Portal do Professor

Início do Conteúdo

A poesia como express?o da linguagem humana

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Expressar com as palavras e gestos;
  • Utilizar a entona??o de voz e a arte da orat?ria;
  • Recitar poesias;
  • Aprender alguns tipos de poesias;
  • Conhecer e compor poesias com rimas;
  • Compreender que a poesia ? uma possibilidade do ser humano manifestar emo??es;
  • Conhecer famosos poetas brasileiros;
  • Localizar palavras no dicion?rio;
  • Enriquecer o vocabul?rio por meio da linguagem oral e escrita;
  • Realizar pr?ticas de leitura e de escrita contextualizadas;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Desenvolver a capacidade de ler, de compreender e de localizar informa??es no texto lido.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 03 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita de pequenos textos. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Esta aula tem como par?metro a tem?tica poesia, pois, entendemos que ? uma forma de expressar os sentimentos mais profundos. Al?m de trabalhar os sentimentos, auxilia o aluno a se expressar melhor com as palavras e gestos, pois, ao recitar uma poesia, trabalha-se a entona??o de voz e a arte da orat?ria. Possibilita tamb?m desenvolver atividades com a escrita, a rela??o fonema/grafema devido ? utiliza??o de rimas e alitera??es, bem como um trabalho interdisciplinar, dialogando com diferentes ?reas do conhecimento. 

?

1? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema

Professor, inicie sua aula de forma divertida, fazendo com que seus alunos se interessem pelo tema proposto: poesia. A seguir, exiba o v?deo abaixo que retrata de forma l?dica e simples um dos recursos liter?rios e estil?sticos da poesia: a rima. Conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo a seguir utilizando um projetor multim?dia, mas se os alunos possu?rem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibi??o do v?deo, permita que eles dancem e se envolvam no ritmo da m?sica.

Xuxa - Jogo da rima

S?tio: ?M?sica.com. Jogo da rima: Xuxa?. Letra e v?deo completo da m?sica dispon?veis em: <http://musica.com.br/artistas/xuxa/m/jogo-da-rima/letra.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Ap?s a exibi??o do v?deo, abra uma roda de conversa e permita que os alunos expressem seus sentimentos em rela??o ao momento que acabaram de vivenciar. Caso eles relatem apenas o interesse pelo ritmo l?dico, enfatize a presen?a do jogo de palavras r?tmicas, ou seja, as in?meras rimas presente na m?sica.

Agora, com os ?nimos mais moderados, entregue a eles uma folha de papel com a letra da m?sica. Solicite que a colem no caderno de L?ngua Portuguesa e circulem as palavras que consideram ter rimas. N?o d? muitas dicas, essa atividade ? para avaliar o que entenderam sobre rimas.

Para aprofundar esse conhecimento, proponha a seguinte atividade.

Aluna UCA

1) Conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica, mas se os alunos possu?rem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para realizarem a atividade: um jogo educativo que trabalha as rimas. Para jogar, basta seguir as instru??es do s?tio.

Jogo das rimas

S?tio: ?Educa??o Din?mica?. Jogo dispon?vel em: <http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=rimas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

2) Professor, para esta atividade n?o ? necess?rio a utiliza??o da internet ou mesmo do computador, t?o pouco do caderno, pois, trabalhar?  uma das caracter?sticas pr?prias da poesia: a capacidade de surpreender-se, de criar e improvisar. Providencie um ba?. Se n?o conseguir um, voc? pode faz?-lo com uma caixa de papel?o. No s?tio: ?Recicle sua casa?, voc? encontra o passo a passo para construir um. Dispon?vel em: <http://reciclesuacasa.blogspot.com.br/2013/02/bau-com-caixa-de-papelao.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.

S?tio: ?Meu M?vel de Madeira?. Dispon?vel em: <http://www.meumoveldemadeira.com.br/moveis/baus/bau-pequeno-keep-caramelo>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Coloque dentro dele objetos diversos, como por exemplo, garrafinha descart?vel, boneca, carrinho, livro, bombom e o que mais achar conveniente. Seria interessante ter no m?nimo, o mesmo n?mero de objetos que o de alunos na turma para que todos possam participar da atividade. O objetivo do jogo ? que, a cada objeto que voc? tirar do ba?, o aluno selecionado, fale uma palavra que rime com aquele objeto. Repita esse procedimento com cada aluno. Caso o tempo lhe permita, pode repetir a atividade apresentando outros objetos para os alunos.

?

2? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

A poesia e os gregos 

Professor, ao tratar de poesias com seus alunos, ? de fundamental import?ncia que fale de seu in?cio entre os gregos antigos. Comente com eles, que a Literatura na Gr?cia Antiga em muito se conectava a vida cotidiana, realizando cr?ticas sociais, pol?ticas, filos?ficas e religiosas, sendo tamb?m, uma forma de transmiss?o de conhecimento hist?rico. Desta forma, hoje podemos encar?-la como uma representa??o da realidade grega e, assim, consider?-la uma fonte hist?rica, podemos assim, aprender muito com esses povos.

A literatura grega foi a primeira a surgir na Europa e lan?ou, no curso de sua evolu??o, os alicerces de quase todos os g?neros liter?rios. Assimilados pelos romanos, os grandes escritores gregos da antiguidade, junto com os cl?ssicos latinos, passaram a ser considerados modelos universais, e deles prov?m certamente toda a tradi??o liter?ria ocidental. Informa??o do s?tio Brasil Escola. Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/literatura/literatura-grega.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Antes mesmo do surgimento da escrita, os gregos j? faziam poesia para ser cantada ou recitada, ? o caso de Homero com a Il?ada (que trata dos assuntos pertinentes ?s viagens do her?i Ulisses e seu retorno ao reino de ?taca) e a Odisseia (que narra a Guerra de Troia). Suas poesias serviam de modelo e comportamento na antiguidade grega, pois, traziam experi?ncias reais e elementos da natureza.

Homero

S?tio: ?Centro de Pesquisas da antiguidade?. Dispon?vel em: <http://cpantiguidade.wordpress.com/2010/12/08/gregos-os-educadores/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Aluna UCA

Professor, incentive seus alunos a fazerem como os gregos antigos, que criavam e recitavam poesias baseados em suas experi?ncias de vida. Organize a turma em quatro grupos. Dois grupos recitar?o uma poesia fundamentando em alguma viagem realizada por algum ou alguns dos componentes do grupo. J? os outros dois grupos, recitar?o uma poesia fundamentando em suas experi?ncias reais com elementos da natureza (animais ou plantas). Oriente-os a n?o se preocuparem com a estrutura: estrofes, rimas ou outros. O importante desta atividade ? expressar-se.

Professor, durante a realiza??o desta tarefa, verifique se a aula est? cumprindo o seu prop?sito: expressar a linguagem humana, principalmente no que diz respeito ? linguagem dos sentimentos (saudade, alegria, decep??o, dentre outros).

?

3? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

A literatura brasileira

Professor, a literatura brasileira ? muito vasta. Existem poesias para todos os gostos e prefer?ncias. No Ensino Fundamental, as poesias atuam como forte e positivo fator de aprendizagem. Algumas com autores muito conhecidos, outras, com poetas an?nimos. N?o raro encontramos poesias, poemas ou textos bonitos com autoria desconhecida. Vela um exemplo.

?Sou pequenininha

Do tamanho de um bot?o

Carrego papai no bolso

E mam?e no cora??o?.

Autor desconhecido

Essa poesia surgiu no folclore brasileiro e ? chamada de Quadrinha ou Trovinha que ? uma estrofe que possui quatro versos e palavras que rimam entre si, ? uma brincadeira de roda muito usada no Nordeste, seu autor ? desconhecido e provavelmente foi feita por algum morador local que disseminou a brincadeira.

Existem tamb?m as poesias para os apaixonados: s?o as poesias de amor ou de romance, que s?o palavras, frases e versos que falam de sentimentos por alguma pessoa muito querida e amada. As poesias rom?nticas podem ser bem pequenas, mas, se forem feitas com o cora??o, tornam-se lindas e podem expressar sentimentos nobres e verdadeiros. Podem ser feitas com rima ou at? n?o rimarem, mas se ficarem bem bonitas podem ser enviadas pelo celular, pois assim s?o as poesias feitas com empenho e amor, em noites de estrelas ou em jardins cheios de flor. Dispon?vel em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/poesias-de-amor-pequenas>. Acesso em 08: de ago. 2013.

Professor, veja alguns exemplos:

a) O amor para ser sublime,

verdadeiro deve ser,

pois se n?o for verdadeiro,

n?o pode acontecer.

