Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;
? Ouvir hist?rias e manipular livros de literatura infantil;
? Desenvolver aten??o e concentra??o;
? Compartilhar um espa?o de express?o com crian?as e adultos, por meio de conta??o de hist?rias e da brincadeira;
? Desfrutar de momentos l?dicos e de muita imagina??o.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios
?
Primeiras considera??es:
Essa atividade ? indicada para crian?as entre 3 e 5 anos. Seu objetivo ? fornecer novos elementos para as brincadeiras das crian?as, j? que: "As brincadeiras das crian?as n?o s?o instintivas e o que determina seu conte?do ? a percep??o que a crian?a tem do mundo dos objetos humanos. O principal significado do jogo ? permitir que a crian?a modele as rela??es entre as pessoas. Possibilita tamb?m que a crian?a possa fazer suas primeiras abstra??es, pois na brincadeira ela pode realizar a??es e resolver a contradi??o entre a necessidade de agir e a impossibilidade de executar as opera??es exigidas pela a??o. Fatores globais do desenvolvimento ps?quico, tais como, a mem?ria, a aten??o, a linguagem, o pensamento, a imagina??o e o sentimento est?o relacionados diretamente com o desenvolvimento da brincadeira de papel, ou seja, esta desempenha fun??es imprescind?veis em todo o desenvolvimento da crian?a passando pelo desenvolvimento da consci?ncia e o desenvolvimento afetivo-emocional at? o desenvolvimento de capacidades e tra?os de car?ter e a pr?pria forma??o moral" (FACCI, 2006, p. 26).
Primeiro Momento: Ouvindo a Hist?ria dos Amigos
Materiais: Livro da hist?ria dos amigos, tapete e almofadas.
Dura??o: 30 minutos.
Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma hist?ria. Sente-se em roda com as crian?as e mostre a hist?ria escolhida: Os Amigos. Essa ? uma hist?ria muito bonita, mas tamb?m engra?ada , que fala sobre a amizade e as aventuras de um galo, um rato e um porco. A aventura principal desses amigos insepar?veis, acontece quando eles resolvem brincar de ser piratas. Ap?s a conta??o, as crian?as poder?o fazer coment?rios sobre a hist?ria e a professora, em meio a conversa sugerir?: O que acham de brincarmos de pirata, assim como os personagens da hist?ria? Instigue ent?o as crian?as a falarem sobre os piratas. Onde vivenciam a maioria de suas aventuras? Como s?o as roupas? Quais os principais objetos que usam? Depois sugira a confec??o de um chap?u de pirata, uma espada e um tapa olho.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Segundo Momento: Confeccionado os acess?rios do pirata
Materiais: Para o tapa olho: tecido preto, lastex, agulha de costura grossa e tesoura.
Para o chap?u: folhas de papel A3 ou cartolina, l?pis de cor, giz de cera.
Para a espada: tesoura, papel cart?o, l?pis de cor, caneta hidrocor e giz de cera .
Dura??o: aproximadamente 40 minutos.
Ap?s propor para as crian?as a brincadeira de pirata, convide-as a confeccionar acess?rios para esse momento. Explique que v?o confeccionar um tapa olho, uma espada e um chap?u. As crian?as podem se reunir em mesas separadas, contendo em cada uma delas os materiais selecionados para a confec??o dos acess?rios. O professor, com a ajuda do auxiliar de sala (ou outro profissional da escola que poder? auxiliar o professor nessa atividade) orienta as crian?as. ? importante que todas as crian?as possam transitar pelas mesas para ver o trabalho dos colegas, e caso se interessem em fazer mais de um acess?rio, sejam acolhidas nessa op??o. Entretanto, ? importante que concluam o acess?rio j? iniciado para depois come?ar a confec??o de outro, sobretudo as crian?as mais velhas ? 4 a 5 anos.
Como fazer os acess?rios
Espada: Corte a cartolina ou papel cart?o, no formato de uma espada, e proponha que o grupo que optou por esse acess?rio, decore-o de acordo com seu gosto e criatividade, pintando-o e fazendo desenhos com suas cores preferidas.
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013
Chap?u de Pirata: Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Qdobp4DEeNk ou http://www.youtube.com/watch?v=IsWmqfNCh9U
Observe como fazer o chap?u nesses links e depois v? ensinando, passo a passo, para as crian?as. Quando terminarem de fazer o chap?u, podem pint?-lo.
Fonte: Foto, Arquivo institucional - NDI- 2013
?
Tapa olho: Esse acess?rio deve ser confeccionado pelo adulto. Mas por ser r?pido ? interessante as crian?as observarem como vai ser feito. Corte o tecido no formato de um tapa olho e com uma agulha passe o lastex pelas duas extremidades, conforme ilustra??o.
,
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
?
Terceiro Momento: Brincando de Pirata
Materiais: acess?rios confeccionados pelas crian?as
Dura??o: 30 minutos.
Agora que todos se transformaram em piratas, inclusive o professor, convide as crian?as para a brincadeira. Sugerimos que o professor pe?a as crian?as para segui-lo e v? falando alguns comandos com uma voz grossa:_ Aten??o piratas vai come?ar nossa aventura. Sigam-me, pois eu sei que aqui pelo nosso parque existe um tesouro escondido. Ent?o vamos procurar uma pista. Ap?s andar um pouco com as crian?as pelo parque diga ter encontrado uma pista do tesouro. Algumas pistas devem ser espalhadas anteriormente pela escola. Sugerimos escrever as pista em folhas A4, enrol?-las e amarrar com um cord?o. A primeira ir? fornecer dicas para se chegar ? segunda e, assim por diante, at? acharem o tesouro. As pistas devem estar de acordo com a faixa et?ria das crian?as e com o espa?o escolhido para desenvolver a atividade. Sugerimos que as pistas contenham rimas e tamb?m instiguem as crian?as a realizarem determinados comandos, como, por exemplo: "N?o sabemos onde o tesouro est?, mas n?s vamos encontrar, por isso bem alto vamos gritar e perto dos balan?os procurar". E assim, a outra pista estar? num dos balan?os do parque. V?rios enredos podem ser criados, at? chegarem ao tesouro, que deve ser escondido anteriormente pelo professor. Nosso tesouro estava escondido no parque, perto de uma ?rvore. L? encontramos uma cesta de frutas, uma toalha de piquenique e o livro dos amigos. O professor ent?o, continua a brincadeira dizendo:- Aten??o piratas, vamos esticar a toalha e correr at? o banheiro para lavar as m?os. Ap?s todos lavarem as m?os e se acomodarem, podem escolher uma fruta para comer enquanto ouvem mais uma vez a hist?ria dos amigos, agora ao ar livre, e os personagens da hist?ria, se deliciando com as frutas.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
http://www.youtube.com/watch?v=Qdobp4DEeNk
http://www.youtube.com/watch?v=IsWmqfNCh9U
FACCI, M.G.D. Os est?gios do desenvolvimento psicol?gico segundo a psicologia s?ciohist?rica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de pap?is sociais na educa??o infantil: as contribui??es de Vigotski, Leontiev e S?o Paulo, Xam?, 2006.
?
?
A avalia??o se dar? de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser? realizado observa??o e registro, que auxiliar?o o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a crian?a mais participou; como interagiu com os colegas; a crian?a j? conhecia a brincadeira; se n?o, como se portou diante da situa??o nova; no momento de tomar decis?es, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opini?es dos colegas; as crian?as conclu?ram os objetos/acess?rios escolhidos por elas; envolveram-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestaram interesse e concentra??o no momento de ouvir a hist?ria. Os registros feitos pelo professor servir?o tamb?m de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua pr?tica pedag?gica.