeira. Combine com eles uma forma de distribui??o dos livros. Pode ser por ordem alfab?tica ou por sorteio ou da forma que voc? achar melhor.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Cole na contracapa dos livros uma ficha para controle dos alunos que leram o livro.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Voc? pode mandar o livro (2? atividade) no mesmo dia em que apresentar o projeto.
?
2? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Professor, distribua os livros da forma combinada com a turma.
A primeira atividade do projeto consiste na confec??o de fantoches dos personagens da hist?ria. Esses fantoches permanecer?o dentro da sacola durante todo o projeto para que as crian?as possam brincar com eles quando fizerem a troca de livros.
Disponibilize materiais como palitos de picol?, feltro, E.V.A., tecidos, pap?is e o que voc? tiver dispon?vel para ajudar os alunos a confeccionarem seus fantoches.
Explique aos alunos que eles passar?o nas m?os de v?rias pessoas, por isso devem ser resistentes. Aproveite esse momento para falar com eles sobre o cuidado que deve ser dado aos fantoches dos colegas quando houver as trocas e que os fantoches devem ser devolvidos em perfeitas condi??es. E se, por ventura, houver algum estrago durante o empr?stimo, o pr?prio aluno respons?vel pelo livro naquela semana precisa consert?-lo. Nesse caso, deve pedir aux?lio de um adulto.
Observe a sugest?o:
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade elaborada pela Professora Beloni Cacique Braga - do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA
Professor, estimule os alunos a confeccionarem o seu fantoche, com a ajuda de um adulto, com muito capricho. Apresente a eles outros fantoches para que tenham uma no??o, um par?metro, de como deve ficar depois de pronto.
Fonte: Arquivo da Professora Beloni Cacique Braga, mostrando um fantoche confeccionado por um de seus alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA.
?
3? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Professor, depois de distribuir os livros da forma combinada com a turma, explique aos alunos que a tarefa dessa semana ? brincar com o fantoche do novo livro que ele vai levar para casa e que deve ler o livro sozinho ou com o aux?lio de um adulto e depois contar a hist?ria para uma ou mais pessoas. Feito isso, ele deve entrevist?-lo para saber a sua opini?o sobre a conta??o da hist?ria.
Observe a sugest?o:
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Os alunos ficam muito empolgados para verem e brincarem com os fantoches dos colegas.
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Fotos do aluno Gabriel Freitas Constantin do 2? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA - 2013, contando a hist?ria com o fantoche. Professora Vaneide.
?
4? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Distribua os livros da forma combinada com a turma.
O desafio dessa semana ? criar um Ca?a-Palavras com 10 palavras retiradas do texto do livro. Na atividade de casa os alunos ir?o escolher as palavras.
Observe a sugest?o:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Em sala de aula voc? deve entregar para os alunos um quadro para que eles possam encaixar as palavras escolhidas. Voc? deve conferir se elas est?o escritas corretamente e depois os alunos devem preencher com outras letras aleat?rias. Reproduza para o restante da turma e d? para eles brincarem e colar no livrinho de atividades. Observe o exemplo:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
5? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Distribua os livros da forma combinada com a turma.
Entregue aos alunos uma folha de papel color set, cartolina ou cart?o de tamanho 40 cm x 30 cm para que eles fa?am um pequeno cartaz em casa convidando os colegas a lerem o livro. Explique que eles devem ser bem coloridos, desenhados e escritos.
Observe a sugest?o:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Fa?a um mural na sala de aula, dos cartazes e d? um tempo para que os alunos possam comentar entre si sobre os cartazes.
?
6? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Distribua os livros da forma combinada com a turma.
Proponha aos alunos que escrevam um novo final para a hist?ria lida.
Observe a sugest?o:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
7? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Distribua os livros da forma combinada com a turma.
Uma parte dessa atividade ser? feita em casa e outra na sala de aula. Em casa os alunos devem escrever, com suas palavras, partes da hist?ria lida nas fichas que estar?o dentro das sacolas. Em sala de aula as fichas devem ser embaralhadas e entregues ao aluno que leu o livro na semana anterior para que ele monte e cole no seu livrinho de atividades, no espa?o livre da atividade abaixo. Haver? uma ciranda (troca) de fichas.
Proponha aos alunos a atividade em sala de aula:
TODOS OS LEITORES ESCREVERAM FRASES PARA REGISTRAREM A HIST?RIA QUE LERAM. PEGUEM AS FICHINHAS DO ENVELOPE E ORGANIZEM A HIST?RIA NA ORDEM DOS ACONTECIMENTOS.
Observe a sugest?o para ser realizada em casa:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Sugest?o das fichas: m?nimo de 5 fichas para cada sacola.
?
?
8? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Distribua os livros da forma combinada com a turma.
Entregue para os alunos um envelope com a capa do livro reproduzida e colada em um papel mais duro como papel cart?o ou papel?o. Pe?a aos alunos que coloram a capa do livro em casa. Com o aux?lio de um adulto ele deve desenhar um Quebra-cabe?a atr?s da folha de papel, recortar e brincar com o Quebra-cabe?a.
Observe a sugest?o:
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Observe o exemplo de um quebra-cabe?a feito por uma aluna:
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Quebra-cabe?a confeccionado por uma aluna do 2? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA - 2013.
?
A crian?a deve deixar o Quebra-cabe?a dentro do envelope e colocar de volta na sacola para que os pr?ximos leitores tamb?m possam brincar.
?
9? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Distribua os livros da forma combinada com a turma.
Explique aos alunos que depois de lerem o livro devem escolher tr?s ou mais palavras da hist?ria para brincarem de forca com seus pais, parentes e amigos. Se alguma crian?a ainda n?o conhecer a brincadeira voc? deve explicar para n?o ter desculpas depois. Recrie as regras com eles.
Observe a sugest?o:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
10? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Professor,distribua os livros da forma combinada com a turma.
Explique aos alunos que a tarefa dessa semana consiste na elabora??o de duas perguntas sobre a hist?ria do livro para ser respondida pelo colega que levar? o livro na pr?xima semana. Assim, fica cada vez mais, garantido o movimento da ciranda.
Observe a sugest?o:
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Fa?a uma ficha para colocar na sacolinha.
?
11? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Distribua os livros da forma combinada com a turma.
Essa atividade tem dois momentos diferentes: um em casa e outro em sala de aula.
O aluno deve pegar a ficha com as perguntas feitas pelo colega na semana anterior e responder na sua folha de papel para depois colocar no livrinho de atividades. A ficha deve permanecer na sacolinha. Na sexta-feira da mesma semana deve haver a socializa??o das respostas junto ao/? autor/a das perguntas.
Observe a sugest?o:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
12? Atividade - Aproximadamente 30 minutos.
Distribua os livros para as crian?as. Cada uma deve levar, o livro que comprou, junto com a sacolinha e todas as atividades realizadas no projeto.
Fa?a a avalia??o junto aos pais ou respons?veis pela crian?a.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Professor, como esta atividade envolveu os pais em diversas etapas, eles tamb?m s?o coautores, portanto ? justo que participem da socializa??o. Voc? poder? fazer um evento para entregar aos alunos suas medalhas de ?Bom Leitor? e expor os livros de atividades, fantoches e atividades. Discuta com os alunos qual ser? a melhor forma de apresentar os trabalhos aos pais. Fa?a o planejamento junto com eles. Sugira que fa?am uma bonita capa para o livrinho de atividades.
Sugira a eles que fa?am uma apresenta??o com os fantoches contando as hist?rias dos livros.
Este evento poder? ter diversos desdobramentos, que possibilitem o trabalho com diferentes g?neros textuais, tais como:
Professor, durante a execu??o dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a voc?, de acordo com a sua realidade da sua escola, utilizar recursos tecnol?gicos, como: m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e v?deos e construir um mural ou edi??o de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
S?tio ?Lagoa Encantada?. Dispon?vel em:
<http://escoladalagoaencantada.blogspot.com.br/p/projeto-de-leitura.html >. Acesso em: 11 de ago. 2013. Apresenta um Projeto de Ciranda de Livros. A cada semana as crian?as leem os livros, recontam para os colegas e reescrevem a hist?ria.
S?tio do ?Col?gio Stella Maturina? em Juiz de Fora - MG. Dispon?vel em:
<http://www.novosite.ssps.org.br/public.asp?1338-10353-ciranda-dos-livros >. Acesso em: 11 de ago. 2013. Apresenta os desafios de desenvolver um projeto de Ciranda de Livros com alunos da Educa??o Infantil e 1? ano do Ensino Fundamental.
A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como est?o participando das discuss?es em sala de aula, como est?o escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, fa?a registros individuais dos alunos. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita.
Observe se o aluno: interagiu e socializou com seus colegas os fantoches e as atividades realizadas; respeitou a opini?o do colega; registrou suas ideias e opini?es. Analise ainda se eles: interpretaram as hist?rias dos livros e conseguiram relatar cenas e descrever personagens. Professor, voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos para avan?arem na aprendizagem.