Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as rela??es sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino M?dio | Sociologia | Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais |
Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
O contexto que possibilitou a emerg?ncia do feudalismo na Europa medieval.
Estrat?gias:
?
Recursos:
?
M?dulo 1 - O contexto que deu origem ao feudalismo na Europa |
?
O objetivo do m?dulo ? fazer com que os alunos recapitulem estudos j? realizados sobre o contexto que possibilitou a emerg?ncia do feudalismo na Europa. Para tanto, a proposta ? que, divididos em grupos, desenvolvam atividades a partir de v?deos de curta dura??o sobre o assunto.
?
Atividade 1Proje??o de v?deo, discuss?o em grupo e produ??o de mapa conceitual Din?mica: Trabalho em Grupo |
?
Roteiro para a atividade
a. Divida a turma em quatro grupos. Os grupos 1 e 2 ficar?o respons?veis pelo trabalho com o v?deo 1 e os grupos 3 e 4 com o v?deo 2. Os grupos devem desenvolver as atividades propostas conforme as orienta??es abaixo indicadas.
?
Grupo 1 e 2 - V?deo 1 | Grupo 3 e 4 - V?deo 2 |
|
|
V?deo 1 dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=MjlFxl2csWE
V?deo 2 dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2mhNi_vlfOg
?
b. Utilizando computadores conectados ? internet, cada grupo deve acessar, nos links indicados acima, o v?deo pelo qual ficou respons?vel. ? importante que o grupo assista junto ao v?deo, para que possam pausar quando necess?rio, esclarecer d?vidas e discutir ideias centrais.
Os v?deos apresentam ideias relacionadas ? forma??o e consolida??o do feudalismo na Europa. Oriente os alunos a destacarem as ideias centrais atrav?s de palavras, express?es, t?tulos. Essa iniciativa ser? importante para a pr?xima etapa.
c. Ap?s a proje??o, o grupo deve produzir o mapa conceitual das ideias centrais do v?deo. As orienta??es para a produ??o de mapa conceitual podem ser encontradas na aula:
![]() |
Europeus e ind?genas na conquista da Am?rica: a vis?o do outro Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49528 Imagem dispon?vel em: http://blog.educastur.es/cuate/2006/06/29/mapas-conceptuales-con-cmap-tools/ |
?
Atividade 2Apresenta??o de mapa conceitual |
a. Os alunos devem reproduzir os mapas conceituais elaborados em Power Point ou outro programa, como o Cmap Tools, que ? uma ferramenta espec?fica para a cria??o de mapas conceituais, ? gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o Cmap Tools no link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (Acesso em 06/06/2013)
b. Ap?s a produ??o dos mapas conceituais acerca das ideias centrais dos v?deos, conforme orienta??es apresentadas na atividade 1, os grupos devem fazer a apresenta??o dos mesmos. O professor deve orientar os alunos a observarem as semelhan?as e diferen?as entre os mapas conceituais produzidos para cada v?deo, verificando se os grupos destacaram conceitos semelhantes, se fizeram liga??es parecidas entre os conceitos etc. Ao final, o professor deve propor uma discuss?o a respeito das diferen?as ocorridas, chamando a aten??o para os mapas que melhor representaram as ideias principais e secund?rias de cada um dos v?deos trabalhados. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, atrav?s da utiliza??o de pendrives ou e-mail.
?
M?dulo 2 - A sociedade feudal e a rela??o entre servos e senhores |
?
Algumas das quest?es acima foram discutidas a partir do trabalho com v?deos no m?dulo 1. No m?dulo 2, as estrat?gias e recursos utilizados visam o aprofundamento das quest?es.
Atividade 1Leitura e interpreta??o de textos, produ??o de esquema e discuss?o coletiva |
Orienta??es:
a. Divida os alunos da turma em quatro grupos. Os grupos ficar?o respons?veis pelo trabalho com os textos relativos ?s fontes 1 e 2, abaixo indicadas.
Fonte 1Site: http://www.sohistoria.com.br Tema: Idade M?dia Textos dispon?veis A origem do mundo feudal O feudo A organiza??o do feudo A economia feudal Educa??o, artes e cultura na Idade M?dia. A Igreja no per?odo medieval A sociedade medieval Servos ? Os trabalhadores da terra Os cavaleiros O cotidiano, mentalidades e aspectos culturais no per?odo medieval A vida como ela era Vestu?rio medieval Algumas peculiaridades sobre a sociedade feudal Link para acesso aos textos: http://www.sohistoria.com.br/ef2/medieval/ Acesso em 15/08/2013 |
Fonte 2Livro: Hist?ria - Ensino M?dio, dispon?vel na internet, liberado p/ reprodu??o Tema: O mundo do trabalho na sociedade feudal Link para acesso aos textos: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf Acesso em 15/08/2013 |
b. Fa?a uma leitura atenta, silenciosa e individual dos textos.
c. Ainda individualmente, anotar as ideias e os conceitos centrais dos textos no caderno.
d. Em grupo, organizar as ideias e os conceitos centrais dos textos em um esquema.
