Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de pontos cardeais, de forma e de representa??o do planeta Terra.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos aos conceitos de clima e de tempo, para maiores informa??es acessar a aula ?Como orientar os alunos a perceberem a diferen?a entre tempo e clima e como interferem na vida dos seres humanos? (UCA)? ?publicada no Portal do Professor no endere?o web "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36847". Leve para a sala de aula o mapa-m?ndi para colaborar com o desenvolvimento da atividade.
Apresente o fragmento da m?sica ?Pa?s tropical?. Se poss?vel, leve para a sala de aula a m?sica para que os alunos ou?am.
?
?Moro num pa?s tropical
Aben?oado por Deus
E bonito por natureza [...]?
Letra: Fragmento daM?sica Pa?s Tropical
?
Fonte: http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/wilson-simonal/45795-pais-tropical/
Acesso em: julho de 2013
?
1. Pe?a para que identifiquem os elementos geogr?ficos presentes no fragmento da can??o. Poder?o destacar as palavras: pa?s, tropical e natureza. Possibilite que apresentem as rela??es que estabeleceram entre as palavras e a Geografia.
2. Retome a palavra ?pa?s? e discuta a localiza??o territorial do Brasil no continente americano e no mundo, destaque as linhas imagin?rias que cortam o territ?rio brasileiro. Tamb?m destaque a palavra ?tropical? e questione-os sobre a poss?vel rela??o existente entre a localiza??o do Brasil e o clima tropical.
3. Possibilite que apresentem as caracter?sticas do clima do lugar em que vivem.
?
SEGUNDO MOMENTO
Professor(a) converse com os alunos sobre a rela??o existente entre a localiza??o do territ?rio na superf?cie do planeta e o clima.
Apresente para os alunos o globo terrestre e retome a conversa sobre a forma do planeta Terra. Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre a rela??o existente entre a forma do planeta e os diferentes tipos de clima. Para tanto, leve para a sala de aula uma fonte alternativa de luz que poder? ser uma lanterna e a use para fazer o papel do Sol para iluminar o globo terrestre. Pe?a para que observem a ilumina??o no globo.
?
Imagem: Experi?ncia movimento de rota??o
Dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTvkMvmabI5sVvjEBz_IXvT4dwJXm-hGJ5y9fbvCGHRrBrkGXbFjGfcBI
Acesso em:julho de 2013
Questione-os:
A ilumina??o chega de forma igual em todo o planeta?
Apresente a imagem abaixo e destaque que devido ? forma esf?rica do planeta Terra e o seu eixo de inclina??o os raios solares n?o chegam com a mesma intensidade em todos os lugares do planeta e que, ao longo deste caminho, tamb?m ocorre ? perda de calor.
?
Imagem: Planeta Terra ? raios solares no planeta Terra
Dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQpEIntgZ-FkG2KXez3MQTV_2RM58w1U8uphsWiCKhmwGr60OuavA
Acesso em: julho de 2013
?
As linhas imagin?rias que circundam o planeta Terra s?o utilizadas, tamb?m, para identificar as zonas clim?ticas, conforme imagem a seguir:
?
Imagem: Planeta Terra ? zonas clim?ticas
Dispon?vel em: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas_ficheiros/zonas.JPG
Acesso em: julho de 2013
Roteiro de atividades (Parte 1):
Na imagem abaixo realize as seguintes atividades:
1. Escreva o nome dos principais paralelos do planeta Terra.
2. Escreva o nome das zonas clim?ticas do planeta Terra.
3. Utilizando cores diferentes pinte as zonas clim?ticas do planeta Terra.
?
Imagem: Planeta Terra ? zonas clim?ticas e linhas imagin?rias
Dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQRUxwWFjECrJ1rK1m9Z_Ldr_nYeiL8DHh8HltH-k7Vmw9JT8vR
Acesso em: julho de 2013
?
No mapa abaixo realize as atividades propostas:
Imagem: Mapa-M?ndi
Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF
Acesso em: julho de 2013
?
?
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a) utilize a charge abaixo para mobilizar a discuss?o e a pesquisa sobre as mudan?as do clima no planeta Terra.
Roteiro de atividades (Parte 2):
Observe a charge abaixo:
Imagem: Charge aquecimento global
Dispon?vel em: http://www.humorpolitico.com.br/wp-content/uploads/2012/06/fim-da-rio-mais-vinte-220612-bruno-humor-politico-495x420.jpg
Acesso em: julho de 2013
?
?
Tendo como refer?ncia o problema do aquecimento global retratado pela charge fa?a uma pesquisa e registre no seu caderno:
Professor(a) no dia combinado deixe que os alunos apresentem os resultados de suas pesquisas. Se poss?vel, produza em tamanho A3 o mapa-m?ndi e realize um trabalho coletivo. Neste mapa os alunos poder?o registrar por meio de imagens, desenhos ou palavras, as consequ?ncias do aquecimento global na zona clim?tica pesquisada por eles. Este material poder? ficar em exposi??o tempor?ria na escola.
?
Fontes de pesquisa
Os alunos poder?o pesquisar em livros dispon?veis na biblioteca da escola ou em sites.
Indica??o de sites
Instituto ci?ncia hoje. Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?b_start:int=60&listasubject=Mudan%C3%A7a%20clim%C3%A1tica
Para salvar o planeta. Dispon?vel em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/para-salvar-o-planeta/
Ci?ncia hoje. Dispon?vel em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=chj&pag=17
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Dispon?vel em: http://www.inpe.br/
?
Imagem: Mapa-M?ndi
Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF
Acesso em: julho de 2013
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http:// http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
?
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Dispon?vel em: http://www.inpe.br/
Acesso em: julho de 2013
?
Para salvar o planeta
Dispon?vel em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/para-salvar-o-planeta/
Acesso em: julho de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: