Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo a fazer hist?rias em quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar a linguagem e a estrutura das hist?rias em quadrinhos;
  • Criar uma hist?ria em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade;
  • Enriquecer seu vocabul?rio por meio da linguagem oral e escrita;
  • Conhecer e explorar novos recursos para a cria??o de uma hist?ria em quadrinhos;
  • Realizar pr?ticas de leitura e escrita contextualizadas;
  • Trabalhar a estrutura textual (inicio, meio e fim);
  • Montar uma apresenta??o no power point;
  • Enviar e-mail;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Desenvolver a capacidade de ler, de compreender e de localizar informa??es no texto lido.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 04 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita de pequenos textos. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Esta aula tem como par?metro a tem?tica das hist?rias em quadrinhos, pois, ? um recurso atrativo aos alunos, al?m de ampliar suas aprendizagens em rela??o a alguns temas e de promover a evolu??o no processo da constru??o da escrita.
Al?m disso, a linguagem simples e extrovertida dos quadrinhos ? um bom incentivo para a leitura. Professor, ? importante dialogar com os alunos e resgatar o que eles sabem sobre a linguagem de quadrinhos.

?

1? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Entrando em contato com as hist?rias em quadrinhos

Professor, as hist?rias em quadrinhos fazem parte da vida da maioria das crian?as, afinal, quem nunca leu ou mesmo ouviu uma historinha da Turma da M?nica, Tio Patinhas, Bolinha ou Luluzinha?

No Brasil, esse estilo textual teve in?cio ainda no s?culo XIX com grande influ?ncia externa. Em 1837, circulou o primeiro desenho. Abaixo, uma das primeiras hist?rias em quadrinhos do Brasil "As Aventuras de Z? Caipora", de ?ngelo Agostini.

As aventuras de Ze Caipora

S?tio: ?Wikip?dia, a enciclop?dia livre?. Imagem e informa??o dispon?veis em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Em 1939, foi lan?ada uma revista brasileira de hist?rias em quadrinhos, com o nome de Gibi. Na ?poca, Gibi significava moleque ou negrinho, por?m, gra?as ? revista, no Brasil o termo Gibi tornou-se sin?nimo de "revista em quadrinhos", assim como durante muito tempo, Colgate foi sin?nimo de pasta de dente e Bombril foi sin?nimo de esponja de a?o.

Algumas pessoas tiveram sua inf?ncia marcada por essa modalidade de leitura, que mesmo depois de adultas, as hist?rias em quadrinhos n?o deixaram de fazer parte de sua vida como colecionadores ou simplesmente divulgadores dessa maravilha para seus filhos.

Professor, sabendo disso, o momento inicial desta aula ser? realizado na Biblioteca da escola. Agende antecipadamente, um hor?rio com a bibliotec?ria, pois, passar?o um bom tempo l? e precisar?o de um espa?o adequado e um bom n?mero de livros ? disposi??o para a realiza??o das atividades que ser?o propostas.

Biblioteca ESEBA

Fonte: Imagem do pr?prio autor. Alunos na biblioteca da Eseba - Escola de Educa??o B?sica da UFU.

Ao chegarem ? Biblioteca, relembre-os das regras: n?o conversar alto, n?o correr, lavar as m?os antes de come?ar a mexer nos livros e ap?s o manuseio dos mesmos, guardar os livros nos devidos lugares, respeitar o ambiente de estudo e as demais regras existentes em sua escola.

Tendo as regras devidamente esclarecidas, ? hora de iniciar os trabalhos. Permita que seus alunos escolham os livros que quiserem e os deixe ler. N?o d? dicas ou sugest?es de leituras, esse momento ? importante para que voc? conhe?a suas prefer?ncias.

Depois de um tempo estipulado, abra uma roda de conversa para saber qual foi a escolha de cada aluno e o motivo pelo qual fizeram tal escolha. Oportunize a seus alunos, um momento para trazerem a p?blico, experi?ncias sobre hist?rias em quadrinhos.

Professor, segue algumas sugest?es de abordagens:

  • Algu?m j? leu hist?rias em quadrinhos para voc??
  • Quem? Todos os dias?
  • Desenhe essa pessoa no espa?o abaixo (no caderno de L?ngua Portuguesa).

?

?

?

?

?

Ap?s esse momento, distribua um ?Gibi? para cada aluno e deixe que leiam. Escolha uma hist?ria que considere adequada e articule um jogral para que os alunos possam ler. Na sequ?ncia, verificar o entendimento deles sobre a hist?ria.

?

2? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo um pouco mais sobre os quadrinhos

Professor, afinal, o que s?o hist?rias em quadrinhos? Explique com suas pr?prias palavras o que s?o hist?rias em quadrinhos. N?o ? necess?rio consultar um material espec?fico para n?o correr o risco de dar uma explica??o muito rebuscada. De modo geral, s?o hist?rias inventadas por algu?m ? geralmente divertidas, que expressam a??o e que cont?m informa??es e desenhos ? que s?o colocados em uma sequ?ncia de pequenos quadros. Da? serem conhecidas por ?quadrinhos?.

O Blog Multim?dia traz uma boa e clara defini??o: ?Hist?rias em quadrinhos, Quadrinhos, Gibi, ? uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar hist?rias dos mais variados g?neros e estilos. S?o, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. No Jap?o, s?o conhecidas por mang??. Dispon?vel em: < http://multimidiahq.blogspot.com.br/2010/01/afinal-o-que-e-historia-em-quadrinhos.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Os autores dessas hist?rias s?o chamados cartunistas. No Brasil, alguns dos mais conhecidos s?o Maur?cio de Sousa (criador da Turma da M?nica), Ziraldo (criador do Menino Maluquinho) e Maur?cio Ricardo (criador do s?tio: Charges.com e desenhistas das charges do programa Big Brother Brasil.).

Mauricio de Sousa - cropped.jpg 

S?tio: ?Wikip?dia, a enciclop?dia livre?. Imagem dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mauricio_de_Sousa>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

 

S?tio: ?Wikip?dia, a enciclop?dia livre?. Imagem dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ziraldo>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Maur?cio Ricardo 

S?tio: ?Revista Contigo?. Imagem dispon?vel em <http://contigo.abril.com.br/noticias/bbb12-nao-estou-saindo-em-defesa-do-daniel-so-nao-estou-condenado-disse-mauricio-ricardo>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Professor, para refor?ar o aprendizado de seus alunos, proponha a seguinte atividade que dever? ser realizada no caderno de L?ngua Portuguesa.

Aluna UCA

1) Marque com um (X) a alternativa correta:

a) (   ) Hist?rias em quadrinhos s?o hist?rias ilustradas e escritas em grandes quadros.

b) (   ) Hist?rias em quadrinhos s?o hist?rias ilustradas e escritas em grandes c?rculos.

c) (   ) Hist?rias em quadrinhos s?o hist?rias ilustradas e escritas em pequenos quadros.

d) (   ) Hist?rias em quadrinhos s?o hist?rias ilustradas e escritas em grandes c?rculos.

?

2) Associe a 1? coluna de acordo com a 2?.   

a) Maur?cio de Sousa                         ( b ) Criador da sitio: Charges.com

b) Maur?cio Ricardo                             ( c ) Criador do Menino Maluquinho

c) Ziraldo                                               ( a ) Criador da Turma da M?nica

?

Elementos de uma hist?ria em quadrinhos

Professor, desde o inicio da aula at? esta etapa, imagina-se que seus alunos j? tenham adquirido mais conhecimentos sobre hist?rias em quadrinhos. Uma informa??o relevante que deve dar a eles ? que, as hist?rias em quadrinhos n?o possuem muitas regras, inclusive, em rela??o a seu tamanho. Existem hist?rias muito grandes ? como as hist?rias de super-her?is, por exemplo. J? as pequenas hist?rias, geralmente as retratadas em tr?s ou quatro quadros apenas, recebem o nome de ?Tirinhas?. Elas s?o encontradas com maior facilidade em jornais impressos. A seguir, observe uma tirinha do cartunista argentino Quirino, autor de Mafalda. Voc? pode reproduzir para os alunos colarem no caderno de L?ngua Portuguesa ou utilizar um projetor multim?dia para projetar as imagens a seguir, pois elas orientar?o os alunos sobre as diferentes formas dos quadrinhos e falas dos personagens.

S?tio: ?Tiras da Mafalda?. Dispon?vel em: <http://tirasdemafalda.tumblr.com/image/24632373046>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Mas, independente do tamanho das hist?rias, sempre existem nelas alguns elementos essenciais. Vejamos:

  • Quadro ou Vinheta: Geralmente de forma retangular ou quadrangular, funciona como moldura de um momento de a??o. Tem a fun??o de delimitar, separar, indicar o espa?o entre as diferentes imagens. A disposi??o dos quadros na p?gina pode facilitar ou dificultar a leitura e cumpre a fun??o de dar dinamismo ?s sequ?ncias de a??es.

S?tio: "Divertudo".  Dispon?vel em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

  • Os bal?es: ? o que delimita a fala dos personagens. Existem espec?ficos para cada tipo de situa??o.

Tipos de baloes

S?tio: ?Divertudo?. Dispon?vel em: <http://divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

?

Al?m desses bal?es, ainda ? preciso destacar o Un?ssono e o Rabicho.

a) Un?ssono ou Fala coletiva: Fala coletiva V?rias falas ao mesmo tempo.

b) O Rabicho: (ap?ndice que sai do bal?o em dire??o ? cabe?a do personagem) indica ao leitor quem est? falando; quando orabicho se dirige a um personagem que est? fora do quadro e da cena mostrada, trata-se de uma fala em off.

  • Legendas: aparecem, frequentemente, em forma retangular, no alto da vinheta e t?m a fun??o de delimitar o texto que representa a ?voz? do narrador.  "?  elemento narrativo, cuja forma de apresenta??o ? variada. Se muito extensa, pode tomar um quadrinho inteiro, embora, normalmente, seja um  pequeno fragmento do discurso narrativo, podendo, por isso, ficar em pequena faixa limitada por uma linha paralela a um dos lados do quadrinho. Como nelas entra a voz quase impass?vel do narrador, que ? um elemento externo ? a??o, seu conte?do ? sempre um texto com caracteres normais, o que nem sempre acontece com os bal?es, cujos caracteres podem variar, dependendo da situa??o: pode-se colocar caracteres semelhantes aos das l?nguas ?rabe, chinesa ou japonesa, por exemplo, para mostrar a fala dos personagens que as utilizariam". S?tio: ?Filologia?. Dispon?vel em: <http://www.filologia.org.br/revista/artigo/10%2828%2901.htm>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

S?tio: Blog dos Quadrinhos. Dispon?vel em: <http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2010-03-01_2010-03-31.html> - Acesso em: 07 de ago. 2013.

  • Met?foras visuais: Figuras cin?ticas: produzem uma sensa??o de movimento. Tamb?m, s?o signos que ganham uma conota??o diferente e caracter?sticas quando usados em Hist?rias em Quadrinhos, como ver estrelas (indicando que o personagem est? ferido e sente dor), ter l?mpada acesa sobre a cabe?a (significa que o personagem teve uma ideia), cora??es (mostram que o personagem est? apaixonado), serrote cortando uma tora (dormir, roncar como uma serra), ter uma espiral sobre a cabe?a (sentir tontura), falar cobras e lagartos (falar mal, demonstrar ira), entre outros elementos ic?nicos.
  • Onomatopeias:

OnomatopeiasOnomatopeias

?

S?tio: ?Divertudo?. Dispon?vel em: <http://divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Professor, para que este momento n?o fique apenas na teoria, proponha uma atividade, a fim de verificar o aprendizado de seus alunos. Imprima a atividade e solicite que colem no caderno de L?ngua Portuguesa.

Aluna UCA

3) Os bal?es a seguir representam:

a) Bal??o de fala  __ __ __ __. Crie uma __ __ __ __ dentro do bal?o.

b) Balao de grito __ __ __ __ __. Crie um __ __ __ __ __ dentro do bal?o.

c) Balao de pensamento P __ __ __ __ __ __ __ __ __. Crie um P __ __ __ __ __ __ __ __ __ dentro do bal?o.

d) Fala coletiva  Un?ssono ou Fala C __ __ __ T __ __ A. Crie uma fala C __ __ __ T __ __ Adentro do bal?o.

Professor, ? fundamental falar aos seus alunos da import?ncia da comunica??o feita por meio das express?es faciais. Inicie a atividade solicitando 04 volunt?rios. A seu pedido, cada um expressar? em seus rostos, para toda a sala, express?es de alegria, tristeza, raiva e decep??o. Assim, sugira uma atividade que desenvolva a habilidade deles em desenhar, expressando sentimentos diversos.

Aluna UCA

4) Fa?a desenhos que expressem os seguintes sentimentos:

a) Alegria

?

?

?

?

?

?

b) Tristeza

?

?

?

?

?

?

c) Raiva

?

?

?

?

?

?

d) Decep??o

?

?

?

?

?

?

3? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Escolha do tema da Hist?ria em Quadrinhos

Professor, este ? o momento de escolherem o tema da hist?ria em quadrinhos, sugere-se vota??o. Professor, voc? pode optar por dois tipos de vota??o: a oral e a escrita.

Vota??o oral:

Nesse modelo de vota??o, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade ? a transmiss?o oral dos conhecimentos armazenados na mem?ria humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade>. Assim, o aluno ? levado a desenvolver sua mem?ria, organiza??o de ideias e transmiss?o clara da formula??o de seu racioc?nio. Outro fator positivo ? a possibilidade de vencer o medo da exposi??o, uma vez que ao defender sua opini?o, ele fica ? frente da turma com todos os olhares voltados para ele.  

Vota??o secreta:

Essa modalidade poder? gerar uma s?rie de atividades interdisciplinares, pois voc? vai dialogar com a Matem?tica, para fazer a tabula??o dos votos, com a L?ngua Portuguesa, para fazer o relat?rio e com a ?tica e a Cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidad?o, dentre outras. Al?m disso, privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decis?o do cidad?o enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante ? que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na pol?tica ? voto direto e secreto. Se voc? for fazer a vota??o por escrito, utilize c?dulas confeccionadas pelos pr?prios alunos. Caso voc? j? tenha alguma op??o interessante para o tema, fa?a uma discuss?o e proponha-a.