Existem v?rias possibilidades de se esquematizar as ideias centrais de um texto, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual etc. No link: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm, os alunos poder?o escolher uma das formas poss?veis e encontrar?o orienta??es de como fazer um esquema. |
e. Durante a elabora??o do esquema pelo grupo, os alunos poder?o verificar se anotaram as mesmas ideias centrais, comentando-as. Poss?veis d?vidas devem ser esclarecidas.
f. Todos os grupos devem apresentar os esquemas produzidos, discutindo coletivamente as ideias centrais, sob a coordena??o do professor.
?
Leitura, interpreta??o e debate de imagens Imagem 1
Imagem 2
Imagens 1 e 2 dispon?veis em: http://fazendohistorianova.blogspot.com.br/2012/09/13-feudalismo.html Acesso em 15/08/2013 |
?
Orienta??es para o trabalho com as imagens
I. Analisando as duas imagens
?
Sobre a imagem 1 - Atividade em dupla
a. O t?tulo da imagem ? "senhorio medieval". A partir das atividades j? realizadas com v?deos e textos, os alunos devem responder, por escrito, qual o significado da express?o.
b. De acordo com a imagem, o "senhorio medieval" possu?a basicamente tr?s mansos: o senhorial, o comum e o servil. Nas legendas fica claro que as melhores terras, obviamente, estavam sob o poder dos senhores feudais. Pe?a aos alunos para destacarem no texto da imagem a atividade que, embora realizada em manso comum, era um privil?gio apenas dos senhores.
c. Pe?a aos alunos para descreverem tudo que veem na imagem. ? poss?vel dizer, a partir dessa descri??o, que a imagem revela desigualdades presentes na sociedade feudal? Cite-as, em caso afirmativo.
d. Oriente os alunos a buscarem em outras fontes (livros e internet) outras representa??es de um senhorio medieval (ou feudo). A partir de uma an?lise comparativa, os alunos devem dizer se as representa??es abordam os mesmos aspectos ou se trazem novos elementos (e quais seriam).
Sobre a imagem 2 - Atividade em dupla
a. A partir das leituras j? realizadas e da observa??o atenta da imagem, os alunos devem dar um t?tulo ? mesma, de acordo com a sua ideia central.
b. Os alunos devem explicar como se organizava, na sociedade feudal, o sistema representado na imagem e a qual ordem ele correspondia.
?
II. Conclus?o do trabalho com imagens
Ap?s a an?lise das imagens, conforme orienta??es acima, as duplas devem socializar as suas conclus?es com os demais colegas da turma.
?
As obriga??es feudais Entre as formas de dom?nio dos senhores sobre os camponeses, servos ou n?o, podem-se destacar algumas obriga??es de trabalho que servem para ilustrar a exclus?o e depend?ncia a que estes camponeses estavam submetidos: ? derrubada de ?rvores, limpeza dos campos, plantio e colheita nas terras dos senhores (corveia); ? conserto de estradas, pontes e represas; ? pagamento pelo uso dos moinhos, fornos, passagem por estradas e pontes das propriedades feudais; ? pagamentos de dotes de casamento para as filhas do senhor; ? indeniza??o ao senhor pelo nascimento, morte ou casamento do servo; ? indeniza??o ao senhor pelo adult?rio cometido pela esposa do servo; ? concess?o ao senhor da esposa do servo na primeira noite do casal. Estas obriga??es s?o ilustrativas porque n?o foram comuns a toda sociedade feudal. Ocorreram em algumas regi?es e em diferentes ?pocas no contexto da organiza??o da sociedade feudal europeia. |
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf p. 318/19
Acesso em 15/08/2013
Orienta??es para a atividade
a. Os alunos devem fazer uma leitura atenta do texto relativo ?s obriga??es dos servos no feudalismo, acessando o link indicado.
b. Al?m da leitura sugerida, oriente os alunos a buscarem outras fontes que tratem do tema. Confira, por exemplo, o texto "As obriga??es feudais", dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiag/as-obrigacoes-feudais.htm
c. A partir das fontes consultadas, em grupo, os alunos devem elaborar um quadro, em power point, com obriga??es servis do per?odo analisado (denomina??o e defini??o). Alguns exemplos: talha, corveia, banalidades, formariage, m?o-morta, albergagem etc. Vincular uma imagem (ou desenho feito pelo grupo) correspondente a cada uma das obriga??es feudais.
Obriga??o feudal | Defini??o | Representa??o por imagem/desenho |
d. Os quadros dever?o ser expostos na sala de aula, ap?s a apresenta??o pelos grupos.
?
?
M?dulo 3 - O feudalismo e a Europa medieval: trabalhando com jogos sobre a tem?tica |
?
Jogo: ERA FEUDALObjetivoReconhecer os diferentes agentes sociais e os contextos envolvidos na produ??o do conhecimento hist?rico; problematizar a vida social, o passado e o presente, na dimens?o individual e social; comparar problem?ticas atuais e de outros momentos hist?ricos. Descri??oCaracteriza a ?poca do Feudalismo, permitindo a compreens?o e a intera??o de personagens e atividades similares ao per?odo. Aborda aspectos do feudo como a estrutura, o clero, a nobreza e os servos AutorTer?ncio, R?gis Vin?cius Colombo |
?
