Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de pontos cardeais, de forma e de representa??o do planeta Terra.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
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PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos aos pontos cardeais, a forma e a representa??o do planeta Terra: planisf?rio e globo. Converse com eles sobre o globo terrestre que ? a representa??o que mais se aproxima da realidade do planeta Terra. Em seguida, solicite aos alunos que leiam a tirinha com aten??o procurando perceber os elementos geogr?ficos presentes.
Roteiro de atividades (Parte 1):
Leia, com aten??o, a hist?ria em quadrinhos da Mafalda:
Imagem: Hist?ria em quadrinhos da Mafalda
Dispon?vel em: http://cageos.files.wordpress.com/2012/09/391764_268265689888142_2135485306_n.jpg
Acesso em: julho de 2013
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Agora, responda as seguintes quest?es:
a. O que a Mafalda est? olhando?
b. O que a Mafalda quer encontrar no globo terrestre?
c. Mafalda ficou preocupada em imaginar que poderia estar de cabe?a para baixo. Voc? concorda com ela?
d. Observando a imagem do globo terrestre voc? observa a exist?ncia de continentes e de oceanos. O que mais voc? identifica no globo terrestre?
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Coment?rio: Ao observar o globo terrestre, Mafalda ficou preocupada pensando que poderia estar de cabe?a para baixo. O que n?o acontece, pois o planeta Terra possui uma forma arredondada, semelhante a uma bola. Ent?o, n?o se pode dizer que existe o lado de cima e o lado debaixo, pois o planeta Terra ? uma esfera.
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SEGUNDO MOMENTO
Professor(a) converse com os alunos sobre as linhas imagin?rias que foram criadas, por uma conven??o cartogr?fica, para dividir o planeta Terra com o objetivo de localizar determinados lugares no espa?o geogr?fico. Sendo assim, os paralelos e os meridianos foram definidos e dividindo o planeta em hemisf?rio, metade da esfera.
Roteiro de atividades (Parte 2):
IDENTIFICANDO OS PARALELOS
No quadro desenhe uma esfera e fa?a um tra?o no meio, no sentido horizontal, representando a linha do Equador, conforme abaixo (figura1):
Figura 1: Linha do Equador
Imagem: Planeta Terra ? hemisf?rios
Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-mQ5QaDyeTZs/TrFro9kzLgI/AAAAAAAACwg/VGAT2xilQFg/s320/equador.jpeg
Acesso em: julho de 2013
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Coment?rio: A linha do Equador divide a Terra em hemisf?rio norte e hemisf?rio sul. Lembre os alunos de que n?o existe, na realidade, quem fica em cima ou embaixo, pois o planeta Terra possui a forma de uma esfera arredondada. Continue a explica??o sobre as linhas imagin?rias apresentando os meridianos.
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Roteiro de atividades (Parte 3):
IDENTIFICANDO O MERIDIANO
Na esfera desenhada no quadro fa?a um tra?o no meio, no sentido vertical, representando o principal meridiano Greenwinch, conforme abaixo (figura2):
Figura 2: Meridiano de Greennwinch
Imagem: Planeta Terra ? hemisf?rios
Dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-Knncyewww2Q/T1ebuDbHLoI/AAAAAAAAEa4/ACbdUzK6G0A/s400/meridianos2.jpg
Acesso em: julho de 2013
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Coment?rio: O meridiano de Greenwinch ? a principal linha que divide a Terra em hemisf?rio leste ou oriental e hemisf?rio oeste ou ocidental.
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Depois, solicite as seguintes atividades no caderno:
Roteiro de atividades (Parte 4):
Fa?a o que se pede:
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Coment?rio: Com a atividade os alunos devem construir um desenho como o mostrado na figura 3:
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Figura 3: Hemisf?rios Norte e Sul
Imagem: Planeta Terra ? hemisf?rios norte e sul
Dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTKMnEBChCC4EJGcHG4KXZkgIhko5Djc5dRLA5as_Wi8Bsx07HV
Acesso em: julho de 2013
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Fa?a o que se pede:
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Coment?rio: Com a atividade os alunos devem construir um desenho como o mostrado na figura 4:
Figura 4: Hemisf?rios Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental
Imagem: Planeta Terra ? hemisf?rios leste e oeste
Dispon?vel em: http://www.desconversa.com.br/geografia/wp-content/uploads/2011/12/meridianos.jpg
Acesso em: julho de 2013
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Coment?rio: Leve para a sala de aula o globo terrestre e o mapa-m?ndi e localize a linha do Equador e o meridiano de Greenwinch. Destaque com os alunos a exist?ncia de outras linhas imagin?rias, evidenciando que as linhas imagin?rias estudadas at? o momento s?o consideradas mais importantes.
Enrique?a a aula:
Outros paralelos s?o importantes como: Tr?pico de C?ncer, Tr?pico de Capric?rnio, C?rculo Polar ?rtico e C?rculo Polar Ant?rtico.
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Imagem: Planeta Terra ? principais paralelos
Dispon?vel em: http://santiago.pro.br/blog/wp-content/uploads/2012/05/linhasimaginarias.jpg
Acesso em: julho de 2013
E outros semi meridianos:
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Imagem: Planeta Terra ? semi meridianos
Dispon?vel em: http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia_arquivos/image002.jpg
Acesso em: julho de 2013
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Estas linhas imagin?rias encontram-se presentes no globo terrestre e no mapa-m?ndi, conforme voc? poder? apresentar para os alunos.
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Imagem: Globo terrestre
Dispon?vel em: http://www.guiageo-americas.com/mapas/mapa/americas-globo.gif
Acesso em: julho de 2013
Imagem: Mapa-m?ndi ou planisf?rio
Dispon?vel em: http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensfundamental/geografia/planisferio.jpg
Acesso em: julho de 2013
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TERCEIRO MOMENTO
Professor(a) para realizar a pr?xima etapa da aula leve os alunos para o laborat?rio de inform?tica. Aula tamb?m ser realizada em sala para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA).
Para esta atividade ? preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necess?rio, o mesmo poder? ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.
Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth (Dispon?vel em http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html Acesso em julho de 2013).
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Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte: http://www.google.com.br
Acesso em: julho de 2013
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Oriente aos alunos que ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial ser? a do Planeta Terra.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas
Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: julho de 2013
Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Pe?a para que identifiquem os elementos que comp?em o planeta e relacione-os com as cores apresentadas no globo: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e pa?ses em amarelo. Converse sobre a utiliza??o das cores para a representa??o das imagens do Google Earth. Pe?a que identifiquem como est?o representadas as terras emersas e como est?o representadas as ?guas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade). Importante lembrar que h? ?guas salgadas (oceanos e mares) e doces no continente (rios, lagos, lagoas).
Professor(a) retome com os alunos a exist?ncia das linhas imagin?rias, que n?o aparecem nas imagens do Google Earth, mas que existem no mapa-m?ndi e no globo e foram determinadas com o objetivo de localizar e identificar determinados lugares na superf?cie terrestre.
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
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Linhas Imagin?rias
Dispon?vel em: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/1.3.htm
Acesso em: julho de 2013
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Paralelos e Meridianos
Dispon?vel em: http://www.escolakids.com/paralelos-e-meridianos.htm
Acesso em: julho de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: