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F?gado: um ?rg?o vital ? Parte 1

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as fun??es do f?gado no corpo humano, conforme compet?ncia 4 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a import?ncia do f?gado para a manuten??o da sa?de humana, conforme a habilidade H14 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar as doen?as que acometem o f?gado humano, conforme a habilidade H19 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto em quest?o e sua interpreta??o, conforme compet?ncia 5 da matriz de refer?ncia de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas sobre o sistema digest?rio (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir aos v?deos nos computadores acessando os links abaixo.

Coment?rio: Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer previamente o download dos v?deos o e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.

Observa??o:

Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial dos v?deos para a discuss?o de algumas cenas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa dos v?deos seguida da discuss?o.

V?deo ? A import?ncia do F?gado (3:15)

1

Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=5aVOJC_C79E(Acesso feito em 31/07/2013)

V?deo ?Problemas no F?gado

2

Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=sGLlj3GRigQ(Acesso feito em 31/07/2013)


O professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do dos v?deos.

Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responderem o Question?rio de Contextualiza??o.

O computador e o projetor multim?dia utilizados na exibi??o dos v?deos poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o do Question?rio de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.

Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? o Question?rio de Contextualiza??o em um editor de texto, como por exemplo o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa do Question?rio de Contextualiza??o.


Question?rio de Contextualiza??o
?

1 ? Qual o tamanho m?dio do f?gado e sua localiza??o no corpo humano?

2 ? Quais s?o as principais fun??es do f?gado?

3 ? O f?gado ? respons?vel em armazenar subst?ncias qu?micas (?lcool, drogas, venenos e outras). Mas como ocorre a elimina??o dessas subst?ncias? E quais ?rg?os s?o respons?veis por esse processo?

4 ? O v?deo 1 alerta para riscos aos quais o f?gado ? exposto quando s?o utilizados de forma abusiva medicamentos sem prescri??o m?dica. Explique que riscos s?o esses.

5 ? Qual ? a causa mais comum de doen?as no f?gado?

6 ? Quais s?o os principais sintomas de doen?as no f?gado?

7 ? O que ? hepatite?

8 ? Qual a rela??o existente entre o f?gado e o sistema nervoso?

9 ? O que causa ac?mulo de gordura no f?gado? Quais s?o as suas consequ?ncias?


Coment?rio: Os alunos dever?o responder o Question?rio de Contextualiza??o por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Question?rio de Contextualiza??o, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.

Segundo momento: Pesquisa on-line

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Agora ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis.

O professor dever? organizar a turma em seis grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo.


Observa??o:

Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.

Como se v? abaixo, cada um dos seis grupos ficar? respons?vel por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doen?as que acometem o f?gado, consultando, para tanto, sites espec?ficos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados referentes:


- aos sintomas da doen?a designada para o grupo

- ao diagn?stico da doen?a designada para o grupo

- ? preven??o da doen?a designada para o grupo

- ao tratamento da doen?a designada para o grupo
?

Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto, como por exemplo o Microsoft Word, as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos par?metros estabelecidos, as quais ser?o utilizadas no momento seguinte da aula.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1: Hepatite A, B e  C

Dispon?vel: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/hepatite-a/(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?229(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://www.quebreosilencio.com.br/(Acesso em 31/07/2013)


Grupo 2: Colangiteesclerosante prim?ria

Dispon?vel: http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=28:colangite-esclerosante-primaria&catid=24:doencas&Itemid=50(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://www.hepcentro.com.br/colangite_esclerosante.htm(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://www.infoescola.com/doencas/colangite-esclerosante-primaria/  (Acesso em 31/07/2013)


Grupo 3: Esteatose hep?tica

Dispon?vel:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=26:esteatose-hepatica&catid=24:doencas&Itemid=41(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-figado/doencas-hepaticas/Paginas/esteatose-hepatica.aspx(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://hepatite.org.br/hepatite/esteatose(Acesso em 31/07/2013)


Grupo 4: Varizes de es?fago

Dispon?vel:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=23:varizes-de-esofago&catid=24:doencas&Itemid=26(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel: http://www.hepcentro.com.br/varizes.htm(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://www.medportal.com.br/blog/varizes-de-esofago-conduta-e-profilaxia/ (Acesso em 31/07/2013)


Grupo 5: Ascite

Dispon?vel:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=22:ascite&catid=24:doencas&Itemid=26 (Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel: http://www.hepcentro.com.br/ascite.htm(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://drauziovarella.com.br/letras/a/ascitebarriga-dagua/(Acesso em 31/07/2013)


Grupo 6: Cirrose

Dispon?vel: http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=21:cirrose&catid=24:doencas&Itemid=33(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://www.hepcentro.com.br/cirrose.htm(Acesso em 31/07/2013)

Dispon?vel:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?75(Acesso em 31/07/2013)

Terceiro momento: Organizando um semin?rio de pesquisa

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor, e consiste na apresenta??o de semin?rios de pesquisa.

Ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo e a apresenta??o em grupo sobre um determinado assunto - informa??o dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 31/07/2013).

A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, ap?s a apresenta??o de todos os semin?rios, abrir espa?o para uma discuss?o, estimulando os alunos a identificarem as informa??es que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Al?m disso, cabe ao professor acompanhar a apresenta??o dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informa??es relevantes, bem como para promover uma s?ntese das conclus?es.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Artigo ?F?gado?, site Portal S?o Francisco
Dispon?vel:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/figado-1.php(Acesso feito em 31/07/2013)

Artigo ?F?gado?, site Biologia.com
Dispon?vel: http://www.todabiologia.com/anatomia/figado.htm (Acesso feito em 31/07/2013)

Aula: Conhecendo o sistema digest?rio: o processo de digest?o ? UCA, site Portal do Professor
Dispon?vel: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34718 (Acesso feito em 31/07/2013)


Sugest?es de links para alunos:

Artigo ?Fun??es do F?gado?, site Alunos Online
Dispon?vel: http://www.alunosonline.com.br/biologia/funcoes-do-figado.html (Acesso feito em 31/07/2013)

Artigo ?F?gado?, site Brasil Escola
Dispon?vel:http://www.brasilescola.com/biologia/o-figado.htm(Acesso feito em 31/07/2013)

Apresenta??o: F?gado, site Portal do Professor
Dispon?vel: recursos/mec_3167/sistema_digestorio3D.swf(Acesso feito em 31/07/2013)

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualiza??o ou no semin?rio de pesquisa.