Namorada e namorado que se amam pra valer,

sempre juram ficar juntos

at? envelhecer.



b) Os p?ssaros gorjeiam frases rom?nticas no ar;

sereias felizes namoram no mar;

 enquanto na terra,

homens e mulheres procuram seu par.



c) A menina faceira se agita e se pinta

 pra ver o menino na rua passar,

mas quando ele passa e finge n?o ver,

a menina bonita se p?e a chorar.

S?tio: "Assim se faz. Poesias" Dispon?vel  em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/poesias-de-amor-pequenas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Aluna UCA

Professor, motive seus alunos a criarem suas pr?prias poesias com rimas. O tema pode ser livre ou relativo a um tema que possa ser posteriormente trabalhado na sala de aula, respeito, por exemplo.

?Respeito ? bom e eu gosto

Ser desrespeitoso ? que eu n?o posso

Para todo o sempre vou respeitar

Para que de mim, todos possam gostar?.

Professor:  Rones Aureliano de Sousa

1) Professor, proponha que a atividade seja realizada em casa com o aux?lio dos pais. Criar uma poesia com o tema: fam?lia.

Acabamos de ver que qualquer pessoa, desde que se proponha a fazer com dedica??o e aten??o, ? capaz de ser um poeta. Vimos tamb?m que existem muitos poetas que divulgaram nacionalmente suas poesias, mas preferiram o anonimato e permaneceram desconhecidos para a maioria das pessoas. Contudo, geralmente, os poetas costumam se identificar e se profissionalizar. Essa profiss?o ? considerada intelectual, ou seja, exige mais inspira??o do que transpira??o. ? o caso do poeta Gon?alves Dias, autor do poema Can??o do Ex?lio. Ele estava t?o inspirado que at? no Hino Nacional Brasileiro tem dois versos deste poema. Este poema foi retirado do s?tio ?Over Mundo?. Dispon?vel em: <http://www.overmundo.com.br/banco/minha-terra-tem-palmeiras-onde-canta-o-sabia>. Acesso em: 08 de ago. 2013. Veja:

Can??o do Ex?lio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabi?;
As aves, que aqui gorjeiam,
N?o gorjeiam como l?.

Nosso c?u tem mais estrelas,
Nossas v?rzeas t?m mais flores,
Nossos bosques t?m mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, ? noite,
Mais prazer encontro eu l?;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabi?.

Minha terra tem primores,
Que tais n?o encontro eu c?;
Em cismar ? sozinho, ? noite ?
Mais prazer encontro eu l?;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabi?.

N?o permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para l?;
Sem que desfrute os primores
Que n?o encontro por c?;
Sem qu?inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabi?.

Gon?alves Dias

?

2) Professor, trabalhe este conhecido poema com seus alunos.

a) Leia atentamente o poema de Gon?alves Dias e sublinhe com seu l?pis de escrever, as palavras que desconhece o significado e com o aux?lio do dicion?rio, escreva o seu significado no caderno de L?ngua Portuguesa.

b) O poema retrata as lembran?as: Assinale com um X a resposta correta.

b.1) (   ) Do campo: palmeiras, aves, flores, bosque.

b.2) (   ) Da cidade: casas, apartamentos, carros, shopping.

c) Responda:

Qual ? o nome do autor do poema? _____________________________

d) Fa?a um desenho que fa?a lembrar o poema.

?

?

?

?

?

?

?

Aprofundando o n?vel das poesias

Professor, ao dar continuidade ? aula, exiba as imagens abaixo em um projetor multim?dia e possibilite aos alunos comentarem sobre elas.

Gato que no espelho e Leao

S?tio: ?Viver Psicologia?. Dispon?vel em: <http://viverpsicologia.uberlandia.com/auto-aceitacao-e-auto-estima/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Mulher magra que no espelho e gorda

S?tio: ?Ritmo da Manh??. Imagem dispon?vel em: <http://www.94fm.com.br/ritmodamanha/2013/05/14/tema-do-dia-autoestima-2/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Homem gordo e no espelho e magro

S?tio: ?Blog Servos de Deus?. Imagem dispon?vel em: <http://servodedeusdecamocim.blogspot.com.br/2010/11/auto-imagem-e-auto-estima-o-que-voce.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Mulher velha e no espelho ?? jovem

S?tio: ?Literatura e Linguagens?. Dispon?vel em: <http://nelsonsouzza.blogspot.com.br/2011/05/retrato-cecilia-meireles_01.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

?

Professor, certamente, eles destacar?o pessoas que s?o ?uma coisa?, mas se veem de outra maneira. Se atingirem esse n?vel de reflex?o, parabenize-os, pois, ? exatamente isso mesmo. 

Na sequ?ncia, solicite que fa?am em seus cadernos, um autorretrato, ou seja, a imagem que t?m deles mesmos, pois, um poeta deve conhecer-se muito bem. Assim, como dizia o fil?sofo S?crates ?Conhece-te a ti mesmo?.

4) Fa?a seu autorretrato no quadro. Utilize l?pis de escrever e de cores variadas.

T?TULO: O autorretrato de ____________________ (seu nome). 

?

?

?

?

Assinatura do autor do desenho:_______________________ Data: ___/____/_____

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

Professor, a atividade acima serviu de prepara??o para analisarmos a poesia abaixo, intitulada Retrato, de Cec?lia Meireles. Imprima a poesia e a entregue aos alunos, solicitando que colem em seus cadernos de L?ngua Portuguesa. Ap?s a primeira leitura silenciosa, solicite que alguns alunos recitem a poesia para a turma. A recita??o deve ser em tom triste, de algu?m que perdeu algo muito importante em sua vida.

Retrato ? Cec?lia Meireles

 Retrato - Cecilia Meireles


Eu n?o tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos t?o vazios,
nem o l?bio amargo.

Eu n?o tinha estas m?os sem for?a,
t?o paradas e frias e mortas;
eu n?o tinha este cora??o
que nem se mostra.

Eu n?o dei por esta mudan?a,
t?o simples, t?o certa, t?o f?cil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?

S?tio: ?Literatura e Linguagens?. Dispon?vel em: <http://nelsonsouzza.blogspot.com.br/2011/05/retrato-cecilia-meireles_01.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Professor, discuta com seus alunos sobre o que a poetiza nos faz refletir. Nesta poesia, ficou evidente que nem todas as poesias tratam de temas alegres ou mesmo ? obrigat?ria a presen?a de rimas. O Retrato, de Cec?lia Meireles ? um exemplo claro disso, pois, mesmo sem conter esses elementos, mexe com os sentimentos de muitas pessoas, principalmente daquelas que hoje s?o idosas ? talvez doentes e sozinhas ? mas que em sua juventude eram bonitas, saud?veis e vaidosas. Para finalizar esta aula, construa com seus alunos um texto coletivo.

5) Professor, construa um texto coletivo juntamente com seus alunos, insira nele tudo aquilo que os alunos aprenderam sobre poesias e como elas auxiliam o ser humano a expor seus sentimentos frente ?s mais diversas situa??es de nossa vida. Para resgatar os conhecimentos que adquiriram ao longo das aulas que foram desenvolvidas, fa?a a din?mica da tempestade de ideias:

Tempestade de ideias

"Blog Vanessa Melo". Imagem dispon?vel em: <http://portfoliovanessamelo.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Escreva na lousa o tema ?poesia? e solicite que os alunos digam o que eles lembram. Anote tudo que falarem, em seguida, a partir das palavras registradas solicite que eles elaborem um ?relat?rio? tentando organizar as ideias que eles relataram. Depois de pronto, eles poder?o copiar ou voc? imprime e distribui para eles registrarem no caderno de L?ngua Portuguesa.

No Sitio ?R7?, no link ?Educador? voc? encontra uma boa explana??o sobre esta t?cnica. Veja a seguir: <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm>. Acesso em: 07 de ago. 2013.

Recursos Complementares

- S?tio: ?Educa??o Din?mica?. Jogo dispon?vel em: <http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=rimas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- S?tio: ?Brasil Escola?. Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/literatura/literatura-grega.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- S?tio: Assim se faz. Poesias dispon?veis em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/poesias-de-amor-pequenas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- S?tio: ?Over Mundo?. Dispon?vel em: <http://www.overmundo.com.br/banco/minha-terra-tem-palmeiras-onde-canta-o-sabia>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- Autorretrato. S?tio: ?You Tube?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=XQMJHjYIcRs>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

- Biografia de Cec?lia Meireles. S?tio: ?Wikip?dia, a enciclop?dia livre?. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cec%C3%ADlia_Meireles>. Acesso em: 08 de ago. 2013.    

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se seus alunos conseguiram: entender que a poesia ? uma linguagem naturalmente humana capaz de traduzir nossos mais profundos sentimentos e participar de todas as etapas da aula propostas por voc?.