Em nosso caso, a proposta sugerida pelos alunos e acolhida pelo professor foi a 1? op??o: vota??o oral. Cada aluno manifestou seu voto, o que foi escrito pelo professor na lousa para que todos tivessem acesso. Dos v?rios temas sugeridos, o eleito foi: amizade. A seguir apresentamos algumas sugest?es para voc? desenvolver este tema com seus alunos.

Professor, segundo o fil?sofo grego Arist?teles, ?Um amigo ? uma ?nica alma habitando dois corpos?. Comente com seus alunos um pouco da import?ncia da amizade na vida dos seres humanos.

Para ilustrar este momento, exiba para seus alunos, o v?deo dos personagens da Turma da M?nica Casc?o e Cebolinha que trata da tem?tica da amizade. Para tanto, solicite que seus alunos utilizem seus laptops do Projeto UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam do Projeto UCA, podem assistir ao v?deo do Laborat?rio de Inform?tica da escola ou na pr?pria sala por meio de um projetor multim?dia preparado por voc?.

Casc??o e Cebolinha

S?tio: ?You Tube?. V?deo completo dispon?vel em: <http://youtu.be/ywRj7H0yndo>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Professor, para concluir esse momento e introduzir seus alunos no universo criativo, fundamental para se criar hist?rias em quadrinhos, proponha-lhes a seguinte atividade.

Aluna UCA

1) Complete a frase: Meu melhor amigo/a ? ___________________. N?s vivemos muitas coisas boas juntos/as. Para mim, a amizade ? importante porque____________________________________________________________________________________________________________________________________.

2) Desenhe no quadro abaixo, voc? juntamente com seu melhor amigo/a.

?

?

?

?

?

?

?

?

3) Responda as perguntas abaixo baseando-se no v?deo que acabou de assistir:

a) Qual ? o nome dos personagens do v?deo?

b) Eles fazem parte de qual turma?

c) Voc? tem uma amizade t?o forte quanto  a que eles t?m?

d) Ser amigo significa concordar sempre com o outro? Explique.

?

4? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Criando Hist?rias em Quadrinhos

Professor, este ? o momento de verificar concretamente o aprendizado de seus alunos em rela??o ?s hist?rias em quadrinhos. A parte te?rica desta aula e as atividades propostas os habilitam a produzirem suas pr?prias hist?rias. Sugerimos que os personagens das hist?rias sejam os colegas da pr?pria sala de aula e que as hist?rias sejam criadas inicialmente no caderno de L?ngua Portuguesa. Solicite que consultem o material estudado nas aulas anteriores, para que utilizem os recursos necess?rios.

Ap?s a realiza??o, promova a exibi??o das hist?rias criadas por eles. As mesmas devem ser apresentadas em Power Point (dicas como mont?-lo em Recursos Complementares) para os colegas da sala. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize o Kpresenter. Ap?s a exibi??o do trabalho, grave tudo em um pen drive e envie por e-mail para a professora avaliar.

Recursos Complementares

S?tio ?Diferentes tipos de textos?. Dispon?vel em: <http://www.escolakids.com/os-diferentes-tipos-de-texto.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

S?tio ?Atividade de professor?. Dispon?vel em: <http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/02/contos-que-eu-recomendo/>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

S?tio: ?Wikip?dia, a enciclop?dia livre?. Imagem dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

S?tio: ?Filologia ? A estrutura frasal e a pontua??o nas hist?rias em quadrinhos?. Dispon?vel em: <http://www.filologia.org.br/revista/artigo/10%2828%2901.htm>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

S?tio: ?Divertudo?. Dispon?vel em: <http://divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

S?tio: ?You Tube ? Como montar uma apresenta??o em Power Point?. V?deo completo dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=DtqX36RC56Y>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se: conseguiram valorizar e exercitar a criatividade; identificar a linguagem e a estrutura das hist?rias em quadrinhos; concentrar na realiza??o das tarefas. Se foram minimamente capazes de criar uma hist?ria em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade ou se esfor?aram para isso; se tiveram seu vocabul?rio enriquecido por meio da linguagem oral e escrita; se conheceram e exploraram novos recursos para a cria??o de uma hist?ria em quadrinhos; se realizaram pr?ticas de leitura e escrita contextualizadas; se por meio das dicas em v?deo apresentadas no item Recursos complementares, conseguiram montar uma apresenta??o no Power Point e enviar e-mail; se desenvolveram atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos. Anote os resultados obtidos, para utiliz?-los em seus planejamentos futuros, visando alcan?ar os objetivos propostos.