Portal do Professor

Início do Conteúdo

Identificando e conhecendo as zonas clim?ticas do planeta Terra

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Identificar a exist?ncia das zonas clim?ticas do planeta Terra;
  • Compreender as caracter?sticas das zonas clim?ticas do planeta Terra;
  • Reconhecer que as paisagens est?o sofrendo altera??es devido ao aquecimento global.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de pontos cardeais, de forma e de representa??o do planeta Terra.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

?

ATIVIDADE  

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos aos conceitos de clima e de tempo, para maiores informa??es acessar a aula ?Como orientar os alunos a perceberem a diferen?a entre tempo e clima e como interferem na vida dos seres humanos? (UCA)? ?publicada no Portal do Professor no endere?o web "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36847". Leve para a sala de aula o mapa-m?ndi para colaborar com o desenvolvimento da atividade.

Apresente o fragmento da m?sica ?Pa?s tropical?. Se poss?vel, leve para a sala de aula a m?sica para que os alunos ou?am.

?

?Moro num pa?s tropical

Aben?oado por Deus

E bonito por natureza [...]?

Letra: Fragmento daM?sica Pa?s Tropical

?

Fonte: http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/wilson-simonal/45795-pais-tropical/

Acesso em: julho de 2013

?

1. Pe?a para que identifiquem os elementos geogr?ficos presentes no fragmento da can??o. Poder?o destacar as palavras: pa?s, tropical e natureza. Possibilite que apresentem as rela??es que estabeleceram entre as palavras e a Geografia.

2. Retome a palavra ?pa?s? e discuta a localiza??o territorial do Brasil no continente americano e no mundo, destaque as linhas imagin?rias que cortam o territ?rio brasileiro. Tamb?m destaque a palavra ?tropical? e questione-os sobre a poss?vel rela??o existente entre a localiza??o do Brasil e o clima tropical.

3. Possibilite que apresentem as caracter?sticas do clima do lugar em que vivem.

?

SEGUNDO MOMENTO

Professor(a) converse com os alunos sobre a rela??o existente entre a localiza??o do territ?rio na superf?cie do planeta e o clima.

Apresente para os alunos o globo terrestre e retome a conversa sobre a forma do planeta Terra.  Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre a rela??o existente entre a forma do planeta e os diferentes tipos de clima. Para tanto, leve para a sala de aula uma fonte alternativa de luz que poder? ser uma lanterna e a use para fazer o papel do Sol para iluminar o globo terrestre. Pe?a para que observem a ilumina??o no globo.

?

 Experi??ncia movimento de rota????o

Imagem: Experi?ncia movimento de rota??o

Dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTvkMvmabI5sVvjEBz_IXvT4dwJXm-hGJ5y9fbvCGHRrBrkGXbFjGfcBI

Acesso em:julho de 2013

Questione-os:

A ilumina??o chega de forma igual em todo o planeta?

Apresente a imagem abaixo e destaque que devido ? forma esf?rica do planeta Terra e o seu eixo de inclina??o os raios solares n?o chegam com a mesma intensidade em todos os lugares do planeta e que, ao longo deste caminho, tamb?m ocorre ? perda de calor.

?

Planeta Terra ??? raios solares no planeta Terra

  Imagem: Planeta Terra ? raios solares no planeta Terra

Dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQpEIntgZ-FkG2KXez3MQTV_2RM58w1U8uphsWiCKhmwGr60OuavA

Acesso em: julho de 2013

?

As linhas imagin?rias que circundam o planeta Terra s?o utilizadas, tamb?m, para identificar as zonas clim?ticas, conforme imagem a seguir:

?

Planeta Terra ??? zonas clim??ticas 

Imagem: Planeta Terra ? zonas clim?ticas

Dispon?vel em: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas_ficheiros/zonas.JPG

Acesso em: julho de 2013

Roteiro de atividades (Parte 1):

Na imagem abaixo realize as seguintes atividades:

1. Escreva o nome dos principais paralelos do planeta Terra.

2. Escreva o nome das zonas clim?ticas do planeta Terra.

3. Utilizando cores diferentes pinte as zonas clim?ticas do planeta Terra.

?

Planeta Terra ??? zonas clim??ticas e linhas imagin??rias 

Imagem: Planeta Terra ? zonas clim?ticas e linhas imagin?rias

Dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQRUxwWFjECrJ1rK1m9Z_Ldr_nYeiL8DHh8HltH-k7Vmw9JT8vR

Acesso em: julho de 2013

?

No mapa abaixo realize as atividades propostas:

 Mapa-M??ndi

Imagem: Mapa-M?ndi

Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF

Acesso em: julho de 2013

?

  1.  Escreva o nome das linhas imagin?rias que circundam o planeta Terra.
  2. Pinte o mapa de acordo com a legenda.
  3. Localize a Am?rica do Sul.
  4. Quais s?o as linhas imagin?rias que passam pela Am?rica do Sul?
  5. Em que hemisf?rios se localizam a Am?rica do Sul?
  6. Em que zona clim?tica se localiza a maior parte da Am?rica do Sul?

?

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) utilize a charge abaixo para mobilizar a discuss?o e a pesquisa sobre as mudan?as do clima no planeta Terra.

Roteiro de atividades (Parte 2):

Observe a charge abaixo:

Charge aquecimento global 

Imagem: Charge aquecimento global

Dispon?vel em: http://www.humorpolitico.com.br/wp-content/uploads/2012/06/fim-da-rio-mais-vinte-220612-bruno-humor-politico-495x420.jpg

Acesso em: julho de 2013

?

  1. Para voc? de que problema a charge trata?
  2. Para voc? quais s?o as causas deste problema?
  3. E as consequ?ncias para o planeta Terra e os seres humanos?

?

Tendo como refer?ncia o problema do aquecimento global retratado pela charge fa?a uma pesquisa e registre no seu caderno:

  1. Escolha uma das zonas clim?ticas do planeta Terra;
  2. Identifique as principais caracter?sticas da zona clim?tica selecionada;
  3. Conhe?a as principais causas do aquecimento global no planeta Terra;
  4. Analise as consequ?ncias do aquecimento global nesta zona clim?tica do planeta.

Professor(a) no dia combinado deixe que os alunos apresentem os resultados de suas pesquisas. Se poss?vel, produza em tamanho A3 o mapa-m?ndi e realize um trabalho coletivo. Neste mapa os alunos poder?o registrar por meio de imagens, desenhos ou palavras, as consequ?ncias do aquecimento global na zona clim?tica pesquisada por eles. Este material poder? ficar em exposi??o tempor?ria na escola.

?

Fontes de pesquisa

Os alunos poder?o pesquisar em livros dispon?veis na biblioteca da escola ou em sites.

Indica??o de sites

Instituto ci?ncia hoje. Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?b_start:int=60&listasubject=Mudan%C3%A7a%20clim%C3%A1tica

Para salvar o planeta. Dispon?vel em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/para-salvar-o-planeta/

Ci?ncia hoje. Dispon?vel em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=chj&pag=17

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Dispon?vel em: http://www.inpe.br/

?

 Mapa-M??ndi

Imagem: Mapa-M?ndi

Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF

Acesso em: julho de 2013

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

?

Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http:// http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: julho de 2013

?

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Dispon?vel em: http://www.inpe.br/

Acesso em: julho de 2013

?

Para salvar o planeta  

Dispon?vel em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/para-salvar-o-planeta/

Acesso em: julho de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a rela??o entre a forma da Terra e as zonas clim?ticas;
  5. A capacidade de perceber as altera??es no clima do planeta provocadas pelo aquecimento global.