L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Conhecer as fun??es do f?gado no corpo humano, conforme compet?ncia 4 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Reconhecer a import?ncia do f?gado para a manuten??o da sa?de humana, conforme a habilidade H14 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Relacionar as doen?as que acometem o f?gado humano, conforme a habilidade H19 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Desenvolver a leitura relacionada com o assunto em quest?o e sua interpreta??o, conforme compet?ncia 5 da matriz de refer?ncia de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias do ENEM.
No??es b?sicas sobre o sistema digest?rio (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica.
Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir aos v?deos nos computadores acessando os links abaixo.
Coment?rio: Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer previamente o download dos v?deos o e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.
Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial dos v?deos para a discuss?o de algumas cenas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa dos v?deos seguida da discuss?o.
Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=5aVOJC_C79E(Acesso feito em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=sGLlj3GRigQ(Acesso feito em 31/07/2013)
O professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do dos v?deos.
Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responderem o Question?rio de Contextualiza??o.
O computador e o projetor multim?dia utilizados na exibi??o dos v?deos poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o do Question?rio de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.
Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? o Question?rio de Contextualiza??o em um editor de texto, como por exemplo o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa do Question?rio de Contextualiza??o.
1 ? Qual o tamanho m?dio do f?gado e sua localiza??o no corpo humano?
2 ? Quais s?o as principais fun??es do f?gado?
3 ? O f?gado ? respons?vel em armazenar subst?ncias qu?micas (?lcool, drogas, venenos e outras). Mas como ocorre a elimina??o dessas subst?ncias? E quais ?rg?os s?o respons?veis por esse processo?
4 ? O v?deo 1 alerta para riscos aos quais o f?gado ? exposto quando s?o utilizados de forma abusiva medicamentos sem prescri??o m?dica. Explique que riscos s?o esses.
5 ? Qual ? a causa mais comum de doen?as no f?gado?
6 ? Quais s?o os principais sintomas de doen?as no f?gado?
7 ? O que ? hepatite?
8 ? Qual a rela??o existente entre o f?gado e o sistema nervoso?
9 ? O que causa ac?mulo de gordura no f?gado? Quais s?o as suas consequ?ncias?
Coment?rio: Os alunos dever?o responder o Question?rio de Contextualiza??o por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Question?rio de Contextualiza??o, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Agora ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis.
O professor dever? organizar a turma em seis grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo.
Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.
Como se v? abaixo, cada um dos seis grupos ficar? respons?vel por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doen?as que acometem o f?gado, consultando, para tanto, sites espec?ficos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados referentes:
- aos sintomas da doen?a designada para o grupo
- ao diagn?stico da doen?a designada para o grupo
- ? preven??o da doen?a designada para o grupo
- ao tratamento da doen?a designada para o grupo
?
Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto, como por exemplo o Microsoft Word, as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos par?metros estabelecidos, as quais ser?o utilizadas no momento seguinte da aula.
Grupo 1: Hepatite A, B e C
Dispon?vel: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/hepatite-a/(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?229(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.quebreosilencio.com.br/(Acesso em 31/07/2013)
Grupo 2: Colangiteesclerosante prim?ria
Dispon?vel: http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=28:colangite-esclerosante-primaria&catid=24:doencas&Itemid=50(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.hepcentro.com.br/colangite_esclerosante.htm(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.infoescola.com/doencas/colangite-esclerosante-primaria/ (Acesso em 31/07/2013)
Grupo 3: Esteatose hep?tica
Dispon?vel:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=26:esteatose-hepatica&catid=24:doencas&Itemid=41(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-figado/doencas-hepaticas/Paginas/esteatose-hepatica.aspx(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://hepatite.org.br/hepatite/esteatose(Acesso em 31/07/2013)
Grupo 4: Varizes de es?fago
Dispon?vel:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=23:varizes-de-esofago&catid=24:doencas&Itemid=26(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel: http://www.hepcentro.com.br/varizes.htm(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.medportal.com.br/blog/varizes-de-esofago-conduta-e-profilaxia/ (Acesso em 31/07/2013)
Grupo 5: Ascite
Dispon?vel:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=22:ascite&catid=24:doencas&Itemid=26 (Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel: http://www.hepcentro.com.br/ascite.htm(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://drauziovarella.com.br/letras/a/ascitebarriga-dagua/(Acesso em 31/07/2013)
Grupo 6: Cirrose
Dispon?vel: http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=21:cirrose&catid=24:doencas&Itemid=33(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.hepcentro.com.br/cirrose.htm(Acesso em 31/07/2013)
Dispon?vel:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?75(Acesso em 31/07/2013)
Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor, e consiste na apresenta??o de semin?rios de pesquisa.
Ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.
O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo e a apresenta??o em grupo sobre um determinado assunto - informa??o dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 31/07/2013).
A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, ap?s a apresenta??o de todos os semin?rios, abrir espa?o para uma discuss?o, estimulando os alunos a identificarem as informa??es que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Al?m disso, cabe ao professor acompanhar a apresenta??o dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informa??es relevantes, bem como para promover uma s?ntese das conclus?es.
Sugest?es de links para professores:
Artigo ?F?gado?, site Portal S?o Francisco
Dispon?vel:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/figado-1.php(Acesso feito em 31/07/2013)
Artigo ?F?gado?, site Biologia.com
Dispon?vel: http://www.todabiologia.com/anatomia/figado.htm (Acesso feito em 31/07/2013)
Aula: Conhecendo o sistema digest?rio: o processo de digest?o ? UCA, site Portal do Professor
Dispon?vel: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34718 (Acesso feito em 31/07/2013)
Sugest?es de links para alunos:
Artigo ?Fun??es do F?gado?, site Alunos Online
Dispon?vel: http://www.alunosonline.com.br/biologia/funcoes-do-figado.html (Acesso feito em 31/07/2013)
Artigo ?F?gado?, site Brasil Escola
Dispon?vel:http://www.brasilescola.com/biologia/o-figado.htm(Acesso feito em 31/07/2013)
Apresenta??o: F?gado, site Portal do Professor
Dispon?vel: recursos/mec_3167/sistema_digestorio3D.swf(Acesso feito em 31/07/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualiza??o ou no semin?rio de pesquisa.