? |
Informa??es e recurso dispon?veis no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1325 Acesso em 15/08/2013 |
|
Orienta??es: a. Utilizando computadores conectados ? internet, os alunos devem acessar o jogo no endere?o web indicado. O jogo tamb?m pode ser acessado em: http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-media/feudalismo/game-era-feudal/ b. Antes de iniciar as atividades, consulte o "Guia do Professor" incluso no programa, o qual apresenta sugest?es de aplica??o do recurso em sala de aula. c. O jogo ? bem simples e o objetivo maior ? trazer algumas informa??es b?sicas sobre o funcionamento da sociedade feudal. d. A ?ltima etapa do jogo traz um conjunto de quest?es a respeito da sociedade feudal, as quais os alunos devem responder para obter pontos. As quest?es marcadas de forma incorreta devem ser esclarecidas coletivamente. e. Oriente os alunos a registrarem, por escrito, as ideias centrais do jogo "Era Feudal". |
?
?
O jogo de Xadrez e a analogia com o mundo medieval ? I. Inicialmente, proponha aos alunos a leitura e interpreta??o de textos que discutam a rela??o entre o jogo de xadrez e o mundo medieval. Sugest?es: Texto 1 Alunos aprendem Hist?ria jogando xadrez"Quando o xadrez chegou ? Europa Medieval, no s?culo X, suas pe?as foram adaptadas para a realidade feudal. Popular, o jogo despertou a aten??o de reis e membros do alto clero da Igreja Cat?lica. Eles passaram ent?o a criar tratados sobre o xadrez, na tentativa de difundir valores morais e pol?ticos pela sociedade. Ao longo dos quatro s?culos seguintes, o jogo ganhou a forma como ? disputado hoje". Confira o texto completo em: http://epocasaopaulo.globo.com/vida-urbana/alunos-aprendem-historia-jogando-xadrez/ ? Texto 2 O xadrez e o mundo medieval"No xadrez, temos a reprodu??o de uma hierarquia que ? ao mesmo tempo pol?tica, militar e social. As pe?as ligadas ao topo da sociedade medieval s?o as que possuem maior mobilidade e valor no interior do jogo. Em contrapartida, as pe?as mais comuns, como os pe?es, t?m movimentos limitados e s?o as primeiras a serem descartadas ao longo da partida. Nessa distin??o, podemos notar a reafirma??o dos la?os de fidelidade que ligavam o rei aos outros senhores feudais. Da mesma forma, a redu??o dessa mesma movimenta??o do jogo nos remete ?s obriga??es que impunham aos servos a cumprirem as leis dos donos de terra e a pr?pria impossibilidade do servo em procurar outro lugar para viver. Temos assim as conven??es desta sociedade sendo postas nas formas simb?licas que d?o funcionalidade ao jogo". O texto completo est? dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-xadrez-mundo-medieval.htm ? II. Proponha a discuss?o coletiva dos textos, chamando a aten??o dos alunos para a rela??o, abordada nos mesmos, entre as pe?as do jogo (rei, rainha, bispo, torre, cavalo, pe?o) e a organiza??o social na Idade M?dia. ? III. Depois de realizadas as leituras, leve para a sala de aula um jogo de xadrez:
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-xadrez-mundo-medieval.htm IV. Se os alunos n?o tiverem conhecimento do jogo, o professor dever? expor como ele funciona, enfatizando o papel de cada uma das pe?as e as possibilidades de movimenta??o das mesmas no tabuleiro. Tal movimenta??o reproduz as rela??es pol?ticas e sociais do mundo medieval. V. Proponha aos alunos que joguem xadrez, para que possam relacionar a a??o do jogo ?s explica??es apresentadas nos textos trabalhados. Organize um espa?o na escola onde a atividade possa ser realizada. VI. Oriente os alunos a registrarem, por escrito, suas conclus?es sobre a rela??o entre o jogo de xadrez e a sociedade feudal. |
Nome | Tipo |
---|---|
Era feudal | V?deo |
Para alunos e professores:
O feudalismo. http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=295
Rela??es de servid?o no mundo feudal. http://www.alunosonline.com.br/historia/relacoes-servidao-no-mundo-feudal.html
Idade M?dia. Imagens e Cotidiano. http://www.idademediaimagenscotidiano.com.br/
Para o professor:
Ensino m?dio em jogo: estrat?gias para a juventude e o ensino de Hist?ria no tabuleiro de xadrez. http://www.sbec.org.br/evt2012/trab30.pdf
O mundo medieval. Cole??o do Portal do Professor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=110
Todos os links foram acessados em 15/08/2013
A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos, tendo em vista as estrat?gias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poder? avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada m?dulo, como: interpreta??o de textos, v?deos e imagens; produ??o e apresenta??o de mapa conceitual e esquema; an?lise de jogos relacionados ? tem?tica da aula.